O impressionante JATO d´água de GENEBRA

Um dos cartões postais de Genebra é o seu belo lago, de águas muito azuis, cercado de abundante graça e encanto, cheio de adornos. Sem dúvida, o Lac Léman nos convida a um passeio sem pressa, sem rumo e sem objetivo. Não importa em que ponto do lago estejamos, sempre avistaremos um dos ícones da cidade: o Jato de Água de Genebra.

Forte e impetuoso ele se destaca na esplêndida paisagem.

A História do Jato de Água de Genebra

Jato de água de Genebra

O belo jato de água de Genebra visto de uma de suas margens

Forte e impetuoso

O Jato de Água de Genebra surgiu ao acaso. No século XIX, mais precisamente no ano de 1886, a energia hidráulica das máquinas dos artesãos da cidade foi fechada e uma válvula de segurança foi criada para garantir o escape da água que voou 30 metros em direção ao céu.

Diante da beleza deste espetáculo o Jet d´eau foi promovido a atração turística, mudou de posição no Lago Genebra e começou a espirrar água a 90 metros de altura, poucos anos depois.

O belíssimo e imponente Jato de Água que vemos hoje é de 1951 e funcionava apenas no verão. A partir de 2003 começou a funcionar todos os dias, salvo durante condições meteorológicas adversas e durante os dias de manutenção.

Os números

O impressionante Jato de Água de Genebra

Os números que envolvem o Jato de Água de Genebra impressionam tanto quanto a sua pujança e vigor: seu jorro alcança 140 metros de altura a uma velocidade de 200 km/h. São 500 litros de água por segundo!

O efeito é magnífico, especialmente quando nos aproximamos do jato e o vemos bem de perto.

O Jato de Água de Genebra visto de pertinho

Ponte que leva ao Jato de Água de Genebra

O jorro de água alcança 140 metros de altura

De longe o Jato de Água de Genebra é lindo, de perto impressiona

A ponte

Uma ponte nos leva muito perto deste imponente e simbólico habitante de Genebra. De longe, inserido na bela paisagem genebrina, o jato com seu jorro de água é mesmo incrível, mas de perto ele é ainda mais surpreendente por conta de sua potência.

Quando estamos quase aos seus pés já podemos sentir sua força, energia e ficamos pequeninos diante da altura que ele alcança.

Permanecemos ali um tempão admirando este belo cartão postal. Era fim de tarde, o sol começava a baixar formando um espetáculo digno de nota. Assim como nós, turistas e locais tiravam fotos, namoravam, deixavam o tempo ir embora sem qualquer preocupação com ele.

Estupenda paisagem

Jato de água de Genebra

Apreciando a vista de Genebra desde a ponte

Cenário espetacular

Genebra

Do outro lado da ponte observamos o Le Bain des Paquis, a praia genebrina. Vemos ainda uma belíssima paisagem, de encantar e tirar o fôlego, formada por barcos ancorados, edifícios elegantes e bonitos e pessoas caminhando calmamente pelas margens do Lago Genebra.

O Jato de Água de Genebra é quase onipresente, podendo ser avistado de muitos pontos da cidade. Em nenhum momento eu me cansei dele.

Muito fotogênico o jato muda de cores com a iluminação noturna e forma arco-iris de deleitar os olhos.

Calendário de funcionamento do Jato de Água de Genebra

(com iluminação)

De segunda-feira 30 de outubro
a quarta-feira 15 de novembro

Parando o jato de água para trabalhos de manutenção

De quinta-feira 16 de novembro
a domingo 4 de março de 2018
Das 10h às 16h

Quer conhecer outro pedaço de Genebra?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ O Lago Genebra

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O Jato d´água de #Genebra é um belíssimo cartão postal da cidade. Ele impressiona muito! #Suica #Europa #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo                O Jato d´água de #Genebra é um belíssimo cartão postal da cidade. Ele impressiona muito! #Suica #Europa #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao Jato d ´água em Genebra  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

O Jato d´água em Genebra

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco do Jato d´água em Genebra, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

By |2018-03-07T01:05:55+00:0014/10/2017|Categories: Europa, Genebra, Suíça|Tags: , |24 Comentários

1. Mayte Scaravelli 24/10/2017 em 04:56 - Responder

Muito fotogênico mesmo esse jato d’água rsrs…

90 metros? Eu já tinha ouvido falar que o jato era alto, mas não sabia que era tanto!

