Évora em Portugal é uma cidade de muitos encantos, lindos tesouros, sutil beleza, variadas histórias e gastronomia extraordinária. Depois de passarmos alguns dias maravilhosos no Porto, visitarmos Guimarães e conhecermos a mágica cidade de Sintra, seguimos viagem por Portugal com destino a esta cidade que nos proporcionou lembranças deliciosas! Passamos duas noites por aqui.
Localizada na região do Alentejo carrega o apelido de cidade museu.
Uma maravilhosa surpresa
A cidade de Évora em Portugal foi uma surpresa muito agradável. Não lembro exatamente a razão dela ter entrado em nosso roteiro, mas ali estávamos nós, desembarcando em sua pequenina estação de trem. Évora parece enfadonha à primeira vista, com tonalidades de branco e amarelo, frequente em sua arquitetura, mas a cidade é encantadora!
As cores de suas casas têm sentido: o branco para desviar os raios solares tão quentes nessa região e o amarelo da base, para confundir os insetos de modo que eles não entrem nas casas.

Évora em Portugal: uma boa surpresa
Suas ruas estreitas, que se contorcem formando caminhos a serem explorados sem pressa, com ares antigos, seculares mesmo, e contornos que não tem lógica alguma, nos proporcionam momentos de prazer. Igrejas, praças, monumentos, museus, um belo por do sol e até uma intrigante capela repleta de ossos humanos: as riquezas de Évora.
Joias do passado e experiências gastronômicas

Ruas tortuosas de Évora e sua arquitetura amarela e branca
De alma plácida, Évora abriga muitas pequenas joias de seu passado, numa mescla de idades, missões e feições, quebrando a aborrecida semelhança de sua aparência. A gastronomia local fez com que me sentisse em casa, Salvador. Cozinha farta, acolhedora, saborosa, confortável, informal, simples.
Nesta graciosa cidade nós tivemos as melhores experiências gastronômicas, fomos alvo de inúmeras gentilezas, de inefáveis conversas, inesquecíveis. Encontrei em Évora um povo discreto, onde foi preciso tato e cautela para quebrarmos as primeiras e segundas barreiras. Uma vez feito isso, fomos agraciados com largos sorrisos e lembranças memoráveis.
Foi muito aconchegante, fácil mesmo para nós estar em Évora, Patrimônio Cultural da UNESCO, perambulamos tranquilamente pelas ruas, subindo e descendo, olhando e observando seus preciosos detalhes, muitas vezes sem rumo algum, apenas acompanhados do silêncio. Uma cidade calma.
Rico passado

