A IGREJA de Santo IDELFONSO

Depois de degustarmos a melhor francesinha que comi no Porto, em nossa volta à cidade, depois de passarmos alguns muitos dias passeando por Portugal, fomos em busca de mais personagens antigos desta cidade encantada. O primeiro que encontramos foi a Igreja de Santo Idelfonso.

+ Francesinha: clássico dos clássicos da gastronomia portuense

A face externa da Igreja

Igreja de Santo Idelfonso

Bela fachada: azulejos que contam histórias

As igrejas me atraem muito mais por seu contexto histórico, sua influência sobre a população conduzindo-a ao longo dos séculos, escrevendo as trajetórias de populações inteiras, do que necessariamente por seu conteúdo religioso.

Sua arquitetura e a maneira como ela está encaixada nas cidades também chamam a minha atenção. A Igreja de Santo Idelfonoso está localizada na Praça da Batalha no centrão do Porto. Ela está no topo, como a velar, ou bem vigiar, o caminhar de portuenses e turistas.

Data do século XVIII, sendo construída para substituir a antiga, já velhinha e caída, sofrida com o desgaste implacável do desenrolar do tempo. Seu nome se deve ao santo ao qual ela é dedicada.

Toda a graça desta igreja está em sua fachada, carregada de azulejos nas típicas tonalidades azuladas que tanto encontramos em Portugal, contando histórias do santo e também da bíblia. A Igreja de Santo Idelfonso se destaca na paisagem.

Sua face externa carrega ainda duas torres com sinos e um nicho que abriga Santo Idelfonso.

O interior da Igreja de Santo Idelfonso

Igreja de Santo Idelfonso

Igreja de Santo Idelfonso – ambiente acolhedor

Igreja de Santo Idelfonso

O Altar Mor da Igreja de Santo Idelfonso

Por dentro ela também guarda beleza, daquele jeito despretensioso do Porto, sendo ainda um espaço aconchegante. Ao fundo da nave vemos o altar mor brilhando em dourado. Talvez este seja o único adorno mais ostensivo desta igreja de passado longo.

Imaginem só quantas lágrimas e risos estas paredes antigas já viram!

Interessante Miradouro

Igreja de Santo Idelfonso

Vista da Rua dos Clérigos

Igreja de Santo Idelfonso

A Torre dos Clérigos ao fundo

Entretanto, o que mais me atraiu na Igreja de Santo Idelfonso foi a vista que ela me proporcionou da enladeirada Rua dos Clérigos, por onde subimos e descemos algumas vezes.

Do outro lado a Torre dos Clérigos, um dos principais cartões postais do Porto, despontava lindamente no cenário urbano, sobrepondo o belo casario do Porto.

+ Suba a Torre dos Clérigos e tenha uma vista magnífica da cidade

Gostou da Igreja de Santo Idelfonso?! Então salve-a em seu Pinterest!

Dica para quem adora uma igrejinha fofa: Igreja de Santo Idelfonso, no Porto, em Portugal, com sua fachada cheia de azulejos

By |2018-03-07T01:06:26+00:0001/08/2017|Categories: Porto|Tags: , |3 Comentários

3 Comments

  1. […] da pequenina e azulejada Igreja de Santo Idelfonso, no centrão do Porto, seguindo em direção ao Teatro Nacional São João, um dos principais […]

  2. Klécia Cassemiro 08/08/2017 em 23:55 - Responder

    Eu acho lindo esse trabalho com azulejos feitos ao longo da historia de Portugal (saudades dos azulejos portugueses em Salvador, por sinal!). Cada detalhe, cada pedacinho manualmente e milimetricamente pensado para formar a composição! Acho lindo! A igreja por dentro também chamou a atenção, tao detalhada!
    Mas o mirante realmente roubou a cena! Difícil escolher entre olhar por ele ou ficar na frente, olhando os azulejos! <3

    • Analuiza Carvalho 15/08/2017 em 19:30 - Responder

      Pois é menina… eu também adoro este trabalho de azulejos que contam histórias. É tão a cara de Portugal!!! Sabia que tem azulejos por aqui que já não existem por lá, por conta do terremoto?! Mas nem cuidamos deles muito bem! 🙁 bjus P.S. Porto em prodigiosa em nos proporcionar belas vistas. eheh

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.