HISTÓRIAS sul africanas na CHARMOSA e muito ANTIGA alameda de nome GOVERNMENT Avenue na Cidade do CABO, África do Sul

Nosso destino naquela manhã fria e agradável na Cidade do Cabo era a South African National Gallery localizada na Government Avenue, uma arborizada e agradável alameda, apenas para pedestres, margeada de um lado pelo Company´s Garden e de outro por belos, seculares casarões. Esta é a mais antiga avenida da cidade.

Chegamos até tão linda e antiquíssima rua, cheia de velhas histórias, caminhando desde a Long Street, onde estávamos hospedados no Daddy Long Legs Art Hotel, numa curta e deliciosa andada.

Government Avenue na Cidade do Cabo

Linda Government Avenue na Cidade do Cabo

Ambulantes e esquilos, alguns poucos moradores e nenhum turista, além de nós, perambulava pela Government Avenue naquela manhã. Escutamos o silêncio e sentimos o clima daquela cidade sul africana. Bancos aqui e acolá deixavam a alameda ainda mais convidativa para momentos de preguiça meditativa.

A avenida criada pelos holandeses no século XVII

Government Avenue na Cidade do Cabo

A Government Avenue na Cidade do Cabo

A Government Avenue foi criada ainda no século XVII, quando a Companhia Holandesa das Índias Orientais aportou e tomou posse da região, firmando aí um assentamento. A Avenida, possuidora de apenas 1 quilômetro, atende também pelo nome de The Gardens.

De um lado da Alameda encontramos belíssimos edifícios como a Casa do Parlamento da Cidade do Cabo e a Tuinhuis, o escritório da presidência da República, porque a Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul. Desse modo, por conta dos prédios governamentais fica óbvio perceber que a eles se deve o nome da alameda: Avenida do Governo.

A Casa do Parlamento e o escritório da Presidência na Government Avenue

Government Avenue na Cidade do Cabo

A Casa do Parlamento de Cidade do Cabo

A Casa do Parlamento – The Houses of Parliament of Cape Town – é um casarão em tons de terra (acho muito adequada esta cor a uma cidade africana) com branco. Com influência holandesa capitoniana ele foi construído em 1884, recebeu adendos e sofreu reformas em anos posteriores. Levou anos para ser concluído, pois padeceu com várias interrupções causadas por incompetências, guerras e falência.

O resultado final contudo valeu todos os perrengues sofridos.

A Tuinhuis tem uma história ainda mais longa. Foi construída no século XVII pelos holandeses. A então Casa do Jardim era utilizada para armazenar ferramentas. A partir daí foi sendo modificada e utilizada para vários fins: pousada, casa de verão do governador e atualmente o escritório do presidente da África do Sul.

Tão importante é a Tuinhuis que na primeira metade do século XX hospedou a família real britânica em visita ao Cabo.

Os Jardins da Companhia

Government Avenue na Cidade do Cabo

A Government Avenue na Cidade do Cabo – onde estão os Jardins da Companhia

Government Avenue na Cidade do Cabo

Company´s Garden na Government Avenue na Cidade do Cabo

Os Jardins da Companhia surgiram meio que por acaso. Não havia nenhum assentamento ou habitação europeia na região do cabo no século XVII até que um navio holandês naufragou por estes lados. Sem saber quando e se seriam resgatados, os sobreviventes se estabeleceram perto do Fresh River e plantaram algumas sementes que tinham no navio. A colheita servia para negociar com a população local e alimentar a todos.

Quando voltaram à Europa consideraram que onde hoje é a Cidade do Cabo seria um lugar interessante como ponto de apoio e reabastecimento aos diversos navios que por ali passavam com frequência. Assim, nasciam os Jardins da Companhia – Company´s Garden – com este objetivo e consequentemente Cape Town começava a ser colonizada.

No mesmo ano – 1652 – que os navios holandeses aportaram em Table Bay com este intuito, o solo foi preparado para a semeadura. Primeiro foram os pomares e hortas. Em seguida, a plantação de ervas medicinais. Por fim, à medida que o local foi crescendo, vieram as plantas ornamentais. Carvalhos foram plantados ao longo de toda a avenida, mas a maioria deles morreu vítima de doenças.

