Chicago é uma cidade bem urbana, onde muitas camadas de história, arquitetura e arte se sobrepõe, sendo esta uma das cidades americanas mais interessantes que eu já visitei. Para tornar os cenários desta Chicago ainda mais sensacionais, ela é arborizada e possui muitos parques urbanos como o famoso Millennium Park.
Chicago carrega em suas entranhas muita criatividade e originalidade. Cheia de personalidade, os contrastes estão em toda parte e, curiosamente, em absoluta consonância entre si. Talvez por isso mesmo, ela seja tão apaixonante!
A história do Millennium Park
Inaugurado em 2004, o parque possui cerca de 100 mil m² e está situado dentro do Grant Park. Bonito, ele possui muitos expressivos personagens, que mostram um pouco (ou muito) da alma artística e verde de Chicago. Ademais, do Millennium Park avistamos paisagens extraordinárias, inesquecíveis!
Nem sempre foi assim! Onde hoje está este bonito espaço público, era um local feio, desprezado e ignorado pelos moradores. Durante o século XX chegou a ser usado pela ferrovia com fins variados, destoando completamente do resto do Grant Park, que já era arborizado e carregado de beleza.
Os personagens mais famosos do Millennium Park
Dois dos personagens mais famosos e disputados do Millennium Park são o Feijão (the Bean), uma obra de arte cheia de criatividade e a Crown Fountain, duas torres que mostram alternadamente rostos de moradores de Chicago cuspindo água. Turistas e moradores costumam passear entre eles e tanto um quanto outro rendem ótimas fotos!
O Millennium Park, contudo, possui outras belas e atraentes estruturas.
A Wrigley Square e o Millennium Monument

A bonita e sossegada Wrigley Square

O Millennium Monument: passado e presente unidos
Ao contrário da ruidosa e lotada área onde estão o Feijão e a fonte, a Wrigley Square é um poço de sossego na agitada Chicago. O tempo ali é outro, lento, gira com mais tranquilidade. Aí, na praça Wrigley, está situado o Millennium Monument, que presta uma homenagem aos fundadores e patrocinadores do Millennium Park.
Uma estrutura circular, com colunas onde estão escritos os nomes daqueles que ajudaram na construção do parque urbano e uma fonte no centro. Uma réplica da anterior que havia por aqui entre 1917 e 1953. O presente que não se esquece ou despreza seu passado. Pois, Chicago sob meu olhar de visitante é bem isso, o antigo e o atual caminhando juntos, formando diversas e (quase sempre) harmônicas camadas.
Menos turística, moradores de entregam ao ócio e à preguiça, a um bom jogar de conversa fora, sem medo ou dor na consciência. Se entregam ao prazer de estar ao ar livre, em contato com a natureza, sendo parte dela.
O Jay Pritzker Pavillion

O maravilhoso Jay Pritzker Pavillion

O Jay Pritzker Pavillion: criatividade, beleza e funcionalidade

Ensaio de coral no Jay Pritzker Pavillion
O Jay Pritzker Pavillion, junto com a Crown Fountain, são meus dois locais favoritos no Millennium Park, onde gastei a maior parte de meu tempo naquela tarde em que visitei o parque. O pavilhão, um emaranhado de fitas de aço inoxidável, é pura arte engenhosa. Vista de longe, para tentar capturar todas as suas nuances, temos a noção do quanto ele é extraordinário.
Possui capacidade para 11.000 pessoas.
Quando lá estivemos, um coral estava ensaiando. Magnífico! Música de excelente qualidade, de graça, ao ar livre, num fim de tarde em Chicago?! O que mais eu poderia desejar?! Nada e por isso mesmo, ficamos por ali, absortos pelo espetáculo.
A BP Bridge

A BP Bridge – linda

A BP Bridge e os belos cenários de Chicago

Paisagens urbanas espetaculares

A BP Bridge é bonita vista por fora e por dentro
Outra estrutura sensacional que faz parte do Millennium Park é a BP Bridge. Eu adoro pontes, gosto de cidades que tem muitas delas, que variam de estilos e tempos. Esta, é uma das mais bonitas e modernas que já atravessei. Ela cruza a Columbus Drive e vale passar um tempo observando o trânsito de Chicago, um paradoxo em relação à tranquilidade do parque.
A meia maratona que Leo havia corrido uns dias antes de minha chegada – Chicago Spring Half Marathon – passou por ai. Além disso, os mais bonitos cenários do parque são vistos desde a ponte, sendo ela um espetáculo por si só: tanto por dentro quanto observada de fora.

