A igreja de São FRANCISCO em Évora: belezas de PORTUGAL

A Igreja de São Francisco em Évora é linda. Antiga. Histórica. Importante. A Igreja de São Francisco em Évora me causou forte impressão quando eu entrei. Por fora, não parece uma igreja, ao contrário disto assemelha-se mais com um pequeno castelo. Por dentro, seus tijolos cinzas e adornos a tornam intensa. Quando visitamos a Igreja de São Francisco em Évora cantos gregorianos ecoavam por todos os seus poros seculares.

Assim, eu não tive chance: apaixonei-me perdidamente!

Igreja de São Francisco em Évora Portugal

A Igreja de São Francisco em Évora que mais lembra um castelinho

A trajetória da Igreja de São Francisco em Évora

Construída entre 1480 e 1510 a Igreja de São Francisco possui estilo gótico. Contudo, é nítida a belíssima influência manuelina em sua estrutura. Constituída por dez suntuosas capelas laterais, onde os azulejos dão o toque final de beleza e identidade portuguesa.

O altar, em formato de caixas empilhadas é magnífico. Impressiona. A nave principal está ricamente decorada. O dramaturgo Gil Vicente, considerado pai do teatro português, está enterrado aqui. Bom, pelo menos é o que dizem por aí.

Uma das suntuosas capelas laterais da Igreja de São Francisco e seus característicos azulejos

Igreja de São Francisco em Évora Portugal

O lindo altar-mor da Igreja de São Francisco em Évora

Em seus tempos mais áureos foi alçada à condição de Capela Real. Estamos então na época do Rei D. Afonso V (1432 – 1481), cuja corte se instalava no convento sempre que visitava a bela cidade de Évora. Contudo, foi com D. Manuel I (1469 – 1521) que a Igreja de São Francisco alcançou a grandiosidade que encontramos hoje.

Durante as guerras napoleônicas no início do século XIX a cidade foi invadida pelas tropas francesas que saqueou a igreja, levando seus tesouros. O assalto dos franceses ao convento foi extremamente violento, causando muitas mortes.

Neste mesmo século XIX, o convento foi demolido. Já então estava caindo aos pedaços por conta da extinção das ordens religiosas. Para nossa imensa sorte, a igreja sobreviveu!

Igreja de São Francisco em Évora, Portugal

Toda a beleza da pequena e apaixonante Igreja de São Francisco

O museu da Igreja de São Francisco

Depois de visitarmos, namoramos e nos apaixonarmos mil vezes por este belo templo religioso português, fomos percorrer o museu da Igreja de São Francisco que funciona nos antigos dormitórios dos frades. Arte sacra com exemplares belíssimos de pinturas, esculturas e objetos diversos dos séculos XVI e XVIII.

O museu estava quase vazio. Uma lástima! Porém, assim, entregue a nós, pudemos apreciar o acervo sem pressa, no nosso tempo, tranquilamente!

Igreja de São Francisco em Évora Portugal

O museu da Igreja de São Francisco em Évora

Os presépios do museu e uma bela vista do terraço

O museu abriga também uma coleção interessantíssima de presépios de estilos e estruturas distintas: dos mais simples e tradicionais aos mais complexos e cheios de elementos. São muitos, centenas! Presépios do Alentejo, outros feitos de cortiça e até com personagens japoneses, nacionais e internacionais feitos com os mais diversos materiais por múltiplos artesãos.

A igreja tem um terraço, um mirador que nos oferece uma vista linda de Évora. Carece de altura, mas não de deleite, uma vez que temos uma ótima perspectiva dos telhados do característico casario branco e amarelo desta encantadora cidade. Com o dia cinza, chuvoso, o cenário ficou ainda mais bonito.

Em seguida visitamos a Sala do Capítulo, lugar onde os frades se reuniam no começo e fim de todo dia, em tempos antepassados. O altar mor desta sala é uma maquete, grande, embora não em tamanho original, da capela mor da Sé de Lisboa, construída em 1721. É linda!

Igreja de São Francisco em Évora

Bela Évora vista da Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco em Évora Portugal

A Sala do Capítulo com a maquete da Sé de Lisboa

Daqui nós seguimos, curiosos, para a intrigante Capela dos Ossos, talvez o lugar mais famoso da pequena Évora, que atrai muitos visitantes. Estávamos prestes a descobrir os segredos daquele lugar, que faz parte da Igreja de São Francisco, forrada de ossos humanos.

