O Newcastle Castle em Newcastle | Inglaterra

Eu tinha certa expectativa a respeito da visita ao Newcastle Castle em Newcastle, Inglaterra. Devo dizer que ele não me decepcionou. O velho castelo que deu origem ao nome dessa encantadora cidade inglesa, foi nossa última visita, antes de partirmos para York.

Esse já foi um território dominado pelo Império Romano. No ano de 122, havia no local onde encontramos o Newcastle Castle, um forte romano. Foi adicionado à Hadrian´s Wall, construído ao lado de uma ponte que passava sobre o Rio Tyne.

Há inclusive por ali restos da poderosa Muralha de Adriano: uma visita excelente para quem aprecia ruínas e passado.

O forte romano era feito de madeira.

A história do Newcastle Castle

Robert Curthose, filho de Guilherme, o Conquistador reformou a estrutura romana que passou a se chamar Novus Castellum, dando origem ao nome da cidade: Newcastle (novo castelo).

Isso aconteceu no início do século XI, por volta de 1080.

Pouco mais de 1 século depois, o Rei Henrique II construiu o castelo de pedra, cujos restos encontramos até hoje. Pouca coisa sobrou dele, somente o Black Gate (Portão Negro) e a Great Tower (Grande Torre).

Conhecer essas estruturas foi suficiente para embarcamos numa pequena viagem pelo tempo. Vimos o passado de Newcastle. Em variadas dimensões. Foi muito bom!

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

A Great Tower – uma das duas estruturas que sobrou do Newcastle Castle

A trajetória do Newcastle Castle

O Rei Henrique II tinha duas fortes intenções ao construir seu castelo de pedra: reafirmar sua autoridade real, especialmente sobre a Notúmbria, que por 10 anos esteve ocupada pelos escoceses, e criar um sistema defensivo.

Isso foi no fim do século XII.

Os trabalhos de construção do castelo foram interrompidos quando ele foi invadido e tomado por Willian, o Leão, Rei da Escócia (1174). Não demorou muito, contudo, para que ele fosse derrotado.

A fortaleza só foi concluída 4 anos depois. Ainda assim, as construções continuaram durante o reinado de Henrique III, até a adição da barbacã, do Portão Negro. Corria então, o ano de 1250.

A visitação ao Newcastle Castle

A bilheteria está localizada no Black Gate. Compramos os ingressos na hora, rapidamente. Não havia filas. Lá dentro, poucos turistas.

Ali, no interior do Portão Negro, nós encontramos uma pequena, mas rica exposição informativa, sobre o que foi acontecendo durante os anos e séculos do Newcastle Castle. Muitas imagens e textos que nos contaram um pouco dessa história.

Desde o auge do castelo e depois, durante seus tempos de desinteresse, descuido e decadência, quando então perdeu sua função e foi abandonado.

Os movimentos da cidade em torno do castelo, que foram mudando o formato do tecido urbano, bem como seu cotidiano, que resultou no que encontramos por lá hoje, no século XXI.

Em todos os momentos dessas transições, a Great Tower guardou profunda e íntima relação com o desenvolvimento da cidade de Newcastle. Em 2011 ela foi recuperada e aberta à visitação em 2015.

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Entrando na Torre de Menagem do Newcaslte Castle

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Black Gate do Newcastle Castle em Newcastle – Inglaterra

No Portão Negro, exposição sobre a trajetória do Newcastle Castle

Durante séculos…

Quando a existência do Newcastle Castle perdeu o sentido, a torre, os portões de acesso e tantos outros prédios que existiam dentro das muralhas, foram ignorados e se transformando pouco a pouco, ano a ano, em ruínas.

Além disso, os espaços vazios do pátio do castelo foram sendo preenchidos com casas e jardins. Na sequência dos anos e décadas, vieram os cortiços, lojas e pubs (Three Bulls´ Heads´, Mrs. Spraggon’s Green Dragon, Blue Bell…).

Conta a história que o pátio do castelo, the Garth, então se tornou um lugar lotado, insalubre, sem lei e muito desagradável. Dizem que aí dentro se formou uma pequena cidade, com suas regras e muito independente. Uma cidade dentro da cidade, no século XVII.

Esfacelamento e ruína do Newcastle Castle.

Mas não só isso. Em algum momento dessa trajetória houve também uma Casa Presbiteriana com capacidade para 800 pessoas. Apresentações teatrais e aulas de dança ademais aconteciam em espaços construídos no the Garth.

Chiqueiros, lixos amontoados nas ruas em torno da Great Towers. Caos!

Aí já era século XVIII.

Somente quando a estrada de ferro foi construída, o desenho citadino vigente então na área do antigo castelo, mudou novamente a cara do local. O século XIX havia chegado e com ele a Revolução Industrial que atingiu o país e mudou toda a sua dinâmica.

