O MAUSOLÉU de Lenin em MOSCOU: impressionante e MÓRBIDO

Lenin, o líder da Revolução Russa, que derrubou a monarquia e instalou o comunismo, nasceu em 1870, governando de 1917 a 1924, ano de sua morte. Seu corpo foi embalsamado e está exposto no chamado Mausoléu de Lenin, lugar que visitamos numa tarde chuvosa e fria do finzinho do verão moscovita.

Uma Moscou fria e chuvosa no finzinho do verão

O Mausoléu de Lenin em Moscou

Voltamos à Moscou depois de passearmos por outras cidades

A Praça Vermelha fria e chuvosa

Depois de três dias passeando por Moscou nós fomos conhecer outras cidades russas: São Petersburgo, Omsk e Tomsk, as duas últimas na Sibéria. Voltamos em seguida à capital russa para a última parte da viagem antes de retornarmos ao Brasil.

Encontramos Moscou fria e chuvosa, cinza. Bem diferente da cidade que deixamos para trás apenas alguns dias antes. Em compensação, a Praça Vermelha, que esteve fechada em nossos primeiros dias por lá quando chegamos ao país, estava finalmente aberta. A famosa praça foi o nosso destino naquela tarde com intuito de visitarmos o Mausoléu de Lenin.

Fila para visitar o Mausoléu de Lenin

O Mausoléu de Lenin em Moscou, Rússia

Quando lá chegamos, entramos na fila, posicionada ao lado do Museu Histórico do Estado, que não estava muito longa. Talvez a chuva que caía insistente sobre a cidade, tenha afastado os inúmeros turistas que costumam visitar o local.

Guardas sisudos e muito jovens controlavam o acesso ao Mausoléu de Lenin, liberando as pessoas aos poucos. Tudo muito organizado, mas a fila andava lentamente! Resistimos bravamente à chuva, sem a proteção de uma capa ou sombrinha, e ao frio que estava ficando desconcertante, sem uma roupa adequada.

Necrópole da Muralha do Kremlin

Na Necrópole da Muralha do Kremlin a caminho do Mauseléu de Lenin

A Necrópole da Muralha do Kremlin

A Necrópole da Muralha do Kremlin: bustos de líderes soviéticos

Necrópole da Muralha do Kremlin: Joseph Stálin

Durante o percurso até a entrada do mausoléu há bustos de antigos líderes soviéticos bem como de personalidades russas, a exemplo de Joseph Stálin, Iúri Andropov – chefe do serviço secreto soviético, a KGB, por 15 anos – e Iuri Gagárin, o cosmonauta. Estamos então na Necrópole da Muralha do Kremlin.

Os mortos na Revolução de 1917 foram os primeiros a serem enterrados na muralha. Em 1985 foi enterrada na muralha da sede do governo russo a última pessoa, o presidente Konstantin Chernenko. Neste momento, fotos são permitidas.

Assim como a maioria dos visitantes, não nos detivemos mais que alguns instantes na necrópole. Em primeiro lugar para não atrapalharmos o andamento da fila, segundo porque estávamos ansiosos para ver o Mausoléu de Lenin.

No Mausoléu de Lenin

Dentro do mausoléu entramos na fila indiana recém-formada e calmamente fomos avançando. Aqui, fotos não são permitidas e nem pensar em parar para olhar melhor o Lenin. Guardas garantem que não paremos e não voltemos. Tudo acontece muito rápido, mas é uma visita muito marcante. O ambiente criado concorre para isso!

O corpo do ditador embalsamado parece um boneco de cera, muito branco, muito pálido, em uma tumba de granito negro, com luzes que deixam a atmosfera com certo ar de morbidez, sinistro, sem ser necessariamente assustador.

Aquela imagem grudou em minha mente.

Informações adicionais

O Mausoléu de Lenin em Moscou

Moscou fria, chuvosa e cinza: linda

Entrada Gratuita.

Horário de funcionamento: Terça a Quinta e Sábados e Domingos – 10:00 às 13:00.

Quer conhecer outro local próximo à Praça Vermelha?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ A espetacular Catedral de São Basílio em Moscou

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O Mausoléu de Lenin em Moscou é impactante, mórbido, estranho. Ali está embalsamado o corpo do ex-líder soviético e está aberto à visitação. #moscou #russia #musoleudelenin #espiandopelomundo #viajantesempressa #destinos #viajar #loucosporviagem                O Mausoléu de Lenin em Moscou é impactante, mórbido, estranho. Ali está embalsamado o corpo do ex-líder soviético e está aberto à visitação. #moscou #russia #musoleudelenin #espiandopelomundo #viajantesempressa #destinos #viajar #loucosporviagem

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao Mausoléu de Lenin em Moscou, Rússia  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

O Mausoléu de Lenin em Moscou Rússia

Se você, meu caro viajante, gostou de saber o mausoléu de Lenin em Moscou na Rússia, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂

By |2018-05-12T13:15:45+00:0009/01/2015|Categories: Europa, Moscou, Rússia|Tags: |20 Comentários

1. Vítor 13/05/2018 em 10:32 - Responder

Pois é, quando fui havia uma fila enorme e não entrei , sei que é gratuito , mas o artigo está muito bom para quem não sabe…obrigada

• Analuiza Carvalho 13/05/2018 em 16:47 - Responder

oi Vítor, eu bem imaginei que dei sorte! 🙂 Dica: chegar cedo para tentar pegar menos fila. De qualquer modo, como não podemos parar, a fila anda lentamente, mas anda. 🙂 Obrigada!

