A bonita Igreja da GRAÇA na encantadora cidade portuguesa de Évora

A cidade portuguesa de Évora está cheia de belos e interessantes personagens. Caminhar por suas tortuosas ruas nos permite vislumbrar cada um deles, observando como são variados em formatos, tempos de existência, funcionalidades e histórias a contar, a exemplo da muito bonita Igreja da Graça, um destes interessantes habitantes de Évora.

Era uma tarde chuvosa e cinza, – bem do meu agrado esta atmosfera mais melancólica – aquela em que nós percorríamos Évora em busca destes locais que pudessem nos dizer algo sobe seu passado e também sobre seu presente, que pudessem nos revelar sua identidade e sua personalidade.

Gostamos de conhecer não só aqueles personagens simbólicos que dão cara a um destino, tal como a famosa Capela dos Ossos, como também aqueles menos conhecidos, esquecidos ou até mesmo menosprezados. Sobre a Igreja da Graça nada sabíamos, até nos depararmos com ela naquela deliciosamente preguiçosa deambulação vespertina.

O prédio imediatamente chamou a nossa atenção e despertou a curiosidade de descobrir de quem se tratava aquele personagem. Inclusive, foi por conta dessa nossa bisbilhotice e interesse pelas figuras arquitetônicas de Évora que acabamos conhecendo a beleza do pátio de entrada da Palácio Barahona.

Origem da Igreja da Graça

A Igreja da Graça está localizada no Largo da Graça que por si só já é atraente. Talvez por morar em Salvador, uma cidade cheia de largos, eu gosto deles. Gosto da maneira como estes espaços públicos promovem um traçado incomum e muitas vezes indefinido, impreciso aos lugares.

A fachada da igreja marca o início do Renascimento em Portugal e sua construção data do século XVI. Por estes tempos, os portugueses já andavam pelas bandas do Brasil, invadindo e tomando conta de tudo, modificando para sempre a trajetória do nosso país varonil.

Com a extinção das ordens religiosas no século XIX este belo edifício entrou em decadência e muitas de suas riquezas foram transferidas para outras igrejas. Somente no século XX foi restaurada. Ainda bem, porque assim que pousei os meus olhos nela, eu gostei.

Igreja da Graça de Évora, com seu estilo sóbrio e atraente, é um dos interessantes personagens da cidade portuguesa. #evora #portugal #igrejadagraca #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem

A face externa da Igreja da Graça: entramos pela porta ali atrás

Igreja da Graça de Évora, com seu estilo sóbrio e atraente, é um dos interessantes personagens da cidade portuguesa. #evora #portugal #igrejadagraca #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem

Parte da bela fachada da Igreja da Graça em Évora

Os maravilhosos Atlantes da Igreja da Graça

Entretanto, o que primeiro nos chamou a atenção e nos fez parar em frente à Igreja da Graça, nem foi a sua bonita fachada e sim as esculturas que a ornam, parecendo que estão a vigiar ou a abelhudar o que acontece lá embaixo. Parecem gigantes, seres mitológicos e isso me atraiu.

As esculturas, são na verdade os Atlantes e carregam globos que simbolizam os quatro cantos do mundo por onde os destemidos portugueses navegaram, aproximando e mudando a constituição humana, física, política e cultural de vários lugares no planeta.

Os Atlantes, Telamons entre os romanos, são conhecidos pelo povo de Évora como Meninos da Graça, embora de meninos nada tenham em aparência, bem ao contrário disso, em minha nada importante opinião.

Outro aspecto extremamente atraente na fachada da Igreja da Graça em Évora, é a torre dos sinos, se destacando no topo, ampliada e de tamanho retangular, modificando o aspecto geral da face do tão antigo, bonito e sóbrio edifício.

Igreja da Graça de Évora, com seu estilo sóbrio e atraente, é um dos interessantes personagens da cidade portuguesa. #evora #portugal #igrejadagraca #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem

Os Atlantes da Igreja da Graça em Évora

O interior da Igreja da Graça

A Igreja da Graça nos dias atuais serve de Messe de Oficiais da guarnição de Évora, sendo a Igreja a Capelania da Região Militar Sul, ou seja, pertence ao exército. Movidos pela vontade de ver seu interior, pedimos à pessoa que estava na porta para vermos um pouco do interior da Igreja da Graça. Ele gentilmente nos autorizou.

Assim que passamos pela recepção, encontramos o pequeno claustro. Eu não sei a razão, mas eu tenho um interesse enorme por claustros. Eles se parecem em sua maioria, mas para mim são tão distintos quanto interessantes. Sinto-me bem nestes ambientes tanto quanto geralmente passo mal em algumas igrejas.

Vai saber que energias ocultas e desconhecidas se movem nestes lugares que nossa vã filosofia desconhece. Para não racionalizar tanto, apenas desfruto do prazer de estar nos claustros, sempre que tenho oportunidade.

Igreja da Graça de Évora, com seu estilo sóbrio e atraente, é um dos interessantes personagens da cidade portuguesa. #evora #portugal #igrejadagraca #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem

Uma escadaria

Uma escadaria ornamentada com os belos e únicos azulejos portugueses, um claustro pequeno e simples, um salão com belas janelas, grandes lustres e arcos foram tudo o que nos permitiram visitar, mas foi suficiente para tornar a visita à Igreja da Graça um dos muitos momentos agradáveis de nossa estada em Évora.

Satisfeitos, voltamos para o Largo da Graça e seguimos perambulando pelas ruas da cidade, em busca de mais personagens históricos e não demoramos a encontrar mais alguns deles que nos mostraram outras facetas da encantadora Évora.

Quer descobrir outro personagem de Évora?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Mercado Municipal de Évora, Portugal

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Igreja da Graça de Évora, com seu estilo sóbrio e atraente, é um dos interessantes personagens da cidade portuguesa. #evora #portugal #igrejadagraca #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem              Igreja da Graça de Évora, com seu estilo sóbrio e atraente, é um dos interessantes personagens da cidade portuguesa. #evora #portugal #igrejadagraca #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra a Igreja da Graça em Évora em Portugal ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Igreja da Graça em Évora, Portugal

Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre a Igreja da Graça em Évora, Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2019-08-29T15:25:37+00:0029/08/2019|Categories: Europa, Évora, Portugal|Tags: , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.