Depois de degustarmos a melhor francesinha que comi no Porto, em nossa volta à cidade, depois de passarmos alguns muitos dias passeando por Portugal, fomos em busca de mais personagens antigos desta cidade encantada. O primeiro que encontramos foi a Igreja de Santo Idelfonso.
+ Francesinha: clássico dos clássicos da gastronomia portuense
A face externa da Igreja

Bela fachada: azulejos que contam histórias
As igrejas me atraem muito mais por seu contexto histórico, sua influência sobre a população conduzindo-a ao longo dos séculos, escrevendo as trajetórias de populações inteiras, do que necessariamente por seu conteúdo religioso.
Sua arquitetura e a maneira como ela está encaixada nas cidades também chamam a minha atenção. A Igreja de Santo Idelfonoso está localizada na Praça da Batalha no centrão do Porto. Ela está no topo, como a velar, ou bem vigiar, o caminhar de portuenses e turistas.
Data do século XVIII, sendo construída para substituir a antiga, já velhinha e caída, sofrida com o desgaste implacável do desenrolar do tempo. Seu nome se deve ao santo ao qual ela é dedicada.
Toda a graça desta igreja está em sua fachada, carregada de azulejos nas típicas tonalidades azuladas que tanto encontramos em Portugal, contando histórias do santo e também da bíblia. A Igreja de Santo Idelfonso se destaca na paisagem.
Sua face externa carrega ainda duas torres com sinos e um nicho que abriga Santo Idelfonso.
O interior da Igreja de Santo Idelfonso

Igreja de Santo Idelfonso – ambiente acolhedor

O Altar Mor da Igreja de Santo Idelfonso
Por dentro ela também guarda beleza, daquele jeito despretensioso do Porto, sendo ainda um espaço aconchegante. Ao fundo da nave vemos o altar mor brilhando em dourado. Talvez este seja o único adorno mais ostensivo desta igreja de passado longo.
Imaginem só quantas lágrimas e risos estas paredes antigas já viram!
Interessante Miradouro

Vista da Rua dos Clérigos

A Torre dos Clérigos ao fundo
Entretanto, o que mais me atraiu na Igreja de Santo Idelfonso foi a vista que ela me proporcionou da enladeirada Rua dos Clérigos, por onde subimos e descemos algumas vezes ao longo da inesquecível semana que passamos na cidade do Porto.
Do outro lado a Torre dos Clérigos, um dos principais cartões postais do Porto, despontava lindamente no cenário urbano, sobrepondo o belo casario do Porto, deixando a paisagem urbana ainda mais bonita.
Quer saber como é subir a Torre dos Clérigos?!
Então clica no link bem aqui abaixo!
+ Suba a Torre dos Clérigos e tenha uma vista magnífica da cidade
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram e Twitter e Trip Advisor

A Igreja de Santo Idelfonso no Porto em Portugal
Se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre a Igreja de Santo Idelfonso no Porto em Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
[…] da pequenina e azulejada Igreja de Santo Idelfonso, no centrão do Porto, seguindo em direção ao Teatro Nacional São João, um dos principais […]
Eu acho lindo esse trabalho com azulejos feitos ao longo da historia de Portugal (saudades dos azulejos portugueses em Salvador, por sinal!). Cada detalhe, cada pedacinho manualmente e milimetricamente pensado para formar a composição! Acho lindo! A igreja por dentro também chamou a atenção, tao detalhada!
Mas o mirante realmente roubou a cena! Difícil escolher entre olhar por ele ou ficar na frente, olhando os azulejos! <3
Pois é menina… eu também adoro este trabalho de azulejos que contam histórias. É tão a cara de Portugal!!! Sabia que tem azulejos por aqui que já não existem por lá, por conta do terremoto?! Mas nem cuidamos deles muito bem! 🙁 bjus P.S. Porto em prodigiosa em nos proporcionar belas vistas. eheh