Acho incrível como alguns países sabem aproveitar o que tem e transformar em atração turística. Sabem tirar proveito (de uma maneira muito boa) de quase tudo! Me desculpe esse assunto novamente, mas fico impressionada de pensar que algo que não tinha nada a ver com o turismo hoje é o cartão postal de uma cidade como Genebra pelo simples fato de saber fazer a coisa da maneira certa! =x Quantos jatos d’água poderiamos ter espalhados pelo Brasil né?

Ana, muito bacana esse post de contar um pouco do pq e oq é o jato. Já li algumas coisas de Genebra e é sempre a mesma coisa: tem um jato d’água lá bem alto super legal =x hahahahaha (odeio me deparar com posts assim)

• Analuiza Carvalho 25/10/2017 em 09:22 - Responder

oi Maytê… fico feliz que tenha gostado! Eu também tenho muita curiosidade sobre os lugares que visito, sempre quero saber a razão de sua existência. rsrsrsr
      Sabe que eu acho que Genebra é subestimada?! A cidade é bonita e interessante, tem muito a oferecer aos visitantes, mas as pessoas apenas passam por ela. 🙁 quando estava fazendo pesquisas para ver o que tinha lá, achei muito pouca informação, a maioria superficial mesmo!

Se puder, um dia vá ver o Jato de Água de perto: ele é impressionante e combina muito bem com a paisagem! 🙂 Também me impressiona a capacidade que alguma cidades tem de transformar o trivial em atrativo. Nós, que temos muito mais que o trivial, ignoramos, negligenciamos… 🙁 beijinhos

2. Ruthia 23/02/2018 em 04:35 - Responder

Não chegamos perto do jato, nem vimos a sua versão noturna, com pena minha. Como acho que já comentei com vc, reservamos apenas 1 dia para conhecer Genebra o que se revelou insuficiente, até porque não conseguimos visitar a sede da ONU.
    Se um dia voltar, com mais calma, certamente farei um longo passeio por essas margens e tirarei muitas fotos do jato a formar pequenos arco-íris no ar.
    Beijinho e bom fim-de-semana

• Analuiza Carvalho 24/02/2018 em 09:14 - Responder

oi Ruthia… pois então Genebra, em minha opinião, comporta pelo menos uns três dias. Nós ficamos lá este tempo -comprometido pelo cancelamento do voo da Latam – e mesmo assim não consegui visitar a ONU ou a Cruz Vermelha, lugares que queríamos muito conhecer! Tomara um dia você volte para apreciar esta bela cidade! bjinhos

3. angela sant anna 23/02/2018 em 06:53 - Responder

gentedoceo como assim 500 l de agua por segundo! que loucura! eu vi um jato semelhante em Palma de Mallorca, mas acredito que não era ia tão alto assim!

• Analuiza Carvalho 24/02/2018 em 09:12 - Responder

Impressionante né, guria! Tu tem que ver ao vivo!!! Não sabia que em Mallorca tinha um jato também!! bjinhos

4. Aldeide 23/02/2018 em 07:31 - Responder

Em várias cidades suíças tem esses jatos, foi bom conhecer a história deles. Genebra é linda! Parabéns pelo artigo!

• Analuiza Carvalho 23/02/2018 em 14:08 - Responder

Sério Aldeide! Circulei pelo país, visitei algumas cidades e não vi nenhum outro além deste de Genebra! Me conte, em que cidades você encontrou jatos d ´água como este?!

