Great North 5k Newcastle/Gateshead, Inglaterra

Newcastle upon Tyne amanheceu fria. Gelada, na verdade! Levantamos antes do sol, a cidade ainda mergulhada nas sombras noturnas. Em poucas horas eu correria a Great North 5k. Minha primeira prova de corrida de rua em solo inglês!

Eu estava muito animada!

Antes das 07 da manhã Leo e eu já estávamos a caminho do Quayside. As ruas, naquele sábado de setembro, verão ainda, estavam vazias. A cidade ainda dormia e o silêncio estava por toda parte. Gosto de sentir o despertar das cidades.

O céu estava cinza.

Preparação

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Um sanduiche antes da corrida

Geralmente minha preparação gastronômica para uma corrida de rua envolve uma banana com aveia e melaço de cana, quando estou em casa, e banana desidratada quando a prova acontece em outro país, porque é fácil de transportar e entra em quase todo lugar.

Entretanto, como a largada da Great North 5k estava prevista para às 8 horas, precisei comer alguma coisa mais pesada antes: um sanduiche que comprei no mercado, no dia anterior. Para esse horário de início da corrida, somente a banana não iria saciar minha fome, que seria certa!

Número de peito

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Com o número de peito: peguei 1h antes do início da corrida

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

O Quayside em Newcastle ainda tranquilo

A primeira coisa que nós fizemos ao chegarmos no Quayside, região bonita de Newcastle que fica às margens do River Tyne, foi pegar meu número de peito. Processo descomplicado, eu só precisei informar meu nome: não foi necessário apresentar nenhum documento ou comprovante de inscrição.

Uns dias antes, nós tínhamos caminhado por um bom para de horas, totalmente perdidos por Town Moor, em busca da expo. Acontece que a Great North Run não tem feira de expositores. Os moradores do Reino Unido receberam o número em casa. Os forasteiros, como nós, pegamos o número ali, na hora.

Naquele momento, a região estava bem tranquila, com pouca gente circulando.

Antes da largada

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Dia cinza, gelado, com temperatura em torno dos 10 graus, sensação de 7 graus

O tempo foi passando e outros corredores foram chegando. O Quayside foi ficando movimentado. Estava muito frio – em torno dos 10 graus, sem sol, com sensação térmica de 7 – e eu comecei a bater o queixo. Meu corpo acompanhou e começou a tremer, ficando tenso e rígido.

Eu amo correr em baixas temperaturas, mas esperar a largada é quase sempre muito doído.

Encontramos uma abençoada cafeteria aberta. Bem em frente ao pórtico de largada/chegada. Excelente! Café quente, xícara grande, num lugar aquecido! Era tudo o que eu precisava naquele momento, para minimizar a tremedeira do corpo e acomodar as emoções.

Do lado de fora, começava a aglomeração de pessoas, animadas, música tocando… Os minutos antes de uma corrida de rua iniciar são cheios de tensão, animação, expectativa!

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Um café quente, num lugar calefado: corpo aquecido, emoções acomodadas

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Pronta para largar! Música, aglomeração, animação e expectativa

Great North 5k

Largamos. Todo o percurso acontece às margens do rio, entre as cidades de Newcastle (largada e chegada) e Gateshead. É um trajeto bonito, quase todo de aclive. Corremos contra o vento, que entrava forte e ainda gelavam meus ossos. Para furar e avançar, precisei colocar esforço.

Meus pés estavam sem sensibilidade quando comecei a correr. A musculatura das pernas estava tensa por causa do frio, respondiam mal. Normal! Isso sempre acontece. Antes de concluir o primeiro quilômetro, contudo, meu corpo já estava aquecido e fui entrando no ritmo, a passada se encaixando.

Estava tão feliz por estar ali!

10, 9, 8, 7…

Diversidade de idades

Gente de todas as idades, incluindo os muito novos, quase crianças e os muito idosos. Uma adolescente colou em mim, mas não conseguiu sustentar o pace e foi ficando para trás. Em compensação uma senhora mais velha que eu, me deixou comendo poeira no último quilômetro.

A beleza da corrida, tão deliciosamente imprevisível!

Uma emocionante surpresa: meu Brasil, brasileiro…

Mais ou menos no quilômetro 4, havia uma banda. Quando fui me aproximando, eles começaram a tocar: “Brasil meu Brasil brasileiro, Mulato inzoneiro, Vou cantar-te nos meus versos, Brasil, samba que dá, Bamboleio, que faz gingar, O Brasil do meu amor, Terra de nosso Senhor…”

Comecei a chorar. Perdi ritmo! Quase paro e fico por ali! Não dá para negar nossas raízes, no final e afinal. Escutar “Aquarela do Brasil” de João Gilberto, numa corrida na Inglaterra, quando justamente estou chegando?! Surreal, porque não havia nada que indicasse que eu era brasileira.

Acho que foi o Universo me mimando!

Reta final

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

Gateshead – a Millenium Bridge (onde atravessamos de volta para Newcastle para a reta final do Great North 5k) com o bonito prédio do Baltic ao fundo

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

A Ponte Millennium: lado direito da foto, Newcastle, do esquerdo Gateshead.

O Baltic Centre For Contemporary Art, lindo e imponente, apareceu em minha frente. Estava entrando na reta final, no último quilômetro. Já podia escutar o locutor narrando as chegadas. Apertei o passo e fui em direção à maravilhosa Ponte Millennium para voltar para Newcastle, deixando Gateshead para trás.

