Feita em vidro e aço a estação de trem de Kyoto é moderna. Não só isso, entretanto. Ela é muito movimentada e oferece muitos serviços além do transporte de pessoas.
Construída em 1997 ela foge do modelo mais tradicional das construções da cidade, mas nem por isso parece deslocada. Explorar o lugar pode ser divertido e interessante!
Posso dizer que é quase uma mini cidade.
A estação de trem de Kyoto e seus elementos

Estação de trem de Kyoto: movimentada e cheia de recursos

Estação de trem de Kyoto bem movimentada
Em primeiro lugar abriga um posto de informação turística. Se já considero estes postos como grandes amigos, no Japão então eles foram amigos inestimáveis.
Mercados, lojas especializadas em artigos de artesanato tradicionais e bancas de revista (é muito curioso ver os produtos em outras línguas e principalmente a arte de revistas e livros) fazem parte do cenário da estação de trem de Kyoto. Isso sem contar na quantidade de pessoas que circulam por ali o tempo inteiro.
É comum, por exemplo, vermos grupos de amigos com idades das mais variadas reunidos por ali, jogando conversa fora. Se eles tinham algum destino?! Impossível saber!
Os restaurantes na Estação de Trem de Kyoto

Almoço na estação de trem de Kyoto
A estação de trem de Kyoto é alta! Possui 15 andares. Para mim, as suas estrelas são os muitos restaurantes que estão espalhados por lá: tanto no térreo quando nos andares 10° e 11°. Na hora do almoço e fim do dia ficam especialmente cheios com longas filas de espera.
Não são exatamente baratos.
Todos os seus nomes, indecifráveis para mim.
Nós almoçamos um dia por lá. Tentamos jantar também, mas não tivemos paciência para entrar na fila.
Escolhemos o restaurante ao acaso.
A comida

A comida: sashimi de atum, arroz temperado, gengibre, chá verde e o saquê com cara de água

O almoço
Escolhi sashimi de atum – 5 peças (650 ienes – mais ou menos 6 dólares). Estava muito bom. Pedi ainda um arroz com vegetais (220 ienes – cerca de 2 dólares). Não estava nada bom!
Eu ainda acreditava que seria capaz de gostar do arroz japonês, em meus dias em Kyoto, mas foi impossível para mim. Consegui, lutando bravamente, comer metade do arroz deste almoço, abandonando o resto.
O sashimi veio acompanhado de gengibre, em quantidade, corte e sabor diferente do servido nos restaurantes japoneses no Brasil, wasabi, fortíssimo (adoro!) e um molho que parecia shoyo, mas de coloração e sabor desconhecido por mim.
Tudo veio lindamente arrumado em bandejas com uma louça maravilhosa. Eu tenho muito apreço por jogos de pratos e isso no Japão é um elemento de puro deleite.
O chá verde, muito forte, é quase sempre oferecido como cortesia. Eu demorei a gostar, mas depois passei a apreciar de verdade.
O saquê com cara de água: só a cara!

Estação de trem de Kyoto: Léo e o saquê com cara de água
Léo pediu, além de um empanado e outras coisas esquisitas, um saquê. Quando a simpática e sorridente garçonete trouxe a comida, ele percebeu que o saquê não tinha vindo.
Através de muitas mímicas, uma vez que ela não falava nada de inglês, ele explicou a situação.
Muitos minutos depois, entendendo o que se passava, ela apontou para um copo com o que parecia água dentro. Era o saquê, incolor. A bebida era absurdamente forte, até para Léo que gosta de saquê.
Quando os pratos são levados à mesa, é comum a conta já vir junto. Por isso, é uma ótima ideia já solicitar tudo o que se deseja de uma única vez, pois pedir de bocadinho como fazemos no Brasil parece não funcionar bem em muitos restaurantes no Japão.
Em Tóquio nós passamos um bom perrengue, uma vergonha monstruosa por conta disso. História para outro dia, outro momento.
Veja outro local para jantar em Kyoto:
[…] estive em estações que até pareciam mini cidades, como a estação de Kyoto no Japão. Isso sem falar naquelas cuja estrutura é uma obra de arte como a Estação Oriente de […]
Como assim você curte muito wasabiiiii????? kkkk
Uaaauuuu, Ana!!! Que estação é essa????? Parece até um aeroporto!!! Japão né, mores?! kkkk
Adorei conhecer mais um pouquinho do Japão pela suas palavras! Muito bacana o post!!!
oi Zê… siiiimmm: amo wasabi! Quanto mais ardido, melhor. A minha sensação é de andar de montanha russa! rsrsr
É, de fato, o Japão, bem é o Japão… tem coisas muito curiosas, diferentes, estranhas para nós por lá e a estação de Kyoto foi uma diversão! rsrsr
Obrigada. Que bom que você gostou! rsrs bjus
É muito mais que uma estação de trem! Quase um shopping hahaha e ótima a dica de pedir tudo no restaurante… nunca imaginei que fosse assim!
oi Camila… é isso mesmo! Muito mais que uma estação de trem. É bem assim no Japão, pelo menos pelos lugares onde passei: se pedir de bocadinho corre o risco de ser expulso, como quase aconteceu conosco em Tóquio. Um dia eu ainda conto esta história aqui no EPM! rsrsr bjus
[…] Como chegar: está há cerca de 20 minutos de caminhada da Estação de Trem de Kyoto. […]
Olha, se toda estação de trem fosse como essa de Kyoto estaríamos felizes demais! Adorei a review toda!
Não é verdade, Maíra?! rsrsrsrs A estação de Kyoto é mesmo uma mini cidade! ehehe Obrigada! bj
Uma das coisas que mais me faz ter vontade de ir pro Japao é entrar nas estacoes de trem e metro! alem de ser um mar de gente tem muita coisa legal pra fazer, e como vcs mostraram, comer! esse saque que parece agua é perigoso, depois de um golinho ja estamos pra lá de bagdá hehehehe
oi Gabriela… com certeza esse saquê é um perigo. rsrsrsrs
Menina, a estação de Kyoto é muito legal, movimentadíssima e tem muita coisa para fazer, mas as estações de metrô do Tóquio são impressionantes em termos de quantidade de pessoas! Quando você for, vai enlouquecer! rsrsrs bjus
Que bacana essa estação e fiquei surpresa de ter 15 andares! Uma baita infraestrutura. Amei as comidinhas!
oi Flávia… impressionante né?! rsrs bj