MERCADOS em MADRI na Espanha – ALMA e cenário

Madri e seus mercados. São muitos os mercados de Madri, variados, animados, diversos e quase sempre cheios de muita gente. Alguns são bons para comprar frutas, verduras, outros oferecem produtos diversos, mas especialmente os mercados madrileños são bons para um café, almoço happy hour, jantar… Para ver pessoas, conhecer pessoas, estar entre pessoas, enfim, socializar em torno de vinhos, cervejas, tapas…

Os mercados de Madri fazem parte do cenário urbano local, da vida cotidiana da cidade. De muitos tamanhos, estruturas e estilos, cada um deles carrega um pedaço da alma madrileña: Fernando, Miguel, Antón, Idelfonso…

Mercado de San Miguel

Dentre todos os mercados de Madri, possivelmente San Miguel é o mais bonito deles. Costuma ser também o queridinho dos turistas que visitam a cidade. Com mais de 100 anos, todo de vidro, num ambiente único, eu estive por aí muitas vezes. Um mercado que costuma estar lotado, bem do jeito que eu não gosto!

Detesto lugar apertado e multidão! Por isso, nunca fiquei no San Miguel.

Uma manhã de sábado, entretanto, verão, por volta de 11 horas, estávamos pela região, San Miguel ainda estava meio vazio, os quiosques ainda em preparação para receber os comensais. Resolvemos entrar para conseguir ver sua estrutura interna, sem tanta gente por lá. Tomamos um café e quando o mercado começou a encher de gente, partimos.

Endereço: Plaza de San Miguel, S/N. Para mais informações, acesse: Mercado de San Miguel.

O Mercado de San Miguel em Madri

O Mercado de San Miguel em destaque e detalhes

Um pedaço do interior do Marcado de San Miguel

Um café sempre cai bem

Mercado de San Fernando

Acho que de todos os mercados de Madri que nós visitamos, o Mercado de San Fernando é mais informal deles. As obras de construção do mercado tiveram início após a guerra civil. Foi inaugurado em 1944. Seu desenho possui uma praça central, onde estão algumas poucas mesas, totalmente tomadas quando aí estivemos, e corredores simulando ruas. Com a iluminação tinha-se a ideia de criar uma atmosfera de mercado de rua, mas confortável e protegido das intempéries da natureza.

Passamos por ali num sábado, onde almoçamos.

O lugar estava cheio de gente, mas não lotado. Foi possível circular pelos corredores, escolhendo um dos muitos quiosques para comermos. Decidimos por um que servia arroz (paella), chamado Arroces Tribulete. Ele fica no quiosque 41.

Eu escolhi o de verduras. Leo, Jorge e Nilda o de carnes variadas. Para acompanhar um vinho da casa.

Tudo estava apenas ok, nada de sabores ou texturas marcantes, mas preciso dizer que apesar de adorar paella, prefiro as que comi na Cataluña e Valência. Não tenho apreço pelas feitas na região de Madri, uma questão de paladar, ou talvez apenas não tenha tido sorte.

A maioria dos madrilenos que estava ali, estava de tapas. Sem mesas disponíveis, saímos de prato e taça na mão, em busca de um lugarzinho para almoçarmos. Encontramos um banquinho e nos aboletamos ali mesmo.

O Mercado de San Fernando fica na Calle Embajadores 41. Acesse o site para conferir os horários, pois eles são variados , além de ver outras informações: Mercado de San Fernando.

Mercado de San Fernando

A gente se aboleta em qualquer canto mesmo

Dois pratos de arroz (paella), vinho e cerveja

Mercado San Antón

Disparado este é meu mercado favorito de todos os mercados de Madri que eu conheço. Mais intimista, mas também com menos alma (talvez seu único defeito), ele possui três andares. No superior, existe um restaurante com uma varanda super disputada. No segundo piso, quiosques com tapas. Aí reside, minha atração. Gosto do ato de “tapear” ou petiscar como dizemos por estes lados, mas sem multidões.

Traduzo tapas como pequenas porções, muitos sabores.

Em formato quadrado, o Marcado de San Antón possui mesas ao redor do espaço vazado, de onde temos uma vista de todo o interior do mercado. Sempre que o visitamos havia movimento moderado de pessoas locais. Turistas, só mesmo nós.

Fomos duas vezes, uma vez no início da tarde, durante uma conexão a caminho de Moscou, onde almoçamos tapas e outra num happy hour durante nossa estada mais recente na cidade. Em ambas as ocasiões, nós passamos muito bem por lá. Nesta segunda vez ainda comprei frutas para levar para o hotel. Estavam ótimas.

Endereço: C/ de Augusto Figueroa, 24. Para mais informações acesse: Mercado de San Antón

Mercado de San Antón

O interior do Mercado de San Antón

Tapas para todos os gostos

Mercado de San Idelfonso

Localizado numa de minhas regiões favoritas de Madri, Fuencarral, o Mercado de San Idelfonso pode passar despercebido aos transeuntes desavisados por conta do burburinho local. Como ficamos hospedados por ali, em nossa segunda visita à capital espanhola, ele chamou nossa atenção.

Contudo, entretanto, eu terminei não explorando nenhum dos três pisos de San Idelfonso. A razão foi o Guttes, o quiosque com ótimas opções de sanduíches veganos. Para uma cidade péssima para vegetarianos como Madri, o Guttes foi um oásis de salvação para mim. Então, chegava, me aboletava na mesa em frente e esperava por meu pedido.

Apertadinho e barulhento, eu acho o San Idelfonso a cara de Madri.

