O belíssimo Lago Genebra e suas atrações: um lago de águas muito azuis emoldurado por montanhas, edifícios de arquitetura clássica, belas esculturas, jardins e até uma praia. Pessoas circulando, tempo que para.
Nos entregamos à trivialidade de um passeio sem compromisso às sua margens. O dia estava magnífico: fresco, com céu muito azul e sol suave. Era nosso primeiro dia na cidade e Genebra nos recebeu de ótimo humor!
Fim de tarde às margens do Lago Genebra

O Lago Genebra em um lindo dia

As cores da primavera suíça
Esta jornada começou no hotel, onde deixamos nossas bagagens. Passamos pelo Monumento de Brunswick e chegamos ao lago. Uma linha reta e plana. Era sexta-feira, fim de tarde, mas havia muita gente circulando por ali, aproveitando a primavera suíça.
Foi muito fácil me render àquela paisagem tão extraordinária.
A bela paisagem do Lago Genebra

Lago Genebra

Lago Genebra
O Lac Léman, chamado pelos genebrinos de Lago Genebra, banha várias cidades tanto na Suíça quando na França, sendo ele o maior lago da Europa Ocidental e o segundo maior de todo o continente europeu: 70 quilômetros de extensão e 14 quilômetros de largura máxima.
Este lago formou-se há mais de 15.000 anos.
Suas águas possuem uma tonalidade de azul intensa, quase marinho, formando um cenário de extraordinária beleza.
Um encontro perfeito entre uma arquitetura elegante dos prédios que circundam o lago, com a natureza constituída pelos Alpes, árvores imponentes bem ao sabor da cidade, barcos ancorados e cisnes nadando nas águas plácidas do lago.
No centro do Lago Genebra encontramos o famoso Jato d´água, cartão postal da cidade, em toda a sua força e grandiosidade.
Requinte no entorno do Lago Genebra

Lago Genebra

Lago Genebra
Tanto faz para que lado caminhemos, a beleza está por todo lado. Além disso, a paisagem está longe de qualquer possibilidade de monotonia. As calçadas são largas e à medida que avançamos percebemos o lago de perspectivas variadas.
Genebra é uma cidade muito sofisticada, mas ao mesmo tempo de atmosfera tranquila.
Le Bain des Paquis – a praia genebrina

Le Bain des Paquis – península artificial que avança pelo Lago Genebra. Farol ao fundo

Le Bain des Paquis

Le Bain des Paquis em vários recortes
Virando à esquerda, encontramos o Le Bain des Paquis (o Banho do Paquis) localizado no distrito de Pâquis: uma península artificial que avança pelo Lago Genebra. Estava movimentada naquela tarde.
Le Bain des Paquis, formado ainda por duas saunas, banhos de hammam e turcos, restaurante (com pratos acima dos 10 francos suíços) e guarda-volumes, foi constituído em fins do século XIX e é muito popular entre os genebrinos.
Na extremidade final da península encontramos um farol.
As pessoas, vestidas com todo tipo de roupa, de idades variadas, em grupo ou sozinhas, lendo livros, mexendo no celular, brincando nas águas do lago, dormitando… Em comum apenas que todas, absolutamente todas, estavam espichadas sob o sol.
Esta prática tão europeia sempre me chama a atenção e me diverte.
Ficamos por ali também, um tempo, observando e absorvendo.
Horários e valores:
De 12 de setembro a 10 de maio: grátis.
Nós entramos de graça, pois chegamos à Suíça ainda no mês de Maio.
De 11 de maio a 11 de setembro – CHF 2 para adultos acima de 16 anos.
Preço reduzido de CHF 1 (crianças) e gratuito para crianças até aos 6 anos de idade.
Bilhetes sazonais disponíveis (CHF 50 para adultos, CHF 20 para crianças).
A taxa de inscrição deve ser paga apenas durante os horários de abertura oficiais: das 10h às 21h de segunda a sábado e das 9h às 21h aos domingos.
Os cães não são permitidos.
A entrada é no Quai du Mont-Blanc 30.
Jardin Anglais

Lago Genebra

Jardim inglês

Monumento Nacional

Jardim inglês
Virando à direita, encontramos o Jardim Inglês (Jardin Anglais) famoso por seu relógio de flores (Horloge Fleurie), formado por mais de 6.500 flores que muda de cor ao longo do ano, pois as flores são replantadas a cada estação.
Uma homenagem à tradição suíça de fazer relógios.
Também aqui está o Monumento Nacional de 1869, uma escultura de bronze com duas mulheres abraçadas em celebração a união de Genebra à Suíça que aconteceu em 1814.
O Jardim Inglês é muito vivo: frequentemente eventos variados são realizados no jardim. A feira da Maratona de Genebra, por exemplo, foi aqui. Além disso, neste fim de semana de nossa visita, vários food trucks estavam estacionados por ai, como o da cervejaria artesanal La Brasserie des Murailles, cuja cerveja Léo gostou muito.
Melancolie

