A LONG Street: a principal e mais INTERESSANTE rua da Cidade do CABO

Em minha opinião a alma da Cidade do Cabo na África do Sul reside na Long Street. Interessante, misturada, tranquila e boêmia, para mim este foi o lugar mais atraente de toda a cidade. Aí ficamos hospedados num hotelzinho simples, repleto de charme, fizemos várias refeições, observamos a dinâmica da rua, nos misturamos ao movimento e gastamos bons momentos de muita conversa mole aqui e acolá, com um e com outro.

Com mais de três séculos, a Long Street na Cidade do Cabo tem muitas histórias para contar.

A Long Street tem muitas histórias para contar

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

A Table Mountain avistada da Long Street

Visualmente atraente, a Long Street carrega muitas influências. A principal e mais famosa rua da cidade é margeada por uma arquitetura de aparências variadas. Ela é uma grande e deliciosa confusão estética. De estilo vitoriano, com belíssimas varandas em ferro, ela me confundiu um pouco, pois apesar de a África do Sul ter sido colônia britânica por muito tempo, eu não esperava encontrar uma influência tão ostensiva dos ingleses.

Os prédios nos levaram de volta ao início do século XIX, quando foram construídos. Encontramos também casas com um pouco menos de antiguidade, igualmente simpáticas, com uma aparência assim de “casa do interior do Brasil”. Há ainda prédios um pouco mais burocráticos e sem graça. Em uma de suas pontas avistamos a imponente e grandiosa Table Mountain.

Lojas e conversa

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

Lojas de artesanato pela Cidade do Cabo

Em todo canto da Long Street há imensas lojas de artesanato africano, enormes galpões onde pessoas de diversas partes do continente montam suas lojas e vendem seus produtos. No final, depois de entrar em muitas delas percebi que os itens se repetem, mas há muita coisa bacana, tipicamente africana. Há muitas lojas também que valorizam a cultura e o design locais: roupas coloridas, torsos e túnicas estavam orgulhosamente estampados nas vitrines.

Encontramos conversa, simpatia e muitas risadas em alguns destes lugares. Obrigada Rubi. Obrigada Martins.

Turistas e locais

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

Os guardas que cuidam da Long Street nos cumprimentavam com sorrisos

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

A Long Street com ares de tranquilidade

Apesar de ser turística, ali eu vi um pouco do desenrolar da vida capetonwniana. Os guardas que fazem a segurança da rua, sorriam, cumprimentavam e falavam alto entre si em um dialeto que desconheço.

Pessoas passavam com seus carrões zunindo, levando pedaços do meio-fio ao tentar estacionar (eles são muito ruins de baliza) ou caminhando em direção às cafeterias para um ótimo café da manhã. Durante a tarde amigos jogavam conversa fora nas calçadas.

Entretanto, a Long Street não é uma rua movimentadíssima. Ela tem muitos momentos de silêncio, com pouco ou quase nenhum trânsito de pessoas ou de carros. Da sacada do hotel, bebericando um café, ou perambulando por algum trecho de seus pouco mais de 3 quilômetros, eu observava o mutismo da rua.

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

Um café na sacada do hotel observando a Long Street

Mendigos e boêmios

Os mendigos por lá são muitos. Eles abordam, te seguem, pedem, são insistentes. Não tocam, mas fazem cara feia diante da recusa de ajudar. Fomos orientados por várias pessoas a não dar nada, pois sua mendicância estava ligada às drogas e eles trocariam qualquer coisa, incluindo comida, para trocar por mais drogas e alimentar o vício.

Boêmios à noite enchiam bares, restaurantes e lanchonetes, mas ainda assim, em nossos dias pela Long Street não vi uma movimentação intensa, um vai e vem tão comum em tantas áreas de boemia das cidades. Numa lanchonete, homens viam um jogo de futebol. Curiosamente em silêncio. Num restaurante com forte aroma de curry e fumacê, música alta e barulho de risadas.

Numa burgeria cheia de gente jovem, as conversas eram animadas. Numa cervejaria, música suave para acompanhar as cervejas locais e os nachos. Em alguns desses lugares vimos somente pessoas da cidade, em outros estava todo mundo junto – africanos e turistas – e misturado. Tá, não exatamente misturado, mas aproveitando o mesmo ambiente.

Também nesses momentos pairava pela Long Street uma atmosfera de tranquilidade. Esta não é uma rua agitada, embora seja possível escutar o coração da Cidade do Cabo batendo muito forte.

Se um dia eu voltar à Cidade do Cabo…

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

Se um dia eu voltasse à Cidade do Cabo, exploraria mais a Long Street

A Long Street na Cidade do Cabo África do Sul

Locais na Long Street na Cidade do Cabo

Caminhamos durante o dia e durante a noite e em nenhum momento em me senti ameaçada. Tomamos café e jantamos algumas vezes nesta rua tão carregada de identidade. Respiramos e a sentimos. Se um dia eu voltar à Cidade do Cabo, eu me contento tranquilamente em explorar cada canto e recanto da deliciosa Long Street.