A beleza de Évora
Muitos povos deixaram suas marcas nessa envolvente cidade: os Celtas passaram por essas terras há mais de 20 séculos e talvez daí venha o nome Évora. Os Romanos dominaram a região na sequência e nos deixaram de presente o Templo Romano. Visigodos – pouco se sabe desta época, Judeus e Mouros – época de prosperidade e da fortificação da cidade – viveram em Évora nos séculos seguintes.
Naquela primeira manhã, quando desembarcamos em Évora de trem, vindos de Sintra lembro de termos caminhado até hotel por suas tranquilas, quase vazias. Meus olhos curiosos buscavam cada detalhe daquele novo destino. A mochila pesava nas costas, mas eu nem notava. Depois de deixarmos as bagagens no hotel estávamos prontinhos para Évora!
Quer conhecer outra linda cidade portuguesa?! Então clica no link bem aqui abaixo!
+ Matosinhos – linda cidade portuguesa
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima a linda Évora em Portugal ficará guardada em seu perfil no Pinterest. 🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Évora em Portugal
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer Évora em Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Olha só que interessante o motivo das cores nas casas, eu nunca tinha ouvido falar nisso! E mesmo parecendo enfadonho, como disseste, eu adoro essas casas brancas com contornos coloridos nas janelas e portas, bem típicas de Portugal e que encontramos em alguns lugares aqui. E amo Portugal, mas não conheço Évora. Bom, mas agora, entrou para a lista. Beijos.
oi Michela… exato, estas cidades de poucas cores parecem aborrecidas à primeira vista, mas depois encontramos sua graça e beleza. Formam geralmente belo conjunto. Portugal tem mesmo muito para conhecer. Para mim falta tanto por ver deste país!! Se voltar visite a pequena e bonita Évora! bjus
Quero muito conhecer Évora, você não é a primeira pessoa a falar de seus encantos! Devo aproveitar que moro relativamente perto e planejar uma viagem pra lá até o fim do ano! 😀
Verdade Gabi! Aproveite a proximidade e vá passar uns dias relax nesta bela cidade! Vale muito à pena! 🙂 bjus
Próximo de Évora existem uma série de monumentos pré históricos como sejam os menires, antas ou dolmens e o mais importante de todos o Cromeleque dos Almendres, monumento anterior ao conhecido Stoneheng de Inglaterra, desconhece-se o significado do mesmo. Pode procurar na internet.
Bjs.
oi Aurélio… vou buscar! Em minha visita à Évora não sabia desta série de monumentos. Uma pena! 🙁 bj
Analuiza, eu adorei Évora! Sabe que me surpreendi? Fui apenas com expectativa para a capela dos ossos e por fim adorei a cidade toda! Gostei das ruelas, do comércio, do clima… Quero voltar!
oi Cristina… senti o mesmo! Achei que Évora se resumia à sua intrigante capela, mas a cidade é linda e interessante! 🙂 bjs
q tatica bizarra pra enganar os insetos aeuaheau sera q funciona mesmo???
rsrsrs Se funciona eu não sei, mas eu não vi nenhum inseto!!! rsrsrs
Olá Ana Luiza, não é que, no post anterior, me esqueci de mencionar uma visita a Monsaraz, próximo de Évora? Uma das aldeias mais bonitas de Portugal. Estou cada vez mais velho.
http://www.visitevora.net/monsaraz/
Da próxima vez aconselho fazerem o circuito das aldeias históricas de Portugal (são 12 aldeias e vilas):
ALMEIDA
BELMONTE
CASTELO MENDO
CASTELO NOVO
CASTELO RODRIGO
IDANHA-A-VELHA
LINHARES DA BEIRA
MARIALVA
MONSANTO
PIÓDÃO
SORTELHA
TRANCOSO.
http://aldeiashistoricasdeportugal.com/
Bjs.
Aurélio
Oi Aurélio… gostei muito desta sugestão de fazer as aldeias históricas de Portugal. Quando voltar ao país será exatamente isso que farei!
Estamos todos cada vez mais velhos e acredito que isso seja uma coisa boa! Nada como conversar com quem já viu e viveu muito desta vida e deste mundo!
Mais uma vez um grande obrigada pelas suas preciosas sugestões e dicas! bjs
Olá Analuiza.
Avise quando começar a planear porque existem outras aldeias, mesmo não sendo consideradas históricas são muito bonitas, como já referi p.ex. Monsaraz no Alentejo.
Para quando a realização, pelo Leo, da maratona de Lisboa, este ano é a 14 de outubro.
http://www.running-portugal.com/lisbon/marathon/br/marathon.html
http://www.running-portugal.com/lisbon/marathon/br/info.html
Bjs.
Aurélio
Oi Aurelio… aviso sim pode deixar, mas acho que vai demorar um pouco. O euro está muito caro para nós, por enquanto. 🙁 Mas obrigada! 🙂 bjs
Só para os seguidores, disponibilizo alguns vídeos das Aldeias Históricas:
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/740497682707882/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/632259893531662/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/288411148415864/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/699067697107151/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1705887329502241/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/213651366164742/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1748089581948682/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1741778685913105/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1676857679071873/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1661011420656499/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1557112064379769/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1515983611825948/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1495014020589574/
https://www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/videos/1406860706071573/
Bjs.
Aurélio