A ESPETACULAR estação OCULUS na cidade de NOVA YORK

Estávamos nós, num fim de tarde nova yorkino, no Memorial do 11 de Setembro, um lugar que causa muitas emoções, além de ser muito bonito! Nos arredores está localizada a espetacular World Trade Center Transportation Hub, conhecida como estação Oculus, uma obra de arte do artista espanhol Santiago Calatrava.

O passado e o presente

Estação Oculus em Nova York

Parte da estrutura da estação Oculus sob o céu de Nova York

Neste local em 1909 foi inaugurado o Terminal Hudson, demolido para a construção do World Trade Center, dando lugar a outra estação aberta em 1971. Esta colapsou com os ataques do 11 de Setembro.

Agora, temos a fantástica estação Oculus!

A estação do World Trade Center de Nova York é um trabalho magnífico, impactante. Polêmica como muitas obras grandiosas custou cerca de 4 bilhões de dólares e vários anos de atraso. Dizem que sua estrutura desagradou a muitos que a qualificaram de desnecessária, além de muito feia. Eu achei linda!

As luzes artificiais de Nova York iluminam a estação Oculus

Estação Oculus em Nova York

Estação Oculus em Nova York com o One World Trade Center ao fundo

Quando chegamos à estação, as luzes artificiais já iluminavam Nova York e ela, The Oculus, se destacava lindamente na paisagem com seu design incomum, toda branca e curvilínea, bem diferente dos prédios que a circundam, compondo uma deliciosa incongruência paisagística. Para mim, ela se pareceu com uma enorme pomba com as asas longa e ostensivamente abertas!

Um símbolo de paz?!

O interior da estação Oculus

Estação Oculus em Nova York

O impressionante interior da estação Oculus

Seu interior me impressionou ainda mais! Um enorme salão oval tão branco quanto seu exterior dando uma sensação de infinidade e movimento. Durante o dia a estação é iluminada pelas luzes naturais. À noite há uma suave luz artificial que me deu a forte impressão de estar em algum lugar no futuro.

Como nos filmes de ficção.

Depois de passar o dia todo mergulhada no passado de Nova York, refazendo as pegadas de sua trajetória, passeando por diversos séculos e momentos históricos distintos, foi uma rajada de energia potente estar diante do futuro!

Como o dia estava frio, a maioria das pessoas estava usando roupas escuras e o contraste delas com o branco imaculado da estação foi hipnotizante. Ficamos ali por muito tempo perdidos naquele vai e vem de pessoas.

A estação Oculus é também um shopping center: Westfield Mall, que abriga mais ou menos 100 lojas e restaurantes, como Dior, Kate Spade e Eataly, em suas laterias. Além disso, dá acesso a linhas de metrô e trem, chegando inclusive a New Jersey.

Quer conhecer saber onde assistir a um bonito por sol em Nova York?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Lindo por do sol em Nova York

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A estação Oculus – World Trade Center terminal – na cidade de Nova York, uma obra do espanhol Calatrava, é espetacular, impactante e muito bonita! Ela nos leva numa viagem ao futuro! #viajar, #viajante, #espiandopelomundo, #destinos, #loucosporviagem, #viajantesempressa, #novayork #estacaooculus #estadosunidos                A estação Oculus – World Trade Center terminal – na cidade de Nova York, uma obra do espanhol Calatrava, é espetacular, impactante e muito bonita! Ela nos leva numa viagem ao futuro! #viajar, #viajante, #espiandopelomundo, #destinos, #loucosporviagem, #viajantesempressa, #novayork #estacaooculus #estadosunidos

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraa estação Oculus em Nova York  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A estação Oculus em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a estação Oculus em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-05-15T11:08:11+00:0015/05/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: , |16 Comentários

16 Comments

  1. Cristina 16/05/2018 em 19:00 - Responder

    Que estação lindíssima, não cheguei a conhecê-la. Parabéns pelo post, diferente e com boas informações. Dica anotada!