Melancolie
Algumas esculturas adornam as margens do Lago Genebra. A minha preferida é a Melancolie de Albert György, datada de 2012: forte e intensa! Inserida no contexto alegre do lago, sua postura melancólica se torna ainda mais potente, impactando fortemente naqueles que param um instante em frente a ela.
Passear às margens do Lac Léman, foi, para mim, um dos programas mais atrativos e gostosos de Genebra.
Quer conhecer outro lugar antigo e histórico em Genebra?! Então clica no link bem aqui abaixo!
+ Uma história de assassinato em Genebra na Suíça
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima o maravilhoso Lago Genebra em Genebra na Suíça ficará guardado em seu perfil no Pinterest. 🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
O belíssimo Lago Genebra em Genebra na Suíça
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer o Lago Genebra e suas atrações, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Realmente, uma vista incrível.
Adorei conhecer um pouquinho mais.
Eu nao conheço a Suiça, mas pelo o que acompanho, ela é uma cidade encantadora!
oi Tatiana… eu gostei muito de conhecer a Suíça e adorei Genebra, cidade bonita e elegante! 🙂 bjus
Tô impressionada com as cores desse lugar, como Genebra e bonita… A Suíça é sempre um belíssimo passeio .
Obrigada pelas dicas e pelas lindas fotos!
oi Patrícia… eu achei Genebra surpreendentemente linda. Eu não esperava! 🙂 as cores do Lago Genebra, então!!!! 🙂 bjs
Que lindo Analuiza, bem parecido com o Lago de Zurique. Até mesmo a fonte de água. 🙂 Mais uma cidade que preciso conhecer na Suíça.
Sou suspeita Edson, pois eu achei Genebra uma cidade maravilhosa, linda e interessante. Das poucas cidades que conheci no país (passei pela fofa Zurique também) Genebra foi a que mais me conquistou! 🙂 bj
[…] outro lado da ponte observamos o Le Bain des Paquis, a praia genebrina. Vemos ainda uma belíssima paisagem, de encantar e tirar o fôlego, formada por […]
Eu tenho uma fraco por cidade que tem montanhas nevadas no horizonte, com uma logo no meio do caminho então… paraíso!!! Adorei seu post.
Obrigada Aline… Cidades assim formam belíssimas paisagens, não?! Também me ganho fácil, fácil… rsrsrs bjus
Já estive em Genebra e também amei…
Há como não amar Genebra?!
Você sabe que quando o sol não abunda essa prática faz sentido, estar espichado ao sol hahhahah. É uma cidade lindíssima, a água, as montanhas com neve ao fundo, a arquitectura…Fabuloso!
oi Francisco… sim, eu achei Genebra uma cidade verdadeiramente linda, onde natureza e urbanismo vivem em perfeitíssima harmonia.
Sim, um solzinho aquecendo o corpo é agradável, mas já estive em cidades europeias em que as pessoas estavam torrando em um sol que me fazia derreter!!! De roupa!!! rsrsrs Me disse uma vez uma pessoa que isso fazia sentido por conta dos longos e rigorosos invernos, então as pessoas se tomavam de amores pelo sol, ainda que escaldantes. rsrsrs
Neste dia em genebra não estava exatamente abundante, quente, mas para mim, a ponto de incomodar se estivesse de roupa esticada sob ele. Por aqui raramente nos esticamos ao sol desta maneira e por isso me diverte tanto! rsrsr
Eu sou apaixonada pela Suíça, mas infelizmente ainda não fomos a Genebra. Fomos a Zurique, Lucerna e Berna. Claro que Genebra está nos planos. E claro que lendo este post lindo, com muita informação e beleza, vou incluir o lago no passeio. E que lindas as flores! Amei tudo.
oi Michela, passei por Zurique e Berna também, além de outras cidades lindas a exemplo de Carouge e Nyon, mas com certeza Genebra me conquistou de uma maneira inesperada! Cidade elegante, linda e simpática. Passear pelo Lago Léman sem dúvida alguma é um dos despretensiosos programas para se fazer nesta bela cidade.
Fico muito feliz em saber que gostou! 🙂 bjus
HOJE, estou precisamente aqui, em GENEBRA!! :))) Amanhã tenho boa parte do dia livre… já tenho leitura para não perder NADA!! A vida tem mesmo boas surpresas lol
oi Rui… eu sei! Tenho visto no ig: invejinha danada. Inclusive quero saber como foi a visita à Cruz Vermelha que queria muito visitar e não foi possível. 🙁 Um viva gigante para as boas surpresas da vida!
Estive já duas vezes em Genebra. É um lugar calmo e encantador. Tem imensa coisa boa para conhecer.
Sou suspeita pois me apaixonei muito por Genebra. 🙂
Mais uma grande viagem repleta de fotos maravilhosas. Parabéns e obrigado pela partilha. Adoro a Suíça e por Genebra passamos algumas vezes, sempre a caminho dos Alpes, mas vale muito uma paragem!
oi Patricia… sim, eu acho que Genebra merece uma estada de pelo menos 3 dias. É uma cidade encantadora e que tem muito a oferecer aos seus visitantes. Especialmente àqueles mais curiosos! 🙂 bj
P.S. Obrigada pelos elogios. Sempre deixam meus dias mais alegres!
Ainda não tive a oportunidade de ir à Suiça mas deve ser encantador – esse lago é prova disso. Parece um lugar fantástico para um passeio. Boa sugestão.
oi Ana… a Suíça é desses países tão bonitos que às vezes a gente pensa que os cenários nem são reais!!!! Genebra é minha cidade favorita de lá, mas devo dizer que o páreo é duríssimo! 🙂 bjs
A Suíça me conquistou com esse jeito imponente e histórico que se vê nas ruas de Zurique, quero voltar com certeza e ir a Genebra e Montreaux e quem sabe é claro conhecer a região dos famosos queijos, me arrependo de não ter dado mais tempo ao país!
A mim também Flávia. Tenho vontade de voltar também, em alguns anos, para conhecer outras cidades do país. Sobre Genebra, esta cidade elegante e linda me conquistou!!!! 🙂 bj
Tudo que se refere à paisagem, história e arquitetura genebrinas é belo, quase místico. Percorrer aquelas ruas, envolvido pelos ecos de seus personagens antigos, nos dão a impressão de camnhar entre as dobras de um tempo onde a sofisticação dessa cidade espraiava a cultura do século XV
Sildomar… caminhar pelas ruas genebrinas é exatamente isso! Esta, por tudo isso que você menciona, é uma das cidades mais apaixonantes da Suíça! 🙂