Quer saber alguns lugares muito legais para tomar café da manhã na Cidade do Cabo?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Cafeterias na Cidade do Cabo para ótimos cafés da manhã

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A Long Street, principal rua da Cidade do Cabo, é também um dos lugares mais interessantes e misturadas da cidade. Ali bate um coração. #viajar #viajante #viajantesempressa #espiandopelomundo #cidadedocabo #africadosul #longstreet #destinos #africa               A Long Street, principal rua da Cidade do Cabo, é também um dos lugares mais interessantes e misturadas da cidade. Ali bate um coração. #viajar #viajante #viajantesempressa #espiandopelomundo #cidadedocabo #africadosul #longstreet #destinos #africa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra a interessante Long Street na Cidade do Cabo ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A interessante Long Street na Cidade do Cabo

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco sobre a Long Street na Cidade do Cabo, África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-05-18T07:18:38+00:0018/05/2018|Categories: África, África do Sul, Cidade do Cabo|Tags: |10 Comentários

10 Comments

  1. Aline Aguiar 05/06/2018 em 06:53 - Responder

    Adorei sua dica! Ando pesquisando bastante sobre a África do Sul e ainda não tinha encontrado nada falando sobre essa rua. Já guardei para o futuro!!!

    • Analuiza Carvalho 05/06/2018 em 11:36 - Responder

      oi Aline, para mim a Long Street é um dos locais mais legais para vermos o desenrolar da vida local, com suas variadas faces multiculturais. Ela é um paradoxo muito atraente! Reserve um tempo para caminhar por ela! 🙂 bj

  2. Katarina 05/06/2018 em 17:02 - Responder

    Seus posts só me deixando com mais vontade de conhecer a África do Sul. A Cidade do Cabo parece ser demais!

    • Analuiza Carvalho 08/06/2018 em 12:18 - Responder

      oi Katarina… eu não amei a Cidade do Cabo, mas passei dias ótimos por lá. De qualquer modo, a Long Street é um dos pedaços mais atraentes da cidade! 🙂 bjs

  3. Carol Duque 06/06/2018 em 20:42 - Responder

    Adorei o clima dessa rua. Deve ser incrível conhecer a África do Sul. O que é aquela vista privilegiada para a Table Mountain? Demais! Adorei as dicas.

    • Analuiza Carvalho 08/06/2018 em 12:15 - Responder

      oi Carol… eu não morri de amores pela região de Western Cape, a parte sul africana que eu visitei, mas passei dias ótimos no país e aquela vista com um cafezinho fez muitas vezes a minha alegria!!! 🙂 bjus

  4. Marcia Picorallo 07/06/2018 em 20:10 - Responder

    Ana, adoro artesanato indígena, fiquei louca pra saber mais sobre tecidos, máscaras e esculturas. Uma amiga trabalhava em Angola e dizia que era super barato, mas não sei se na Cidade do Cabo é assim também, afinal, é mais turística do que Luanda.

    • Analuiza Carvalho 08/06/2018 em 12:03 - Responder

      oi Marcia… eu também adoro!!! Fucei muito as lojinhas e feiras de rua. Fiquei namorando um enfeite de cabelo. Já não lembro o preço, mas achei caro para o que era, então não comprei. Havia coisas mais em conta, outras nem tanto. Eles não são muito bons de negociação, mas com paciência e disposição até rola um descontinho. Seja como for, encontre trabalhos interessantes de origens africanas distintas. bjus

  5. Luiza Cardoso 03/07/2018 em 09:43 - Responder

    A Africa do Sul me encanta desde 2010 quando teve a copa. Tenho muita vontade de ir para lá, especialmente para a cidade do cabo. Não tinha ouvido falar ainda sobre essa rua, mas parece realmente muito interessante.
    É curioso pensar que a Inglaterra colonizou a Africa do Sul né? Daqui sentimos que as culturas são tão diferentes, inclusive eu não imaginava que a arquitetura realmente tivesse ainda tanta influência.
    Uma pena só esse lance dos mendigos né, as drogas realmente destroem as pessoas. Trocar comida por droga é realmente muito mais do que eu poderia imaginar. 🙁
    Adorei o artigo, deu um gostinho de: quero ir logo! haha!

    • Analuiza Carvalho 03/07/2018 em 10:39 - Responder

      Tomara então Luiza, que você vá LOGO! rsrs Eu acho que o que mais me surpreendeu em Cape Town foi justamente que eu não esperava encontrar tanta Europa na África do Sul. Não imaginei influências tão marcantes. A Long Street, apesar da arquitetura, talvez seja a rua mais africana de Cidade do Cabo. 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.