A Ilha ROUSSEAU em GENEBRA

A Ilha Rousseau (L’île Rousseau) constava em quase todas as minhas fontes de pesquisa como lugar a ser visitado. Em nossa última manhã em Genebra, após tomarmos o café da manhã que compramos no mercado Migros na Gare Cornavin, foi para lá que seguimos.

Situada no meio do Rio Ródano seu maior, ou talvez único, atrativo seja a vista que oferece do belíssimo Lago Genebra.

O passado da Ilha Rousseau

Ilha Rousseau

A caminho da Ilha Rousseau em Genebra com a Pont des Bergues ao fundo

A L’île Rousseau já exerceu função de vigilância, de atracadouro de barcos e estaleiro, por isso inclusive já se chamou Ilha dos Barcos. Bom, estamos falando do distante século XVII. As imagens antigas mostram um lugar maltratado, enlameado… Completamente distinto de seu presente.

Quando olhamos para o século XIX vemos uma Genebra passando por processos de reurbanização e isso incluiu a Ilha Rouseeau. Este pequeno pedaço de terra foi transformado em agradável espaço público com bancos e belas árvores plantadas.

O famoso filósofo Jean-Jacques Rousseau que nasceu e viveu boa parte de sua vida na cidade de Genebra ganhou uma estátua e a ilha passou a chamar-se então Ilha Rousseau: uma homenagem da cidade a seu filho ilustre.

A escultura de bronze do pensador suíço (1712 – 1778), cujas ideias iluministas influenciaram fortemente a Revolução Francesa (1789) olha para a cidade.

Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele” – Rousseau

A Pont des Bergues é a ligação com a ilha.

Nesta região chamada de Saint Gervais ficavam os artesãos e relojoeiros da cidade, até mais ou menos o século XIX, quando as muralhas genebrinas foram destruídas.

Ilha Rousseau é acolhedora

Ilha Rousseau

Em frente a Ilha Rousseau, em uma das ilhas sobre o Rio Ródano

Ilha Rousseau

Leo na Ilha Rousseau

Esta é uma região da cidade que possui pequenas ilhas sobre o Rio Ródano – a parte velha da cidade de Genebra- como o Quai de l’Île e a Citè du Temps, formando interessante paisagem.

Não há dúvidas que a Ilha Rousseau é acolhedora e combina perfeitamente com a linda paisagem genebrina.

Não nos detivemos muito tempo por ali, entretanto. Em um fim de tarde para ver as luzes da cidade mudando ou durante um almoço ao ar livre, a visita à Ilha Rousseau talvez tivesse sido mais interessante.

Da maneira como nós fomos, achando que era um ponto turístico atraente por si só, por ser uma ilha urbana, não me embriagou de amor, nem ao menos encantou meus sentidos, como tantos e tantos lugares em Genebra fizeram.

Contudo, sempre vou lembrar-me da Ilha Rousseau como o último lugar de onde vi em todo seu esplendor, o Lago Genebra. Naquela mesma tarde pegamos o voo de volta para o Brasil.

Antes disso, resolvemos passar o resto da manhã na pequena e linda cidade que atende pelo nome de Carouge distante poucos quilômetros de Genebra.

Ilha Rousseau

Na Pont des Bergues sobre o Rio Ródano, que dá acesso a Ilha Rousseau

Quer conhecer a Casa Tavel, a casa urbana mais antiga de Genebra?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ A Casa Tavel

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A Ilha Rousseau faz parte da paisagem genebrina. Acolhedora, ela proporciona bela vista do Lago Genebra. #Suíça #Genebra #Europa #viajantesempressa #espiandopelomundo #ilharousseau #viajar                      A Ilha Rousseau faz parte da paisagem genebrina. Acolhedora, ela proporciona bela vista do Lago Genebra. #Suíça #Genebra #Europa #viajantesempressa #espiandopelomundo #ilharousseau #viajar

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraa Ilha Rousseau em Genebra  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A Ilha Rousseau em Genebra

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Ilha Rousseau em Genebra, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:04:46+00:0009/02/2018|Categories: Europa, Genebra, Suíça|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.