Eu adoro um mercado. Tenho mesmo muito xodozinho por suas cores e aromas. Quanto mais variado e até bagunçadinho eu curto. Não importa muito o tipo, desde que me mostre um pouco da cultura local. Entretanto, contudo, todavia, o Mercado Bolhão no Porto me decepcionou.
Eu tinha lido muita coisa bacana sobre este mercado. Diversos textos de viajantes variados diziam que era lugar animado, com muitas frutas e flores frescas, além de outros produtos de qualidade. Enfim, um lugar incrível, desses imperdíveis em uma cidade, especialmente para quem gosta de perambular em mercados.
Acordamos, portanto cedo para fuçar e escarafunchar o tão bem comentado Mercado Bolhão no Porto.
O Mercado Bolhão sob meu olhar

O mercado lutando para sobreviver

Poucos presentes

Caminhando pelos corredores do Bolhão
O que eu vi foi uma atmosfera triste, com um ar meio melancólico, como se o mercado estivesse lutando para sobreviver. Olhando para o alto, espaços vazios e pedaços caindo. Havia um estranho aroma no ar. Muitas barracas fechadas. Umas poucas senhoras compravam produtos.
Aliás, o que quebrou um pouco do desânimo e desconsolo que encontrei por ali, foi a pequena quantidade de bancas de verduras e flores com seu colorido.
Léo resolveu comer um pastel de nata. Estava frio e parecia que esperava que alguém o comprasse há dias.
Caminhamos pelos corredores tentando encontrar a tão alardeada alma vibrante e agitada do Mercado do Bolhão. Não a senti. Não a vi. Não a percebi.
O Bolhão é antigo

A antiguidade do Bolhão

O colorido das flores
De estrutura metálica, o prédio foi construído entre 1914 e 1917, mas desde 1839 já funcionava uma feira livre no local. Com certeza o Bolhão está ligado à vida cotidiana da cidade.
Além disso, ele está inserido em uma área interessantíssima, popular e muito urbana do Porto: uma de suas muitas faces.
O Teatro Nacional São João e a famosa e icônica Rua de Santa Catarina estão por perto.
A origem do nome

Mercado Bolhão – fachada
O nome provém das alagações que as chuvas causavam, formando largas poças d´água, que os portugueses chamavam de bolhas.
Um projeto de revitalização e reforma está previsto para ser iniciado ainda em 2017 e deve durar 2 anos. Parece que este Mercado Bolhão que eu encontrei está com os dias contados.
Endereço: R. Formosa 214
Horários de funcionamento: Segunda a Sexta: 7:00–15:00 Sábados: 7:00–13:00
Veja outra história de Mercado no Porto:
Que legal esse mercado, Ana Luiza! O Porto parece sempre reservar essas agradáveis surpresas, eu amei essa cidade!
oi Francisco… de fato eu AMEI a cidade do Porto de todo coração, mas o Mercado Bolhão me decepcionou um tantinho assim…
[…] manhã começou com uma visita ao Mercado Bolhão, local que eu tinha grande expectativa e que me decepcionou um bocadinho […]
Pô, e eu cá procurando o Mercado do Bolhão prá visitar em maio/18. Estará em reformas? Adoro visitar mercados, mas com certeza o Mercado Central de Valencia não me decepcionará.
oi Paulo… não sei se o Bolhão já entrou em reforma, mas passa lá ano que vem para checar. Tomara que sim, pois este é um lugar que merece ser bem cuidado.
Eu visitei o Mercado de Valencia uns poucos anos atrás e gostei muito! Ele é vibrante e colorido! Tem muitos produtos de ótima qualidade! Acho que ele não irá te decepcionar! 🙂