8 on 8 – Os MAGNÍFICOS Jardins de PETERHOF na Rússia

Os Jardins de Peterhof na Rússia são magníficos. Eles fazem parte do Palácio de Verão de Pedro, o Grande, que o construiu, assim como arquitetou a cidade de São Petersburgo. Às marges do Golfo da Finlândia, os jardins mostram o poderio e a exuberância dos czares que governaram o país por tantos séculos.

Já faz um bom tempo que eu visitei a Rússia. Lembro até hoje, eu aboletada na poltrona de casa lendo um livro e Leo sentado no chão navegando na internet. Era um domingo. Ele então encontrou uma promoção de passagem aérea para a Rússia, destas que até parecem irreais, pousando em Moscou. Compramos. Eu mal podia acreditar que estávamos indo para a Rússia.

projeto [8 on 8] deste mês de Agosto traz como tema “parques e jardins”. Assim que eu decidi voltar meu olhar para o passado, recordando esta viagem que foi absolutamente espetacular, cheia de experiências marcantes e absolutamente inesquecíveis. Recortei os Jardins de Peterhof, por conta de sua beleza, majestade e de seus verde cheio de vida e encanto, além dos maravilhosos cenários que temos quando circulamos por suas alamedas.

O Projeto 8 on 8

O [8 on 8] é um projeto coletivo que propõe uma viagem através de imagens que representam um determinado tema definido mês a mês. O recorte de um lugar está intimamente ligado à maneira como os indivíduos olham, sentem e interpretam o mundo a sua volta. Olhar uma imagem causa um misto de emoções. Imagens são fontes de inspiração e permitem ao seu observador as mais variadas sensações e interpretações.

Nasce Peterhof

Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Peterhof, que significa Jardins de Pedro, está localizado há 29 quilômetros a oeste de São Petersburgo, na cidade de mesmo nome, às margens do Golfo da Finlândia. Conhecido como a “Versailles Russa”, o complexo é composto por fontes, jardins e palácios. Tudo carregado com a grandiosidade e o esplendor tão típicos da era czarista.

Peterhof foi idealizado por Pedro, o Grande no século XVIII. Tudo começou com uma cabana que o czar mandou erguer para supervisionar a construção da base naval Kronshtadt. Pedro, ficou tão apaixonado pela região que então construiu uma vila e depois uma série de palácios cercados pelos magníficos jardins, que naturalmente, já não são o que eram naqueles distantes tempos.

Os Jardins de Peterhof dos dias atuais não são completamente autênticos, mas ainda assim, seguem sendo apaixonantes, lindos e carregados nas tintas do romantismo.

A destruição de Peterhof

s magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Os elementos que encontramos hoje em Peterhof, apesar de lindos, não são originais. Desde a sua existência sofreram inúmeras modificações. A czarina Isabel, filha de Pedro, além de Catarina II, também moraram em Peterhof, alterando a aparência do lugar. Dizem inclusive, que promoveram às suas épocas badaladíssimas festas. Enquanto eu circulava entre alamedas e árvores, fiquei a imaginar como não deveriam ser incríveis tais eventos nos Jardins de Peterhof.

Peterhof sofreu grandes danos, causados pelos alemães, que aqui se instalaram, durante a Segunda Guerra Mundial. Contudo, quem mais destruiu as estruturas palacianas dos czares foi Stalin. Os soviéticos bombardearam o local em Dezembro de 1941 e Janeiro de 1942, para que Hitler não promovesse aqui, neste símbolo russo, uma festa de Réveillon, celebrando a vitória, como era então a intenção do ditador alemão. Os nacional-socialistas ficaram na região de 1941 até 1944.

Foi daqui que os nazistas prepararam o longo Cerco a Leningrado.

Peterhof foi vítima de dois dos maiores e desumanos ditadores do mundo. A destruição foi quase total: incêndios, pilhagens, árvores centenárias foram arrancadas. Pouco restou de Peterhof no fim da guerra, mas aos poucos foi sendo restaurado e assim pudemos visitar, não os Jardins de Pedro originais, mas uma belíssima réplica, que nos levam de todo modo, ao mundo dos czares.

Chegando em Peterhof

Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Nós chegamos a Peterhof de Hydrofoils. Embarcamos às margens do Rio Neva, no Cais do Almirante, localizados nas proximidades do sensacional Palácio de Inverno, em São Petersburgo. Foi uma travessia extremamente aborrecida e entediante pelo Golfo da Finlândia. Assim, que nossa primeira visão dos Jardins de Peterhof foi a maravilhosa avenida chamada de Water Avenue – Авенидад воды.

