Um dos CLÁSSICOS de Florença: a Galleria degli UFFIZI

Foi através de um dos clássicos de Florença: a Galleria degli Uffizi que nós começamos a explorar esta bela cidade. O maior museu de arte da Itália e um dos mais antigos da Europa teve sua abertura oficial no século XVIII.

O prédio, em formato de U, foi construído no século XVI, a pedido de Cosimo I, para abrigar os escritórios administrativos do Ducado da Toscana. Aliás, Uffizi significa escritório em italiano arcaico.

O acervo e a estrutura da Galleria degli Uffizi

Um dos CLÁSSICOS de Florença: a Galleria degli UFFIZI

A Galleria degli Uffizi – “sobre o rio e quase no ar”

Vista da Ponte Vecchio desde a Galleria degli Uffizi

O sol brilha sobre Florença

da Galleria degli Uffizi – um dos clássicos de Florença

Toda a beleza da Ponte Vecchio e do Corredor Vasari sobre o rio Arno

Os tetos de Florença são belíssimos

Além do interior magnífico, onde cada centímetro do prédio é ornado com alguma obra de arte, a Uffizi é circundada por uma parede de vidro que nos permite vistas espetaculares.

O projeto original é do estupendo arquiteto Giorgio Vasari, que projetou um grande palácio de duas alas, “sobre o rio e quase no ar”.

A compra dos bilhetes

Galleria degli Uffizi

No corredor da Uffizi entre estátuas gregas e romanas e pessoas circulando

Para evitar filas, compramos os bilhetes pela internet, ainda no Brasil, com cerca de dois meses de antecedência, com hora marcada. O site é muito fácil de ser usado e assim que efetuamos a compra, imprimimos os vouchers para serem apresentados na bilheteria, em Florença.

Decidimos por um dos primeiros horários porque gosto de chegar cedo. As principais razões são ter bastante tempo para espiar as obras de arte e aproveitar o museu um pouco mais vazio, porque à medida que o dia vai avançando, mais pessoas vão chegando e lotando as salas.

O caminho até a Galleria degli Uffizi e grandes personalidades

Um dos CLÁSSICOS de Florença: a Galleria degli UFFIZI

A caminho da Galleria Uffizi me deparando pela primeira vez com a beleza de Florença

Cidade iluminada

Para chegar à Uffizi fizemos o caminho que margeia o Rio Arno e esta foi minha primeira visão de Florença: perdi o fôlego diante de tanta beleza.

Só que não havia tempo para apreciar os encantos florentinos naquele momento. Corremos para a Galleria e chegamos uns minutos antes da hora de entrada.

Na parte externa da galeria há estátuas de alguns dos grandes mestres italianos que passaram por Florença (e deixaram suas marcas), assim como personagens importantes no cenário político e econômico da cidade, a exemplo de Cosimo I. Por isso, pudemos tirar fotos com Dante Allighieri, Galileo Galilei e Niccolo Macchiavelli.

Adentrando a Galleria degli Uffizi

Galleria degli UFFIZI em Florença

Subindo as escadaria que dão acesso a um dos mais antigos templos da arte

Próxima à entrada

Apresentamos nossos vouchers na bilheteria na hora marcada, passamos pelo raio x e entramos. Deparamo-nos com uma longa e crua escada, majestosa em sua simplicidade cinza, que nos deu acesso ao museu.

Logo na entrada, estava o sarcófago Triunfo de Baco, com detalhes em alto relevo que me fez ter a impressão de estar participando da festa. A palavra “sarcófago” deriva do grego sarkos (carne) e fago (mangiare – comer ou devorador de carne).

Eu amo os museus. Por isso quando me vi no corredor da Ufizzi, onde estão expostas as esculturas gregas e romanas, eu inspirei profundamente e me lancei naquela aventura pelo passado distante e atual de Florença. Estava na hora de começar a minha jornada pela Galleria degli Uffizi, em companhia dos grandes mestres.

As maravilhosas obras da Galleria degli Uffizi

Tribuna

Assim, me vi diante da espetacular cena criada por Gentile da Fabriano, chamada Adoração dos Magos, da primeira metade do século XV, onde a romaria que vai conhecer o menino Jesus, no colo de sua mãe, nos dá uma sensação de movimento, de multidão.

Vi-me tentando absorver cada detalhe da Tribuna, cheia de tesouros, com sua abóbada octagonal com incrustações de conchas, onde só nos é permitido observar de longe as riquezas ali encerradas.

A Madonna col Bambino i due Angeli, de Filippo Lippi é de uma doçura comovente. A Sala de Níobe é muito interessante. Ela abriga um conjunto de esculturas encontradas durante o século XVI em um vinhedo em Roma, evocando o mito de Níobe, aniquilada com seus filhos por Apolo e Diana. As estátuas estão em posturas diversas formando um curioso conjunto.

