Uma CERVEJA em frente a uma antiga IGREJA em Colônia na Alemanha

A Igreja de São Maurício em Colônia tem suas raízes fincadas lá na Idade Média quando então foi construída em estilo romântico, seguindo a tendência das igrejas católicas da época nesta parte da Alemanha, embora nada mais reste da sua construção original.

Uma cerveja, por favor!

Voltando para o hotel depois de perambularmos pela cidade, vimos o Jonny Turista com suas mesinhas ao ar livre, algumas ocupadas, pessoas passando pela calçada e a linda Igreja de São Maurício completando cenário.

Paramos para um ou duas Kölsch, a cerveja típica de Colônia.

Igreja de São Maurício em Colônia

O Jonny Turista

Igreja de São Maurício em Colônia

Mesas do Jonny Turista

Essa parada não foi, em absoluto, planejada. Já passava das 19 horas, estávamos cansados depois de horas de voo do Brasil até a Alemanha, mas por ser verão, o dia seguia claro, então resistíamos em abandonar as ruas. Além do mais, a Igreja de St. Mauritius estava ali, me chamando, pedindo para namorá-la. Bom, não resisti.

Ficamos.

Apenas bebemos 2 cervejas no Jonny Turista, pois acabáramos de jantar no Dinner´s. O atendimento no barzinho foi sem sorrisos, mas eficiente. No cardápio, vários tapas (petiscos espanhóis).

A noite estava agradável. Devemos ter ficado por ali, perdidos em pensamentos por mais ou menos 1 hora.

São Maurício, o santo

Igreja de São Maurício em Colônia(

Um cerveja em frente a uma igreja antiga: cenas de Colônia

Sentados ali, no Jonny, eu observei a bela igreja, com seu formato irregular e coloração amarronzada inserida em contexto mais moderno. Igrejas e cervejas definitivamente fazem parte da paisagem de Colônia, onde o tempo flutua entre passado e presente formando uma única dimensão.

São Maurício foi um capitão da Legião Tebana (uma legião romana) com mais de 6.000 homens que teriam se convertido ao cristianismo, dizimados e executados a mando do Imperador Maximiano, por volta de 286 d. C., após se recusarem a fazer sacrifícios aos deuses romanos.

Amplamente cultuado na Europa ocidental, possui muitos templos em sua homenagem.

A Igreja de São Maurício

Igreja de São Maurício em Colônia

A Igreja de São Maurício em Colônia  e seus recortes durante o anoitecer

Em Colônia a Igreja de São Maurício data do século XII, construída em frente às antigas muralhas romanas. Inicialmente pertencia a Abadia de São Pantaleão (uma das 12 igrejas românticas de Colônia). Somente mais tarde, mudou de status, transformando-se em igreja paroquial.

Era então a igreja do mosteiro das monjas beneditinas em Pantaleão que abrigou diversas freiras até a invasão francesa, quando então tudo foi destruído.

Na segunda metade do século XIX foi reconstruída, mas seriamente danificada pelos bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial, restando apenas parte das paredes externas e da torre.

A torre de 3,50 metros de altura, remanescente da construção pós Napoelão, homenageia São Maurício.

Curiosidades

Quando a Igreja de São Maurício em Colônia foi construída estava fora dos limites da cidade, só passando a pertencê-la após a expansão de suas fronteiras.

Em 1572 o padre foi demitido, pois começou a pregar segundo as novas ideias difundidas por Martinho Lutero durante o período conhecido como Reforma Protestante.

Nunca aberta

A Mauritiussteinweg foi o caminho de quase todo dia em nossa exploração por Colônia e sempre nos detínhamos por alguns instantes observando os diversos ângulos da bela Igreja de São Maurício.

Entretanto, nunca a vimos aberta e assim não pudemos conhecer seu interior. Uma pena, pois vi imagens que dão conta que é muito bonito e interessante.

Endereço: Mauritiuskirchpl. 9

Quer conhecer uma das doze igrejas românticas de Colônia?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ A Igreja de São Apóstolos em Colônia

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. Siga o Espiando pelo Mundo pelo FacebookInstagramTwitter e Google+

A #Igreja de São Maurício em #Colônia na #Alemanha tem raízes fincadas na Idade Média, mas exibe o frescor de quem teve que ser reconstruída recentemente. Uma #cerveja e uma igreja, cenário de Colônia. Acesse e veja! #viajante #viajantesempressa

 

 

Clicando na imagem ao lado a Igreja de São Maurício em Colônia ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

 

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Igreja de São Maurício em Colônia com a dica da cerveja, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:05:17+00:0023/12/2017|Categories: Alemanha, Colônia, Europa|Tags: , |2 Comentários

2 Comments

  1. Mayte Scaravelli 27/12/2017 em 05:47 - Responder

    Poxa que combinação perfeita: cerveja alemã + vista para uma igreja tão bonita e cheia de formas! Eu também iria adorar passar por ela todos os dias, seria difícil resistir a uma rápida pausa para molhar o bico rsrsrs

    Uma pena estar fechada, eu iria adorar a continuação desse post e conhecer essa bela igreja através do seu delicado e atencioso olhar.

    • Analuiza Carvalho 27/12/2017 em 12:08 - Responder

      oi Maytê… não é mesmo uma combinação perfeita?! Este cenário alemão em Colônia é mesmo para nos prender! rsrsr Uma pena mesmo! Queria tanto ver seu interior!!!!!! Quem sabe você não a visite um dia e me conte como é?! rsr bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.