IGREJA Evangélica LUTERANA de Genebra: beleza e HISTÓRIA. Paixão e FRUSTRAÇÃO

Estou eu caminhando pelo charmoso Centro Histórico de Genebra, encantada com todo aquele velho casario cheio de histórias, quando me deparo com esta linda casa na intercessão da Rue de la Fontaine com a Rue Verdaine. Eu estava diante da Igreja Evangélica Luterana de Genebra.

Fiquei tão imediatamente apaixonada por ela que me deixei ficar parada bem ali, observando-a e namorando-a, antes de Léo sair (literalmente) me puxando. Fui com muita resistência.

A longa trajetória desta velha e bela igreja

A Igreja Evangélica Luterana de Genebra foi construída em 1766, apesar de a comunidade luterana estar na cidade desde 1707. Esta foi a primeira igreja não calvinista construída na cidade, uma concessão especial dada pelas autoridades municipais com a condição de que o local não se parecesse com uma igreja.

Daí vemos esta linda casa com aparência sofisticada e elegante. Foi erguida no local antes habitado pelo Château de Coudré, que estava decadente.

Na mesma intensidade que veio a paixonite pela igreja veio a frustração: ela estava fechada. Acho que os lugares nunca deveriam estar fechados!

A história da Igreja Evangélica Luterana de Genebra é longa!

Fatos que marcaram a igreja

No ano de 1745, antes de sua construção houve ligeiro conflito entre os luteranos e autoridades calvinistas de Genebra, que acreditavam que os primeiros deveriam ser submetidos às mesmas regras sendo, portanto inaceitáveis determinados comportamentos como  jogar e frequentar estabelecimentos com bebidas e danças.

Os luteranos conseguiram sua autonomia.

As transformações

Durante os conflitos napoleônicos no final deste mesmo século a igreja foi utilizada como casa de guarda pelas tropas de Berna e pelas francesas. Poucos anos depois, os austríacos usaram o espaço como hospital.

Já no século XIX a igreja foi transformada em fundação constituindo então uma escola de alemão, uma casa de caridade para jovens e mulheres, além de recrutarem um funcionário especialmente para cuidar do bem-estar social.

Em 1910 as mulheres ganharam o direito de voto dentro da congregação.

As guerras mundiais

Explode a primeira guerra mundial e a Igreja Evangélica Luterana de Genebra começa a abrigar reuniões entre mulheres e a apoiar soldados alemães. Contudo, com a crescente hostilidade contra a Alemanha, os alemães se viram obrigados a abandonar a congregação.

Durante a segunda guerra mundial conflitos pipocaram entre os membros da congregação que apoiam o regime hitlerista e os que rejeitam. Esta época é marcada pelo declínio financeiro da igreja e pelo apoio aos prisioneiros de guerra alemães.

A partir da década de 1950 a Igreja Luterana alemã torna – se a Igreja Evangélica Luterana de Genebra e chega aos nossos tempo atuais.

Em 2017 eu me encontro ali, diante daquele pequeno edifício, palco e testemunha de tantos acontecimentos históricos. Um privilégio, eu diria!

Quer conhecer um lugar histórico precioso em Genebra?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Uma antiga passagem cheia de história para contar

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo Mundo pelo FacebookInstagramTwitter e Google+

#Dica de #Viagem para quem gosta de conhecer templos religiosos pelo mundo. Esta é uma linda #igreja em #Genebra que não tem cara de igreja, mas que foi testemunha de muitas histórias. #viajantesempressa #viajar #Suíça

Clicando na imagem ao lado a Igreja Evangélica Luterana de Genebra ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

 

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um bocadinho da Igreja Evangélica Luterana de Genebra, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:05:16+00:0025/12/2017|Categories: Genebra|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.