Porto2018-03-07T01:09:18+00:00

O MAGNÍFICO Palácio da BOLSA do Porto

O Palácio da Bolsa do Porto é um esplêndido edifício localizado na Praça do Infante, cercado por outros bonitos e variados exemplares arquitetônicos que formam a identidade desta cidade tão atraente. De estilo neoclássico foi [...]

CAMINHOS da cidade do Porto

Foram muitos os caminhos do Porto que nós percorremos. A viagem, contudo estava chegando ao fim. Neste último dia, deixamos a Catedral da Sé e voltamos andarilhar pelas ruas da cidade do Porto em Portugal. [...]

A CONFEITARIA do Bolhão: um lugar POPULAR e antigo

Quando o assunto é confeitaria, Portugal tem expertise. Os doces portugueses são quaisquer coisas de divinos. Quem inventou esse negócio de pecado da gula definitivamente não conhecia a doçaria portuguesa. Assim que, nosso café da [...]

O MERCADO BOLHÃO no Porto

Eu adoro um mercado. Tenho mesmo muito xodozinho por suas cores e aromas. Quanto mais variado e até bagunçadinho eu curto. Não importa muito o tipo, desde que me mostre um pouco da cultura local. [...]

Onde COMER naquela NOITE no Porto

Deixamos a Livraria Lello & Irmão para trás! A temperatura estava deliciosa e apesar do cansaço, resolvemos caminhar um pouco, olhar a cidade. Aproveitamos para buscar um lugar onde comer naquela noite no Porto. A [...]

A ICÔNICA Livraria LELLO & Irmão

A Livraria Lello & Irmão é um dos cartões postais da cidade do Porto. Quase constantemente há filas de turistas e curiosos em sua porta, desejosos de conhecer o interior da famosa livraria que dizem [...]

A mui LINDA Capela das ALMAS no Porto

Talvez uma das igrejas mais bonitas da cidade do Porto seja a Capela das Almas, que não só está localizada na democrática Rua de Santa Catarina, como é responsável por nomear esta famosa e popular [...]

A FAMOSA e popular RUA de Santa CATARINA

A Rua de Santa Catarina no Porto é famosa e popular. Em seus 1.500 metros de extensão, sendo alguns trechos fechados aos carros, passam diariamente muitos turistas e moradores, num vai e vem interminável, barulhento [...]

TEATRO Nacional SÃO JOÃO

Saímos da pequenina e azulejada Igreja de Santo Idelfonso, no centrão do Porto, seguindo em direção ao Teatro Nacional São João, um dos principais edifícios desta deliciosa cidade. O belo teatro fica localizado na Praça [...]

A IGREJA de Santo IDELFONSO

Depois de degustarmos a melhor francesinha que comi no Porto, em nossa volta à cidade, depois de passarmos alguns muitos dias passeando por Portugal, fomos em busca de mais personagens antigos desta cidade encantada. O [...]

Restaurante POVEIROS para uma FRANCESINHA

O almoço naquele dia foi no Restaurante Poveiros, lugar que entramos totalmente ao acaso, sem nenhum tipo de expectativa, onde comemos novamente o clássico dos clássicos da cozinha do Porto: a famosa francesinha. Voltamos ao [...]

O TERREIRO da SÉ no Porto

Depois de um lauto e mui saboroso almoço de domingo em Matosinhos, onde passamos o dia, nós voltamos para o Porto. O destino foi o Terreiro da Sé, uma grande praça em frente à Catedral [...]

A famosa FRANCESINHA

Quando nós estávamos na Feira da Maratona, onde o Léo retirou o kit da maratona, o tempo virou e caiu um temporal sobre Porto. Por conta da chuvarada, nós acabamos experimentando a famosa Francesinha pela [...]

A Feira da MARATONA do PORTO

Uma das razões que nos levou ao Porto foi a 13° Maratona do Porto. Eu sou meia maratonista (temporariamente) aposentada, mas Léo segue firme e forte acumulando quilômetros e provas de longa distância. É comum, [...]

O interessante PRÉDIO da ALFÂNDEGA

Finalmente então, já no fim daquela tarde de sexta-feira, nós chegamos à Alfândega Nova, um grande edifício situado na Rua Nova da Alfândega, na beira do Rio Douro. O interessante prédio da Alfândega foi edificado no [...]

O LARGO de São JOÃO Novo e ARREDORES

Naquela tarde de sexta-feira, nosso segundo dia de visita ao Porto, já havíamos visto muita coisa e nos apaixonado vezes sem conta pela cidade, parando inúmeras vezes aqui e acolá, observando, absorvendo: detalhes, minúcias e [...]

Uma PEQUENA porção do CENTRO do Porto

Continuamos perambulando pelo Porto. Não tínhamos um rumo certo, apenas fomos caminhando, entrando e saindo de rua, deixando que nossos olhos nos guiassem. Assim que fomos descobrindo mais uma pequena porção do centro do Porto. [...]

Campo dos MÁRTIRES da PÁTRIA

O Campo dos Mártires da Pátria, antiga Cordoaria do Porto, hospeda belíssimo prédio da antiga Cadeia de Relação da cidade, que hoje abriga o Centro Português de Fotografia. Esse espaço ficava fora das Muralhas Fernandinas e muito, muito tempo [...]