Da pequena comunidade criada no Newcastle Castle também.

O que encontramos por lá nos dias de hoje foi muita movimentação de pessoas, mas longe, muito longe de qualquer sinal de decadência: nem na torre, hoje preservada e muito menos em seu entorno.

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

O Newcastle Castle original

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

A Great Tower – o que sobrou do Newcastle Castle

A Great Tower – Torre de Menagem

Depois de conhecermos um pouco mais da história de Newcastle com a exposição no Black Gate, seguimos para a Great Tower, onde visitamos as dependências reminiscentes do castelo.

A Torre do Newcastle Castle era o centro defensivo e administrativo. Era aqui que a polícia, que comandava o castelo vivia. Além disso, era também o local onde convidados importantes foram recebidos e prisioneiros mantidos.

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Antigo dormitório, escritório e sala de reuniões do oficial em exercício no castelo

No século XVI, o Newcastle Castle já era descrito como velho e decadente. Já mostrava sinais de ruínas. Ainda assim, seguia sendo utilizado como prisão e corte judicial. Era um lugar úmido e sujo. Os prisioneiros ficavam acorrentados à parede.

Nem posso, nem quero imaginar o sofrimento atroz que não devia ser.

Antes disso, entretanto, foi usado como depósito do castelo, onde eram armazenados itens necessários à manutenção da vida cotidiana como comida e bebida, bem como armas e até dinheiro para pagar a guarnição.

Já na Segunda Guerra Mundial, foi utilizado como abrigo de ataques antiaéreos.

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Uma viagem ao passado de Newcastle – local onde os prisioneiros eram mantidos no século XVI

Viagem no tempo!

Pensem só! Percorremos ambientes que carregam a energia de quase mil anos (1000!!!! Uau!!!) de existência. Para mim? Impactante!

Foi um passeio muito legal!

Os ambientes estão quase completamente nus, mas passeamos por celas para prisioneiros, antigos quartos de oficiais, depósito para comidas e bebidas, estivemos numa capela… Subimos e descemos, de espaço em espaço, nossos pés se movendo, trançando com a energia daquelas pedras antiquíssimas.

Caminhar, ouvir o silêncio, os sussurros dos fantasmas que insistem em permanecer ali. Dizem inclusive, que são muitos!

O frio do Newcastle Castle

O frio, que frio, frio além do frio…

O que mais me marcou e impressionou, contudo, foi o frio. Não exatamente um frio real, a temperatura nem estava tão baixa nesse dia em Newcastle, mas um desses frios que estremecem a alma e gelam os ossos.

Quando eu olho as fotos, ou me lembro do tempo que passamos no interior da torre, é a lembrança que primeiro me vem à mente, essa sensação de frio.

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Frio, além do frio… A capela do castelo; foi usada também, em algum momento, como depósito dos barris de cerveja do Three Bulls´ Heads´

Julgamentos de bruxas

No século XVII, durante a caça às bruxas na Inglaterra, o Newcastle Castle foi palco de julgamento de algumas dessas mulheres. Quarenta pessoas foram acusadas na ocasião, de bruxaria. Ficaram presas na torre do castelo, esperando julgamento.

Eram testadas com um alfinete. Se sangrassem, eram inocentes, caso contrário, eram consideradas bruxas. Como alguém não sangrava, pelo amor de Deus?!

Fato: 14 mulheres e 01 homem foram considerados culpados e enforcados publicamente! Que horror!

Foi a maior execução de bruxas na Inglaterra e um dos capítulos mais negros da história da cidade de Newcastle.

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Na Great Tower – Newcastle Castle: local onde as bruxas foram julgadas

Quando eu estava lendo sobre essa terrível história no Newcastle Castle, me lembrei do livro Um Ano de Milagres de Geraldine Brooks – excelente – onde tem uma cena com supostas bruxas e todo o absurdo de uma situação como essa.

Recordo o sentimento de indignação que me acometeu e a vontade de entrar nas páginas do livro e esbravejar contra aquela ignorância. Se isso fosse possível, seguramente eu seria morta junto com as outras mulheres, acusada de bruxaria.

Na série de TV (baseada nos livros de Diana Gabaldon) Outlander, também existe um julgamento de bruxas, mas que acaba bem. A mocinha, Claire, é salva por seu herói, Jamie. Ainda assim, a cena que se desenrola causa muita angustia e ansiedade.

Bela vista do Newcastle Castle

Por fim, do alto da torre, temos uma vista magnífica do River Tyne e da deliciosa região do Quayside. Dali, pudemos observar a dinâmica da cidade naquele sábado. Pudemos namorar a beleza de Newcastle.

