A ICÔNICA Ponte VECCHIO de Florença

Sem dúvida alguma, a Ponte Vecchio é um dos símbolos da belíssima cidade de Florença. Antiga, cheia de história e personalidade, nós a vimos de muitos e variados ângulos, em diversos momentos e sob a incidência de luzes distintas, dando a ela tons e cores cambiantes.

Afirmo, portanto, que a Ponte Vecchio tem muitas faces que variam ao longo do dia.

Os dias na Toscana eram assim…

Na terça-feira, sexto dia na Toscana, eu acordei exausta. Os dias em Florença estavam sendo cheios de informação e conhecimento e o dia anterior, em Siena, havia sido intenso porque desejei absorver o máximo possível daquela cidade no pouco tempo disponível que tínhamos.

Ponte Vecchio

O dia nascendo na cidade

Ponte Vecchio

Caminhando pelo Rio Arno

Ponte Vecchio

Os belos edifícios de Florença

Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio ao fundo

Ponte Vecchio

Belíssima Florença

Ponte Vecchio

Ruas de Florença

Ponte Vecchio

Sempre buscamos caminhos desconhecidos

Ponte Vecchio

Muitos e variados caminhos levam até a Ponte Vecchio

Seguimos pela margem do rio em silêncio, deixando nossa energia naquela estreita calçada como muitas outras pessoas fizeram outrora, ouvindo nossos passos, pois havia poucas pessoas na rua aquela manhã. Passava pouco das 8 horas. Cortamos pela Galeria degli Uffizi e seguimos por uma rua que deixou o rio às nossas costas, mas logo em seguida voltamos a ele, para enfim, depois de quase uma semana na cidade entrarmos na Ponte Vecchio.

A Ponte Vecchio e todo o seu esplendor

Ponte Vecchio

A A Ponte Vecchio em detalhes

Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio em todo o seu esplendor

Sua presença reina absoluta sobre a cidade: de uma forma ou de outra sempre nos deparamos com ela, mas ainda não a tínhamos atravessado. Primeiro a saboreamos de outros ângulos, de muitos ângulos: das duas margens do Arno, de dentro da Uffizi, desde a Piazzale Michelangelo e da Chiesa di San Miniato. Vimos sua beleza estonteante sob o efeito das diversas luzes que compõe o dia e a noite de Florença.

Um pedaço da história da Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

Caminhos que levam até a ponte

Ponte Vecchio

Eu e a Ponte: quase somente nós

Ponte Vecchio

As lojas ainda fechadas

Ponte Vecchio

As lojas começando a abrir

De todos os monumentos de Florença, a Ponte Vecchio era a que mais me causava expectativa. Antes de estar ali, se pudesse escolher um único lugar para conhecer, teria sido ela.

Construída em 1345, originalmente era ocupada por ferreiros, açougueiros e curtidores que jogavam todo o lixo no rio. Então, no século XVI, o duque Fernando I os expulsou por conta do cheio desagradável e os substituiu por ourives e joalheiros que hoje permanecem na ponte.

O corredor Vasari

Ponte Vecchio

O corredor Vasari contornando a Torre dei Mannelli

Ponte Vecchio

A torre dei Mannelli

O corredor Vasari passa por cima das lojas. Ele foi projetado no século XVI por Giorgio Vasari, a mando de Cosimo I, para permitir que os Médici entrassem em suas residências sem precisar misturar-se ao povo.

Ao final do lado sul, está a Torre dei Mannelli cujo corredor Vasari teve que contornar, pois Cosimo não permitiu sua derrubada, causando um estranho efeito.

O corredor Vasari liga o Palazzo Vecchio, a Galeria degli Uffizi e o Palazzo Pitti. Nele há pequenas janelas que eram usadas para manter a privacidade da família Médici, permitindo, no entanto que eles pudessem observar a vida que transcorrida do lado de fora.

Quando Hitler visitou a cidade em 1941, o ditador italiano Mussolini mandou construir novas e maiores janelas para que o alemão pudesse apreciar melhor a vista do Arno. Para sorte nossa, a ponte sobreviveu à destruição da Segunda Guerra Mundial.

Pela Ponte Vecchio, finalmente

Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio praticamente só minha

Ponte Vecchio

A vida está começando na Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

Detalhes da Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

Um dos habitantes da Ponte Vecchio

Uma multidão toma conta da Ponte Vecchio

A velha ponte estava ainda vazia quando chegamos, fato que geralmente acontece no início da manhã. Em outros horários, durante o dia e especialmente nos fins de semana, ela fica absurdamente cheia. Tarde da noite ela também costuma ficar desocupada.

