Laing Art Gallery em Newcastle na Inglaterra: uma ótima descoberta

Na mesma manhã em que chegamos à Newcastle upon Tyne, no nordeste inglês, nós visitamos a Galeria de Arte Laing. Desembarcamos de trem, caminhamos da estação ao hostel onde deixamos as mochilas e fomos em direção à galeria.

Antes, contudo, uma pausa e um café.

Laing Art Gallery em Newcastle upon Tyne

A Laing Art Gallery tem mais de 100 anos. Foi fundada em 1901. Alexander Laing, um empresário do ramo de vinhos e cervejas, foi quem doou o dinheiro para a criação da galeria de arte.

O espaço abriga interessantes obras de arte britânicas, não só de Newcastle, como de outras cidades, distribuídas em dois andares. O acervo permanente é ótimo. A galeria abriga também exposições temporárias.

Passamos boa parte do dia entre salas, quadros, vidro, cerâmica, prata, história contada através dessas imagens, objetos, recortes de um tempo, de um olhar, de uma perspectiva. A galeria estava quase vazia e pude desfrutar da coleção embalada pelo silêncio.

Como eu adoro esses ambientes!

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

Adoro galerias e museus e o acervo da Galeria de Arte Laing é ótimo

A vida através da arte

À medida que fui entrando e saindo de salas, passando de quadro em quadro, fui mergulhando e conhecendo um pouco mais da vida pregressa de Newcastle e da Inglaterra.

As informações disponíveis em cada obra exposta na Galeria de Arte Laing são ricas e cheias de detalhes, o que me proporcionou conhecimento e imenso prazer. Imagem e palavras, um completando o outro: perfeito

Artistas que eu não conhecia: Norman Cornish (1919), Ralph Hedley (1848 – 1913), Joe Wilson (1841 – 1875), Henry Emmerson (1831 – 1895), John Wilson Carmichael (1799 – 1868)…

Imagens fortes, marcantes, impactantes. Fiquei a imaginar como foi dura a vida naqueles lados, em séculos passados.

Arthur E. Grimshaw (1868 – 1913), um dos meus preferidos, pintou o Quayside (a animada região do Rio Tyne) num dia sombrio, vazio e de muita chuva em 1895. Tive diante de mim passado e presente! Que lindo! Fiquei ligeiramente hipnotizada pelo cenário! Gosto de dias cinzas e pesados.

Melancólicos!

Cenas familiares também estavam ali, sob as pinceladas de Laura Knight (1877 – 1970), Flora Reid (1860 – 1938), Henry Watson… tão cheias de poesia, suavidade e vida.

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

Belo acervo

Almoço na Galeria de Arte Laing

Almoçamos na cafeteria da Galeria de Arte Laing – Café Laing. Temos o hábito de comer e/ou tomar café nesses espaços. Eles tendem a ser uma boa opção, especialmente para nós, que costumamos passar muitas horas em galerias e museus.

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

Almoço no Café Laing dentro da galeria – hábito

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

Café Laing no Laing Art Gallery

Não foi nenhuma refeição marcante, um lanche, na verdade, mas foi boa e barata (para os padrões ingleses…): Leo escolheu sanduíche de peru e eu comi um wrap de cuscuz – $5,95 cada um deles (favor não converter, para não enfartar).

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

Almoço na cafeteria da Galeria de Arte Laing – Newcastle

The Last Ships de Chris Killip

Depois do almoço continuamos percorrendo a galeria.

Finalizamos a visita com a exposição “The Last Ships” de Chris Killip, nascido em 1946, em Douglas, Ilha de Man. A mostra de fotografias nos contou sobre a vida e resiliência daqueles que trabalhavam nos estaleiros, no Tyneside, conurbação onde Newcastle e Gateshead fazem parte, durante o século passado.

A exposição, sensacional!

Fotografias em preto e branco, fortes. Sempre acho que imagens em P&B sobre vidas cotidianas, principalmente aquelas mais duras, são impressionantes.

