WORLD Marathon MAJORS – as seis grandes MARATONAS do mundo

World Marathon Majors, as seis grandes maratonas do mundo – Londres, Berlin, Boston, Chicago, Nova York e Tokyo. Conhecidas como Majors, elas são cobiçadas por muitos maratonistas ao redor do mundo. Correr as majors – qualquer uma delas – geralmente causa emoção, lágrimas e, claro, status entre corredores.

A seguir, as Majors por Leo, maratonista de alma com 11 maratonas corridas, concluídas, vencidas, sendo uma delas uma das majors.

Bom, eu sou fã!

As Maratonas e a World Marathon Majors

Acontecem maratonas no mundo todo.

Hoje – independente do dia em que você esteja lendo – deve estar acontecendo uma maratona em algum lugar do mundo.

Basta pesquisar na internet e você vai encontrar maratonas para todos os gostos. No frio, no calor, no nível do mar, na neve, subindo e/ou descendo montanhas, ao meio-dia, à meia-noite, etc., etc., etc.

Por exemplo: de cabeça, sei que existe maratona na Ilha de Páscoa, nas Ilhas Malvinas/Falklands, nas Bahamas, nos Polos Norte e Sul, no Deserto de Atacama, no Cairo, em Jerusalém e até em Omsk, cidade que eu só pensava existir naquele jogo War…

Claro que algumas maratonas que chamam mais atenção e público do que outras. Existem maratonas com 50.000 concluintes do mundo todo e maratonas com 800 corredores, sendo somente 5 estrangeiros. Eu, por acaso, corri ambas…

As maratonas das principais cidades do mundo costumam atrair grande número de corredores e torcedores, devido à possibilidade de correr por diversos cartões postais urbanos e aliar turismo de primeira qualidade.

O calendário é limitado, as melhores estações para correr são primavera e outono, as maratonas das grandes cidades podem ser agendadas para a mesma data e é impossível estar num mesmo dia em 2 lugares diferentes. Acho, então, que o organizador da maratona de Londres teve uma ideia…

Salvo engano, ele se reuniu com os organizadores das maratonas de Berlin, Boston, Chicago, Nova York e Tokyo e decidiu criar “World Marathon Majors”, uma competição com o grupo das principais maratonas do mundo. Mas principais porque?

Não tenho essa resposta. Porque Paris não foi incluída? Ou Barcelona? Amsterdam? Roma? Rio de Janeiro? Atenas?

O que eu sei é que, com isso, a imensa maioria dos corredores profissionais e amadores começou a priorizar as Majors. Além dos altos prêmios em dinheiro para os corredores profissionais, tornou-se símbolo de status corrê-las.

Não sei se o critério foi o interesse dos corredores, por que até outro dia era possível se inscrever nas maratonas de Berlin e Chicago sem necessidade de sorteio de vagas, algo imprescindível em Londres, Nova York e Tokyo há muitos anos.

Explico: devido à enorme procura, não há vagas para todos os corredores, então é necessário se inscrever num sorteio de vagas. Dizem alguns organizadores que esse limite é imposto pelas autoridades locais e pelos limites físicos, que não comportam número maior de corredores com segurança.

Atualmente, 5 Majors inscrevem pelo sistema de sorteio; Boston exige índice rígido de tempo, o que afasta muitos pretendentes.

Mas o certo é que as Majors atraem maratonistas do mundo todo cada vez mais. Quando então se criou uma medalha especial para quem completasse as 6 Majors, a procura virou loucura. E foi além: tem gente que corre as 6 maratonas num ano só!

Talvez o critério também tenha sido, além da procura, o calendário. Por que, como disse, é possível correr todas as 6 Majors num ano só. Claro que se você não for corredor profissional de elite – eles não se inscrevem, são convidados –, tem de ter muita sorte para ser sorteado para todas, mas nada que uma inscrição via agência de viagem oficial da prova não resolva… por que é possível comprar pacotes de viagens direto das operadoras oficiais sem ter de se inscrever nos sorteios de vagas.

