Porto2018-03-07T01:09:18+00:00

O MAGNÍFICO Palácio da BOLSA do Porto

O Palácio da Bolsa do Porto é um esplêndido edifício localizado na Praça do Infante, cercado por outros bonitos e variados exemplares arquitetônicos que formam a identidade desta cidade tão atraente. De estilo neoclássico foi [...]

CAMINHOS da cidade do Porto

Foram muitos os caminhos do Porto que nós percorremos. A viagem, contudo estava chegando ao fim. Neste último dia, deixamos a Catedral da Sé e voltamos andarilhar pelas ruas da cidade do Porto em Portugal. [...]

A CONFEITARIA do Bolhão: um lugar POPULAR e antigo

Quando o assunto é confeitaria, Portugal tem expertise. Os doces portugueses são quaisquer coisas de divinos. Quem inventou esse negócio de pecado da gula definitivamente não conhecia a doçaria portuguesa. Assim que, nosso café da [...]

O MERCADO BOLHÃO no Porto

Eu adoro um mercado. Tenho mesmo muito xodozinho por suas cores e aromas. Quanto mais variado e até bagunçadinho eu curto. Não importa muito o tipo, desde que me mostre um pouco da cultura local. [...]

Onde COMER naquela NOITE no Porto

Deixamos a Livraria Lello & Irmão para trás! A temperatura estava deliciosa e apesar do cansaço, resolvemos caminhar um pouco, olhar a cidade. Aproveitamos para buscar um lugar onde comer naquela noite no Porto. A [...]

A ICÔNICA Livraria LELLO & Irmão

A Livraria Lello & Irmão é um dos cartões postais da cidade do Porto. Quase constantemente há filas de turistas e curiosos em sua porta, desejosos de conhecer o interior da famosa livraria que dizem [...]

A mui LINDA Capela das ALMAS no Porto

Talvez uma das igrejas mais bonitas da cidade do Porto seja a Capela das Almas, que não só está localizada na democrática Rua de Santa Catarina, como é responsável por nomear esta famosa e popular [...]

A FAMOSA e popular RUA de Santa CATARINA

A Rua de Santa Catarina no Porto é famosa e popular. Em seus 1.500 metros de extensão, sendo alguns trechos fechados aos carros, passam diariamente muitos turistas e moradores, num vai e vem interminável, barulhento [...]

TEATRO Nacional SÃO JOÃO

Saímos da pequenina e azulejada Igreja de Santo Idelfonso, no centrão do Porto, seguindo em direção ao Teatro Nacional São João, um dos principais edifícios desta deliciosa cidade. O belo teatro fica localizado na Praça [...]

A IGREJA de Santo IDELFONSO

Depois de degustarmos a melhor francesinha que comi no Porto, em nossa volta à cidade, depois de passarmos alguns muitos dias passeando por Portugal, fomos em busca de mais personagens antigos desta cidade encantada. O [...]

Restaurante POVEIROS para uma FRANCESINHA

O almoço naquele dia foi no Restaurante Poveiros, lugar que entramos totalmente ao acaso, sem nenhum tipo de expectativa, onde comemos novamente o clássico dos clássicos da cozinha do Porto: a famosa francesinha. Voltamos ao [...]

O TERREIRO da SÉ no Porto

Depois de um lauto e mui saboroso almoço de domingo em Matosinhos, onde passamos o dia, nós voltamos para o Porto. O destino foi o Terreiro da Sé, uma grande praça em frente à Catedral [...]

A famosa FRANCESINHA

Quando nós estávamos na Feira da Maratona, onde o Léo retirou o kit da maratona, o tempo virou e caiu um temporal sobre Porto. Por conta da chuvarada, nós acabamos experimentando a famosa Francesinha pela [...]

A Feira da MARATONA do PORTO

Uma das razões que nos levou ao Porto foi a 13° Maratona do Porto. Eu sou meia maratonista (temporariamente) aposentada, mas Léo segue firme e forte acumulando quilômetros e provas de longa distância. É comum, [...]

O interessante PRÉDIO da ALFÂNDEGA

Finalmente então, já no fim daquela tarde de sexta-feira, nós chegamos à Alfândega Nova, um grande edifício situado na Rua Nova da Alfândega, na beira do Rio Douro. O interessante prédio da Alfândega foi edificado no [...]

O LARGO de São JOÃO Novo e ARREDORES

Naquela tarde de sexta-feira, nosso segundo dia de visita ao Porto, já havíamos visto muita coisa e nos apaixonado vezes sem conta pela cidade, parando inúmeras vezes aqui e acolá, observando, absorvendo: detalhes, minúcias e [...]

Uma PEQUENA porção do CENTRO do Porto

Continuamos perambulando pelo Porto. Não tínhamos um rumo certo, apenas fomos caminhando, entrando e saindo de rua, deixando que nossos olhos nos guiassem. Assim que fomos descobrindo mais uma pequena porção do centro do Porto. [...]

Campo dos MÁRTIRES da PÁTRIA

O Campo dos Mártires da Pátria, antiga Cordoaria do Porto, hospeda belíssimo prédio da antiga Cadeia de Relação da cidade, que hoje abriga o Centro Português de Fotografia. Esse espaço ficava fora das Muralhas Fernandinas e muito, muito tempo [...]

A antiga CADEIA da Relação

Depois de um delicioso café da manhã na Leitaria da Quinta do Paço, que envolveu suave éclair e macio croissant, além de um forte, negro e encorpado café expresso, nós seguimos rumo ao Campo dos Mártires. [...]

