GREENMARKET Square: feira de ARTESANATO na Cidade do Cabo

A Greenmarket Square abriga uma feira de artesanato africano, oriundos de diversos países do continente, com coloridos e variados produtos. Ela está localizada num dos lugares mais antigos do centro da Cidade do Cabo na África do Sul e está cercada de velhos e bonitos prédios.

A trajetória da Greenmarket Square

A Greenmarket Square é um dos espaços públicos mais velhos na Cidade do Cabo. A praça data do século XVII, quando os holandeses aportaram e assentaram por estas bandas.

Como tudo o que é muito antigo, ela já exerceu diversas e variadas funções: de mercado de venda de escravos a feira livre onde frutas e verduras que vinham dos jardins da Companhia Holandesa das Índias Orientais – Company´s Garden – eram vendidas. Foi ainda palco de protestos durante os difíceis tempos do Apartheid, a exemplo da manifestação purple rain.

Atualmente a Greenmarket Square abriga uma feira de artesanato.

Greenmarket Square na Cidade do Cabo

A feira de artesanato na Greenmarket Square na Cidade do Cabo

Protestos na Greenmarket Square

Foi aqui na Greenmarket Square que aconteceu o protesto Purple Rain. Em 1989 manifestantes contra o Apartheid se reuniram na praça, pois o parlamento sul africano ficava aqui. Os policiais então atingiram os participantes com jatos d´água roxo.

Um dos integrantes pulou no canhão e o redirecionou para os edifícios públicos. A Old Town House ficou roxa; as janelas da igreja metodista ficaram destruídas pela força da água. Depois da dispersão, a polícia saiu identificando e prendendo todos os roxinhos que encontrou.

Belos edifícios em Art Deco

Cercada por belos edifícios em estilo ar deco, do século XIX, eles fazem um surpreendente e desconexo conjunto com o colorido artesanato vendido na praça. Contudo, a feira esconde boa parte dos prédios, que terminam por nos escapar os detalhes, especialmente aqueles mais baixos como a Old Town House.

A Old Town House data de 1716 e sua função original era a de abrigar os patrulheiros que deviam vigiar a cidade e ficarem atentos a incêndios. Atualmente abriga uma coleção de arte holandesa do século XVII – Frans Hals, Jan Steen, Jacob van Ruisdael, Anthony van Dyck – alguns de meus pintores preferidos.

Por que então eu não visitei a exposição?! Porque eu não sabia da existência dela e ao descobrir, quando já não estava mais na Cidade do Cabo, a Michaelis Collection at the Old Town House entrou em minha lista de frustrações de viagem.

Greenmarket Square na Cidade do Cabo

Greenmarket Square na Cidade do Cabo: praça cercada por belos edifícios em Art Deco

Na feira da Greenmarket Square

Nós estivemos na Greenmarket Square em duas ocasiões diferentes, observamos e caminhamos entre as barraquinhas que ficam espalhadas pela praça. Em nenhuma das duas ocasiões nos demoramos muito tempo. Diferente do que eu esperava, por tudo o que li a respeito da Greenmarket Square, não fui ostensivamente abordada. A praça tampouco estava cheia.

Eu gosto de artesanato, de trabalhos manuais e aqui há bastante variedade deles: pinturas, artigos femininos como colares, brincos e pulseiras, bolsas, roupas, artigos de decoração, utensílios domésticos, mochilas… Claro que, como acontece no Brasil, depois de um tempo eles todos se parecem. Salvo por um ou outro objeto mais original e diferente, muitos deles lembram o que fazemos no nordeste brasileiro.

Greenmarket Square na Cidade do Cabo

Produtos coloridos e variados na feira de artesanato na Greenmarket Square

Eu gostei muito de um enfeite de cabelo que vi em mais de um local: todos com o mesmo valor. Achei caro. Como não tenho o menor talento para negociar, não comprei. Nenhum vendedor insistiu que eu comprasse o meu objeto de desejo. Em outro lugar, um amigo tentou pechinchar um objeto que ele gostou, mas o vendedor não aceitou baixar o preço.

Eu li em algum lugar durante as minhas pesquisas sobre Cidade do Cabo que as negociações são aceitáveis, mas que deveríamos tomar cuidado para nunca deixarmos de pagar o preço justo uma vez que os comerciantes viviam destas vendas. Lembrando que na feira da Greenmarket Square o pagamento só pode ser feito em dinheiro.

Food Lover´s Market

Greenmarket Square na Cidade do Cabo

Food Lover´s Market

Ao lado da Old Town House tem um pequeno mercado coberto com restaurantes e comida pronta de todo tipo, com um ar saudável e saboroso chamado Food Lover´s Market. Estava cheio quando nós entramos e por isso desistimos de jantar ali. Uma pena!

No entorno da Greenmarket Square há outras opções de cafeterias e restaurantes.

Outros lugares para comprar artesanato

Nas proximidades da Catedral de São Jorge há uma feira de rua também, mais acanhada, com menos barraquinhas e menos gente, bom para quem gosta de tranquilidade. No V&A Waterfront também há muitos locais que vendem bons artesanatos, mais caros naturalmente.

Na Long Street há muitas lojas que vendem artesanato com razoável custo/benefício. Nós compramos algumas coisas no African Craft Wholesale Market pela simpatia do moçambicano Martins, que fez um preço ótimo, além de nos ajudar a escolher os objetos e nos oferecer uma longa conversa.

Quer conhecer um lugar muito legal para tomar café na Cidade do Cabo?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Cafeteria na Cidade do Cabo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A Greenmarket Square é um dos espaços públicos mais antigos na Cidade do Cabo. A praça já exerceu várias funções ao longo dos séculos. Atualmente abriga uma feira de artesanato e prédios em estilo ar deco. #cidadedocabo #capetown #greenmarketsquare #africadosul #viagem #historia #viajantesempressa #espiandopelomundo             A Greenmarket Square é um dos espaços públicos mais antigos na Cidade do Cabo. A praça já exerceu várias funções ao longo dos séculos. Atualmente abriga uma feira de artesanato e prédios em estilo ar deco. #cidadedocabo #capetown #greenmarketsquare #africadosul #viagem #historia #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraGreenmarket Square na Cidade do Cabo, África do Sul  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Greenmarket Square na Cidade do Cabo, África do Sul

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Greenmarket Square na Cidade do Cabo, África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-08-10T15:42:19+00:0010/08/2018|Categories: África, África do Sul, Cidade do Cabo|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.