Nas imagens estão registradas ainda o declínio da Grã-Bretanha industrial.

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

The Last Ships de Chris Killip – impactante

Por fim

Nós não poderíamos ter escolhido local melhor, mais atraente para iniciarmos nosso turismo por Newcastle upon Tyne: nos ligando ao seu passado, para observar melhor seu presente.

A entrada para as exposições permanentes é gratuita. Mais informações, acesse o site da Laing Art Gallery.

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

Quer saber um pouco sobre Newcastle upon Tyne?! 

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Torre de defesa de Newcastle

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu              Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu              Galeria de Arte Laing em Newcastle Inglaterra #museu

Clicando em qualquer uma das quatro imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra a Galeria de Arte Laing em Newcastle upon Tyne na Inglaterra ficará guardada em seu perfil no  Pinterest🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Laing Art Gallery

Se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre a Galeria de Arte Laing em Newcastle upon Tyne na Inglaterra, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2020-08-10T17:41:03+00:0010/08/2020|Categories: Europa, Inglaterra, Newcastle|Tags: , |10 Comentários

10 Comments

  1. Luciana 14/08/2020 em 11:42 - Responder

    Que demais essa descoberta da Laing Art Gallery em Newcastle. Estou planejando uma viagem para a Inglaterra e adorei a sua dica. Sempre incluo Museus e Galerias de Arte para enriquecer meu roteiro. Muito obrigada por compartilhar.

    • Analuiza Carvalho 17/08/2020 em 10:59 - Responder

      oi Luciana… eu gosto de rodar pela Inglaterra. Newcastle é uma cidade encantadora e a Galeria de Arte Laing foi mesmo uma ótima descoberta que nos proporcionou momentos deliciosos! 🙂 bjs

  2. Dhebora 14/08/2020 em 14:07 - Responder

    Não sou muito de visitar lugares nesse estilo quando na viajo, mas a Laing Art Gallery em Newcastle me interessou bastante. Ainda mais porque conta um pouco sobre a história da cidade.

    • Analuiza Carvalho 17/08/2020 em 10:43 - Responder

      oi Dhebora… natural né?! Esse mundo é tão vasto que a cada um, uns interesses. 🙂 Eu sou apaixonada por este tipo de lugar, geralmente não listado em blogs e em guias… são lugares vivos, cheios de arte, de história, de fantasmas e de silêncio. Eu amo! E a Laing Art Gallery foi uma deliciosa descoberta! 🙂 bjus

  3. Ana Carolina 17/08/2020 em 16:40 - Responder

    Nossa, deve ser incrível visitar a Galeria de Arte Laing. Adoro museus de arte, fico um tempão contemplando os quadros expostos. Já anotei sua dica, quero conhecer

    • Analuiza Carvalho 18/08/2020 em 11:23 - Responder

      oi Ana, eu sou muito suspeita, porque gosto muito de museus e galerias, me perco muitas horas neles. Assim que, a Galeria de Arte de Newcastle foi uma deliciosa descoberta! 🙂

  4. Carla Mota 17/08/2020 em 19:58 - Responder

    Oi! Não conhecia essa Laing Art Gallery em Newcastle. Fiquei encantada e vou anotar as dicas para visitar numa próxima oportunidade de viajar na Inglaterra.

  5. Angela Cristina Sant Anna 18/08/2020 em 04:08 - Responder

    Newcastle upon Tyne parece ser uma cidadezinha bem charmosa né, tenho vários seguidores de lá e q gostam bastante da cidade. espero visita-la esse ano se o coronga deixar haha ai ja aproveito e conheço a galeria de art laing!

    • Analuiza Carvalho 18/08/2020 em 11:20 - Responder

      oi Angela… eu achei sim, Newcastle um encanto de cidade. Ótima para quem aprecia turismo sem urgência. Tomara que que você consiga visitar a cidade, e uma vez por lá, conheça a Galeria de Arte Laing, que para quem gosta, é ótimo programa. 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.