A LEITARIA da Quinta do PAÇO

Depois de duas horas caminhando, imersos nas belezas da cidade do Porto, perdidos em devaneios e sentimentos, chegamos finalmente à Leitaria da Quinta do Paço (Praça Guilherme Gomes Fernandes 47) para tomarmos o café da [...]

A PRAÇA de Gomes TEIXEIRA

O que acontecia era que o Porto, tão rico em detalhes, nos prendia, atrasava nosso caminhar, retinha, empresava, seduzia nosso olhar, nossa atenção. Não era um tormento, entretanto, e sim momentos de muito deleite e [...]

A Praça da LIBERDADE e o ARDINA

Colada à majestosa e centenária Avenida dos Aliados, por onde caminhamos lentamente, apreciando toda a sua beleza, está a Praça da Liberdade e o ardina. Ela é considerada por muitos como o coração vibrante do Porto. [...]

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Deixamos o belo edifício da Câmara Municipal para trás, atravessamos a pequena Praça do General Humberto Delgado. Diante de nós estava a mui elegante Avenida dos Aliados, que comemorou 1 século de existência em Fevereiro [...]

A Câmara MUNICIPAL do Porto

Acordamos cedo em nosso segundo dia no Porto porque havia muito a ser explorado. O primeiro destino naquela manhã era a Câmara Municipal do Porto, ou em bom português de Portugal, o Paço do Concelho. [...]

A MERCEARIA das Flores:

Passamos duas ótimas horas visitando a Torre dos Clérigos, cartão postal do Porto, e logo após a visita experimentamos o famoso pastel de bacalhau com queijo da Serra da Estrela. Era hora então de jantarmos [...]

A CASA Portuguesa do Pastel de BACALHAU:

Logo em frente à Torre dos Clérigos, avistamos um prédio iluminado e movimentado. Curiosos, fomos ver do que se tratava. Era a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Depois de visitarmos o Conjunto dos Clérigos, formado [...]

O INTERIOR da Torre dos CLÉRIGOS:

No fim da tarde fomos visitar o Conjunto dos Clérigos, um dos cartões postais do Porto, formado pela torre e igreja. Começamos nossa exploração subindo os 225 degraus da torre para ter acesso a magnífico [...]

Pelas RUAS e igrejas do PORTO:

Saindo do inesperado e surpreendente miradouro, que nos proporcionou belíssima vista de parte do Porto, continuamos explorando e caminhando pelas ruas e igrejas do Porto. Subimos a Rua de São Bento da Vitória, que está inserida no [...]

COMPANHIA de Seguros e MIRADOURO

Saindo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, continuamos subindo a Rua Ferreira Borges. Na esquina com o Largo de São Domingos encontramos um belo e sóbrio edifício quadrado, com muitas janelas e portas [...]

Praça do INFANTE Dom Henrique:

Acessamos a Praça do Infante Dom Henrique, que leva esse nome em louvor a uma das figuras mais ilustres da história de Portugal, pela charmosa Rua da Alfândega. O Infante D. Henrique de Avis nasceu em [...]

Pela Rua da ALFÂNDEGA:

Dando seguimento às nossas andanças pelo Centro Histórico do Porto, deixamos para trás o Cais da Ribeira pela Rua da Alfândega.  O nome da rua deve-se ao fato de aqui ter funcionado por mais de 500 anos [...]

A Praça da RIBEIRA:

Continuamos nossas andanças pelo Cais da Ribeira, chegando até a Praça da Ribeira. Na era medieval, aqui funcionava um mercado e somente no século XVIII transformou-se no esboço do que vemos atualmente. As casas do [...]

O PASSADO e o PRESENTE no Cais da RIBEIRA:

Depois de almoçarmos no Cais da Ribeira, aos pés do rio Douro, de frente para a icônica Ponte de Dom Luís I, cartão postal do Porto, na Casinha São João, nós continuamos por ali, caminhando e [...]

As ALMINHAS da Ponte no Cais da RIBEIRA:

Depois de almoçarmos na Casinha São João, fomos explorar o bairro da Ribeira, que faz parte do Centro Histórico do Porto, sendo uma das zonas mais antigas da cidade, declarada Patrimônio Mundial da Unesco. Partimos para [...]

Restaurante Casinha São João:

O restaurante Casinha São João foi nossa escolha para o primeiro almoço no Porto. Localizado no vibrante Cais da Ribeira, foi uma escolha feita totalmente ao acaso. Passamos em frente, achamos o lugar muito simpático, [...]

A PONTE de Dom LUÍS I:

Acessamos a Ponte Luíz I, ou a Ponte de Dom Luís I, como é comumente conhecida, através da atraente Avenida Vímara Peres com seus belos casarões cheios de estilo e personalidade forte. O dia seguia frio, com [...]

O METRÔ do Porto:

Porto, apesar de suas ladeiras, é uma cidade ótima e fácil para ser explorada a pé. Dependendo da localização da hospedagem escolhida, é possível visitar os principais pontos de atração da cidade caminhando, especialmente para [...]

PORTO, nossa porta de ENTRADA em Portugal:

Aterrissar no Porto, nossa porta de entrada em Portugal, nos rendeu uma vista aérea magnífica dessa cidade, onde o rio Douro corre suavemente entre ela e Vila Nova de Gaia, ligadas pela famosa ponte Luís [...]