Sei que, com certeza, um critério foi a certificação ouro da IAAF, concedida às maratonas que preenchem diversos requisitos, como medição oficial do percurso, número determinado de postos de hidratação, qualidade da estrutura, etc.

O que eu te digo é: correr uma Major é sensacional, correr todas as 6 deve ser histórico, mas não se limite a isso. O mundo é grande demais. Existem maratonas de excelente qualidade acontecendo quase todos os meses, nas quais você pode se inscrever sem depender de sorteio de vagas.

Aliás, essas maratonas estão se esforçando cada vez mais para atrair o público que não quer depender de sorteio. Por que, como o calendário é limitado, as provas têm de oferecer diferenciais: preço, estrutura, percurso, brindes, etc.

E outra: lá na corrida, quando você estiver correndo e seus pés parecerem pesados demais ou quando você estiver para completar a prova, não vai importar muito se você está em Omsk ou Nova York, correndo na frente da Sagrada Família de Barcelona ou nos campos perto de Padova, correndo pela Orla do Rio Douro ou numa avenida sob o sol de Medelin… você tem de se concentrar em você mesmo e esquecer do mundo exterior…

Por que 42K são 42K em qualquer lugar do mundo…

Tokyo, Japão

A primeira Major do ano (fevereiro) e a última a ingressar no seleto grupo. Existe desde 2007 e atrai mais de 300.000 inscritos para as cerca de 36.000 vagas.

Boston, EUA

Segunda maratona mais antiga do mundo – só perde para a maratona de Atenas.

É a maratona com maior número ininterrupto de realizações: ocorre desde 1897 e atualmente na terceira segunda-feira do mês de abril, um feriado. É uma das provas mais difíceis do mundo, considerando a quantidade de subidas e descidas, além do vento.

Exige índice de tempo para inscrição e o número de corredores costuma superar os 20.000.

Londres, Inglaterra

Desde 1981, atrai mais de 35.000 corredores no fim de abril. É uma das mais procuradas no mundo. Num determinado ano, as inscrições para o sorteio seriam encerradas quando houvesse 90.000 inscritos, o que aconteceu em apenas 9h.

No outro, era possível se inscrever durante 30 dias, o que gerou mais de 386.000 inscritos. Dentre os não escolhidos, já virou piada: li sobre pessoas que já se inscreveram mais de 10 vezes, mas nunca foram sorteadas.

Berlin, Alemanha

Ocorre desde 1974 em setembro. Dizem ser a maratona com melhores condições para recordes: fria e plana. Detém o atual recorde mundial: 2:02:57h em 2014. Prova com mais de 40.000 corredores.

Chicago, EUA

Ocorre desde 1977 em outubro e tem excelente estrutura. Já teve recordes mundiais e todo ano atrai cerca de 40.000 corredores.

Nova York, EUA

Dizem ser a Mãe de todas as Majors.

Ocorre desde 1970 no primeiro domingo de novembro e atualmente é a maratona com maior número de concluintes: mais de 50.000 maratonistas cruzam a linha de chegada, recebendo a denominação de maior maratona do mundo.

A prova não é fácil e a largada é em Staten Island, um dos 5 distritos de Nova York, no qual você chega de ferry boat ou ônibus.

Depois de 5 anos inscrito no sorteio, fui contemplado. Mas te garanto: aquilo não é uma maratona, mas uma festa de 42K.

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Quer sobre outras maratonas e corridas pelo Brasil e pelo mundo?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Quer correr comigo?

Existem seis grandes maratonas no mundo - World Marathon Majors. Vocês sabem quais são?! Elas são objeto de desejo e emoção entre muitos maratonistas. #quercorrercomigo #corridaderua #espiandopelomundo #viajantesempressa

 

Salvando a imagem ao lado as World Marathon Majors ficarão guardadas em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

 

World Marathon Majors

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer sobre as World Marathon Majors, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:05:01+00:0022/01/2018|Categories: Quer Correr Comigo?|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.