  2. Luciane 17/05/2018 em 16:03 - Responder

    Estive em NY em nem fiz questão de conhecer a estação. Lendo seu blog me arrependi profundamente. Adorei o lugar e as fotos.

    • Analuiza Carvalho 17/05/2018 em 16:10 - Responder

      oi Lu… me permita dizer que você perdeu uma oportunidade de ver uma obra maravilhosa! Se um dia voltar, vá! 🙂

  3. FLAVIA ZENKE 18/05/2018 em 14:17 - Responder

    Que lugar fantástico e surreal. Realmente parece que estamos em um filme de ficção kkk. Ponto obrigatorio quando eu for visitar NY.

    • Analuiza Carvalho 18/05/2018 em 14:21 - Responder

      oi Flavia… achei tudo isso! Se você percebeu pelo texto e imagens, imagine só ao vivo!!! rsrs bjus

  4. Klécia 18/05/2018 em 16:33 - Responder

    Ana, que linda! Também achei parecida com uma pomba, pode mesmo ter sido construída com essa dimensão branca e infinita pra transmitir esse sentimento de paz. Eu fiquei apaixonada na geometria!! Nova York consegue sempre arrumar motivos pra me encantar 🙂

    • Analuiza Carvalho 18/05/2018 em 17:01 - Responder

      Sim… eu não tinha lido nada sobre The Oculus antes de visitar Nova York e fiquei muito impressionada quando a vi. Achei linda! Acho que o fato de tê-la visto já com as luzes artificiais, destacando sua brancura tornou sua beleza ainda mais evidente! A mim também se passou isso, a cada passo a cidade me encantava mais e mais! 🙂

  5. Diego Arena 18/05/2018 em 21:08 - Responder

    Eu adorooooooooooooo o projeto desse edifício. Um dia quero entrar e ver de perto todos esses detalhes. Adorei suas observações.

  6. Katarina 19/05/2018 em 09:34 - Responder

    Que linda, eu lembro de ter visto algo sobre a arquitetura dessa estação em um documentário. Me lembrou nosso Museu do Amanhã. 🙂 Muito legal!

    • Analuiza Carvalho 21/05/2018 em 11:17 - Responder

      oi Katarina… eu a achei The Oculus maravilhosa! Ela e o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro se parecem porque ambos são obras do espanhola Calatrava. 🙂

  7. Edson Amorina Jr 21/05/2018 em 06:07 - Responder

    Nossa, que lugar lindo, realmente que vista, hein ! 😮 Cada vez mais preciso voltar para Nova York

  8. Deisy Rodrigues 29/06/2018 em 21:13 - Responder

    Eu tô aqui morrendo de vontade de fotografar a Estação Oculos, o dia que vc visitou em especial, com esse contaste de preto e branco, devido ao casaco das pessoas, deixaram suas fotos ainda mais lindas e interessantes, eu amo locais históricos que trazem lembrança do passado, mas tb sou apaixonada pela arquitetura moderna e cheia de formas e movimento, eu estou no grupo que acha essa estação linda. O Santiago Calatrava é sempre polêmico, eu sou meia suspeita pois gosto da arquitetura dele, mesmo tento que concordar que muitas vezes são mais bonitas que práticas.

    • Analuiza Carvalho 03/07/2018 em 10:23 - Responder

      oi Deisy… Assim como você eu sou bem suspeita para falar de Calatrava, pois todas as obras que vi dele até hoje me deixaram bem impressionada: Museu do Amanhã no Rio de Janeiro – Brasil, Centro das Ciências em Valência – Espanha, Estação Oriente em Lisboa – Portugal, Estação em Zurique – Suíça e agora a que me deixou mais maravilhada de todas, a The Oculus em Nova York – Estados Unidos. É um obra, em minha opinião, espetacular! Acho que seus vários ângulos podem ser lindamente explorados, com luzes diversas para lindas fotografias.Ela é bem isso: formas e movimento! bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.