Haarlem na Holanda, é uma cidade adorável! Ademais, ela é escancaradamente, despudoradamente linda! Apesar de carregar em sua aparência as características típicas da Holanda, como os canais que a cortam, a encantadora arquitetura e as onipresentes bicicletas que circulam em todo canto, não se engane! Haarlem tem personalidade!
Capital financeira da Holanda do Norte, ela é a oitava maior cidade do país. Apesar de ter várias indústrias, Haarlem em nada lembra uma cidade industrial, bem ao contrário disso, ela é formosa e elegante.
É possível chegar a Haarlem de trem, desde Amsterdam, saindo da Centraal Station, podendo comprar os bilhetes no mesmo dia da visita. Inclusive a Estação Central de Haarlem tem belo estilo Art Nouveau.
A seguir um resumo sobre o que ver nessa linda cidade, Haarlem na Holanda em poucas palavras.
A casa de Corrie ten Boom

A casa de Corrie ten Boom (Corrie ten Boom Huis)
Corrie foi um sobrevivente dos campos de concentração da Alemanha nazi. Entretanto a história dela, e de sua família, é muito mais forte que sua própria sobrevivência, pois eles ajudaram muitos judeus a escaparem da tortura e da morte impingida pelos nacional-socialistas, escondendo-os em sua própria casa, antes que eles pudessem sair da Holanda.
É justamente esta casa que está aberta à visitação, com ingresso gratuito, onde podemos conhecer, não somente os detalhes dessa família corajosa, como ver onde os judeus eram escondidos. É uma visita forte e emocionante.
É uma visita guiada, que acontece em inglês e dutch e sugiro chegar cedo, nos primeiros horários, pois o acesso de pessoas é limitado.
Horário de funcionamento: 10 am – 4 pm de terça-feira a sábado entre os meses de Abril e Outubro. 11 am – 3 pm de terça a sábado entre os meses de Novembro e Março.
Endereço: Barteljorisstraat 19; Site: corrietenboom.com
Grote Markt

Grote Markt
Aqui bate o coração de Haarlem. Aos sábados e as segundas-feiras acontece o mercado de rua, a feira, onde muitos moradores fazem as suas compras. O Grote Markt mudou muito pouco ao longo dos séculos.
Onde hoje vemos pavimento de pedras, por exemplo, antigamente era de terra, pequenos detalhes que não mudam as paisagens que vemos retratadas nas pinturas de mestres como Gerrit Berckheype.
No Grote Markt encontramos belos prédios de antiga arquitetura como a igreja gótica, Grote Kerk, construída entre os séculos XIV e XV e o prédio da prefeitura – Stadhuis – que data do século XVII, tal e qual quando foram construídos. Isso tem ou não um enorme peso em nossa alma?!
Também no Grote Markt estão o Verweyhal (Museu de Arte Moderna), antigo clube de cavalheiros, construído no século XIX e o Vleeshal, local onde funcionava o mercado de carnes da cidade (Exibições temporárias e arte contemporânea) – século XVII. O prédio Hoofdwacht, do século XIII era onde a guarda civil se reunia.
Muitos bares e restaurantes concluem a composição do Grote Markt.
A Ponte Levadiça e o Moinho

A ponte levadiça vista de longe e por dentro

O moinho De Adriaan
Ligando as duas margens do rio Spaarne, que já foi a veia principal da economia da cidade, está a ponte levadiça, exclusiva para ciclistas e pedestres, branquinha e charmosa, chamada Gravestenenbrug.
Um pouco além dela encontramos o Moinho De Adriaan (Molen De Adriaan), uma réplica do moinho original que pegou fogo no início do século XX e foi restaurado com dinheiro arrecadado em uma vaquinha entre os moradores. Hoje é um museu cuja visita nos explica sobre o seu funcionamento
Frans Hals Museum

