HOSPEDAGEM em Portugal:

Para mim, uma das maiores dificuldades no planejamento de uma viagem é a escolha de um hotel em uma cidade que ainda não conheço e que é uma completa estranha para mim, pois basicamente temos que confiar em fotos e fatos de guias e na percepção de outros viajantes, sendo que uma hospedagem ruim pode comprometer, até certa medida, a viagem.

Léo e eu temos uma preferência em relação a esse quesito: o Ibis Hotel da Rede Accor. As razões são muito simples: sabemos exatamente o que vamos encontrar em qualquer lugar do mundo, uma vez que eles seguem o mesmo padrão. Em segundo lugar são hotéis que geralmente oferecem bons preços nas diárias, gerando um bom custo X benefício.

Além disso, costumam ser bem localizados. Assim, quando estamos pesquisando lugares para ficar, o primeiro passo é descobrir se tem Ibis na cidade.

Onde se hospedar em Portugal

Ibis Porto São João: vista da janela, quarto com sofá, bancada de trabalho e cama larga

Para nossa alegria, Portugal tem muitas unidades de nosso hotel favorito. O problema aqui foi escolher dentre tantas possibilidades. Utilizamos então o binômio custo X localização e o resultado foi esse:

Porto: 02 a 07/11 – Ibis Porto São João (Rua Dr. Plácido Costa): pago no hotel no momento da chegada;

Évora: 09 a 11/11 – Ibis Évora (Rua de Viana, 18 – Quinta da Tapada Urbanização da Muralha): pago no hotel no momento da chegada;

Lisboa: 11 a 16/11 – Ibis Lisboa Centro Saldanha (Avenida Casal Ribeiro): pago no ato da reserva ainda no Brasil. No momento do check-in, tivemos que pagar a taxa da cidade de 10 euros;

Porto: 17 a 19/11 – Ibis Porto Centro (Rua da Alegria, 29): pago no hotel no momento da chegada.

Onde ficar em Portugal

Hotel Íbis Évora e Porto São João: decoração similar

Por seguirem o mesmo modelo, encontramos poucas diferenças entre cada um dos Ibis citados: tanto o lobby quando os quartos seguiam o desenho e decoração padrão das unidades da rede: um charme.

O Porto São João, por exemplo, era idêntico ao de Évora, com pequenas diferenças aqui e acolá na decoração. Ambos possuíam a mesma disposição, tamanho e poucas tomadas, o que em tempos de tantos aparelhos eletrônicos (telefone, máquinas fotográficas, notes…) foi um problema gerenciar a logística de carregamento todos as noites.

Em compensação no Ibis de Lisboa havia tomadas à vontade. Além disso contudo, não houve nenhuma diferença significativa em relação a Porto São João e Évora. Já o Ibis Porto Centro era o maior de todos! Além dos itens comuns havia ainda um sofá cama.

Os itens comuns são: bancada de trabalho, armário com cabides e prateleiras, tv, espelho de corpo inteiro, sofá e mesinhas de cabeceira.  O chuveiro segue estilo europeu com regulagem de temperatura, altura e ângulo. Sempre há secador de cabelo e sabonetes líquidos na pia e no box. Os boxes são de vidro. Todos possuem wi-fi gratuito no quarto.

Onde ficar em Portugal

Hotel Ibis Évora (em sentido horário): quarto – espelho de corpo inteiro, cama larga, sofá e mesa de trabalho, além de armário com prateleiras, vista da muralha da cidade e tomando um café no bar 24 horas, antes de partir de Évora.

O Porto São João fica no topo do Shopping Campus, uma facilidade. Bem em frente tem uma estação de metrô (IPO), que usamos todos os dias para ir ao centro, uma vez que estávamos distante.

O Ibis de Évora está localizado diante da antiga muralha da cidade e distante cerca de 800 metros da Capela dos Ossos e a mais ou menos 1,5 quilômetros de diversos outros pontos de interesse como a Catedral de Évora e o Templo Romano.

Onde ficar em Portugal

Ibis Lisboa Centro Saldanha – em sentido horário: lobby, quarto e as charmosas ruas

Onde ficar em Portugal

Ibis Porto Centro: quarto

Já o Ibis Lisboa Centro Saldanha fica no charmoso bairro Saldanha, com bons cafés, restaurantes e shopping, cheio de estilo e traços de luxo e modernidade. A estação de metrô fica muito perto. Em mais ou menos 3 quilômetros estão alguns importantes pontos turísticos como a Praça do Comércio, o Elevador Santa Justa e a Sé de Lisboa.

