O magnífico Solar do Unhão é um dos lugares mais charmosos e simpáticos de Salvador e um dos meus locais favoritos na cidade. Um sítio histórico do século XVII, formado pelo solar – um casarão antigo de aspecto majestoso – senzala, capela, armazém e cais.
Hoje abriga uma cafeteria, o Solar Café, localizada na antiga senzala e o MAM – Museu de Arte Moderna, desde a década de 1960.
O por do sol e o JAM no MAM

O dia se despede no Solar do Unhão
- Por do sol no Solar do Unhão
- Baía de Todos os Santos

JAM no MAM
Para mim, o por do sol visto desde o Solar do Unhão é um dos mais bonitos da cidade. Na verdade, é um dos mais bonitos que já pus os olhos. Ele se põe sobre a baía, mudando as cores do céu e do mar, enquanto nós ficamos sentados no chão de pedras seculares do solar. Acho que a mistura de natureza com arte e edifícios antigos é a responsável por minha paixão pelo magnífico Solar do Unhão.

JAM no MAM
De um modo geral, mesmo nos fins de semana e no verão, este é um lugar tranquilo e silencioso, salvo aos Sábados quando geralmente acontece o JAM no MAM, um evento bacana de jazz, democrático e alternativo, onde fica cheio de gente em busca de música com cheiro de maresia.
As diversas e interessantes exposições temporárias do MAM acontecem na Capela de Nossa Senhora da Conceição e nas salas que compõem o casarão. Eu já vi preciosidades serem expostas ali.
Aprecie outro lindo por do sol. Desta vez em Cuba:
A Capela de Nossa Senhora da Conceição
- A capela
- A beleza interior da capela

Uma das janelas da capela
- A capela e suas janelas
- A bela capela
Logo que descemos a ladeira de acesso e entramos no Solar do Unhão, nos deparamos com a linda e branca Capela de Nossa Senhora da Conceição, possivelmente do século XVIII, tomando conta de tudo, reinando soberana sobre o complexo.
Exposições temporárias adornam o seu interior que é muito bonito. Tem dois andares, mas nem sempre ambos estão abertos. Pelas janelas do segundo andar podemos ver parte do pátio e da baía. Eu sempre paro ali para observar o movimento e Léo precisa me tirar dos meus inevitáveis devaneios nas janelas da capela.
- O contraste do velho e do novo desta Salvador controvera
- Velharias que interessam
O Solar do Unhão – o nome deve-se ao seu primeiro proprietário, o Desembargador Pedro Unhão Castelo Branco -já teve como função principal receber e exportar a produção açucareira do Recôncavo baiano. No início do século XVIII, José Pires de Carvalho e Albuquerque comprou o solar que conheceu então seus tempos de glória.
Até que a economia açucareira entrou em declínio e então, durante os séculos seguintes passou por diversas mãos e funções variadas. Serviu até de fábrica e de depósito. No século XX foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
- Seguindo para a casa principal
- Exposição de arte moderna no interior da casa principal

Famosa escadaria

Vista de uma das janelas da casa principal
Banhado pela baía de Todos os Santos, o Solar do Unhão nos oferece belíssimas vistas. Não é um sítio para se visitar com pressa, ao contrário, ele merece ser sentido, absorvido e apreciado. No edifício principal há uma famosa escadaria.
Um amigo meu, arquiteto, disse que ela é uma joia e que estudantes de arquitetura costumam visitar o local para estudá-la. Sei que ela é muito fotografada por nós visitantes. Quando estive aí a última vez, uma moça fazia poses em seus degraus enquanto seu parceiro tirava inúmeras fotos.
Enquanto isso, no andar de cima, nesse mesmo dia, duas senhoras tiraram os sapatos, se instalaram confortavelmente nas janelas e se deixaram ficar de pé descalço e estado contemplativo, em absoluto silencio, voltadas para o mar.
Já tive a oportunidade de ver exposições maravilhosas neste espaço. Para qualquer lado que nos viremos, descobrimos algum aspecto bonito aí.
O Solar abriga ainda um Parque de Esculturas com obras de artistas famosos como Bel Borba, Carybé, Mário Cravo Júnior e Tati Moreno.
O acesso ao Solar do Unhão é gratuito, salvo no Jam no Mam, que é cobrado ingresso.
O Solar Café
- O Solar Café
- Decoração linda do Solar do café
- Expresso com biscoitinhos
- O Solar do Café

Solar Café

Por do sol no Solar Café
Dependendo do dia e das exposições, podemos passar mais ou menos tempo explorando o Solar do Unhão, mas a visita sempre termina com um café no Solar Café. O restaurante-cafeteria conta com boas opções de bebida, lanches e refeições. O cardápio é bem interessante.
Geralmente eu me deixo levar pelo café e vez ou outra visito o cardápio de doces. Às vezes pode até rolar um crepe também ou uma salada. Tudo vai depender da hora e dos desejos.
A decoração é o que mais me agrada: uma mistura de moderno e colorido com o sóbrio da antiguidade. Amo o chão de pedras irregulares com o trilho usado para o antigo transporte de mercadorias passando pelo meio da cafeteria.
Gosto das paredes descascadas que ao invés de aparentar decadência, confere charme e um ar meio desligado, informal, sem necessariamente ser desleixado.
O atendimento é aquela coisa baiana de ser, que encontramos em muitos lugares da cidade: lento e nem sempre simpático.
O jeito é rezar para os orixás e os santos que cuidam desta terra boa, de cultura forte e singular, para que a pessoa que for nos atender esteja disposta e de bom humor. Se não for o caso, o jeito é respirar fundo e lembrar que estar no Solar do Unhão é sempre uma boa ideia.
Nota: O magnífico Solar do Unhão está em reforma e por enquanto o café está fechado.
CG DRONE
A foto de abertura deste texto, a vista aérea do Solar do Unhão, foi feita por Carlos Galassi, artista da terra, que imortaliza esta bela e confusa cidade com seu drone, capturando imagens extraordinárias de ângulos incríveis de pontos turísticos (e outros não tão turísticos assim) da capital baiana.
Conheça outro lugar em Salvador para apreciar a gastronomia da cidade:
Este texto não é fruto ou produto de nenhuma troca ou parceria, sendo ao contrário, resultado de minhas escolhas e gostos pessoais.
Um pouco mais da cidade de Salvador pela Carol
A Carol, que escreve para o blog Vamos por aí, esteve em Salvador e visitou alguns cartões postais da cidade com o ônibus turístico.
No texto ela nos conta como foi essa experiência e nos fala também de suas impressões e sensações sobre os lugares que ela conheceu. Para saber como foi clica no link bem aqui abaixo:

