O funcionamento do METRÔ de BUENOS Aires e outros meios de TRANSPORTE para circular na cidade

Criado em 1913, o metrô de Buenos Aires, conhecido como subte (abreviação de subterrâneo), é o mais antigo da América Latina. Possui 6 linhas, divididas por cores e combinadas entre si. O metrô cobre boa parte da cidade e funciona muito bem.

Além disso, é fácil entendê-lo e os bilhetes são baratos.

O mapa do metrô de Buenos Aires

Mapa do metrô de Buenos Aires

Em nossos dias na capital argentina nós usamos 4 dessas 6 linhas e nos deslocamos em horários distintos. Pegamos momentos vazios, onde pudemos ir sentados, e momentos em que os vagões estavam absolutamente lotados.

As estações do metrô de Buenos Aires

Linha azul escuro – C

Linha amarela – H

Passamos por estações modernas, antigas, algumas com belos azulejos contando histórias locais e outras com música ao vivo.

Durante os trajetos, artistas e vendedores entravam e saíam dos vagões e uma coisa me chamou a atenção: sempre havia algum passageiro para contribuir de alguma maneira: comprando alguma buginganga, colocando um troco no chapéu que circulava após uma apresentação ou simplesmente aplaudindo.

De uma maneira geral, achei o metrô de Buenos Aires limpo.

Como funciona o metrô de Buenos Aires

Metrô de Buenos Aires

Local nos guichês para inserir os cartões a serem carregados

Catracas: basta colocar o cartão sobre o leitor

Em primeiro lugar é necessário comprar um cartão que custa $25 pesos, mais ou menos R$5 reais, a tarjeta SUBE, que serve também para ônibus e trem.

A partir daí é só ir carregando e utilizando. Como um cartão serve para mais de uma pessoa, Léo e eu adquirimos apenas 1.

Compramos em uma das estações de metrô, no guichê, e foi super simples. Como não sabíamos como seriam nossos dias e nem quando usaríamos o metrô, carregávamos sempre o valor equivalente a dois bilhetes: um para cada um de nós. O fizemos sempre nos guichês das estações que quase nunca tinham fila.

Basta pedir para a atendente o número de bilhetes desejados, inserir o cartão no local apropriado e quando vir a mensagem de ok, retirar. Pagamos sempre em dinheiro.

Há kioskos (quiosques) espalhados pela cidade que também vendem o cartão.

Para usar, basta aproximá-lo do leitor na catraca e quando acender e luz verde, passar. No ônibus também tem um leitor ótico.

Valores:

Número de viagens               Valor da passagem

1 a 20                                        $ 7,50

21 a 30                                      $ 6,00

31 a 40                                       $ 5,25

41 ou mais                                  $ 4,50

Horários de cada estação:Metrô de Buenos Aires

Informações adicionais

Os ônibus de Buenos Aires

É interessante tomar cuidado com os pertences durante as viagens nos transportes públicos para evitar furtos.

Os ônibus em Buenos Aires são enfeitados, tem uma pegada retrô bem interessante e o 130, no que andamos, era novinho e estava limpo. Foi uma viagem bacana porque pudemos ir apreciando a cidade, coisa impossível no metrô, mas em compensação a viagem era muito mais longa.

Utilizamos Uber também: eles chegaram rapidamente, os motoristas foram muito simpáticos e as viagens custaram em média 100 pesos. O mais caro foi para o aeroporto Buenos Aires-Ezeiza (em horário sem trânsito) que custou o equivalente a R$85,00 ou US$27. Tivemos sempre a opção, no momento do pedido, de pagar em dinheiro ou no cartão de crédito.

Outra maneira de circular por Buenos Aires é nos ônibus turísticos. Eu não usei este meio de transporte, mas as meninas do Estrangeira usaram e abusaram dele e contam como foi esta experiência, além de mostrar como funciona o ônibus turístico em Buenos Aires.

Quer saber como é pousar no aeroporto de Buenos Aires-Ezeiza?! Então, por favor, clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Pousando em Buenos Aires

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Saiba como usar o metrô de Buenos Aires, capital da Argentina: é fácil, prático e barato. Conheça também outras maneiras de se deslocar por esta bela cidade. #buenosaires #argentina #metro #meiodetransporte #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo              Saiba como usar o metrô de Buenos Aires, capital da Argentina: é fácil, prático e barato. Conheça também outras maneiras de se deslocar por esta bela cidade. #buenosaires #argentina #metro #meiodetransporte #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrametrô de Buenos Aires, Argentina e outros meios de transporte ficarão guardados em seu perfil no Pinterest 🙂

O metrô de Buenos Aires, Argentina

Se você, meu caro viajante, gostou de saber como funciona o Metrô de Buenos Aires, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

By |2018-08-06T14:51:04+00:0020/09/2017|Categories: Américas, Argentina|Tags: |8 Comentários

1. Aline DP 20/09/2017 em 20:55 - Responder

Que vergonha q estou de mim. Fui a Bs As e não utilizei o metro! 🙁

• Analuiza Carvalho 21/09/2017 em 07:48 - Responder

Pois então, Aline, para mim, esta é a melhor forma de nos deslocarmos em Buenos Aires: de metrô! 🙂 bj

2. Jair Prandi 29/11/2017 em 18:40 - Responder

Ótimas dicas. Tivemos uma passagem rápida pela cidade (apenas 1 dia) e resolvemos contratar um carro com motorista para conhecer o máximo de lugares em pouco tempo, mas se tivéssemos mais tempo, com certeza usaríamos o metrô.

• Analuiza Carvalho 29/11/2017 em 20:59 - Responder

oi Jair… para mim, que já estive na cidade algumas vezes, a melhor maneira de deslocamento ainda é o metrô. 🙂 bjs

3. Juliana Moreti 21/12/2017 em 09:03 - Responder

Adorei a pegada Retro!
    hahahahahahaha
    Otimas dicas!!!!
    Acho que BsAs foi a ùnica cidade no mundo (exceto SP, claro) que eu peguei ônibus, metro e taxi! Sò não peguei Uber porque na época não existia!
    😉

• Analuiza Carvalho 21/12/2017 em 12:39 - Responder

oi Ju… então… desta vez peguei metrô, busão, taxi e Uber!!! rsrsr Todos eles funcionaram muito bem, embora o ônibus tenha dado uma volta inteira no fim do mundo!!! rsrsrrs bjuuusss

4. Aline Rodrigues 04/08/2018 em 15:08 - Responder

Ótimo post, Analuiza! Andar de transporte público é sempre minha preferência, porque posso vivenciar ainda mais o local!

• Analuiza Carvalho 05/08/2018 em 10:08 - Responder

Concordo Aline… observar o desenrolar do cotidiano local, nos misturarmos às pessoas nos dizem muito sobre um lugar! 🙂 Eu gosto bastante!