O Ibis Porto Centro está a menos de 500 metros do Teatro São João, da Igreja de Santo Idelfonso e da Rua de Santa Catarina, além de estar a menos de 1,5 quilômetros da Ponte Luís I e muito próximo da estação Bolhão do metrô.

As diárias do Ibis não incluem o café da manhã (salvo se houver alguma promoção), mas eles disponibilizam um buffet que costuma ser variado, ao custo de 6,90 euros. Todos eles têm bar 24 horas.

Outro aspecto nos atrai na Rede Accor: o programa de fidelidade da rede chamado Le Club, onde a hospedagem acumula pontos que mais tarde poderão ser revertidos em descontos em outras hospedagens.

Os associados vão subindo de categoria à medida que acumulam pontos e assim vão ganhando benefícios como early check-in (meu preferido), late check-out e welcome drinks por exemplo. Lembro, porém, que nem toda unidade gera pontos.

Para ser um membro Le Club basta fazer o cadastro gratuito no site da rede.

Estar em uma das unidades do Ibis Hotel, tem seus prós e seus contras, mas na contabilidade final, continuo considerando o Ibis um bom custo/benefício quando viajamos por aí.

Em tempo: a rede Accor oferece outros hoteis como o Mercure, Ibis Budget ou Syles, com diferenças de categoria e custo, mas o meu apreço é mesmo pelo Ibis.

Como em Sintra e Óbidos não havia nenhuma unidade dele, tivemos que escolher outras hospedagens.

Onde ficar em Portugal

Hotel Tivoli Sintra – em sentido horário: fachada do hotel, Palácio Nacional e o Vale

Onde ficar em Sintra

Lobby do Hotel Tivoli Sintra

Onde ficar em Sintra

Sala de café da manhã com vista para o vale – Hotel Tivoli Sintra

Onde ficar em Sintra

Hotel Tivoli – Sintra

Onde ficar em Sintra

Hotel Tivoli Sintra – armário no detalhe

Onde ficar em Sintra

Hotel Tivoli Sintra – banheiro

Em Sintra nos hospedamos no Sintra Tivoli (Praça República: 07 a 09/11, pago no Brasil no ato da reserva). Bonito e muito bem localizado, no Centro Histórico, nosso quarto tinha vista para o Palácio Nacional. Os quartos do lado oposto tinham uma magnífica vista para o vale.

O quarto era amplo: possuía uma bela escrivaninha de trabalho, mesa de centro e duas largas cadeiras, além de frigobar e uma pequena e agradável varanda. O chão era de carpete e no corredor havia um armário grande, de madeira, pesado, com cara de antigão e cheio de gavetas. Me espalhei! Só não me entendi com a tv antiga.

No banheiro além do chuveiro estilo europeu, encontramos banheira, secador de cabelo e amenities (sabonete, touca de banho, xampu e condicionador). O café da manhã não estava incluído. Não havia wi-fifor free no quarto, apenas no lobby, mas eles nos deram uma cortesia diária de 1 hora.

O hotel é um pouco barulhento. Acordei de madrugada, mais de uma vez, com os sons e ruídos de conversas que vinham de outro quarto e também da rua.

Onde ficar em Óbidos

Hotel Real d´Óbidos – vista do quarto

Onde ficar em Óbidos

Hotel Real d´Óbidos – decoração

Onde ficar em Óbidos

Hotel Real d´Óbidos – lobby

Onde ficar em Óbidos

Hotel Real d´Óbidos – quarto

Onde ficar em Óbidos

Hotel Real d´Óbidos – banheiro

Onde ficar em Óbidos

Hotel Real d´Óbidos – café da manhã

Em Óbidos ficamos no Hotel Real d´Óbidos (Rua D. João de Ornelas, 16 a 17/11, pago no hotel) ao lado da muralha. Eles tentaram recriar um ambiente medieval para ficar de acordo com a cidade, deliciosamente adormecida no tempo, com decoração um tanto pesada, mas divertida.

O quarto era amplo, tínhamos uma bela vista. O banheiro também era grande, com secador de cabelo e amenities. Havia wi-fi gratuito no quarto. O café da manhã, variado e cheio de coisas gostosas, estava incluído na diária.

