A Livraria Lello & Irmão é um dos cartões postais da cidade do Porto. Quase constantemente há filas de turistas e curiosos em sua porta, desejosos de conhecer o interior da famosa livraria que dizem ter influenciado J.K. Rowling, a famosa autora da série Harry Potter, ao criar um dos ambiente para este bruxinho amado.
A página principal do site nos dá as boas vindas “à livraria mais bonita do mundo”. Bom, não sei se é verdade, mas com certeza, ela está na lista das mais bonitas que já visitei.
Ingressos

Local para vendas de ingressos para a Livraria Lello
Chegamos à Lello quando já era noite. Para ter acesso a ela é preciso comprar um ingresso que custa 3 euros. A justificativa para tal cobrança é que os visitantes curiosos invadiam todos os dias a livraria e não compravam nenhum livro, ferindo assim o objetivo principal de sua existência, vender livros, além de espantar potenciais clientes, que começaram a buscar livrarias mais sossegadas.
A boa notícia é que estes 3 euros podem ser deduzidos na compra de livros.
Assim que, nos dirigimos a uma pequena e curiosa estrutura parada em frente à livraria lindamente grafitada, onde compramos os nossos bilhetes de acesso.
Histórias

A famosa escada da Livraria Lello
A Lello & Irmão atravessou os tempos. Ela foi inaugurada em 1906 e à época compareceram em sua abertura inúmeras figuras importantes no cenário da cidade, de segmentos variados. Foi um acontecimento!
Eu sou aficionada por livros, histórias e consequentemente livrarias. As visito mesmo quando não falo nadica de nada da língua local. Então, visitar um templo como a Lello foi um imenso prazer.
Assim que atravessamos a porta principal nos vimos diante da famosa escadaria que teria sido o elã que levou Rowling a criar o cenário da livraria Floreios & Borrões onde Potter encontra Gilderoy Lockhart pela primeira vez, em Harry Potter e a Câmara Secreta.
A autora morou no Porto na década de 90.
Beleza explícita

A Livraria Lello e sua bela fachada vista do topo da Torre dos Clérigos

A Livraria Lello – andar térreo

Livraria Lello – primeiro andar
A fachada é extraordinária! Possui estilo neogótico e sem dúvida alguma é um dos edifícios emblemáticos do Porto, com características singulares e muito originais.
Figuras pintadas representam a Arte e a Ciência dando bem o tom do lugar, que possui ainda lindas rendas, belas janelas e vitrais. De cor muito clara forma forte contraste com seu interior, mais escuro e aconchegantemente pesado.
O interior é belíssimo! A escadaria incomum no centro do corredor principal, as cores em tons fortes de vermelho, muita madeira e estantes que vão do chão ao teto carregadas de livros de muitos e variados autores, lustres ornamentais compõe o décor da livraria.
Possui dois andares, mas a maioria das pessoas se concentra mesmo no térreo e nos degraus da famosa e maravilhosa escada, com seus detalhes curvos. Parece mesmo ter sido criada em mundo paralelo, com a ajuda de varinhas mágicas, onde os bruxos existem.
Entretanto, contudo, a Lello é bem mais que beleza!
A Livraria Lello & Irmão, os livros e histórias portuguesas

Fuçando os autores portugueses
Possui títulos interessantíssimos em seu acervo. Eu fiquei horas ali dentro, perdida em histórias e possibilidades.
Perguntei a um vendedor onde eu poderia encontrar os livros portugueses. Queria comprar autores locais. Ele me respondeu: “Ora, todos os livros são portugueses”.
Diante de minha expressão de “não consegui entender sua resposta”, ele disse que todos os livros estavam em português, eram traduzidos, mas se quisesse em outro idioma, havia uma ilha próxima à entrada.
Ah! Certo! Obrigada. Saí então em busca, sozinha, dos autores de Portugal, até que encontrei a estante onde eles habitavam: dos clássicos aos contemporâneos. Homens e mulheres. Diante de tantas alternativas atraentes pedi ajuda novamente. Então foi uma festa!
Fiquei mais de uma hora conversando com uma das vendedoras, e de vez em quando outras duas palpitavam. A primeira, que já não me recordo o nome, me indicou livros.
Ela me contou ainda histórias de sua família. Falamos sobre as guerras ultramarinas, cujo tema e crueldade tinha total desconhecimento.
Lembro-me vagamente de pessoas passando constantemente por mim, num vai e vem incessante e nós duas paradas no meio do corredor, perdidas em histórias que não vivemos, mas que de maneiras diferentes nos alcançou: a ela pela família que fez parte de tudo isso e a mim, por suas palavras e gentileza em me contar fatos de sua vida privada.
Como livraria

