Em minha última estada em Montevidéu, eu visitei o Mercado Agrícola da cidade.
Mercados costumam ser lugares animados e democráticos, pois cabem em muitos gostos. Eu adoro olhar a variedade de frutas e verduras, além de conhecer um pouco da cultura local, especialmente a gastronômica.
O Mercado Agrícola de Montevidéu – MAM – tem proposta e estrutura completamente diferente do Mercado do Porto, situado na cidade velha, lugar que eu adoro, sendo o primeiro mais variado e diversificado nos produtos oferecidos. Além de ser mais estiloso também.
A trajetória do mercado

O interior Mercado Agrícola
O Mercado Agrícola existe desde 1866, quando então acontecia em uma praça onde eram comercializados os produtos que chegavam de todo o Uruguai.
A ideia de construir um novo mercado, fechado, com rígidas regras em relação a higiene, surgiu em 1903, mas o prédio só foi concluído dez anos depois, quando então passou a funcionar o novo Mercado Agrícola.
Foi ampliado e reformado inúmeras vezes ao longo de sua existência. Em 2006 passou por uma recuperação transformando-se então no Mercado Agrícola atual, sendo reinaugurado em 2013.
Por isso o passado e o presente são facilmente percebidos em sua arquitetura.
Sua fachada chamou especialmente a minha atenção: bela! O teto e o piso de pedras são também muito atraentes.
Eu achei este mercado montevideano puro charme. Estivemos lá em um fim de tarde de domingo e ele estava completamente lotado.
Variado e diverso

Mercado Agrícola – frutas e verduras
- Mercado Agrícola:
- produtos variados
Cerca de 100 comerciantes ocupam o local onde a variedade de produtos vendidos é enorme. De frutas e verduras frescas a sorvetes e chocolates, de presentes a cafés, passando por mercearias com produtos industrializados e especiais para diabéticos e celíacos. De cervejas a objetos de decoração e livros.
Isso sem falar na praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes.
Um café e um passeio
A primeira coisa que fizemos foi tomar um café no Palacio del Café. Não encontramos lugar para sentar, o que foi uma pena, então pedimos para llevar e o fomos bebendo enquanto caminhávamos pelo mercado. O atendimento foi super fofo e o café estava bom.
Andamos entre os boxes, olhando. Eu confesso que o fato de estar lotado me incomodou um pouco, mas não chegou a comprometer o passeio a este belo mercado, pois o espaço é amplo.
Para chegar e para sair do Mercado Agrícola, pegamos um táxi.
Quer saber mais sobre deslocamentos em Montevidéu?! Clique no link bem aqui abaixo:
Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo de 9:00 às 22:00
Endereço: José L. Terra 2220
Confesso que apesar de ter gostado bastante do Mercado Agrícola e querer almoçar por lá caso um dia eu volte a visitar Montevidéu, minha preferência ainda é pelo Mercado do Porto.
Vem espiar este mundão lindo comigo:
Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest
Deixar Um Comentário