Os quartos tinham nome e nós ficamos no Catarina. Em nossa cama havia um chocolate para cada um, com um bilhetinho de boas vindas. Achei uma delicadeza.

Nesses dois hotéis as toalhas eram grandes e felpudas, um contraste gritante com as que temos nos Ibis, mais fininhas e simplesinhas.

Onde ficar em Portugal

Hotel Real d´Óbidos

Em todos os hoteis em que nos hospedamos, como é comum na Europa, pudemos beber água da torneira da pia; uma facilidade que eu adoro.

O atendimento foi muito cortês, simpático e eficiente, sendo que o mais pessoal foi o de Óbidos, talvez pelo porte da cidade e fluxo de turistas que pernoitam por lá.

Com exceção das duas estadias em Porto, nós chegamos sempre antes da hora do check-in, mas todos os hoteis guardaram as nossas bagagens para que pudéssemos aproveitar o dia na cidade, antes de dar entrada, na volta.

Todas as hospedagens escolhidas nos atenderam perfeitamente e as recomendo tranquilamente.

COMO CHEGAR EM CADA UM DELES:

Onde ficar em Portugal

Ponto de ônibus (autocarro) em frente ao aeroporto de Porto

Onde ficar e Porto

Da parada de ônibus no Hospital São João até o Ibis Porto São João

Porto: Ibis Porto São João (Rua Dr. Plácido Costa): linha amarela de metrô, IPO. Do aeroporto, a sugestão é pegar um ônibus, pois ele segue direto, por mais ou menos 1 hora: já vamos conhecendo um pouco de Porto.
Em frente à saída principal do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, há um ponto. O 604 – Hospital São João – leva até o Ibis. Da parada até o Shopping Campus, onde ele está localizado é uma caminhada de mais ou menos 600 metros.
Onde ficar em Sintra

Da estação de comboios (trem) de Sintra até o Sintra Tivoli Hotel

Sintra: Sintra Tivoli (Praça República): uma caminhada de menos de 1 quilômetro nos deixa no hotel desde a estação de trem. Entretanto é aclive até lá.
Para quem não está disposto a caminhar, na estação de trem há um posto de informações turísticas que pode ajudar com indicações de outros meios de locomoção até o Tivoli.
Onde ficar em Évora

Da estação de comboio (trem) de Évora até o Ibis Évora

Évora: Ibis Évora (Rua de Viana, 18 – Quinta da Tapada Urbanização da Muralha): são menos de 2 quilômetros de caminhada plana desde a estação de trem de Évora até o Ibis.

Lisboa: – Ibis Lisboa Centro Saldanha (Avenida Casal Ribeiro): é servida pelas linhas vermelha (Vermelha) e amarela (Girassol) do metrô.

Onde ficar em Óbidos

Da estação de trem (comboio) de Óbidos até o Hotel Real d´Óbidos

Óbidos – Hotel Real d´Óbidos (Rua D. João de Ornelas): uma caminhada de menos de 1 quilômetro desde a pequena estação de Óbidos. Siga a linha do trem (saindo da estação, à esquerda) e ao chegar na estrada, vire à direita e siga em frente até a vila. Logo na entrada haverá uma placa com a direção do hotel.
Onde ficar em Porto

Do metrô Bolhão até o Ibos Porto Centro

Porto – Ibis Porto Centro (Rua da Alegria, 29): metro Bolhão, servido por todas as linhas de metrô. Do metrô até o Ibis é uma caminhada plana de mais ou menos 10 minutos.

By |2018-03-07T00:57:08+00:0017/12/2016|Categories: Europa, Portugal, Preliminares Portuguesas|Tags: , , |7 Comentários

7 Comments

  1. […] apenas um café expresso no Quiosque Arcádia no Shopping Campus onde estava localizado o Ibis São João, nossa casa naqueles dias na cidade porque eu queria tomar café da manhã no centro da […]

  2. […] que saímos do Ibis, muito cedo naquela manhã, tínhamos como objetivo tomar café da manhã no centro da cidade. […]

  3. […] + Hospedagem em Portugal […]

  4. […] + Hospedagem em Portugal […]

  5. […] + Hospedagem em Portugal […]

  6. […] + Hospedagem em Portugal […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.