2. Flavia Donohoe 13/05/2018 em 17:53 - Responder

Um passeio que me surpreendeu muito, aliás todo o complexo do Kremlin é incrível, quero muito voltar à Rússia e aproveitar mais e conhecer mais das igrejas! Bjos

• Analuiza Carvalho 13/05/2018 em 18:22 - Responder

oi Flavia… é um negócio esquisito, meio mórbido, mas para quem gosta de ver, sentir e entender as cidades, vale muito visitar o Mausoléu de Lenin. Eu também quero muito voltar à Rússia para conhecer outras cidades e museus! 🙂 bjs

3. Marcia Picorallo 13/05/2018 em 23:41 - Responder

Ana, ficar na fila com frio e chuva é sinal de que vocês queriam mesmo visitar o lugar. Não sei se teria a mesma disposição, mas parece que valeu a pena. abraços

• Analuiza Carvalho 14/05/2018 em 10:10 - Responder

oi Marcia… sim, foi isso mesmo! Lenin deu início ao comunismo e eu cresci durante a Guerra Fria então minha curiosidade era imensa. Ainda por cima, eu nunca tinha visto um corpo embalsamado. Para mim valeu enfrentar o frio e chuva! 🙂 bjs

4. Deisy Rodrigues 15/05/2018 em 01:24 - Responder

Apesar da chuva vocês realmente pegaram um fila menor, já vi fotos de filas gigantes que me assustaram, é um lugar bem interessante de se conhecer, tanto pelo importância pra Rússia como também pela cultural, mas realmente não deixa de ter aquela sensação de morbidez como todo mausoléu.

• Analuiza Carvalho 15/05/2018 em 07:37 - Responder

oi Deisy… pois é! Apesar desse sentido mórbido, (é um morto!) eu gostei de ter visitado, afinal eu estava diante de Lenin, que mudou os rumos das Rússia! Quantas vezes temos uma oportunidade como esta de voltar ao tempo?! 🙂 bjs

5. Renata Rocha Inforzato 17/05/2018 em 19:54 - Responder

Adoro essa sensação mórbida, rsrs. E você conseguiu, na sua narrativa, recriar toda essa atmosfera. Pena que não pode fotografar. É meio estranho fotografar um cadáver, mas é interesse bloguístico, rsrsrs.

• Analuiza Carvalho 18/05/2018 em 12:10 - Responder

AMEI o “interesse bloguístico”! rsrsr Totalmente a favor da liberdade de fotografar com intuito de compartilhar nos blogs e ajudar outros viajantes! 🙂 Fico feliz que tenha gostado da narrativa Renata! 🙂 bj

6. angela sant anna 18/05/2018 em 05:02 - Responder

ai fica a pergunta sera q ta embalsamado mesmo ou eh um bonecao de cera? tenho minhas duvidas se eh de verdade

7. Eloah Cristina 27/05/2018 em 14:07 - Responder

Hehehehe eu fujo destas experiências mórbidas, mas adorei a leitura rsrsrsrs

• Analuiza Carvalho 05/06/2018 em 11:43 - Responder

Eu sou curiosa Eloah… quero ver tudo de perto e saber que sensações e sentimentos me causam e fazer minha própria análise crítica dos fatos, pessoas e lugares! 🙂 bj

8. Camila Neves 27/05/2018 em 15:16 - Responder

Adorei o seu jeito de escrever! Tenebroso esse mausoleu, mas eu gostaria de conhecer 🙂

• Analuiza Carvalho 05/06/2018 em 11:56 - Responder

Oi Camila… que bom que gostou da maneira que escrevo! Eu acho que o Mausoléu de Lenin e um lugar interessante para se visitar em Moscou. Até porque faz parte da história do país. 🙂

9. Edson Amorina Jr 29/05/2018 em 06:57 - Responder

Bastante vontade de conhecer a Russia viu… vou esperar acabar com essa correria da Copa e planejar uma viagem. Seus posts estão bem legais

• Analuiza Carvalho 05/06/2018 em 11:42 - Responder

Obrigada Edson… fico feliz em saber que gosta. De verdade!! Quando passar a Copa, vá, e aproveite muito este país!!! 🙂 bj

10. Roberta Lan 29/05/2018 em 19:05 - Responder

Nossa, de graça? Eu não sabia! Já vai pra minha listinha!! 😀

• Analuiza Carvalho 05/06/2018 em 11:40 - Responder

Sim, Roberta… acho que justamente para que mais pessoas visitem um de seus históricos líderes. 🙂 bj