Explorando as montanhas de Montagu | África do Sul

Hoje, nós nos aventuramos pelas montanhas de Montagu. Sigo encantada por essa pequena cidade, de mais ou menos 15.000 habitantes, localizada no Cabo Ocidental, nessa bela África do Sul. Tem alguma coisa na atmosfera desse lugar que envolveu a minha alma.

Senti uma atração imediata!

As montanhas de Montagu na África do Sul #viagem

Começamos mais ou menos aqui, nosso caminho para as montanhas de Montagu

Cercada de montanhas

Explorando as montanhas de Montagu

Tá certo, aquelas montanhas que nós exploramos, mais pareciam morros, não eram muito altos. Muito pedregoso, sem trilha, com a vegetação nativa crescendo livre e solta. Achei uma paisagem dura, forte. Linda e apaixonante. Gosto de cenários assim, diretos, secos.

Só estávamos, mais uma vez, Leo e eu naquelas paragens. Não tínhamos um rumo, só fomos subindo, subindo…

Explorando as montanhas de Montagu

Subindo…

Montagu

Encontramos silêncio

Encontramos silêncio. Muito. Havia bastante, um bocado de silêncio, silêncio em abundância. Jorrando! Eu gosto do silêncio, ele me atrai, me enfeitiça, me deixa em estado de harmonia interna. É como se o mundo fizesse uma pausa.

Nessa suspensão momentânea e aparente de tempo, posso perceber os movimentos do lugar, sabe? Costuma ser tão, tão intenso!

Havia silêncio em abundância

Parei: ver, escutar, sentir

Para mim, uma paisagem fabulosa!

Leo nas montanhas de Montagu

Sentei, porque assim, sei apreciar melhor

Parei. Sentei. Olhei a cidade aos meus pés, cercada por tantas montanhas. Tão pequenina! Que segredos ela escondia, eu pensei. A história sul africana não foi fácil: terra subjugada por holandeses, ingleses…

Dominada pelo absurdo e sem sentido apartheid…

Fechei os olhos. Senti. Escutei. Os sussurros da natureza. Aquele lugar tem força! Potência, foi o que enxerguei. Eu, ali, imersa, fazendo parte daquela paisagem fabulosa! Sensações enfáticas!

Vivenciei aquele intervalo do tempo, aquele hiato, devagar, muito devagar. Até minha respiração fluiu diferente, ficando quase imperceptível. Há ritmo no sentir, no perceber… existe um tempo muito particular para tudo isso acontecer.

Sentindo. Devagar.

Temperatura amena

A temperatura estava amena nessa tarde em que exploramos as montanhas de Montagu. Tinha uma brisa fresca. Ainda assim, percebi gotículas de suor se formando em minha pele.

A natureza exigia esforço de mim.

Olhei firme nos olhos daquele pedaço de mundo. Me vi absolutamente capturada. Notei então, fragmentos de minha alma se despegando, lentamente, voando e se misturando às montanhas de Montagu. Nunca mais voltaram. Uma parte de mim, portanto, segue por lá.

Eu estava quietamente feliz.

Feliz, quietamente feliz

Leo imerso na paisagem

Faço parte das montanhas de Montagu

Descemos

Voltamos. Fomos descendo, escorregando aqui e acolá, nas pedras soltas do caminho. Chegamos numa estrada, em obras, sendo ampliada. Carros passavam eventualmente, em fila indiana, porque a estrada abria e fechava.

Caminhamos por ela, em meio a pedregulhos, cercados por um mar de montanhas. Fiquei pensando: será que daqui um par de anos, Montagu estará muito diferente?!

A cidade que eu conheci não me pareceu muito distinta, em estrutura, daquela que eu vi em fotos antigas nos museus que visitei naquela mesma manhã. Um lugar que anda em seu próprio ritmo, e não no compasso do mundo.

Começando a descer

Explorar o mundo com Leo tem um sabor muito melhor

Descemos as montanhas e caímos na estrada

Textura das montanhas de Montagu

Aproveitando a estrada em construção para perambular entre as montanhas

Andarilha

As montanhas de Montagu na África do Sul #viagem

Carros passando na estrada em construção

Ah! O céu, as montanhas, as cores…

O tempo passou num espaço de um suspiro. Logo o céu começou a mudar suas cores, as luzes naturais já não eram as mesmas. Não demorou muito e presenciamos mais uma vez o espetacular, intenso pôr do sol.

Explorar as montanhas de Montagu foi uma dessas coisas banais que nós fazemos, mas que nos deixam em estado de muita alegria e prazer.

P.S. o que nós fizemos não foi uma trilha, então não utilizamos nenhum equipamento especial. Apesar de não ter um caminho marcado, não foi muito difícil subir aquelas pequeninas montanhas. Usamos nossas roupas urbanas, as mesmas já gastas e várias vezes utilizadas naquela viagem.

Aliás, em outras também, porque somos mesmo minimalistas.

No dia seguinte, seguimos viagem pela África do Sul. Próximo destino: Mossel Bay! Era hora de ver mais uma vez o mar africano.

As montanhas de Montagu na África do Sul #viagem

Já era fim de tarde e o céu começava suavemente a mudar de cor

Nós esperamos pacientemente por mais um espetáculo da natureza africana

Quer conhecer saber o que mais vimos pelas estradas sul africanas?!

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

O que eu vi pelas estradas da África do Sul

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

As montanhas de Montagu na África do Sul #viagem              As montanhas de Montagu na África do Sul #viagem

Clique em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra para que as montanhas de Montagu na África do Sul fiquem guardadas em seu perfil no  Pinterest de modo que você possa ler e reler tantas e quantas vezes quiser. 🙂
Além disso, para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

As montanhas de Montagu na África do Sul

Por fim, se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre montanhas de Montagu na África do Sul e de como foi a experiência de a visitar, decerto gostará de compartilhar em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo

By |2021-02-15T13:10:10+00:0026/01/2021|Categories: África do Sul, Cidade do Cabo, Montagu|Tags: |0 Comentários