Informações adicionais

Igreja de São Francisco em Évora Portugal

Praça 1° de Maio onde está localizada a Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco em Évora está localizada na lindinha Praça 1º de Maio.  Está aberta todos os dias exceto 1 de Janeiro; Domingo de Páscoa; 24 de Dezembro à tarde; 25 de Dezembro. No verão (1 de Junho a 30 de Setembro) 9:00 às 18:30 (última entrada); no inverno (1 de Outubro a 31 de Maio) 9:00 às 17:00 (última entrada).

Bilhete único para visitar a Capela dos Ossos, o Núcleo Museológico e a Coleção de Presépios: 4,00 euros para adultos e 3 euros para jovens até 25 anos.  Famílias: 2 adultos mais jovens pagam 10 euros.

Quer saber onde comer em Évora?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Uma Choupana que serve um banquete em Évora

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Beleza, antiguidade, miradouro com bonita vista da cidade: a Igreja de São Francisco é um dos mais lindos, magníficos personagens de Évora em Portugal. #igreja #igrejadesaofrancisco #temploreligioso #evora #cidade #portugal #viajantesempressa #espiandopelomundo              Beleza, antiguidade, miradouro com bonita vista da cidade: a Igreja de São Francisco é um dos mais lindos, magníficos personagens de Évora em Portugal. #igreja #igrejadesaofrancisco #temploreligioso #evora #cidade #portugal #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraIgreja de São Francisco em Évora, Portugal  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A Igreja de São Francisco em Évora, Portugal

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Igreja de São Francisco em Évora, Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-09-06T18:58:06+00:0007/08/2018|Categories: Europa, Évora, Portugal|Tags: , |10 Comentários

10 Comments

  1. Gabriela Torrezani 07/09/2018 em 06:00 - Responder

    Belíssima a Igreja de São Francisco! Apesar de eu não ser católica gosot mto de visitar igrejas, fico encantada com as belezas. Évora é um super destino, hein?

    • Analuiza Carvalho 07/09/2018 em 11:57 - Responder

      oi Gabi… eu também gosto muito das belezas de uma igrejinha. Évora é um destino muito legal para quem curte pequenas cidades! 🙂 bjs

  2. Susana - Viaje Comigo 08/09/2018 em 08:46 - Responder

    Acho que só entrei uma vez nessa igreja! É memo muito bonita, aliás, em Évora tudo é bonito! E com o bilhete único dá para visitar muita coisa! 😀 Boas viagens!

    • Analuiza Carvalho 08/09/2018 em 18:00 - Responder

      Évora é toda fofa, assim como seus principais personagens históricos! Eu adorei os dias que passei aí! 🙂 bj

  3. Mallê 10/09/2018 em 11:50 - Responder

    Visitar igrejas está sempre na nossa lista pelas cidades. Apesar de não termos religião, somos apaixonados por arquitetura e história. E essas construções são sempre ricas de detalhes.

    • Analuiza Carvalho 10/09/2018 em 12:19 - Responder

      É verdade Mallê… visito igrejas pelas mesmas razões: sua beleza arquitetônica e peso histórico. 🙂 bjinhos

  4. Maria Martins 14/09/2018 em 08:49 - Responder

    que fotos lindas! Eu amo essas contruçoes ”antigas”, especialmente igrejas! obrigada por ter compartilhado! muito informativo seu post!

    • Analuiza Carvalho 20/09/2018 em 12:35 - Responder

      oi Maria… eu também! São construções muito bonitas e cheia de fantasmas que nos dão notícias sobre o passado né?! bjs

  5. Cynara Vianna 11/10/2018 em 09:38 - Responder

    Sou devota de São Francisco, herdei da minha avó que foi um grande amor de minha vida. Tenho uma coleção de imagens do santo de vários tamanhos, materiais, uns de artistas renomeados e outros anônimos, é uma forma de sentir minha vozinha sempre perto de mim. Quando vou a uma cidade que tem uma igreja de São Francisco é um dos primeiros lugares que vou. Ainda não conheço Évora, mas já anotei as dicas para quando for.

    • Analuiza Carvalho 21/10/2018 em 16:16 - Responder

      Não tenho dúvidas então que visitar a linda igreja de São Francisco em Évora será uma emoção especial para você! 🙂 bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.