O magnífico SOLAR do Unhão

O magnífico Solar do Unhão é um dos lugares mais charmosos e simpáticos de Salvador e um dos meus locais favoritos na cidade. Um sítio histórico do século XVII, formado pelo solar – um casarão antigo de aspecto majestoso – senzala, capela, armazém e cais.

Hoje abriga uma cafeteria, o Solar Café, localizada na antiga senzala e o MAM – Museu de Arte Moderna, desde a década de 1960.

O por do sol e o JAM no MAM

O Solar do Unhão em Salvador

O dia se despede no Solar do Unhão

O magnífico solar do unhão

JAM no MAM

Para mim, o por do sol visto desde o Solar do Unhão é um dos mais bonitos da cidade. Na verdade, é um dos mais bonitos que já pus os olhos. Ele se põe sobre a baía, mudando as cores do céu e do mar, enquanto nós ficamos sentados no chão de pedras seculares do solar. Acho que a mistura de natureza com arte e edifícios antigos é a responsável por minha paixão pelo magnífico Solar do Unhão.

Solar do Unhão

JAM no MAM

De um modo geral, mesmo nos fins de semana e no verão, este é um lugar tranquilo e silencioso, salvo aos Sábados quando geralmente acontece o JAM no MAM, um evento bacana de jazz, democrático e alternativo, onde fica cheio de gente em busca de música com cheiro de maresia.

As diversas e interessantes exposições temporárias do MAM acontecem na Capela de Nossa Senhora da Conceição e nas salas que compõem o casarão. Eu já vi preciosidades serem expostas ali.

Aprecie outro lindo por do sol. Desta vez em Cuba:

A Capela de Nossa Senhora da Conceição

O Solar do Unhão em Salvador

Uma das janelas da capela

Logo que descemos a ladeira de acesso e entramos no Solar do Unhão, nos deparamos com a linda e branca Capela de Nossa Senhora da Conceição, possivelmente do século XVIII, tomando conta de tudo, reinando soberana sobre o complexo.

Exposições temporárias adornam o seu interior que é muito bonito. Tem dois andares, mas nem sempre ambos estão abertos.

Pelas janelas do segundo andar podemos ver parte do pátio e da baía. Eu sempre paro ali para observar o movimento e Léo precisa me tirar dos meus inevitáveis devaneios nas janelas da capela.

O Solar do Unhão – o nome deve-se ao seu primeiro proprietário, o Desembargador Pedro Unhão Castelo Branco -já teve como função principal receber e exportar a produção açucareira do Recôncavo baiano. No início do século XVIII, José Pires de Carvalho e Albuquerque comprou o solar que conheceu então seus tempos de glória.

Até que a economia açucareira entrou em declínio e então, durante os séculos seguintes passou por diversas mãos e funções variadas. Serviu até de fábrica e de depósito. No século XX foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

O Solar do Unhão em Salvador

Famosa escadaria

O Solar do Unhão em Salvador

Vista de uma das janelas da casa principal

Banhado pela baía de Todos os Santos, o Solar do Unhão nos oferece belíssimas vistas. Não é um sítio para se visitar com pressa, ao contrário, ele merece ser sentido, absorvido e apreciado. No edifício principal há uma famosa escadaria.

Um amigo meu, arquiteto, disse que ela é uma joia e que estudantes de arquitetura costumam visitar o local para estudá-la. Sei que ela é muito fotografada por nós visitantes. Quando estive aí a última vez, uma moça fazia poses em seus degraus enquanto seu parceiro tirava inúmeras fotos.

Enquanto isso, no andar de cima, nesse mesmo dia, duas senhoras tiraram os sapatos, se instalaram confortavelmente nas janelas e se deixaram ficar de pé descalço e estado contemplativo, em absoluto silencio, voltadas para o mar.

Já tive a oportunidade de ver exposições maravilhosas neste espaço. Para qualquer lado que nos viremos, descobrimos algum aspecto bonito aí.

O Solar abriga ainda um Parque de Esculturas com obras de artistas famosos como Bel Borba, Carybé,  Mário Cravo Júnior e Tati Moreno.

O acesso ao Solar do Unhão é gratuito, salvo no Jam no Mam, que é cobrado ingresso.

