A IGREJA de Nossa Senhora da CONCEIÇÃO da PRAIA em Salvador

Salvador tem muitas igrejas de variados tamanhos e estéticas distintas, algumas delas quase tão antigas quanto a própria cidade. Em minha opinião, uma das mais bonitas é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada aos pés da Baía de Todos os Santos. Tenho muito amor por esta belíssima e cheia de encanto igreja católica.

Nossa Senhora da Conceição é padroeira da Bahia. As homenagens à santa ocorrem hoje, dia 08 de Dezembro, com missa campal e procissão, desde o século XVI. No sincretismo religioso Nossa Senhora da Conceição é Oxum.

É feriado em Salvador.

A história da Igreja

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – altar enfeitado para um casamento

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – o teto

A Igreja da Conceição da Praia data do século XVIII. Foi toda construída em pedra sabão que veio de Portugal. Voltada para a Baía de Todos os Santos, ela está alojada na base da colina que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta, no bairro do Comércio.

Antes dessa bela igreja que vemos hoje, que tanto agrada o meu olhar, duas outras existiram neste mesmo lugar: uma construída pelo governador-geral Tomé de Souza, assim que chegou à Salvador, em 1549, de taipa e palha e a outra em 1623, quando houve então a ampliação desse belíssimo templo.

Em 1736 deu-se o início da construção da atual Igreja da Conceição da Praia, sendo que só foi concluída em 1820. Seu teto é especialmente bonito, maravilhoso eu diria!

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia está em ótima companhia: o Elevador Lacerda de um lado com o Mercado Modelo e o Solar do Unhão nas proximidades. Belíssimos casarões formando deslumbrante cartão postal.

Uma pena que muitos deles estejam desabando e que de outros vemos apenas as carcaças depois de terem pegado fogo.

Já assisti a muitos casamentos na Conceição da Praia que em 1946 foi alçada a condição de Basílica Menor.

Irmã Dulce está sepultada aqui.

Casamentos e choro de profunda tristeza

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – parte da fachada

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – iluminação noturna e florida pelo casamento

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – altar com a santa ao fundo

As cerimônias de casamento na Conceição da Praia costumam ser belíssimas. Marcantes e emocionantes. A igreja durante o dia é muito bonita, mas iluminada com as luzes artificiais e enfeitadas com flores ela fica ainda mais encantadora e apaixonante.

No último casamento em que nós fomos, a festa aconteceu lá mesmo, no pequeno salão e nas varandas que circundam parte da igreja. A noite estava fresca. Os noivos felizes.

O padre que celebrou o casamento chegou cumprimentando todos os convidados com muita simpatia. Não me lembro mais o desenrolar da agradável conversa, mas lembro que ria muitíssimo com ele.

Em determinado momento ele disse que estudou na Itália e que se um dia voltasse a morar fora do país seria lá, por conta da comida, que ele amava e se jogava nela com força e prazer! Te entendo, padre: a comida italiana é mesmo uma perdição!

Disse que queria muito celebrar meu casamento com Léo. Que faria uma linda cerimônia. Quem sabe um dia?!

Lágrimas, muitas lágrimas

Uma vez, quando fui comprar minha mochila de viagem, numa loja que funciona em um dos casarões que ficam ao lado da igreja, ela estava aberta e chamei Léo para conhecê-la.

Sentei-me nos bancos da nave principal, para apreciar sua beleza, enquanto Léo saiu em exploração de suas minúcias, indo parar em um dos corredores laterais. Depois de um tempo fui em busca dele e no meio do caminho uma imensa, absurda, intensa tristeza me invandiu.

Estaquei. Nem sabia que este tipo de sentimento existia.

Quase imediatamente eu comecei a chorar, compulsivamente. Não me lembro de nunca na vida ter chorado daquela maneira. Não conseguia parar, não conseguia controlar. Soluçava, mas conseguia identificar que não estava sentindo de fato.

Era uma conexão. Estranha e sofrida conexão.

Quando Léo me encontrou só consegui balbuciar que ele devia me tirar dali.

De volta ao ar fresco, ao calor daquele dia, fui me acalmando. Nunca me esqueci deste episódio. Também nunca mais senti nada parecido.

Informações adicionais

Se um dia estiver por terras soteropolitanas, caro viajante, independente de sua religião, dê um pulinho na Conceição da Praia. Abaixo os horários em que ela está aberta.

Horário de funcionamento: segunda das 7:00 às 11;00, terça a sexta, das 15:00 às 17:00.

Horário das Missas: segunda às 7:30, terça às 7:30, 9:00 e 18:00, quarta às 7:30 e 8:30, quinta 7:30 e 9:00, sábado às 7:30, domingo 8:30 e 9:00.

