A IGREJA de São APÓSTOLOS em Colônia

Chegamos a Colônia em um sábado à tarde. Descarregamos as bagagens no hotel e partimos para conhecer a cidade, que estava muito movimentada. Em nosso caminho, a Igreja de São Apóstolos.

Esta igreja romântica foi o primeiro personagem que encontramos na cidade de Colônia.

O caminho até a Igreja de São Apóstolos

Saímos da Barbarossaplatz pela Rudolfplatz chegando até Apostelnstraße. Ali, bem ali, inserida no burburinho de fim de semana, em meio à modernidade pulsante, intensa, confusa e múltipla de Colônia, estava ela, deslocada, mas cheia de dignidade: a St. Aposteln.

Este cenário tão desconexo e desalinhado, eu viria a perceber ao longo dos dias seguintes na cidade, formava os contornos principais de Colônia.

A Igreja de São Apóstolos

Igreja de São Apóstolos

Igreja de São Apóstolos

Construída no século XII, esta igreja católica, de corpo arredondado como o de uma velha senhora abundante e farta, está localizada ao lado da tradicionalíssima praça Neumarkt, onde acontece um mercado de pulgas ótimo.

Torres de traços fortes e suaves ao mesmo tempo, finalizadas por extremidades pontiagudas, se destacam no conjunto arquitetônico de St. Aposteln, alongando levemente sua silhueta, ao mesmo tempo em que não parecem fazer parte de sua estrutura, causando efeito geral interessante.

A Igreja de São Apóstolos é uma das doze igrejas românticas da cidade velha (Altstadt) de Colônia.

A história

Igreja de São Apóstolos

Igreja de São Apóstolos

Esta Igreja de São Apóstolos que vemos hoje não é a original. Acredita-se que a primeira, construída no século IX possivelmente, era bem mais singela.

Somente no século XI, sob comando do arcebispo de Colônia, Peregrino (1021-1036), uma nova igreja, mais densa foi erigida e este exemplar teria buscado inspiração na Igreja de São Pedro em Roma. No século XII, após um incêndio, recebeu sua aparência romântica.

Ao longo dos anos seguintes, foi sofrendo modificações em seu formato original, restando atualmente somente sua nave principal como elemento primário.

Especialmente após os danos causados pela Segunda Guerra Mundial, a Igreja de São Apóstolos recebeu significativas e contemporâneas alterações, principalmente nas paredes e teto de seu interior, com remoção inclusive de antigos mosaicos em estilo bizantino.

O interior da Igreja de São Apóstolos

Igreja de São Apóstolos

Pelas ruas de Colônia

Entramos.

A Igreja de São Apóstolos não é muito grande e sua nave principal é limitada por colunatas de pedra.

Por alguma razão não percebida por mim, ela lembrou-me das igrejas espanholas espalhadas pelas cidades sul americanas.

Durante o tempo em que permanecemos no interior da igreja, o coro estava ensaiando e aquelas vozes encheram todos os espaços de São Apóstolos. Depois, silêncio total e absoluto. A igreja fechou os olhos e voltou a adormecer.

O momento mágico havia findado, mas eu ainda podia sentir a música tocada ali, instantes antes, reverberando pelos muitos pedacinhos de minha alma. Assim, deixamos a Igreja de São Apóstolos e seguimos nosso caminho pelas ruas de Colônia.

Fotos não foram permitidas.

Entrada gratuita.

Horários:

De 07:00 às 20:00.

Quando houver missa ou performances musicais, a igreja solicita que os visitantes não perambulem pela igreja e não façam fotos.

Deixamos a igreja e fomos para o ótimo mercado de pulgas ali perto!

Venha espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest

Clicando na imagem abaixo a Igreja de São Apóstolos ficará guardada em seu Pinterest! 🙂

Em meio ao burburinho do centro de Colônia está localizada a Igreja de São Apóstolos, uma das 12 igrejas românticas da cidade – Alemanha.

By |2018-03-07T01:05:35+00:0024/11/2017|Categories: Alemanha, Colônia, Europa|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.