Um mercado bonito e triste. Foi isso que encontramos no Mercado Municipal de Évora, em Portugal. Estivemos ali mais de uma vez, em horários distintos durante nossos poucos dias na cidade e a impressão não se desfez. Uma pena, porque ele possui uma ótima estrutura renovada.
A primeira vez que o visitamos foi quando saímos do Palácio Barahona. Passamos em frente ao mercado e como estava um dia chuvoso e nós gostamos muito de fuçar os produtos que são vendidos neste tipo de lugar, resolvemos entrar.

A entrada do Mercado Municipal de Évora em Portugal

Um dia chuvoso na bela Évora
O interior do Mercado Municipal de Évora
A maioria dos boxes estava fechado e não havia clientes, curiosos ou transeuntes, além de nós dois. O lugar estava quieto e quase silencioso. Encontramos umas poucas lojas abertas de frutas e doces. Produtos bem atraentes, mas não compramos nada.
Raramente compramos alguma coisa. Gostamos mais de olhar.

O interior do Mercado Municipal de Évora: muitos boxes fechados

O interior do Mercado Municipal de Évora: vazio e silencioso
Onde está o Mercado Municipal de Évora
O Mercado Municipal de Évora está situado na Praça 1° de Maio, bem próximo a dois lugares muito clássicos e turísticos da cidade: o deliciosa e romântico Passeio Público e a Igreja de São Francisco com sua inusitada e mui famosa e visitada Capela dos Ossos.
Por sua excelente localização, passamos por aí um sem par de vezes e sempre entrávamos para dar uma espiada e continuamente o encontramos do mesmo modo: triste, vazio, com a maioria dos boxes fechados, com apenas uns poucos abertos.
Curioso, pois via de regra, mercados são lugares de muito burburinho e aromas múltiplos, cores variadas e ruídos intensos. O pequeno mercado fechado de Évora, cheio de vida e cheiros, gente e barulho deve ser um lugar deliciosamente atraente e gostoso de passear.
Café da manhã no Mercado Municipal de Évora
Um dia, resolvemos tomar café da manhã lá. Nem sei dizer a razão desta decisão. Escolhemos um canto cujo nome já não me cabe na memória e se perdeu em meio ao tempo e outros tantos caminhos percorridos pelo mundo. Entramos apenas pelo movimento que vimos ali, por ter alguma vida e por seu aspecto. O lugar era pequenino, mas tinha mesas e um balcão, parecendo uma mercearia. Tinha aquela cara portuguesa bagunçada de quem existe há mil anos e vai colecionando memórias em forma de coisas.
Era cedo, e além de nós um sem número de senhores e senhoras de muitos anos de vida, andavam por ali, bebendo um cafezinho, jogando conversa fora. Isso nos atraiu. Pedimos pão com queijo e café puro porquê de simplicidade nós amamos e do café que se tira em Portugal, eu tiro o chapéu que eventualmente eu uso.

Um lugar com cara de muito antigo onde memórias são coisas e coisas são memórias

Informação para todo lado

Café da manhã no Mercado Municipal de Évora

Simples e simpático: os clientes estavam todos de pé, pendurados no balcão ou no corredor do mercado com seus muitos anos de vida
Depois disso, ainda passamos no quiosque do Seu Joaquim Garcia para um doce, pois estes doces portugueses foram meu pecado e minha perdição na terra dos nossos colonizadores, porque eles caem bem a qualquer hora e instante, o tempo inteiro. Única viagem em que fiz na vida que voltei para casa com muitos quilos a mais, tão redondinha que nem sabia mais quem era aquela diante do espelho.

Um doce no quiosque Seu Joaquim
Assim que, apesar de não ter encontrado no Mercado Municipal de Évora aquilo que esperava ser típico de um mercado, o que ficou de lembrança foi uma refeição simples e agradável, num lugar sossegado, escutando o conversê do povo antigo da terra.
Se você estiver passeando pela linda cidade portuguesa de Évora dê uma passada no seu Mercado Municipal. Ou duas, três, infinitas… Entre lá e volte aqui para me contar o que você viu e viveu por lá. Ele funciona de terça a domingo das 07:00 às 18:00.
Quer saber como chegamos em Évora?! Então clica no link bem aqui abaixo!
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram e Twitter e Trip Advisor

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Mercado Municipal de Évora, Portugal
Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre o Mercado Municipal de Évora em Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Olá Ana,
Tem razão, pena o mercado estar assim vazio, mas essas pessoas têm muitas histórias e vivências para partilhar, só para conversar com eles já valia a pena ir ao mercado. Faz tempo que não vou a Évora, é uma cidade linda! Abraço e boas viagens.
oi Filipe… foi uma experiência diferente encontrar o Mercado de Évora, assim vazio, quando mercados costumam ser cheios de burburinho. Com certeza, esta velha guarda tem histórias e ouvi-las são momentos inesquecíveis! 🙂