Foi impossível não derramar lágrimas diante de A Primavera de Sandro Botticelli. É uma imagem mágica e eu desejei com muita força fazer parte daquele mundo encantado, de estar naquela floresta em meio a flores e seres mitológicos.

Fiquei encantada ao ver O Nascimento de Vênus, do mesmo artista. As cores da Sagrada Família e São João menino, de Michelangelo me arrebataram e eu juro que estendi as duas mãos querendo segurar Jesus.

Pausa para o almoço:

Por volta de 13:30, nós paramos para fazer um lanche na cafeteria da Uffizi: um ótimo café (forte, puro e negro como eu gosto) e um delicioso panini con pomodoro i mozarella (sanduíche de queijo com tomate), que comemos em pé, pois para comer sentados, os produtos quase dobram de preço.

Fazendo-nos companhia, a linda vista para o Palazzo Vechio. Seguimos então para a segunda parte do recorrido, onde nos encontramos com mais pintores italianos e outros não italianos.

Os artistas desfilam pela Galleria degli Uffizi

A pintura

Como sempre, a pintura holandesa roubou o meu coração: cenas, muitas cenas antigas de vidas cotidianas. A Cena da Taverna de Jan Miense Molenaer (sec. XVII) me fez dançar.

O Casal de Anciãos na Távola, de Frans Van Mieris, Il Vecchio, do mesmo século, me fez suspirar diante de tanto amor. Sentei-me à mesa com Gherardo Delle Notti em sua Serenata de Luto, também do século XVII.

Bronzino, Raffaello, Tiziano, Caravaggio, Bartolomeo Manfredi, Leonardo Da Vinci, Artemisia Gentileschi… Esta artista me chamou especial atenção por sua obra e por sua história.

Ela viveu entre o fim do século XVI e início do XVII. Foi estuprada aos 17 anos por um assistente de seu pai. Durante o julgamento, que durou 7 meses, a pintora foi torturada e submetida a exames ginecológicos para comprovar a veracidade de sua história.

O criminoso foi condenado a 1 ano de prisão, cuja pena não foi cumprida em sua totalidade. Ela então passou a pintar mulheres fortes como uma forma de vingança.

A MARAVILHOSA Galleria degli UFFIZI em Florença

Deixando a Ufizzi com a alma em festa

Retratos, cenas, cores. Visão de cada artista, tema escolhido, vários séculos de culturas e povos retratados. É um mundo encantado, arrebatador. Ao todo levamos 7 horas percorrendo as salas da galeria e senti tristeza quando chegou a hora de sairmos.

Passamos na loja do museu, com os artigos de sempre, a maioria dos objetos caros como de costume, onde compramos marcadores de livros magnéticos e um guia do museu. São os souvenirs que geralmente compramos: uma lembrança útil de momentos alegres.

Quando deixamos a galeria já era noite. Visitar a Uffizi vale muito à pena: é um espaço espetacular, com obras formidáveis.

Klécia do Fui Ser Viajante esteve alguns dias em Roma erguendo os diversos véus que cobrem o longo passado da cidade eterna e sugere uma visita à Galleria Borghese, seu museu favorito na capital italiana.

Clicando na imagem abaixo a Galleria degli Uffizi ficará guardada em seu Pinterest! 🙂

O maior museu de arte da Itália e um dos mais antigos da Europa. Atualmente conta com mais de 1500 obras distribuídas em 50 salas com pinturas que vão desde a época medieval até a moderna, afrescos e esculturas gregas e romanas. Além disso, seu edifício é magnífico!

By |2018-03-07T00:57:42+00:0005/02/2016|Categories: Florença|Tags: |25 Comentários

1. Eloah Cristina 15/06/2017 em 20:12 - Responder

Adorei a matéria! 🙂

2. 1001dicasdeviagem 15/06/2017 em 22:09 - Responder

Ahhhh Florença é SENSACIONAL! Infelizmente não tive tempo de entrar na Galleria, mas está anotada para uma próxima visita. Adorei seu relato!

• Analuiza Carvalho 15/06/2017 em 22:26 - Responder

Concordo muito! Florença é uma cidade mágica, especial! Entre sim na Galleria em próxima visita que não só o acervo é maravilhoso como o prédio é lindo! bj

3. Alessandra Fratus 16/06/2017 em 04:30 - Responder

Esse lugar é especial. A cidade inteira é especial, né?! Mas esse lugar especificamente é incrível! Bom demais relembrar lendo vocês. Abraços.

4. cwrgutierrez 16/06/2017 em 13:03 - Responder

Florença é minha próxima viagem é seu post ajudará para conhecer melhor a cidade, estou comer vontade de comer esse paninni que você comentou.

