As JANELAS salientes de NUREMBERG

Aqui e acolá em Nuremberg, é possível vermos na fachada das casas uma estrutura curiosa, ricamente decorada, sóbria, que se sobressai e confere certo charme a mais, além de personalidade a algumas residências da cidade e são chamadas de Janelas Salientes.

Essa espécie de alpendre tem uma história para nos contar: antigamente não era permitido que altares estivessem abrigados sob tetos profanos. Começaram então a surgir nas casas burguesas as Janelas Salientes, que faziam, portanto, as vezes de altar.

Depois das janelas salientes, o calor sufocante pediu uma siesta

Janelas salientes

Janelas salientes

Quando deixamos o Palácio de Justiça para trás, onde visitamos a exposição sobre os Julgamentos de Nuremberg e sua icônica sala 600, o calor estava sufocante, de rachar o coco mesmo, e eu precisei desesperadamente de uma pausa. Sendo assim, voltamos ao hotel para uma siesta tardia.

Na sala 600, o moço que guardava o local, contou que os alemães do sul, como os bávaros, são mais fechados, menos sociáveis e que ele atribuía isso ao fato da região ser predominantemente católica, ao contrário do norte, protestante e mais aberta.

Apesar do que ele disse, eu tive a sorte e o prazer de encontrar pessoas sorridentes, falantes, simpáticas e conversadeiras. Além do moço que nos falou sobre a personalidade sulista, a recepcionista do Ibis era uma gentil tagarela.

Ela nos disse, entre outras muitas coisas, que devíamos visitar o Centro de Documentação e o Palácio de Justiça. Que ela mesma nunca havia visitado, mas que o irmão havia ido com a escola e que tinha gostado muito.

É curioso esse aparente distanciamento de sua história recente quando o mundo se comove e se horroriza como os eventos relacionados à Segunda Guerra.

Seus avós provavelmente estiveram envolvidos nela, de uma maneira ou de outra, assim como seus pais. Eu tenho muito interesse pela geração pós-guerra.

Farmácia Rossmann

Janelas salientes

Farmácia Rossmann

Janelas salientes

Farmácia Rossmann

Depois da siesta, com a temperatura mais amena, fomos até a farmácia Rossmann, quase em frente ao Ibis, na Königstraße. Eu gosto muito de fuçar os produtos locais, ver as marcas consumidas e por isso, sempre que possível entro em mercados e farmácias.

A farmácia Rossmann tem ótimos produtos a bons preços.

Na sequência fomos jantar:

+ Restaurante em Nuremberg

By |2018-03-07T00:57:21+00:0004/09/2016|Categories: Nuremberg|Tags: |1 Comentário

Um Comentário

  1. […] onde está alojado o museu central (domingo não funciona) podemos ver uma maravilhosa janela saliente, gótica, por onde, segundo conta a história um macaco do zoológico real teria sequestrado o […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.