Endereço: Rua da Conceição da Praia

Telefones:  (71) 3038-6250 / 3038-6254

Dia da padroeira: 08 de Dezembro

Quem andou aqui pela terrinha foi a Travel Blogger Klécia que registra suas andanças no blog Fui Ser Viajante. Ela visitou algumas outras belíssimas igrejas soteropolitanas e escreveu um texto lindo com muitas informações e fotos maravilhosas.

Quer viajar com a Klécia?! Clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Igrejas de Salvador, na Bahia: um passeio pela arquitetura sacra da primeira capital do Brasil

Quer conhecer outros bonitos templos religiosos pelo mundo?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Templos Religiosos pelo Mundo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais:

Siga o Espiando pelo Mundo no FacebookInstagramTwitter e Google+

A #Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das mais bonitas e antigas da cidade de #Salvador na #Bahia. #Brasil #viajar

 

 

Clicando na imagem ao lado a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia ficará guardada em seu perfil no Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

 

 

Nota: a foto de abertura desse texto é de autoria de Carlos Galassi artista da terra que faz lindas fotos aéreas da cidade. Inclusive quem quiser levar para casa um pedacinho de Salvador, basta entrar em contato com ele.

Este texto faz parte do Vivendo Salvador: um projeto de amor

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By | 2018-03-07T01:05:23+00:00 08/12/2017|Categories: Salvador|Tags: , , |12 Comentários

12 Comentários

  1. Klecia 17/12/2017 em 16:58 - Responder

    Ana, eu sou muito fã dessa igreja! Quando cheguei no bairro do comércio, foi uma das coisas que mais me encantou, ainda mais que o mercado modelo tão famoso. Alguma coisa me atraia ali! Infelizmente eu não consegui entrar, mas ficou uma missão para a próxima visita a Salvador! Seu post me mostrou que ela é mesmo tão linda por dentro quanto por fora!
    PS.: Que experiencia incrivelmente assustadora, einh? Fiquei pensando nisso e imaginando o tanto de história e energia que esse lugar carrega!

    • Analuiza Carvalho 19/12/2017 em 09:53 - Responder

      oi Klécia… Essa é mesmo uma igreja que você precisa visitar, ainda mais você que gosta tanto destes belos templos religiosos! 🙂 Menina, eu sempre nisso quando entro em alguma igreja e algumas delas verdadeiramente me fazem mal, mas ainda bem que na Conceição da Praia foi somente desta vez. 🙂

  2. Nana 05/02/2018 em 14:59 - Responder

    Que igreja mais linda!!! Muito tempo que não vou para Salvador… tenho que ir para ver ao vivo!! adorei a dica!

    • Analuiza Carvalho 05/02/2018 em 15:29 - Responder

      Sim, Nana, para mim, uma das igrejas mais bonitas de Salvador é a Conceição da Praia. 🙂 Quando voltar, a visite! 🙂

  3. Que linda essa igreja.. Muito interessante observar como as igrejas construídas pelos Portugueses ao redor do mundo tem elementos parecidos. Essa igreja me lembrou bastante uma das igrejas católicas que conheci em Macau. Eu preciso urgentemente conhecer Salvador.

    • Analuiza Carvalho 05/02/2018 em 16:02 - Responder

      oi Oscar… a Conceição da Praia de fato é linda. Sim, apesar de cada uma delas ter história e outros elementos que as diferenciam umas das outras, na essência são muito parecidas e trazem muita similaridade. Vi muito de Salvador em Portugal, por exemplo. Igrejas incluídas! 🙂

  4. Edson Amorina Jr 08/02/2018 em 07:48 - Responder

    Que lugar mais lindo, adorei essa igreja, muito trabalhada. Nós precisamos bastante fazer um roteiro longo por Salvador, viu…

    • Analuiza Carvalho 08/02/2018 em 10:28 - Responder

      Faça isso… Apesar de todos os problemas, Salvador é sim uma cidade muito interessante!

  5. Anna Luiza 08/02/2018 em 09:49 - Responder

    Ah, Salvador… Que cidade com uma história deliciosa! Eu sempre fico muito curiosa para entrar em igrejas. Esta eu não conheço. Linda demais!

    • Analuiza Carvalho 08/02/2018 em 10:33 - Responder

      A Conceição da Praia, em minha opinião, é a Igreja mais bonita desta Salvador de tantas igrejas! 🙂

  6. Cleber Yamamoto 08/02/2018 em 12:44 - Responder

    Os detalhes do altar e da pintura do teto são impressionantes. Essa igreja é muito linda, ainda não conheço. Preciso conhecer Salvador também, já passei por esta cidade quando era pequeno há mais de 30 anos, com certeza deve estar tudo diferente. Obrigado por compartilhar.

    • Analuiza Carvalho 08/02/2018 em 15:58 - Responder

      oi Cleber… A Igreja da Conceição da Praia é mesmo muito bonita. Eu acho linda! Ah! A Salvador de 30 anos atrás já não existe. É possível encontrar um traço aqui e outro acolá, mas até sua essência já não é a mesma! 🙂

Deixar Um Comentário