• Analuiza Carvalho 22/06/2017 em 03:44 - Responder

Olá… que sonho ir à Florença! Aproveite muito esta cidade maravilhosa! Ao longo das semanas serão publicados novos textos sobre muita coisa interessante para ver e fazer neste lugar mágico.

5. laurasette 16/06/2017 em 16:54 - Responder

Muito interessante este museu! Sete horas de visita? Uia! hehe Não fazia ideia de que havia museus tão antigos assim. E que forte a história da menina pintora… fiquei curiosa sobre as pinturas dela! Muito bom! bjos

6. Ruthia 16/06/2017 em 18:35 - Responder

Fiz um mestrado em Estudos europeus há uns anos e a minha tese é relacionada com o programa “Capitais Europeias da Cultura”. Na altura, pesquisei bastante sobre Florença, que foi a 2ª cidade a organizar o evento (em 1986). O bichinho em relação à cidade ficou no meu coração, mas ainda não tive oportunidade de a visitar. O seu post sou aumentou a curiosidade.
    É um privilégio ver de perto essas obras.
    Beijinho

• Analuiza Carvalho 21/06/2017 em 17:23 - Responder

oi Ruthia… uma tese que eu gostaria de ler! O tema me interessa e atrai!

Menina, você, com sua sensibilidade, que carrega poesia na alma, precisa visitar Florença! Tem alguma coisa de mágica naquela cidade que não encontrei em nenhum outro lugar que já visitei! As cores, a energia…

Fora que é uma cidade belíssima e que guarda obras de grande mestres que nos emocionam e apaixonam mil vezes! Privilégio será ver Florença através de seu olhar! 🙂 beijocas

7. dhebora 17/06/2017 em 01:24 - Responder

Não adianta, as cidades da Itália são realmente especiais. Não sei explicar, mas a gente vê as fotos e parece que volta no tempo. Mas fiquei chocada com a história da pintora…

• Analuiza Carvalho 21/06/2017 em 17:19 - Responder

Elas tem uma energia vibrante que nos envolve não é mesmo?! E Florença é cheia de magia!

Pois é, mas ela soube canalizar sua dor e suas obras atravessaram os tempos e chegaram até nós!

8. Flávio Borges 17/06/2017 em 01:48 - Responder

Que passeio incrível! Achei incrível a arquitetura das construções. Deve ser uma super experiência visitar o museu também!

Um abraço!

• Analuiza Carvalho 21/06/2017 em 17:18 - Responder

Tudo na Uffizi envolve beleza Flávio! Para quem adora artes não deve deixar de visitar! 🙂

9. Luciana Rodrigues 18/06/2017 em 12:08 - Responder

Pois é. Minha última ida a Florença não deu certo (adoeci no dia!), mas daqui a 2 semanas voltarei a colocar os pés no Uffizi após anos que não entro lá.

• Analuiza Carvalho 22/06/2017 em 03:40 - Responder

Oi Luciana… invejona de você que estará em Florença e na Uffizi! Aproveite esta maravilhosa cidade! bj

10. Ana Carolina Miranda 19/06/2017 em 04:21 - Responder

Comprar os ingressos pela internet é super importante né? Em minha visita à cidade não tive tempo de conhecer a Galeria, mas em uma próxima oportunidade certamente irei.

• Analuiza Carvalho 20/06/2017 em 02:50 - Responder

Se voltar a visitar Florença, não deixe mesmo de visitar a Galleria, Ana! E compre sim pela internet para evitar as longas filas e ter mais tempo para se perder entre as obras maravilhosas ali expostas. bj

11. […] de me deliciar com obras primas como a Primavera de Botticceli na Galleria degli Uffizi, de voltar ao passado na Officina Profumo-Farmaceutica, de ter uma experiência mágica na Chiesa […]

12. […] a caminho da Galleria degli Uffizi e resolvemos ir caminhando pelas margens do Rio Arno. As luzes do início daquela manhã fria […]

13. […] deixamos a Galleria degli Uffizi, já estava escuro e fazia muito frio. Ainda assim, havia muitas pessoas circulando pelas ruas de […]

14. Luciane 20/04/2018 em 23:02 - Responder

wow!!! Lendo seu depoimento fiquei ainda mais ansiosa… Dia 1º de maio, poderei sorver toda essa beleza e cultura… Fiquei bem feliz ao perceber que pode tirar fotos dentro da Galleria degli Uffizi…
    Grazie, por compartilhar essa expeiência…

• Analuiza Carvalho 21/04/2018 em 08:29 - Responder

oi Luciene… que massa!!! Aproveite muito esta cidade incrível! Florença é arte, beleza e cultura!!! A Uffizi abriga obras maravilhosas!!!! Divirta-se muito por lá! bj