Brincando de virar obra de arte no Frans Hals Museum
Frans Hals viveu entre os anos de 1582 e 1666 e, portanto suas obras focam em sua interpretação das realidades do século XVII. O museu exibe a maior coleção de obras do artista no mundo.
O acervo é espetacular e seus quadros são maravilhosos, afinal ele viveu durante a Golden Age da arte holandesa. Para completar, uma linda casa seiscentista abriga o museu.
O ingresso custa 12,50 euros para visitantes acima de 24 anos. Gratuito para pessoas até 18 anos e 6 euros entre 18 e 24 anos. É possível comprar pela internet.
Onde Comer

Grand Café Brinkmann – sanduíche de salmão

Café Studio
A Holanda não tem identidade gastronômica, mas os bares e restaurantes costumam fazer sanduíches maravilhosos e foi basicamente isso que consumi no país, com algumas exceções.
Em Haarlem nós comemos em dois lugares, o Grand Café Brinkmann no Grote Markt 13 e o Café Studio, no Grote Markt 25. Ambos com bom atendimento e ambientes internos e externos.
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Haarlem na Holanda – o que fazer na cidade ficará guardado em seu perfil no Pinterest 🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Haarlem na Holanda – o que fazer na cidade
Se você, meu caro viajante, gostou de saber o que fazer em Haarlem na Holanda, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Que delícia passear com vocês nesse post 🙂 confesso que nunca tinha ouvido falar de Haarlem mas gostei muito, irei colocar no roteiro da minha próxima visita à Holanda. Parabéns pelo artigo e fotos!
oi Gabriela: de todas as cidades que visitei na Holanda, Haarlem foi a que mais gostei, pois ela reúne vários elementos que me encantam em uma cidade. 🙂 bj
Chego a conclusão que preciso mudar para a Holanda…. acabei de voltar de Amsterdam e apaixonei…. e pelo seu relato tudo é lindo demais! Amei!!!!
oi Andrea: fácil nos apaixonarmos por este belo país não é mesmo?! Holanda tem muitas cidades lindas e que carregam sua própria identidade. É uma delícia explorar o país e um dia quero voltar para conhecer outras cidades. bj
Passei 3 dias em Amsterdam e sinto não ter conhecido outras cidades. Obrigada pelo passeio!
Obrigada pela visita Márcia! Eu passei cinco dias em Amsterdam e mais uns 10 visitando outras cidades e posso te dizer que o país tem cada cidade mais linda que a outra! Haarlem é minha favorita! 🙂 bjs
Da Holanda só conheço Amsterdam por enquanto, mas já percebi que existem lugares incríveis como esse para visitar. Ótima dica!
Obrigada! Explore a Holanda que vale muito à pena! 🙂
Que linda essa cidade! Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei super curiosa para conhecer 🙂
Haarlem é mesmo linda e interessante. Na verdade, além de Amsterdam, Holanda tem muitas cidades ótimas e atraentes para serem visitadas! 🙂
Que cidadezinha mais linda e interessante. A gente as vezes esquece que a Holanda é muito mais do que Amsterdam! Adorei!
Haarlem é isso mesmo, Tina! A Holanda tem muitas cidades assim, atraentes, além de sua capital. 🙂 É um país fácil e bacana de ser explorado! 🙂
Tamnem adorei os sanduíches da Holanda, ótimas dicas!
Clau
Obrigada Claudia!!! 🙂
Que fofura essa cidade. A Holanda tem muito o que mostrar pra gente né? Adorei saber mais sobre Haarlem.
É verdade! A Holanda é um país ótimo para ser explorado! 🙂
A Holanda é encantadora, e tem várias opções de lugares para visitar. Seu texto somente aumentou minha vontade de conhecer. Parabéns pelo post.
Não é verdade Alessandra! Conheci várias lindas e encantadoras cidades, mas a minha favorita foi mesmo Haarlem! 🙂 bj
tai uma cidade que nuna tinha ouvido falar na HOlanda, tem seu charme!! fiquei com vontade de visitar! adorei como descreveu a cidade com o despudoradamente linda haeuahe
ehehehehe se um dia estiver na Holanda Angie, dê um pulinho em Haarlem… Acho que você vai gostar. rsrsr bj