O mais interessante disso tudo é saber que muitas áreas no Company´s Garden continuam quase exatamente os mesmos que 4 séculos atrás! Este é o jardim mais antigo da África do Sul!

A Government Avenue na Cidade do Cabo ainda tem um charme a mais, além de todos estes elementos arquitetônicos, naturais e históricos já narrados: podemos avistar as rudes montanhas da cidade. Quando estão encobertas por espessa camadas de grossas e interessantes nuvens, o cenário fica ainda mais espetacular.

Quer saber como ir do aeroporto de Cidade do Cabo para o centro?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Como ir do aeroporto para o centro da Cidade do Cabo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A Goverment Avenue na Cidade do Cabo é tão antiga quanto a cidade, cheia de charme e perfeita para alguns momentos agradáveis de deliciosa preguiça contemplativa. #cidadedocabo #africadosul #governmentavenue #capetown #viajar #africa #viajantesempressa #espiandopelomundo              A Goverment Avenue na Cidade do Cabo é tão antiga quanto a cidade, cheia de charme e perfeita para alguns momentos agradáveis de deliciosa preguiça contemplativa. #cidadedocabo #africadosul #governmentavenue #capetown #viajar #africa #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraa charmosa Government Avenue na Cidade do Cabo, África do Sul  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Government Avenue na Cidade do Cabo, África do Sul

Se você, meu caro viajante, gostou de passear comigo pela Goverment Avenue na Cidade do Cabo, África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-07-19T19:22:31+00:0019/07/2018|Categories: África, África do Sul, Cidade do Cabo|Tags: |10 Comentários

10 Comments

  1. Andrea 24/07/2018 em 14:59 - Responder

    Gosto muito do jeito que retrata os lugares que passa….sempre encontro aqui posts com bastante informação e que dá uma vontade especial de estar no mesmo destino. Querendo ir para lá agora mesmo…rs. Parabèns!!!

    • Analuiza Carvalho 24/07/2018 em 15:12 - Responder

      Fico feliz que encontre por aqui boas informações e que os textos te inspirem a conhecer os lugares! Objetivo do EPM sendo cumprido! bjs

  2. Marcia Picorallo 25/07/2018 em 12:34 - Responder

    Que interessante, Ana, nunca tinha ouvido falar. Linda esta rua de pedestres com túnel de árvores, adoro lugares assim.

  3. MARCIO VITAL VALENÇA 25/07/2018 em 14:29 - Responder

    Que lugar lindo. Estive na cidade do Cabo e voltamos encantados com esse destino. Parabéns pelo relato.

    • Analuiza Carvalho 25/07/2018 em 14:47 - Responder

      Eu não voltei encantada da Cidade do Cabo, mas alguns de seus elementos me cativaram, como a Government Avenue, por exemplo! 🙂

  4. Paula Abud 25/07/2018 em 21:00 - Responder

    Oi, Ana! Que lugar charmoso na Cidade do Cabo, achei um charme o Prédio do Parlamento, realmente as cores combinaram demais e apesar de não ser como aqueles prédios imponentes achei muito bonito e com essa rua mais arborizada o cenário ficou perfeito <3, adorei as curiosidades que você trouxe.
    Beijos.

    • Analuiza Carvalho 26/07/2018 em 07:59 - Responder

      oi Paula… bem isso, nada de imponência, mas de uma beleza clássica, adequada e muito atraente. Cidade do Cabo tem mesmo muitos elementos encantadores. 🙂 bj

  5. angela sant anna 26/07/2018 em 12:14 - Responder

    q interessante, nunca tinha lido sobre essa avenida nos posts sobre cidade do cabo! adoro essas ruas super arborizadas

    • Analuiza Carvalho 26/07/2018 em 13:11 - Responder

      Eu também adoro Angie… pois então, eu também não tinha lido nada a respeito em minhas pesquisas para a Cidade do Cabo, mas com esta mania que eu tenho de ir caminhando e caminhando, sem pressa, termino descobrindo lugares assim. A Goverment Avenue estava em nosso caminho para o ótimo South African National Gallery e a achei uma belezinha! 🙂 bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.