O belo visual do Solar do Unhão de onde vemos a Baía de Todos os Santos
Este texto faz parte do Projeto Vivendo Salvador.
Venha espiar este mundão lindo comigo: siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Clicando na imagem ao lado o magnífico Solar do Unhão em Salvador ficará guardado em seu perfil no Pinterest. 🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
O magnífico Solar do Unhão em Salvador
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer o magnífico Solar do Unhão em Salvador, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Que lugar lindo! E confesso que babei nessa foto com o drone! Não teria melhor escolha para ilustrar esse lugar especial!
Oi Camila… O Solar é mesmo um dos lugares mais legais de Salvador! E esta foto deu uma boa noção de sua estrutura né?! Fico feliz que tenhas gostado! bjs
Que lindo! Não conheço ainda Salvador, mas sei que esse é um lugar que com certeza vai entrar no meu roteiro!
Adorei o post!
oi Simone… Quando estiver visitando a cidade, coloque sim em seu roteiro que o Solar é um lugar muito legal! 🙂 bj
Ja tem tempo que fui em Salvador… mas já incluí a dica para minha próxima visita a esse lugar incrível!
Faz bem Adriana, porque o Solar é uma das joias da cidade! 🙂 bj
Que lugar lindo! Nunca tinha ouvido falar! Certamente quando tiver a oportunidade de passar por Salvador de novo vou querer conhecer. Aliás, estive por lá quando eu era muito pequena.. A primeira viagem de avião da minha vida. Acho que já está na hora de voltar msm hahahaha =]
Ah, Niki! Precisa mesmo voltar! A cidade mudou muito com certeza!!!! rsrsrsr
O Solar é de fato um lugar lindo, antigo e múltiplo! 🙂
Adoro esse tipo de lugar para apreciar um lindo pôr do sol e já anotei a dica para quando voltar a Salvador!
Um abraço!
Não tem como não amar o Solar do Unhão Monique! Espero que você ame também! 🙂 bjus
Não conhecia esse lugar e amei conhecer, mesmo que virtualmente. Já está na lista de locais para visitar quando voltar à Salvador. Que pôr do sol é esse, gente? Lindo demais!
Parabéns pelo post, completo e com fotos incríveis!
oi Rayane… que bom que pude aguçar sua vontade de visitar o Solar quando estiver em nova visita à Salvador. Lembre-se de me contar o que achou. 🙂 bj
Que lugar incrível! Achei muito bonito o pôr do sol, sempre que viajo procuro um lugar perfeito para essa hora do dia. Dica anotada!
Se procuras sempre um lugar para o por sol, em Salvador tem que ver diante da baía de Todos os Santos!! Se for no Solar, então, acredito que vá gostar ainda mais. 🙂 bj
Nossa… que lugar mais lindo! Quero muito conhecer esse pedacinho do paraíso. Adorei as dicas e informações. Bjs
Obrigada Viviane! O Solar é mesmo um lugar múltiplo e muito legal de ser visitado. 🙂
[…] O Solar do Unhão em Salvador, Bahia […]
Sou louca para conhecer esse lugar. Sempre que leio algo sobre o Solar do Unhão, fico fascinada!
Um dia vai acontecer para mim 😉
Tenho certeza que sim e desde já estou na torcida para que seja breve! 🙂 bj
Já estive em Salvador e nao fui a este solar. Que pena, parece ser um local fantástico. Gostava de voltar e visitar!
Pois, Catarina, ótima desculpa para voltar à Salvador. Você, que gosta de passear pela história de um lugar, acredito que ia gostar bastante do Solar. 🙂 bj
Fui para Salvador tanta vez, mas nunca soube da existência desse lindo lugar, quem sabe na próxima vez vou.
Pois, então! Volte! Mais tantas e tantas vezes e inclua o Solar em sua próxima visita, que é um lugar interessante e lindo! 🙂
Adorei todos os registros fotográficos (Carlos Galassi está super de parabéns!). Tive o prazer de conhecer este solar magnífico. É realmente especial!
Belo relato! 🙂
Beijos
Que bacana saber que você visitou Laura! 🙂 Eu gosto muito de lá! Galassi tem feito fotos incríveis de Salvador, de cada ângulo mais lindo que o outro! 🙂 bj
Adorei o local, não tinha ouvido falar ainda. A vista me pareceu espetacular pelas fotos. Incluirei em um futuro roteiro.
O Solar é mesmo um lugar especial Leo! Visite-o quando estiver por Salvador! 🙂
[…] + O belo Solar do Unhão […]
[…] O Solar do Unhão […]