Agarrada com meus livros recém escolhidos. Só então fui olhar a bela e famosa escada

Trechos da escada e a caixa atras

Visitantes de máquinas em punho à espera de sua vez para as fotos
Comprei livros. Menos do que gostaria, mas livros no Porto são caros. Aceitei a recomendação da vendedora. Usei o crédito dos bilhetes para ajudar no pagamento.
Achei a Lello & Irmão linda de morrer, mas como livraria, sua função original, para comprar livros, não é a mais agradável, justamente pela quantidade de pessoas a circular, com máquinas em punho, atravancando e tumultuando o estreito corredor.
Gostaria de ter ficado mais tempo a contemplar e descobrir seus detalhes arquitetônicos, seus tesouros, mas havia gente demais ali dentro, me impossibilitando tal ação.
Se eu voltaria?! Talvez! Se recomendo a visita mesmo para quem não ama ou pretende comprar livros?! Fortemente!
Feliz da vida com esta visita seguimos perambulando pela noite portuense, que estava fria, absorvendo a atmosfera noturna e buscando um lugar para jantarmos.
Horários
Segunda a sexta: 10h00 – 20h00
Sábado e domingo: 10h00 – 20h00
Endereço:
Rua das Carmelitas, 144; Muito próxima à Torre dos Clérigos.
Mais um pouco de Potter:
Trechos de alguns livros teriam sido escritos pela autora no Café Majestic. É comum vermos estudantes circulando pelo Porto vestidos à maneira dos bruxos de Hogwarts. Fã da série criada por Rowling, talvez esteja ai, em tantas referências ao mundo do bruxinho, o fato de eu ter sido tomada de assalto por esta cidade.
que lugar incrível ! lindo demais! Estou louca para conhecer o porto, agora tenho mais um lugar na lista!
Nana! Se tens vontade, planeje e vá! Eu achei o Porto uma cidade verdadeiramente apaixonante!!! 🙂
Vai ter uma lágrima escorrendo no cantinho do meu olho quando eu enfim conhecer esse lugar, que povoa meu imaginário criativo já há tantos anos. Parece mesmo um universo mágico, parece que a qualquer momento um pequeno duende vai pular de uma prateleira e te apresentar um livro para a estação. Ah, meu mundo de fantasia é tão bonito quanto a Lello! ❣️
Ah, foi bem isso que eu senti quando estive aí! É sim, um lugar encantado! Para quem tem uma imaginação, digamos assim, que frequenta outros mundos, como a nossa, é um lugar que emociona! ehehe bjus
E não poderia esperar nada menos de você do que sair com livros debaixo do braço e nem que iria bater papo com os vendedores. =D E não poderia esperar nada menos de uma resposta bem portuguesa sobre: onde estão os livros portugueses? hahahaha
Bom, eu não sou apaixonada pelos livros e muito menos pelo Harry Potter, mas a curiosidade me guiou até a livraria Lello e confesso que fiquei frustrada. =x Eu concordo 100% com o fato deles cobrarem pela visita, mas achei ela um pouco mal cuidada. Por exemplo: a escadaria, centro das atenções, vi uma escadaria toda descascada e mal cuidada. Achei que o fato de cobrarem a entrada dos turistas, eles podiam cuidar melhor disso … outro ponto é que quando eu fui estava absurdamente lotada, todos querendo tirar fotos na escada e consequentemente bloqueando a passagem. Penso mais uma vez que o fato de cobrar as entradas eles deveriam criar um controle de limite de pessoas lá dentro, vender os ingressos com hora marcada e coisas do tipo. =x
