A Igreja de São Miguel – Michaelskirche -, situada na Neuhauser Straße, é muito antiga, tem uma fachada estranha, em estilo renascentista, que às vezes reflete beleza e outras exala feiura. Ela está exposta e não passa despercebida a quem passa por esta movimentada rua alemã.
A Igreja de São Miguel em pequenos detalhes externos
Ela possui camadas brancas, lembrando uma árvore de Natal, com pequenos detalhes em vermelho e dourado. Janelas de tamanhos diversos, esculturas e duas portas em ferro, com seu peso contrastando estranhamente com a leveza de seu entorno, compõem a fachada dessa igreja que foi construída em 1585 e sua antiguidade merece respeito.

São Miguel lutando contra a maldade da humanidade

Igreja de São Miguel – maçanetas em forma de anjo
Centro espiritual da Contrarreforma – reação da igreja Católica à Reforma iniciada por Lutero – encontramos uma estátua do arcanjo Miguel, a quem a igreja é ofertada, lutando contra o mal da humanidade e defendendo a fé, entre as duas entradas principais
Na fachada podemos ver ainda estátuas do Duque Wilhem e antigos governantes da dinastia Wittelsbach da Baviera, que prestaram serviços relevantes ao bem-estar das pessoas no país. As maçanetas da porta são dois anjos em postura de oração: uma novidade para mim.
A igreja original, a que foi construída nesse distante século era menor, mais acanhada que a atual, que à primeira vista quando nos colocamos diante dela, também parece pequena, mas longe de qualquer tipo de timidez.
O interior da Igreja de São Miguel em Munique
No entanto, ao entramos em São Miguel, é como se um mundo inteiro se abrisse para nós: ela é de fato soberba. E grande, o que foi uma grande surpresa! Teto, paredes e pilares, trabalhados. O branco também domina seu interior, com pitadas de cores e brilho aqui e acolá no altar e nos adornos, fazendo desta, uma igreja elegante e refinada.

Igreja de São Miguel – interior

Igreja de São Miguel – interior: beleza e identidade

Igreja de São Miguel – interior: predominância do branco
Luzes incidiam em seu interior, vindas de cima, de vários ângulos, brincando, tocando e pululando sobre os objetos ali dispostos e pessoas que circulavam por todo lado. Os tetos e janelas abobadados são extraordinários! Uma curiosidade: não há pilares sustentando a igreja.
Ela foi parcialmente destruída por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.
Nós chegamos momentos antes de a missa terminar e São Miguel estava lotada de pessoas assistindo e rezando; uma coisa curiosa, pois cada vez mais raramente encontro igrejas que visito por aí, cheias de assistentes durante a missa.
Abre diariamente.

Igreja de São Miguel – interior visto desde o altar

Igreja de São Miguel – interior

Igreja de São Miguel – interior destruído na Segunda Guerra Mundial
Quer saber um pouco mais sobre o centro histórico de Munique?! Então clica no link bem aqui abaixo!
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram e Twitter e Trip Advisor

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
A Igreja de São Miguel em Munique, Alemanha
Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre a Igreja de São Miguel em Munique, Alemanha, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Deixar Um Comentário