Michaelskirche – A IGREJA de São Miguel em MUNIQUE, Alemanha

A Igreja de São Miguel – Michaelskirche -, situada na Neuhauser Straße, é muito antiga, tem uma fachada estranha, em estilo renascentista, que às vezes reflete beleza e outras exala feiura. Ela está exposta e não passa despercebida a quem passa por esta movimentada rua alemã.

A Igreja de São Miguel em pequenos detalhes externos

Ela possui camadas brancas, lembrando uma árvore de Natal, com pequenos detalhes em vermelho e dourado. Janelas de tamanhos diversos, esculturas e duas portas em ferro, com seu peso contrastando estranhamente com a leveza de seu entorno, compõem a fachada dessa igreja que foi construída em 1585 e sua antiguidade merece respeito.

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

São Miguel lutando contra a maldade da humanidade

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

Igreja de São Miguel – maçanetas em forma de anjo

Centro espiritual da Contrarreforma – reação da igreja Católica à Reforma iniciada por Lutero – encontramos uma estátua do arcanjo Miguel, a quem a igreja é ofertada, lutando contra o mal da humanidade e defendendo a fé, entre as duas entradas principais

Na fachada podemos ver ainda estátuas do Duque Wilhem e antigos governantes da dinastia Wittelsbach da Baviera, que prestaram serviços relevantes ao bem-estar das pessoas no país. As maçanetas da porta são dois anjos em postura de oração: uma novidade para mim.

A igreja original, a que foi construída nesse distante século era menor, mais acanhada que a atual, que à primeira vista quando nos colocamos diante dela, também parece pequena, mas longe de qualquer tipo de timidez.

O interior da Igreja de São Miguel em Munique

No entanto, ao entramos em São Miguel, é como se um mundo inteiro se abrisse para nós: ela é de fato soberba. E grande, o que foi uma grande surpresa! Teto, paredes e pilares, trabalhados. O branco também domina seu interior, com pitadas de cores e brilho aqui e acolá no altar e nos adornos, fazendo desta, uma igreja elegante e refinada.

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

Igreja de São Miguel – interior

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

Igreja de São Miguel – interior: beleza e identidade

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

Igreja de São Miguel – interior: predominância do branco

Luzes incidiam em seu interior, vindas de cima, de vários ângulos, brincando, tocando e pululando sobre os objetos ali dispostos e pessoas que circulavam por todo lado. Os tetos e janelas abobadados são extraordinários! Uma curiosidade: não há pilares sustentando a igreja.

Ela foi parcialmente destruída por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

Nós chegamos momentos antes de a missa terminar e São Miguel estava lotada de pessoas assistindo e rezando; uma coisa curiosa, pois cada vez mais raramente encontro igrejas que visito por aí, cheias de assistentes durante a missa.

Abre diariamente.

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

Igreja de São Miguel – interior visto desde o altar

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

Igreja de São Miguel – interior

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

Igreja de São Miguel – interior destruído na Segunda Guerra Mundial

Quer saber um pouco mais sobre o centro histórico de Munique?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

O centro histórico de Munique

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha              A Igreja de São Miguel em #Munique na #Alemanha e suas histórias #viagem #espiandopelomundoalemanha

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraIgreja de São Miguel em Munique ficará guardada em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A Igreja de São Miguel em Munique, Alemanha

Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre a Igreja de São Miguel em Munique, Alemanha, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2019-11-07T17:12:53+00:0013/10/2016|Categories: Alemanha, Europa, Munique|Tags: , |12 Comentários

12 Comments

  1. Carla Mota 23/04/2020 em 16:17 - Responder

    Olá! Eu acho que nunca visitei a Igreja de São Miguel, sempre visitei Munique bem rapidinho e, não sei explicar porquê, acabei por nunca entrar. Devia-o ter feito e fiquei até muito surpreendida com seu artigo. Na próxima vez não perco mesmo.

    • Analuiza Carvalho 24/04/2020 em 10:37 - Responder

      oi Carla… sempre deixamos coisas por fazer em nossas viagens, né?! Esse nosso vasto mundo!:)

  2. Fabricio 23/04/2020 em 16:50 - Responder

    Essas igrejas de Munique são Maravilhosas, acho a S.Peterskirche incrível e ainda tem aquela vista sensacional da Marienplatz lá de cima.

  3. Leo Vidal 24/04/2020 em 11:46 - Responder

    São Miguel é um santo muito cultuado na Europa, em especial na Alemanha e Bélgica. A Igreja de São Miguel em Munique parece muito linda pelas fotos, não deixarei de conhecer quando for à cidade.

  4. Belquior 24/04/2020 em 13:33 - Responder

    Que lugar bonito! A Europa em si tem uma variedade de igrejas e templos muito lindas. Não conhecia essa igreja de São Miguel. Se um dia visitar Munique colocarei no roteiro!

    • Analuiza Carvalho 25/04/2020 em 09:35 - Responder

      Olá Belquior… verdade né?!Com uma trajetória de civilização tão longa, a Europa tem mesmo muitos belos templos religiosos. A Igreja de São Miguel é apenas mais um deles.

  5. Mariana Menezes 25/04/2020 em 08:54 - Responder

    Oi Ana,
    Eu adoro visitar igrejas! Mas não lembro de ter ido nessa em Munique. Que linda! Belíssimo interior! E deve ter sido mais impressionante vê-la ao fim de uma missa. Muito impressionante como ela foi destruída na segunda guerra, mas que bom que foi recuperada!
    Beijos, Mari

    • Analuiza Carvalho 25/04/2020 em 09:40 - Responder

      oi Mari… eu também! Acho que as igrejas nos contam muito sobre o passado e presente das cidades. Falam muito de seus contextos paisagísticos também! A Igreja de São Miguel é bonita, vê-la ao final da missa foi observá-la cheia de vida. A Alemanha tem disso: muito destruída durantes bombardeios na segunda guerra… Impressiona, ver a destruição de monumentos hoje restaurados! bjs

  6. Fernanda Scafi 29/04/2020 em 21:10 - Responder

    Eu já fui várias vezes pra Munique e nunca entrei nessa igreja!!! Lembro bem dessa fachada incrível da minha última vez lá ano passado, mas das outras vezes eu nem lembrava rs É muita coisa linda na mesma cidade e se bobear, muita coisa fica pra trás….

    • Analuiza Carvalho 30/04/2020 em 10:56 - Responder

      oi Fer… é isso, né?! Munique tem muita coisa para ver! As difíceis escolhas que fazemos em viagem. Inevitável deixar por coisas para trás! Se um dia voltar, visite a Igreja de São Miguel. 🙂 bj

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.