5. Bruna 23/02/2018 em 10:41 - Responder

Adorei. Acho uma delícia esses lugares em que a gente pode ficar sentado vendo a tarde cair e curtir o momento.

• Analuiza Carvalho 23/02/2018 em 14:06 - Responder

oi Bruna… eu também… ainda mais quando eles são lindos e poderosos como o Lago Genebra e seu lindo Jato d´água. 🙂

6. Marcia 23/02/2018 em 13:35 - Responder

Bom saber desses números sobre o Jato pra ter uma dimensão, já que não conheço pessoalmente.
    Como a Maitê bem apontou, temos tantas belezas naturais no Brasil e tão poucos turistas, um desperdício.

• Analuiza Carvalho 23/02/2018 em 18:30 - Responder

O Jato d´água de Genebra impressiona muitíssimo, fora que combina bastante com o cenário da cidade.

O Brasil é mesmo um país que tem um potencial turístico muito grande. Embora, acredite que o brasileiro esteja viajando mais pelo Brasil, acho que poderíamos atrair muito mais visitantes, viajantes, se tivéssemos mais estrutura e menos violência. bj

7. Nunca tinha ouvido falar desse jato e achei bem curioso e criativo. Sem falar que o entorno é lindo. Dá vontade de sentar nesses banquinhos e ficar só contemplando a vista e o ritmo da cidade.

• Analuiza Carvalho 24/02/2018 em 09:11 - Responder

oi Fabíola… O jato d´água de Genebra impressiona mesmo. Bom, pelo menos eu fiquei impressionada! Fizemos exatamente isso que você falou: sentamos e ficamos por ali, perdidos em meio àquele cenário magnífico! 🙂 bjs

8. Gostei muito de saber a história do jato! Já estive em Genebra mas penso que não sabia disto, pelo menos não me lembro… 90 metros é gigante mesmo!

• Analuiza Carvalho 25/02/2018 em 21:29 - Responder

A mim pelo menos impressionou muito Catarina! Não só por sua força imensa, como também porque combina super bem com a cidade formando lindos cenários! 🙂

9. Edson Amorina Jr 26/02/2018 em 07:11 - Responder

Nós vimos o outro jato de água desse em Zurique, realmente é muito interessante. E bem legal conhecer mais da história.

• Analuiza Carvalho 26/02/2018 em 09:57 - Responder

oi Edson! Sério?! Estive em Zurique 3 dias e não vi o Jato! Para falar a verdade nem sabia que lá tinha! Que pena!!!! 🙁

10. Maria Cristina 26/02/2018 em 10:03 - Responder

Gente! Que coisa gigante! As fotos nas quais você estava mais próxima ao jato ficaram realmente impressionantes! Eu não sabia da história do jato de Genebra. Adoro informações novas e interessantes! Legal o post!

• Analuiza Carvalho 26/02/2018 em 10:22 - Responder

oi Cris… eu fiquei muito impressionada com a força do jato! Gostei muito também do fato de podermos chegar assim pertinho! Fora que ele compõe lindamente os cenários genebrinos! 🙂 bjinhos

11. Carla Mota 07/03/2018 em 05:41 - Responder

Genebra é uma cidade bonito, as vistas sobre os Alpes são maravilhosas e este lago ajuda a montar o cenário natural. Adorei.

12. Tatiana Sisti 20/03/2018 em 19:50 - Responder

Caramba, que alto! Eu nunca fui para Genebra, mas sempre tive muita vontade. Salvando seu post pra quando eu tiver a oportunidade 🙂

• Analuiza Carvalho 22/03/2018 em 11:37 - Responder

Oi Tatiana… imagine só ao vivo!!!! Impressiona muito!!!!!! Além de ser lindão! rsrsrs Tomara você veja de perto, logo, logo! E tire lindas fotos! bjs