O Solar Café

Solar Unhão

Solar Café

Solar do Unhão

Por do sol no Solar Café

Dependendo do dia e das exposições, podemos passar mais ou menos tempo explorando o Solar do Unhão, mas a visita sempre termina com um café no Solar Café. O restaurante-cafeteria conta com boas opções de bebida, lanches e refeições. O cardápio é bem interessante.

Geralmente eu me deixo levar pelo café e vez ou outra visito o cardápio de doces. Às vezes pode até rolar um crepe também ou uma salada. Tudo vai depender da hora e dos desejos.

A decoração é o que mais me agrada: uma mistura de moderno e colorido com o sóbrio da antiguidade. Amo o chão de pedras irregulares com o trilho usado para o antigo transporte de mercadorias passando pelo meio da cafeteria.

Gosto das paredes descascadas que ao invés de aparentar decadência, confere charme e um ar meio desligado, informal, sem necessariamente ser desleixado.

O atendimento é aquela coisa baiana de ser, que encontramos em muitos lugares da cidade: lento e nem sempre simpático.

O jeito é rezar para os orixás e os santos que cuidam desta terra boa, de cultura forte e singular, para que a pessoa que for nos atender esteja disposta e de bom humor. Se não for o caso, o jeito é respirar fundo e lembrar que estar no Solar do Unhão é sempre uma boa ideia.

CG DRONE

A foto de abertura deste texto, a vista aérea do Solar do Unhão, foi feita por Carlos Galassi, artista da terra, que imortaliza esta bela e confusa cidade com seu drone, capturando imagens extraordinárias de ângulos incríveis de pontos turísticos (e outros não tão turísticos assim) da capital baiana.

Conheça outro lugar em Salvador para apreciar a gastronomia da cidade:

Este texto não é fruto ou produto de nenhuma troca ou parceria, sendo ao contrário, resultado de minhas escolhas e gostos pessoais.

Um pouco mais da cidade de Salvador pela Carol

A Carol, que escreve para o blog Vamos por aí, esteve em Salvador e visitou alguns cartões postais da cidade com o ônibus turístico.

No texto ela nos conta como foi essa experiência e nos fala também de suas impressões e sensações sobre os lugares que ela conheceu. Para saber como foi clica no link bem aqui abaixo: Cais da Ilha de Genebra

+ O Salvador Bus

Nota: O Solar do Unhão está em reformas. Desta maneira o café está fechado. O MAM não está com nenhuma exposição e o JAM não está acontecendo. Esperamos que seja temporariamente. De qualquer maneira o Solar – Igreja e pátio – estão abertos. O lugar continua lindo e o por do sol segue sendo espetacular, bem como o visual.

MAM

O belo visual do Solar do Unhão de onde vemos a Baía de Todos os Santos

Este texto faz parte do Projeto Vivendo Salvador.

Venha espiar este mundão lindo comigo: siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

O magnífico Solar do Unhão em Salvador, Bahia, em clique aéreo pelo CG Drone

 

Clicando na imagem ao lado o magnífico Solar do Unhão em Salvador ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

 

O magnífico Solar do Unhão em Salvador

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer o magnífico Solar do Unhão em Salvador, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:06:45+00:0001/07/2017|Categories: Salvador|Tags: , , , |29 Comentários

29 Comments

  1. Camila Lisbôa 01/07/2017 em 18:00 - Responder

    Que lugar lindo! E confesso que babei nessa foto com o drone! Não teria melhor escolha para ilustrar esse lugar especial!

    • Analuiza Carvalho 01/07/2017 em 22:36 - Responder

      Oi Camila… O Solar é mesmo um dos lugares mais legais de Salvador! E esta foto deu uma boa noção de sua estrutura né?! Fico feliz que tenhas gostado! bjs

  2. Simone Hara 02/07/2017 em 00:03 - Responder

    Que lindo! Não conheço ainda Salvador, mas sei que esse é um lugar que com certeza vai entrar no meu roteiro!
    Adorei o post!

    • Analuiza Carvalho 02/07/2017 em 07:14 - Responder

      oi Simone… Quando estiver visitando a cidade, coloque sim em seu roteiro que o Solar é um lugar muito legal! 🙂 bj

  3. Adriana 02/07/2017 em 02:25 - Responder

    Ja tem tempo que fui em Salvador… mas já incluí a dica para minha próxima visita a esse lugar incrível!