Naquela terça, porém, com a vida na cidade ainda começando a despertar, ela era praticamente só nossa. As lojas ainda estavam fechadas. Eu não sei exatamente o que eu esperava, mas a ponte foi uma de minhas (poucas) decepções em Florença. Talvez eu esperasse demais dela. A tal da expectativa que a muito estraga…

A Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

Atravessando a Ponte Vecchio após às 22 horas

Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio no início da manhã: vazia

Ponte Vecchio

Bela vista temos de Florença desde a Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

O sol da manhã: magia em Florença

Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio ainda adormecida sob o belo sol matinal de Florença

Os antigos edifícios, corroídos pelo tempo e pelo uso fazem com que ela seja diferente de todas as outras pontes que eu já conheci. Além disso, a ponte oferece uma linda vista, mas faltou alguma coisa, algum tempero, algum dendê, como se ela fosse, na verdade, uma farsa, uma réplica, um embuste. Vista de fora, de qualquer ângulo, ela é interessantíssima, estupenda, magnífica.

Vista de dentro, perde quase todo o seu esplendor. Torna-se mundana, acanhada, sem brilho. Ainda assim, no contexto geral, ela é sim, grandiosa.

Depois desse dia passei por ela inúmeras vezes, em horários distintos e nunca consegui desfazer esta impressão.

Quer continuar passeando comigo por Florença?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Passeando pela orla do Rio Arno em Florença

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Sem dúvida alguma, a Ponte Vecchio é um dos símbolos da belíssima cidade de Florença. Antiga, cheia de história e personalidade, nós a vimos de muitos e variados ângulos, em diversos momentos e sob a incidência de luzes distintas, dando a ela tons e cores cambiantes. Afirmo, portanto, que a Ponte Vecchio tem muitas faces que variam ao longo do dia. #pontevecchio #pontes #florenca #firenze #italia #monumento #historia #espiandopelomundo #viajantesempressa              Sem dúvida alguma, a Ponte Vecchio é um dos símbolos da belíssima cidade de Florença. Antiga, cheia de história e personalidade, nós a vimos de muitos e variados ângulos, em diversos momentos e sob a incidência de luzes distintas, dando a ela tons e cores cambiantes. Afirmo, portanto, que a Ponte Vecchio tem muitas faces que variam ao longo do dia. #pontevecchio #pontes #florenca #firenze #italia #monumento #historia #espiandopelomundo #viajantesempressa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraa Ponte Vecchio em Florença  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Crédito: a foto de capa que ilustra o Construções pelo Mundo é do site Unsplash de autoria de Fleur Treurniet.

A Ponte Vecchio em Firenze

Se você, meu caro viajante, gostou de caminhar comigo pela Ponte Vecchio em Florença, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-08-08T13:34:26+00:0020/04/2016|Categories: Europa, Florença, Itália|Tags: , |9 Comentários

9 Comments

  1. […] + A Ponte Vecchio na intimidade […]

  2. Livia Zanon 25/06/2018 em 19:16 - Responder

    Eu adorei Florença, achei essa ponte Vecchio muito incrível… Muito ouro ao decorrer dela né? Muita gente passando, bem diferente. E o por do sol…Lindissimo tbm!! 🙂 Adorei o post!!

    • Analuiza Carvalho 05/07/2018 em 15:00 - Responder

      oi Livia… sem dúvida a Ponte Vecchio é um dos ícones florentinos e com certeza ela deixa a paisagem ainda mais exuberante! 🙂 bj

  3. Patricia 25/06/2018 em 21:33 - Responder

    Essa ponte é cheia de história! Uma das principais atrações da cidade e com toda razão.

  4. Andrea 26/06/2018 em 10:19 - Responder

    Você tem cada postagem da Itália que eu fico babando…e esse não poderia ser diferente. Ainda não estive por lá mas pretendo e em breve…seguirei muitas dicas daqui, tenha certeza disso. Bjs.

    • Analuiza Carvalho 03/07/2018 em 09:30 - Responder

      oi Andrea… bom saber que ando te inspirando a conhecer a Itália. É um país sensacional que eu quero voltar outras vezes. Florença é um de meus xodozinhos no país. Ela é sensacional!!!! 🙂 bjus

  5. Fabio 30/06/2018 em 22:36 - Responder

    Que cidade linda!! Achei espetacular durante a noite. A ponte e o rio dão um toque especial! 😉

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.