A BP Bridge com suas placas de aço escovado e linda curvatura

A BP Bridge passando por cima da Columbus Drive

A Columbus Drive por onde passou a meia maratona
A ponte foi construída por Frank Gehry, o mesmo arquiteto do Jay Pritzker Pavillion e na verdade, as duas estruturas se complementam. Feita com painéis de aço inoxidável seu bonito design cheio de curvas impede que o som que vem da rua, do trânsito intenso de carros, atrapalhe a acústica do pavilhão, criando uma barreira. Não é fantástico?!
Mais um pouco do Millennium Park

O o Laurie Garden e a linda arquitetura de Chicago

O Laurie Garden, o traçado do Jay Pritzker Pavillion e a maravilhosa arquitetura moderna de Chicago

O Laurie Garden com seu forte ecossistema

Pistas de minigolfe e muito verde
O Millennium Park tem ainda o maravilhoso jardim intitulado Laurie Garden, que abriga mais de 1800 gramas nativas da América do Norte, além de muitas flores. Uma festa para os diversos pássaros, abelhas, inúmeros insetos que habitam o jardim e seres humanos que por ali perambulam. Ecossistema forte e bonito de ver.
Há também pistas de minigolfe e no verão acontecem práticas abertas de yoga, shows de variados estilos, incluindo apresentações da orquestra sinfônica do Grant Park. Tanto a largada quanto a chegada da corrida de rua Rock ‘n’ Roll Half Marathon acontecem aqui, no Millennium Park.
Para concluir, quero mencionar os quatro Exelon Pavillion, enormes cubos negros que geram eletricidade a partir da energia solar comprovando a alcunha de Chicago como a cidade verde. Para mim, faz todo o sentido!

O Millennium Park de Chicago
Quer saber como foi voar para Chicago com a American Airlines?! Então clica nos links bem aqui abaixo!
Chegando em Chicago com a American Airlines
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Trip Advisor

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
O maravilhoso Millennium Park em Chicago
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer comigo o Millennium Park em Chicago, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Que legal! Chicago é um dos lugares que mais to querendo conhecer ultimamente então já vou ler todos os seus posts de lá!
Fernanda… eu adorei Chicago! Ela tornou-se uma das minhas cidades favoritas no país. Ela não tem nada demais e ao mesmo tem tudo! 🙂
Amamos o MILLENNIUM Park, realmente pode ser considerado o espetacular PARQUE urbano de CHICAGO. Nunca vimos tanta beleza em um unico lugar.
oi Euclides… nós por aqui também adoramos. Para mim, um dos parques públicos mais interessantes que já visitei! 🙂 Mais até que o Central Park em Nova York. 🙂
Com certeza Chicago estará no meu próximo roteiro nos EUA. Obrigada por compartilhar dicas e fotos belíssimas sobre o parque. Linda também a ponte de Frank Gehry.
Eu gostei de Chicago de uma maneira que não esperava. 🙂 Faz bem em incluir em seu roteiro! 🙂 bj
Adorei a dica de Chicago. Vou passar por lá em março e to anotando todas suas dicas! Obrigada por compartilhar
Que massa! Chicago é sensacional! 🙂
Bem bonito esse Millennium Park. Parece meio futurístico né… bem moderno e bem cuidado. Quando for a Chicago vou incluir no meu roteiro.
Inclua sim, Ana e não irá se arrepender. 🙂