  4. NiKi Verdot 02/07/2017 em 06:09 - Responder

    Que lugar lindo! Nunca tinha ouvido falar! Certamente quando tiver a oportunidade de passar por Salvador de novo vou querer conhecer. Aliás, estive por lá quando eu era muito pequena.. A primeira viagem de avião da minha vida. Acho que já está na hora de voltar msm hahahaha =]

    • Analuiza Carvalho 02/07/2017 em 07:15 - Responder

      Ah, Niki! Precisa mesmo voltar! A cidade mudou muito com certeza!!!! rsrsrsr

      O Solar é de fato um lugar lindo, antigo e múltiplo! 🙂

  5. Monique Ribeiro 02/07/2017 em 09:36 - Responder

    Adoro esse tipo de lugar para apreciar um lindo pôr do sol e já anotei a dica para quando voltar a Salvador!
    Um abraço!

    • Analuiza Carvalho 02/07/2017 em 11:59 - Responder

      Não tem como não amar o Solar do Unhão Monique! Espero que você ame também! 🙂 bjus

  6. Rayane Azevedo 02/07/2017 em 13:00 - Responder

    Não conhecia esse lugar e amei conhecer, mesmo que virtualmente. Já está na lista de locais para visitar quando voltar à Salvador. Que pôr do sol é esse, gente? Lindo demais!
    Parabéns pelo post, completo e com fotos incríveis!

    • Analuiza Carvalho 02/07/2017 em 13:03 - Responder

      oi Rayane… que bom que pude aguçar sua vontade de visitar o Solar quando estiver em nova visita à Salvador. Lembre-se de me contar o que achou. 🙂 bj

  7. bstorquato 02/07/2017 em 21:33 - Responder

    Que lugar incrível! Achei muito bonito o pôr do sol, sempre que viajo procuro um lugar perfeito para essa hora do dia. Dica anotada!

    • Analuiza Carvalho 03/07/2017 em 08:54 - Responder

      Se procuras sempre um lugar para o por sol, em Salvador tem que ver diante da baía de Todos os Santos!! Se for no Solar, então, acredito que vá gostar ainda mais. 🙂 bj

  8. Viviane Carneiro 03/07/2017 em 12:19 - Responder

    Nossa… que lugar mais lindo! Quero muito conhecer esse pedacinho do paraíso. Adorei as dicas e informações. Bjs

    • Analuiza Carvalho 03/07/2017 em 13:48 - Responder

      Obrigada Viviane! O Solar é mesmo um lugar múltiplo e muito legal de ser visitado. 🙂

  9. […] O Solar do Unhão em Salvador, Bahia […]

  10. Mirella Matthiesen 03/07/2017 em 17:30 - Responder

    Sou louca para conhecer esse lugar. Sempre que leio algo sobre o Solar do Unhão, fico fascinada!
    Um dia vai acontecer para mim 😉

  11. Já estive em Salvador e nao fui a este solar. Que pena, parece ser um local fantástico. Gostava de voltar e visitar!

    • Analuiza Carvalho 04/07/2017 em 07:54 - Responder

      Pois, Catarina, ótima desculpa para voltar à Salvador. Você, que gosta de passear pela história de um lugar, acredito que ia gostar bastante do Solar. 🙂 bj

  12. cwrgutierrez 04/07/2017 em 07:43 - Responder

    Fui para Salvador tanta vez, mas nunca soube da existência desse lindo lugar, quem sabe na próxima vez vou.

    • Analuiza Carvalho 04/07/2017 em 07:56 - Responder

      Pois, então! Volte! Mais tantas e tantas vezes e inclua o Solar em sua próxima visita, que é um lugar interessante e lindo! 🙂

  13. laurasette 04/07/2017 em 17:34 - Responder

    Adorei todos os registros fotográficos (Carlos Galassi está super de parabéns!). Tive o prazer de conhecer este solar magnífico. É realmente especial!
    Belo relato! 🙂
    Beijos

    • Analuiza Carvalho 04/07/2017 em 20:21 - Responder

      Que bacana saber que você visitou Laura! 🙂 Eu gosto muito de lá! Galassi tem feito fotos incríveis de Salvador, de cada ângulo mais lindo que o outro! 🙂 bj

  14. Leo Vidal 04/07/2017 em 23:02 - Responder

    Adorei o local, não tinha ouvido falar ainda. A vista me pareceu espetacular pelas fotos. Incluirei em um futuro roteiro.

  15. […] + O belo Solar do Unhão […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.