Ficamos um tempo grande, largo ali, pensando em nada.

Era sábado, eu tinha corrido a maravilhosa Great North 5k Newcastle/Gateshead, prova muito bacana de corrida de rua. Dali de cima, eu pude ver o trajeto que eu havia percorrido mais cedo. Além disso, observamos os edifícios, as pontes, o mapa da cidade.

É muito legal ver uma cidade do alto, não?

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Passamos um bom par de tempo namorando a cidade do alto

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

O Quayside, a região que fica às margens do Rio Tyne

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Prédios, pontes, o rio… De um lado Newcastle, do outro Gateshead

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Newcastle upon Tyne do lado de cá do rio; Gateshead, do lado de lá do rio

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Toda a beleza de Newcastle upon Tyne: no primeiro plano, o Black Gate e a ponte de acesso à seu interior. O que sobrou do castelo, quase engolido pela cidade

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Do outro lado do River Tyne às margens da floresta, a segunda metade do percurso da Great North 5k, em Gateshead, que corri naquele dia

Quer saber de outro lugar muito legal para visitar em Newcastle?! 

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

The Hancock Museum em Newcastle

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem             Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra #viagem

Clique em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra para que o Newcastle Castle, em Newcastle – Inglaterra fique guardado em seu perfil no  Pinterest de modo que você possa ler e reler tantas e quantas vezes quiser. 🙂
Além disso, para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Newcastle Castle em Newcastle Inglaterra

Por fim, se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre o Newcastle Castle em Newcastle na Inglaterra, decerto gostará de compartilhar em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo

Cais da Ilha de Genebra

By |2021-03-03T11:54:56+00:0003/03/2021|Categories: Europa, Inglaterra, Newcastle|Tags: , |12 Comentários

12 Comments

  1. Roberto Caravieri 10/03/2021 em 10:39 - Responder

    Que lindo conhecer um pouco mais do Newcastle! Quero muito poder visitar quando acabar tudo isso. Valeu pelas dicas e sucesso. Abraços.

    • Analuiza Carvalho 10/03/2021 em 10:46 - Responder

      A Inglaterra é sempre um excelente destino de viagem! O Newcastle Castle é uma deliciosa visita ao passado da cidade! 🙂

  2. Helen Pusch 10/03/2021 em 21:57 - Responder

    Adoro visitar esses lugares carregados de história, e adorei saber sobre a história do Newcastle Castle através do teu post.
    Confesso que senti um frio na espinha quando li a parte sobre a sensação de frio dentro do castelo…

  3. Itamar 11/03/2021 em 14:24 - Responder

    Que ótimo! Um passeio incrível, sem duvida! Adorei conhecer o Newcastle Castle através do Espiando pelo Mundo. Sempre muito bem escrito e rico em detalhes e história. Adoro!

    • Analuiza Carvalho 13/03/2021 em 11:00 - Responder

      Fico feliz que goste Itamar, porque o EPM é muito xodozinho e sinto muito prazer em escrever! 🙂 bj

  4. Carol 12/03/2021 em 15:09 - Responder

    Também tenho vontades de conhecer o Newcastle Castle e curti ler seu relato e também de saber que não pegou filas, informação que aprecio muito. Valeu

    • Analuiza Carvalho 13/03/2021 em 11:09 - Responder

      oi Carol… as visitas em Newcastle foram bem tranquilas, mesmo a cidade estando cheia de corredores por conta das provas do fim de semana. Acho que Newcastle não é um destino muito procurado por turistas. É um destino muito legal! Recomendo! 🙂 bj

  5. Dhebora 12/03/2021 em 19:56 - Responder

    Que lindo!! Nunca tinha ouvido falar sobre o Newcastle Castle. Adorei! Parece ser um passeio super imperdível!

    • Analuiza Carvalho 13/03/2021 em 10:40 - Responder

      oi Dhebora… para quem gosta de olhar o passado de uma cidade, com certeza visitar o Newcastle Castle irá garantir momentos muito interessantes!

  6. Marcela 13/03/2021 em 09:55 - Responder

    Que lugar mais lindo! Fiquei morrendo de vontade de conhecer, não só o Newcastle Castle (como é antigo!!!!) como a cidade de Newcastle!

    Sempre tão interessante quando podemos comparar o presente e o passado de uma cidade! Uma viagem muito interessante que sempre me agrada!

    Parabéns pelo post! Achei sensacional! Que venham outros! bj

    • Analuiza Carvalho 13/03/2021 em 11:11 - Responder

      Obrigada Marcela! Fico feliz de ter gostado de conhecer o Newcastle Castle através dos meus olhos, de minhas palavras aqui no EPM. Que venham outros textos, outras viagens… bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.