A Water Avenue é um belo canal, por cujas margens nós vamos caminhando, até chegarmos ao Grand Palace, uma estrutura estupenda como tudo o mais que compõe Peterhof e às cascatas e esculturas douradas, personagens principais dos Jardins de Peterhof. Um passeio agradável, estimulante para os olhos e sentidos, onde não tivemos a menor pressa em nossos passos.

Afinal, não é todo dia em que podíamos pisar em solo real.

Às margens do Golfo da Finlândia

Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Os Jardins de Peterhof são mesmo muito bonitos e perambular por eles são desses passeios modestos e frugais, mas que fazem bem à alma e terminam por tornar-se inesquecíveis. Até hoje eu me lembro da temperatura agradavelmente fria que fazia naquele distante setembro e do quanto nós caminhamos por eles, meio sem rumo entre árvores e alamedas.

De todos os cantos que descobri no Jardins de Peterhof, o meu favorito, onde me deixei ficar por mais tempo, foi um pequeno espaço que ficava às margens do Golfo da Finlândia. A vista espetacular da água que me pareceu mansa e calma, as alamedas bem cuidadas cercadas de árvores frondosas tornaram este lugar memorável para mim. Por incrível que possa parecer, devido a quantidade de turistas que visitam Peterhof, foi possível escutar o silêncio.

Turistas em Peterhof

Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Peterhof recebe todos os anos milhares de turistas. Só em 2017, foram cerca de 7 milhões de visitantes. Desde 1990, Peterhof, assim como o centro histórico de São Petersburgo, faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. A beleza do lugar faz valer muito à pena um bate/volta desde São Petersburgo.

Quando eu visitei Peterhof, alguns anos antes deste 2017, havia muita gente circulando pelos jardins, mas ainda assim não havia tumultos, por conta da extensão do lugar. Apesar de frio, havia sol e estava muito bom para passear  pela área externa entre flores e fontes. Inúmeras pessoas, falando todo tipo de idiomas, usando toda qualidade de modelito e carregando toda variedade de etnia, caminhavam para lá e para cá.

É preciso ter muita atenção com os batedores de carteira. Há avisos por todo lado alertando sobre isso.

Esculturas e fontes

Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Nos Jardins de Peterhof encontramos muitas árvores, flores, fontes e esculturas. A mais famosa e emblemática das fontes é a Grande Cascata, onde a maioria dos visitantes se aglomera para tirar fotos e mais fotos de recordação. Merece! A cascata é impactante! Uma sinfonia de fontes (movidas apenas pela força da gravidade) e estátuas douradas formam uma imagem que impressiona e apaixona.

Histórias de Peterhof

Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Construído por Peter, o Grande, sua filha Isabel e a czarina Catarina também se hospedavam com frequência em Peterhof. Ambas imprimiram suas marcas e gostos, transformando a fisionomia local, que contudo, manteve sua atmosfera rica e luxuosa. Além disso, as duas czarinas promoveram festas animadas e inesquecíveis frequentadas por intelectuais e boêmios de toda a Europa.

Em 1944, com o fim da Segunda Guerra Mundial, o nome foi modificado para Petrodvorets (Palácio de Pedro), voltando a chamar-se Peterhof (Jardins de Pedro) em 1997 com o fim da era soviética.

Deixando Peterhof

Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Nós passamos um dia inteiro em Peterhof. Foi pouco devido ao tamanho do lugar.  Voltamos para São Petersburgo de busão. Saíamos pelo belíssimo Monplaisir Palace, outro dos incríveis palácios de Peterhof. Os jardins nesta parte também são incríveis, bem ao tom nada modesto ou discreto dos czares, que não economizavam na opulência e na beleza de suas construções.

Fim

Leia também os outros textos do projeto 8 on 8, Centros Históricos:

Let’s Fly Away[8on8] Parque Ecológico Imigrantes: Mata Atlântica em São Paulo| Turistando.inTreptower Park: Memorial de Guerra Soviético em Berlim| Entre Polos –  Jardim do Sol em Joinville, a Cidade das FloresTravel Tips Brasil Millenium Park ChicagoO Berço do Mundo8 belos jardins para conhecer em Portugal | Chicas Lokas – 4 parques na cidade do Rio de Janeiro|Mulher Casada Viaja – Jasper, Canadá, o pote de ouro no fim da Icefields Parkway

Quer conhecer outro tema bacana do Projeto 8 on 8?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Velhas e memoráveis cidades pelo mundo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa              Os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia - #viagem #russia #peterhof #jardins #parques #espiandopelomundo #viajantesempressa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraesse 8 on 8 | Parques e Jardins – os magníficos Jardins de Peterhof na Rússia ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