Ela não deixa de ser linda por dentro, mas acho que esses dois pontos, pra mim, ofuscou um pouco a beleza do local. =x
Acho tão interessante a diferença de olhares que cada pessoa tem em relação aos lugares! Acho enriquecedor e adoro estas trocas de impressões.
Não percebi nenhum tipo de desgaste na bela escadaria da Lello, mas também se tivesse percebido para mim não faria diferença, ao contrário seria mais um elemento de atração uma vez que gosto da ação do tempo sobre objetos. 🙂
Quanto a lotação: concordo muito Maytê! Eles deveriam mesmo limitar o número de pessoas por vez no interior, pois aquela multidão compromete a circulação de pessoas, tanto para quem só quer apreciar a livraria (coisa que terminei não fazendo exatamente do jeito que queria) quanto para quem quer comprar livros. beijocas
Simplesmente AMO livrarias e essa então, me fez delirar de tão linda e fotogênica, né?! Adorei!!! Obrigada por compartilhar!
Então você é como eu Alessandra! Amo livrarias demais! ehehehe A Lello me deixou sim, muito encantada e para quem tem bom olho fotográfico ela rende lindas fotos! 🙂 bj
Que linda e diferente esta livraria! De fato, a escadaria é muito bela e a fachada vista de fora e do alto, uau, que beleza. Legal a conversa com a vendedora portuguesa. Amo fazer isso, hehehehe. Beijos.
Nada como uma boa conversa, não é mesmo Michela?! Em meio a livros então… me senti feliz! 🙂 bjus
Que biblioteca linda, e escada então é uma charme a parte, me lembro um pouco a biblioteca de Dublin a The Book of Kells.
Gente! Não sei se realmente influenciou a autora, mas vendo as fotos da livraria eu lembrei de alguns cenários do filme! haha… O Lugar é lindo! Fiquei apaixonada! Amo livros e eu passaria um dia aí dentro, se deixassem! rs… adorei o seu post!!!!
oi Dhebora… eu também poderia passar um dia inteirinho ai, entre livros e beleza!!!! Obrigada, feliz que tenha gostado do texto! Mérito dessa lindeza chamada Lello! rsrs bjus
Que lugar incrível, Analuiza! Sou superfã da saga do Harry Potter e adoraria conhecer um dos lugares que inspiraram os livros. Curti demais a sua indicação.. mais uma dica anotada para uma próxima oportunidade.
Abraços
oi Flávio… também adoro Harry Potter e cia! Acho este mundo mágico uma delícia e por isso também foi um prazer visitar a Lello. Fora que eu AMO livros e livrarias! 🙂
Nossa, não conhecia essa livraria.Achei o máximo uma livraria ser um ponto de interesse. Realmente é linda demais. Parabéns, lindo seu relato.
Obrigada Thiago! Pois a Lello é um mesmo um dos clássicos do Porto e pessoalmente ela é ainda mais linda! 🙂 bj
Essa livraria é simplesmente maravilhosa! Num ambiente desses eu não vejo a hora passar! O desenho dessa escada é pra deixar qualquer arquiteto de cabeça virada! Adorei o post!
É verdade Cris… eu sinto o mesmo. Esqueço completamente da vida quando estou em uma livraria. Quando ela é linda assim então, podem me deixar por lá… ehehehe bjus
Essa livraria é fenomenal! Não me espanta que ela tenha inspirado a J.K. Rowling.
É verdade, Aline… A Lello é mesmo inspiradora! 🙂 bjs
[…] a Livraria Lello & Irmão para trás! A temperatura estava deliciosa e apesar do cansaço, resolvemos caminhar um pouco, […]