Saindo da ponte, vi Leo na torcida, fotografando e filmando… Coisa muita rara de acontecer, porque ele está sempre correndo! Entretanto, no dia seguinte ele tinha uma meia maratona e 5k não é muito do agrado dele.

Já eu, amo essa distância: rápida, intensa, festiva! É tudo ou nada, coração saindo pela boca, pernas bambeando, respiração fortemente ofegante!

Hidratação

Não me recordo como foi a hidratação durante a prova. 5km é uma distância em que usualmente eu não bebo água ou qualquer outro líquido, por isso, não prestei atenção se havia e onde havia hidratação durante o percurso da North Great 5k Newcastle/Gateshead.

Com a temperatura baixa então, chance zero de sentir sede ou necessidade de hidratar.

Medalha na mão, coração em festa

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Mais uma prova de 5k concluída. A primeira em solo inglês!

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Medalha na mão!

Cruzar a linha de chegada, foi, como costuma ser, emocionante! O sol, pálido, bem inglês, saiu, deixando o céu azul. Temperatura devia estar então entre 13 e 15 graus. Agradável! Eu, apesar da friaca inicial, suei bastante durante a prova, pelo ritmo rápido.

O trajeto de 5k, foi encurtado, porque a organização errou numa curvinha, nos mandando entrar em Gateshead antes da hora. Isso deixou muito inglês no veneno.

A brasuca aqui?! Era só alegria e vontade de sambar!

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Cheia de mimos dos patrocinadores e o melhor de tudo: café! 🙂

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Dias depois da Great North 5k, na cidade de York, desfilando com minha blusa festiva que ganhei quando concluí a corrida

Recebi medalha, uma camiseta de algodão com silk lindo da prova e muito café de graça. Tinha também comidas e outros brindes de patrocinadores como La Roche. Havia também muito sorriso e simpatia. Como não amar essa prova?! A Inglaterra costuma me receber muito bem!

Fiz, faria de novo e recomendo a Great North 5k para quem gosta da distância.

Roupa para correr a Great North 5k

Toda a roupa foi escolhida para correr 5k a uma temperatura de 1o graus, sensação térmica de 7 graus

Roupa escolhida para correr a Great North 5k: a blusa é da marca Kalenji, da loja Decathlon. Ela é bem quente e eu costumo usá-la apenas em temperaturas abaixo de 10 graus, em treinos ou provas abaixo de 10km. Mais que isso, começo a sentir calor e ela termina me atrapalhando.

O top que não aparece é também da Kalenji: ótimo custo/benefício. Bom para provas curtas e para quem não precisa de muita sustentação.

A bermuda não é própria para corrida. Usava para a academia, mas como ela tem tecido grosso e esquenta, decidi correr os 5km de Newcastle/Gateshead com ela. Funcionou muito bem, mas ela já não existe mais.

Era tão velhinha (tinha uns 25 anos de uso), que meses depois rasgou.

Meia da CEP Athletic Compression curta e de compressão! Adoro! Uso muito para distâncias de até 15km. Elas apertam na medida. Decidi por elas para a Great North 5k porque a distância era curta e não queria nada aquecendo  ou apertando minhas panturrilhas.

Por fim, os tênis. Usei o Adidas Pure, já aposentados. Gostava muito dele: leve, flexível, largo… Foi o único par pure que eu tive e rodei quase 700 kms com ele, feliz da vida. Depois dele migrei para o Ultra, também da Adidas, que tem me deixado bem satisfeita atualmente.

Perambulando pelo Quayside

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Com meu café (gratuito, dado pelos patrocinadores da prova) assistindo outras corridas.

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem

Voltando para o hotel caminhando: facilidades de uma hospedagem bem escolhida

Ainda ficamos por ali, pelo Quayside, por um bom tempo. Várias outras provas aconteceram naquele circuito ao longo do dia. Tanto de um lado como de outro do rio estava movimentado, com as famílias aproveitando o dia ao ar livre, que seguia frio.

Depois, voltamos caminhando para o hostel, para um bom banho quente. A localização do nosso hostel era excelente, nos permitindo ir andando para muitos locais da cidade, incluindo a Great North 5k, o que é uma facilidade imensa!

Tomamos café da manhã no hotel e fomos visitar o Hancock Museum, outro de meus programas favoritos em qualquer lugar do mundo: museus.

Em tempo: eu adoro meias maratonas também. Não corri a North Great Run 21k porque só participa quem é sorteado. Leo foi, eu não. Fica para a próxima então, talvez, quem sabe…

Quando chegamos numa cidade, fazemos um treino para aclimatar e entrar no fuso. Quer saber como foi nosso treino livre, leve e solto pelas ruas de Newcastle?! 

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Pelas ruas de Newcastle

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Great North 5k Newcastle - Gateshead #Inglaterra #viagem              

Clique em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra para que a Great North 5k Newcastle/Gateshead, Inglaterra fique guardada em seu perfil no  Pinterest de modo que você possa consultar sempre que quiser. 🙂
Além disso, para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Great North 5k Newcastle/Gateshead na Inglaterra

Por fim, se você, meu caro viajante, gostou de correr comigo pelas ruas de Newcastle e Gateshead, Inglaterra,  na Great North 5k, decerto gostará de compartilhar em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2020-11-12T11:41:54+00:0012/11/2020|Categories: Quer Correr Comigo?|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.