8 on 8 | Jardins de Peterhof na Rússia

Se você, meu caro viajante, gostou de viajar comigo por estes belos jardins de Peterhof na Rússia, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2019-08-08T15:03:50+00:0008/08/2019|Categories: Europa, Rússia, São Petersburgo|Tags: , |12 Comentários

12 Comments

  1. Zudi Dadalt 10/08/2019 em 16:10 - Responder

    Maravilhada e saudosa lendo seu post. Os jardins do Peterhof foram, por certo, dos mais bonitos que já visitei. Gosto muito de ler sobre lugares que já estive e comparar as visões que pessoas diferentes tem do mesmo lugar. Neste caso, acho que foram bem parecidas… eu estava meio sem acreditar que finalmente havia conhecido aquele lugar que esteve no meu imaginário por tanto tempo.

    • Analuiza Carvalho 15/08/2019 em 11:28 - Responder

      oi Zudi… eu também gosto muito de ler as impressões e percepções de outros viajantes sobre lugares em que já estive. Acho que Peterhof tende mesmo a deixar todos nós encantados com sua beleza né?! 🙂 bjus

  2. Marcia Picorallo 13/08/2019 em 00:38 - Responder

    Estes jardins inspirados em Versalles (e como são numerosos!) são excelentes para se fotografar, r como você pontuou, sua dimensão acaba absorvendo e compensando o número de turistas. Nunca tinha ouvido falar do Peterhof. gostei de conhecê-lo pelos seus olhos. Beijinhos

    • Analuiza Carvalho 15/08/2019 em 11:30 - Responder

      oi Marcia… Peterhof tão perto de Peters, tão exuberante quanto a cidade czarista e ao mesmo tempo tão diferente! Passar um dia passeando por Peterhof, os Jardins de Pedro, é a certeza de um dia delicioso!! 🙂

  3. Mariana Menezes 13/08/2019 em 13:41 - Responder

    Oi Ana, achei lindíssimo esse jardim de Peterhof na Russia! Aliás, morro de vontade de conhecer esse país. Vejo tanta foto linda! Fiquei triste de ler que esse lugar foi destruído nas guerras, mas que bom que conseguiram reerguer, porque me pareceu muito bonito pelas suas fotos. Beijão!

    • Analuiza Carvalho 15/08/2019 em 11:18 - Responder

      oi Mari… eu achei a Rússia um país soberbo! Tive experiências fantásticas por lá e os monumentos russos são realmente impressionantes! Peterhof é lindo, romântico e inspirador! 🙂 bjs

  4. Juliana Moreti 14/08/2019 em 15:02 - Responder

    Quantos prédios, palácios e jardins aqueles 2 ditadores não destruíram? Sempre que visito um lugar que eu sei que sofreu destruição durante a 2° GM, procuro fotos para fazer comparação.
    Adorei suas fotos. Aquele lago me lembrou sim Versailles, mas sua foto com o palàcio e as fontes me fez lembrar o Sanssouci em Potsdam. Adoro mexer com minha memòria
    😉
    beijinhos linda…

    • Analuiza Carvalho 20/08/2019 em 10:35 - Responder

      oi Juju… as paisagens pelo mundo sempre nos conectam com algum outro lugar ou até mesmo fatos, né?! Não conheço ainda Potsdam e muito menos Versailles, então nem posso comparar, mas posso afirmar que os Jardins de Pedro são magníficos e que valem uma visita com certeza! 🙂 bjokas

  5. Lulu Freitas 15/08/2019 em 17:25 - Responder

    Que parque magnífico o Peterhof. Fascinada com a sua beleza e história. Em imaginar que foi bombardeado pelos próprios russos para não deixar Hitler usá-lo! Também fiquei sonhando com as festas que eram realizadas ali nos jardins. A cara da riqueza isso! rsrs

    • Analuiza Carvalho 20/08/2019 em 09:44 - Responder

      Oi Lulu… imaginar tanta beleza destruída por causa do ego de dois homens crueis é uma tristeza! Os jardins de Pedro – Peterhof – são mesmo magníficos e eu também fiquei só a imaginar o tamanho da suntuosidade das festas promovidas pelas czarinas! 🙂 bjus

  6. Denise Barreto 16/08/2019 em 12:07 - Responder

    Eu não pensava em visitar a Rússia, mas tenho lido tanta coisa sobre o lugar ultimamente que este desejo tem sido despertado em mim. Interessante história de reconstrução deste parque!

    • Analuiza Carvalho 20/08/2019 em 09:52 - Responder

      oi Denise… faz muito bem em repensar, pois a Rússia é um país espetacular!!! Sabe que estes dias deu muitas saudades dos dias que eu passei por lá?! 🙂 bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.