Finalmente então, já no fim daquela tarde de sexta-feira, nós chegamos à Alfândega Nova, um grande edifício situado na Rua Nova da Alfândega, na beira do Rio Douro. O interessante prédio da Alfândega foi edificado no século XIX e implicou em significativas mudanças no mapa urbano da cidade.
Entre as transformações estão à abertura da rua onde ela está situada, além de uma ligação de ferro com a Estação Campanhã facilitando assim o transporte de mercadorias.
Desde 1990 o prédio abriga o Centro de Congressos, o Museu de Transportes e Comunicações e a sede da Associação Museu de Transportes e Comunicações (AMTC).
A Feira da Maratona do Porto

Feira da Maratona do Porto
Foi aqui, no interior deste belo prédio que aconteceu a Feira da 13° Maratona do Porto e onde foi feita a retirada do kit de corrida pelos maratonistas: o lugar estava cheio de gente. Por conta da feira não foi possível observar todos os detalhes internos do prédio, pois os inúmeros expositores tomaram conta do espaço. Contudo, algumas particularidades não passaram despercebidas aos meus olhos curiosos.
O interior do Prédio da Alfândega

Malha férrea

Cafeteria do Prédio da Alfândega
Percebi, por exemplo, que no corredor de acesso ao pavilhão da feira, havia trilhos que iam de uma ponta a outra: era a malha férrea que percorria 2.700 metros dentro e fora do edifício por onde circulavam pequenos vagonetes responsáveis pelo transporte de mercadorias.
O corredor em questão era o elo de ligação entre o cais, os locais de armazenagem de produtos e os setores administrativos. Havia dias que esse lugar fervilhava com o intenso tráfego de mercadorias e pessoas. Nesse mesmo corredor hoje, há uma cafeteria simples e funcional.
O magnífico Rio Douro e a chuva que desaba sobre o Porto

O Rio Douro e Vila Nova de Gaia – Parte dos fundos da Alfândega

O Rio Douro e Vila Nova de Gaia – Parte dos fundos da Alfândega
- Da parte dos fundos da Alfândega
- podemos observar o Rio Douro
- e Vila Nova de Gaia

A chuva desaba sobre Porto
Além disso, através da parte de trás do interessante prédio da Alfândega nós temos mais uma vista divina do Rio Douro nos colocando muito próximos enquanto ele corre suavemente entre Porto e Vila Nova de Gaia. Nos deixamos ficar por ali um tempo, apreciando a paisagem.
Enquanto estávamos na feira, o tempo virou completamente e o dia fresco e ensolarado deu lugar a um temporal que escureceu toda a cidade. Porto mudou de cara e o Douro ficou sombrio. Apesar do inconveniente de ter que caminhar debaixo daquela chuva torrencial, o tempo cinza e fechado deixou o cenário ainda mais bonito!
Quer conhecer outro lugar legal no Porto?! Então clica no link bem aqui abaixo!
+ O Largo de São João Novo e arredores
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Trip Advisor
Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima o interessante prédio da Alfândega do Porto em Portugal ficará guardado em seu perfil no Pinterest
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
O interessante prédio da Alfândega do Porto em Portugal
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer o prédio da Alfândega no Porto em Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
[…] Então, depois de algumas horas, finalmente chegamos ao nosso destino final naquela tarde: o Prédio da Alfândega. […]
[…] naquele fim de sexta-feira, nosso segundo dia na cidade, nós fomos retirar o kit dele no Prédio da Alfândega e ver a feira dos expositores que acontece na maioria das […]