O BATISTÉRIO de São JOÃO BATISTA

Pizza e café no Black Bar. Almoço deliciosamente italiano. Na sequência, fomos visitar o Batistério de São João Batista, usando o mesmo bilhete que utilizamos para subir até a Cúpula de Brunelleschi e passear pelas Ruínas de Santa Reparata.

Todas estas estruturas não são apenas interessantes, mas antes de tudo elas são contadoras de histórias. Histórias estas de outro tempo, outra época, que não vimos e nem vivemos. Então, parei para ouvir e ver o que eles tinham a dizer e gostei de tudo o que aprendi e descobri.

Veja como comprar os bilhetes de acesso:

+ Bilhetes

Os portões do Batistério

Batistério

Batistério

Batistério

Portão sul que conta a história de São João Batista

O Batistério, um dos mais antigos prédios de Florença, cuja construção talvez date lá do século IV. É uma bonita estrutura octogonal de mármore verde e branco que junto com a Catedral de Santa Maria del Fiori e o Campanário formam o Complexo do Duomo.

Ele possui três conjuntos de portões: leste, norte e sul e é dedicado a São João Batista.

Cada portão representa um momento da Bíblia: histórias do Antigo Testamento (Porta Leste), as histórias de São João Batista (Porta Sul) e o Novo Testamento (Porta Norte).

Lorenzo Ghiberti ganhou um concurso público, derrotando inclusive Brunelleschi e Donatelo, no início do século XV, para desenhar os portões do norte e levou 21 anos trabalhando nele.

Após a sua conclusão, recebeu a encomenda dos portões do leste, que são formados por dez painéis em relevo mostrando cenas bíblicas como Abraão e o sacrífico de Isaac, enfatizando o ato de sacrifico e apelidado por Michelangelo de Portões do Paraíso. Os portões verdadeiros estão no Museo dell`Opera del Duomo.

O magnífico interior do Batistério de São João Batista

Batistério

Pia Batismal

Batistério

Não há como não admirar

Não havia fila para entrar no Batistério, o trânsito de pessoas fluía, o que logicamente achei ótimo. Dentro estava cheio, mas não lotado. O lugar é pequeno e glorioso.

Quiçá esta tenha sido a construção com o interior mais bonito que eu tenha visitado em Florença, talvez por conta de sua estética diferenciada, com seus arcos, pisos com geometrias diversas e um lindo mosaico na boveda representando o Juízo Final.

Ele tem um ar gasto, usado, mas longe de ser decadente, pelo contrário suas cores me remeteram a nobreza, requinte, sofisticação, com um pezinho no exagero, mas que não comprometeu em nada a beleza do lugar. Até a pouca luz confere harmonia ao Batistério.

Dante Alighieri e muitos membros da importante família Médici foram batizados aqui.

Beleza extraordinário que enleva a alma

Batistério

Mosaico representando o Juízo Final

Batistério

Jesus Cristo

Batistério

Anjos e o Inferno

Batistério

Arcanjos e a expulsão de Adão e Eva do Paraíso

Um dos elementos que mais me chamou a atenção foi o mosaico em seus tons de dourado, octogonal, seguindo uma hierarquia onde o inferno está na base da estrutura.

O mosaico representa os anjos e arcanjos, as histórias das Gênesis, a história de José, da Virgem Maria e de Jesus, além da história de São João Batista e o Juízo Final com as recompensas dos bem aventurados e os castigos dos condenados.

Ele é do século XIII e teria inspirado o Inferno de Dante. Dá para sentar em um dos bancos colocados em frente ao altar e se deixar viajar por estas histórias, contadas através de imagens tão vivas.

Deixando o Batistério para a movimentação das ruas florentinas

Quando deixamos o Batistério, Florença estava ainda mais movimentada. Era sábado à tarde e muitos turistas e famílias florentinas passeavam pelo centro da cidade.

Nós caminhamos para o Museo dell´Opera del Duomo para nos deliciarmos com mais obras de arte dos mestres que habitaram este planeta e o encheram de beleza para nós.

Salve este texto em seu PinterestO Batistério de São João Batista é uma das estruturas mais bonitas de Florença

By |2018-03-07T00:57:36+00:0009/03/2016|Categories: Florença|Tags: |4 Comentários

4 Comments

  1. […] o esplêndido Batistério de São João Batista para trás e fomos em busca de mais arte e história no Museo dell´Opera del Duomo. Perguntei-me […]

  2. Juliana Moreti 18/11/2017 em 12:58 - Responder

    Quanta coisa eu preciso realmente ver em Firenze!!!
    Este Batistero é lindo por dentro. Pude apreciar apenas seu externo (que por si sò é magnifico) e as réplicas de suas portas (tbem nao visitei o Museo dell´Opera – sniff)…
    Vontade fazer como Dante…me deitar no chao e pensar como seria o Inferno
    hahahahaha

    • Analuiza Carvalho 20/11/2017 em 17:04 - Responder

      oi Ju… o Batistério é mesmo um dos lindos lugares que visitei em Florença! Gastei um bom tempo ali, olhando, imaginando… rrsrsrs beijinhos

  3. […] é magnífico. A praça do Duomo é composta pelo Campanile di Giotto (a torre da igreja) e pelo Battistero di San Giovan Battista, local onde grandes do renascimento florentino foram batizados; um prédio octagonal com três […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.