Endereço: Calle Fuencarral, 57. Para maiores informações acesse: Mercado de San Idelfonso

A entrada do Mercado de San Idelfonso – ele cresce mais para dentro

Guttes com ótimas opções de sanduíches – veganos e não veganos

Gourmet Experience

O Corte Inglês é uma loja de departamento super tradicional na Espanha. Agora eles tem o que denominam Gourmet Experience. O mais sofisticado de todos os mercados de Madri que visitamos, mas carregando a informalidade típica da capital da Espanha. O principal diferencial desta experiência?! A vista incrível que temos da Gran Vía.

Claro que o espaço que permite ver a cidade do alto é muito disputado, mas em todas as vezes em que visitamos o lugar – sempre para um happy hour – com paciência encontramos uma mesa.

O Gourmet Experience abriga inúmeros quiosques com variedade de tapas e comidas de todo tipo. Cada um deles possui seu próprio espaço com mesas e cadeiras, para quem não se interessar pelo espaço compartilhado que nos permite ver Madri do alto.

É possível escolher dentre os ótimos vinhos da mercearia que vende com produtos de muita qualidade e com variedade, ou no quiosque adega.

Endereço – último piso do El Corte Inglés Callao. Para mais informações acesse: Gourmet Experience

A vista da Gran Via desde o Gourmet Experience

A área compartilhada de onde temos vista para a cidade

O interior do Gourmet Experience de Madri

A mercearia do Gourmet Experience

El Rastro

O melhor mercado de pulgas que eu já visitei em minhas andanças por aí é o Rastro. Ótimas opções de objetos variados e de qualidade, mesmo para não consumidores como eu. Fica lotado, mas vale sim uma visita… Esta é uma opinião baseada na experiência que tive em minha primeira visita a Madri, em 2011. Não sei se mudou muito desde então…

Visite, caro viajante, e volte aqui para me contar como está El Rastro nos dias de hoje.

El Rastro

El Rastro em Madri acontece aos domingos

Quer conhecer outros mercados na Europa, mas de formatos e propostas completamente diferentes dos Mercados de Madri?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Mercados da Suíça

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Mercados de Madri: variados e maravilhosos - #espanha #madri #espiandopelomundomadri #viagem             Mercados de Madri: variados e maravilhosos - #espanha #madri #espiandopelomundomadri #viagem

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraOs Mercados de Madri ficarão guardados em seu perfil no  Pinterest🙂

Os Mercados de Madri

Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre os Mercados de Madri, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

By |2019-11-05T20:31:01+00:0007/10/2019|Categories: Espanha, Europa, Madri|Tags: |10 Comentários

1. ana paula 07/11/2019 em 13:29 - Responder

Gostei muito dessa lista de os mercados de Madri, todos parecem ser bem interessantes!

• Analuiza Carvalho 07/11/2019 em 14:22 - Responder

Aí vai mesmo de gosto. Cada um desses Mercados de Madri, à sua maneira tem seu atrativo. Para cada visitante, uns agradam outros não.

2. Josiane Bravo 07/11/2019 em 21:08 - Responder

Adoro visitar mercados. Ótima oportunidade de encontrar comidinhas típicas do local (e muitas vezes barato).
    Ah, e adorei a vista panorâmica da Gran Via.Que charme dessa esquina que fotografou 🙂
    Abraços

• Analuiza Carvalho 08/11/2019 em 13:46 - Responder

Verdade… geralmente os mercados são lugares ótimos para vivermos a cultura local, incluindo aí a descoberta da gastronomia. A vista da Gran Via é mesmo um diferencial do Gourmet Experience. 🙂

3. Sul Mendes 08/11/2019 em 08:17 - Responder

Que delícia esse seu post. Adoro visitar mercados. Já vi que preciso voltar a Madri pois só visitei dois dessa lista , o San Miguel e San Fernando. Já tenho um bom motivo p voltar.

• Analuiza Carvalho 08/11/2019 em 13:49 - Responder

Eu também adoro um bom mercado e os de Madri tem muita alma mesmo! Concordo: tem mais algumas ótimas desculpas para voltar à capital espanhola. 🙂

4. Fernanda 11/11/2019 em 14:47 - Responder

Adorei o post! PRECISO voltar pra Madri pq faz tanto tempo q fui q os mercados lá nem estavam bonitinhos assim, reformados e tal. E tb não tinha essa moda de visitar mercados pelo mundo hahaha,,, gente, já tá fazendo 15 anos q fui! socorro!

• Analuiza Carvalho 11/11/2019 em 16:01 - Responder

oi Fernando… fico bem feliz que tenha gostado do texto! 🙂 Já estive em Madri três vezes ao longo de quase 10 anos. A cada viagem conheci um ou dois deles e cada um à sua maneira, tem sua alma! 🙂 Volte sim! bjs

5. Edson Amorina Jr 12/11/2019 em 05:11 - Responder

Acho que desses eu só fui no Mercado de San Idelfonso e gostei bastante. De qualquer maneira adoramos a comida espanhola, parece que todo lugar que a gente ia, era delicioso. Muito boas dicas de Madrid.

• Analuiza Carvalho 12/11/2019 em 09:04 - Responder

oi Edson… já eu nunca fui muito fã da comida de Madri. Mesmo na época em que não era vegetariana, sofria porque para o meu paladar ela é pesada, gordurosa e sem sabor. Mas, gosto da atmosfera dos mercados e da possibilidade de encontrar comida que fuja um pouco desta tríade que mencionei. 🙂