ESTAÇÃO de São BENTO no Porto em Portugal: BELEZA em forma de muitos AZULEJOS

Sabes que me apaixonei por Porto justamente aí, na Estação de São Bento? Cheguei no Porto depois de um longo voo de origem no Brasil, cansada. Naquele dia, fomos direto ao hotel onde comi o meu primeiro bacalhau e o meu primeiro pastel de nata. Devo dizer que a partir de então eu sabia que nada mais seria como antes em meu mundo gastronômico.

Café da manhã com pastel de nata só pode ser bom

A Estação de São Bento

Café da manhã no Ibis Hotel

A Estação de São Bento

Eu, um café e um pastel de nata: bom dia!

A Estação de São Bento

Um caso de amor pelos pasteis de nata

A Estação de São Bento

O lugar onde é servido o café da manhã no Ibis é lindo e decorado

No dia seguinte, resolvemos começar nossa jornada no Porto tomando café da manhã no Ibis, nossa primeira casa na cidade, porque estávamos distantes do centro e não sabíamos o que íamos encontrar por lá.

O pequeno – almoço, como essa refeição é chamada no país, custou 6,90 euros, muito mais barato que o custo nas outras unidades Ibis mundo afora, que gira em torno dos 12, 13 euros. Em compensação, aqui as opções disponíveis no buffet são mais modestas: só havia um tipo de queijo e nada de ovos.

Tudo bem porque havia uma dupla imbatível: café e pastel de nata à vontade. Não havia como não começar o dia bem! Além disso, havia pães, geleias, doces, sucos, manteiga, leite, iogurte e até água saborizada. Para completar, o lugar onde ele é servido é lindo, todo decorado.

Porto invadiu meu coração e me apaixonei

A Estação de São Bento

Estação IPO da linha amarela do metrô

A Estação de São Bento

No metrô

A Estação de São Bento

Ah, bela Porto!

A Estação de São Bento

O vai e vem constante de pessoas na Estação de São Bento

Pegamos então o metrô (linha amarela – IPO, direção Santo Ovídio) na porta do Shopping Campus, onde está alojado o Ibis, e saímos em frente à Estação de São Bento. Olhei, olhei de novo, girei 360 graus e ali eu percebi. Estava perdida! Porto invadiu meu coração e minha alma: apaixonei-me.

Veja como usar o metrô do Porto:

+ Metrô do Porto

Entrar na estação e ver toda aquela beleza em forma de azulejo, ar de elegância e aroma de requinte antigo, quebrado apenas pelo vai e vem de pessoas atuais, somente ratificou o que eu já estava sentindo: uma paixão intensa e instantânea por esta descomplicada cidade.

A belíssima Estação de São Bento

A Estação de São Bento

A elegância sóbria da Estação de São Bento

A Estação de São Bento

A Estação de São Bento lindamente iluminada à noite

A Estação de São Bento

Os azulejos que contam história na Estação de São Bento

A Estação de São Bento

A elegância da Estação de São Bento

A Estação de São Bento

Dom João entra no Porto

A Estação de São Bento

Cenas de Portugal

A Estação Ferroviária de Porto – São Bento ou apenas Estação de São Bento está localizada na Praça Almeida Garret e o prédio possui influência francesa embora seu idealizador tenha sido o José Marques da Silva, filho da cidade. Foi inaugurada oficialmente em 1916.

A estação é puro charme e formosura com seus 20.000 azulejos que imortalizam a cultura do norte de Portugal, embora não apenas isso. As gloriosas e históricas batalhas e cenas portuguesas marcam as paredes internas de São Bento. Sóbria e garbosa por fora, o interior da estação, é descontraidamente elegante.

Ali, podemos acompanhar D. João entrando no Porto para celebrar seu casamento com Filipa de Lencastre. É possível ainda, mergulhar na vida campestre do país e nos misturarmos às belas moças retratadas, enquanto elas carregam suas jarras e nos convidam com o olhar a participar de seus afazeres cotidianos.

Edifícios que testemunham vida e a cafeteria

A Estação de São Bento

Arcos e relógio conferem romantismo à Estação de São Bento

A Estação de São Bento

A plataforma da Estação de São Bento

A Estação de São Bento

Edifícios que testemunham vidas

A Estação de São Bento

A cafeteria da Estação de São Bento

Entramos então na plataforma e andamos até o final: eu sempre acho que tem alguma coisa de lúdico, romântico e de expectação nas estações de trem e todo esse lirismo, aqui em São Bento, foi reforçado pelo teto, arcos e principalmente pelo belíssimo relógio. A iluminação fica a cargo de grandes janelões.

A estação está cercada por edifícios de diferentes estilos que olham diretamente para a plataforma. Prédios que acompanham o ir e vir constante de trens e pessoas, testemunhando vidas que vão e vidas que voltam. Ou não!

A estação abriga ainda uma cafeteria que segue todo o estilo antiquado da estação, o que nos agracia com uma suave volta a um passado não muito longínquo, mas que não vivemos. Em outro momento, quando visitamos a linda cidade de Guimarães, tomamos o trem aqui e aproveitamos para tomarmos o café da manhã na estação. Queria o pacote completo e passamos momentos ótimos em meio a delícias portuguesas, neste ambiente lindo, esperando a partida de nosso comboio.

Não sei se São Bento é a estação mais bonita do mundo, mas com certeza é a mais bonita do pequeno pedaço de mundo que eu conheço.

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter

Gostou desse texto?! Salve-o em seu Pinterest clicando na imagem abaixo!

A Estação Ferroviária do Porto - São Bento é linda com seus 2000 azulejos contando histórias de Portugal

A Estação de São Bento no Porto em Portugal

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a estação de São Bento no Porto em Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-12-08T11:45:26+00:0022/01/2017|Categories: Europa, Porto, Portugal|Tags: , |3 Comentários

3 Comments

  1. […] Estação de São Bento […]

  2. […] percorrendo as veias do Porto: a cada passo eu me sentia mais e mais encantada. Deixamos a Estação de São Bento e subimos a Avenida D. Afonso Henriques em direção à Ponte de D. Luís I. Era nosso primeiro […]

  3. […] No Porto, fomos visitar a interessante cidade de Guimarães partindo da belíssima estação de São Bento. […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.