A antiga CADEIA da Relação

Depois de um delicioso café da manhã na Leitaria da Quinta do Paço, que envolveu suave éclair e macio croissant, além de um forte, negro e encorpado café expresso, nós seguimos rumo ao Campo dos Mártires. [...]

A LEITARIA da Quinta do PAÇO

Depois de duas horas caminhando, imersos nas belezas da cidade do Porto, perdidos em devaneios e sentimentos, chegamos finalmente à Leitaria da Quinta do Paço (Praça Guilherme Gomes Fernandes 47) para tomarmos o café da [...]

A PRAÇA de Gomes TEIXEIRA

O que acontecia era que o Porto, tão rico em detalhes, nos prendia, atrasava nosso caminhar, retinha, empresava, seduzia nosso olhar, nossa atenção. Não era um tormento, entretanto, e sim momentos de muito deleite e [...]

A Praça da LIBERDADE e o ARDINA

Colada à majestosa e centenária Avenida dos Aliados, por onde caminhamos lentamente, apreciando toda a sua beleza, está a Praça da Liberdade e o ardina. Ela é considerada por muitos como o coração vibrante do Porto. [...]

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Deixamos o belo edifício da Câmara Municipal para trás, atravessamos a pequena Praça do General Humberto Delgado. Diante de nós estava a mui elegante Avenida dos Aliados, que comemorou 1 século de existência em Fevereiro [...]

A Câmara MUNICIPAL do Porto

Acordamos cedo em nosso segundo dia no Porto porque havia muito a ser explorado. O primeiro destino naquela manhã era a Câmara Municipal do Porto, ou em bom português de Portugal, o Paço do Concelho. [...]

A MERCEARIA das Flores:

Passamos duas ótimas horas visitando a Torre dos Clérigos, cartão postal do Porto, e logo após a visita experimentamos o famoso pastel de bacalhau com queijo da Serra da Estrela. Era hora então de jantarmos [...]

A CASA Portuguesa do Pastel de BACALHAU:

Logo em frente à Torre dos Clérigos, avistamos um prédio iluminado e movimentado. Curiosos, fomos ver do que se tratava. Era a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Depois de visitarmos o Conjunto dos Clérigos, formado [...]

O INTERIOR da Torre dos CLÉRIGOS:

No fim da tarde fomos visitar o Conjunto dos Clérigos, um dos cartões postais do Porto, formado pela torre e igreja. Começamos nossa exploração subindo os 225 degraus da torre para ter acesso a magnífico [...]

Pelas RUAS e igrejas do PORTO:

Saindo do inesperado e surpreendente miradouro, que nos proporcionou belíssima vista de parte do Porto, continuamos explorando e caminhando pelas ruas e igrejas do Porto. Subimos a Rua de São Bento da Vitória, que está inserida no [...]

COMPANHIA de Seguros e MIRADOURO

Saindo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, continuamos subindo a Rua Ferreira Borges. Na esquina com o Largo de São Domingos encontramos um belo e sóbrio edifício quadrado, com muitas janelas e portas [...]

Praça do INFANTE Dom Henrique:

Acessamos a Praça do Infante Dom Henrique, que leva esse nome em louvor a uma das figuras mais ilustres da história de Portugal, pela charmosa Rua da Alfândega. O Infante D. Henrique de Avis nasceu em [...]

Pela Rua da ALFÂNDEGA:

Dando seguimento às nossas andanças pelo Centro Histórico do Porto, deixamos para trás o Cais da Ribeira pela Rua da Alfândega.  O nome da rua deve-se ao fato de aqui ter funcionado por mais de 500 anos [...]

A Praça da RIBEIRA:

Continuamos nossas andanças pelo Cais da Ribeira, chegando até a Praça da Ribeira. Na era medieval, aqui funcionava um mercado e somente no século XVIII transformou-se no esboço do que vemos atualmente. As casas do [...]

O PASSADO e o PRESENTE no Cais da RIBEIRA:

Depois de almoçarmos no Cais da Ribeira, aos pés do rio Douro, de frente para a icônica Ponte de Dom Luís I, cartão postal do Porto, na Casinha São João, nós continuamos por ali, caminhando e [...]

As ALMINHAS da Ponte no Cais da RIBEIRA:

Depois de almoçarmos na Casinha São João, fomos explorar o bairro da Ribeira, que faz parte do Centro Histórico do Porto, sendo uma das zonas mais antigas da cidade, declarada Patrimônio Mundial da Unesco. Partimos para [...]

Restaurante Casinha São João:

O restaurante Casinha São João foi nossa escolha para o primeiro almoço no Porto. Localizado no vibrante Cais da Ribeira, foi uma escolha feita totalmente ao acaso. Passamos em frente, achamos o lugar muito simpático, [...]

A PONTE de Dom LUÍS I:

Acessamos a Ponte Luíz I, ou a Ponte de Dom Luís I, como é comumente conhecida, através da atraente Avenida Vímara Peres com seus belos casarões cheios de estilo e personalidade forte. O dia seguia frio, com [...]

ESTAÇÃO de São BENTO no Porto:

Sabes que me apaixonei por Porto justamente aí, na Estação de São Bento? Cheguei no Porto depois de um longo voo de origem no Brasil, cansada. Naquele dia, fomos direto ao hotel onde comi o [...]

O METRÔ do Porto:

Porto, apesar de suas ladeiras, é uma cidade ótima e fácil para ser explorada a pé. Dependendo da localização da hospedagem escolhida, é possível visitar os principais pontos de atração da cidade caminhando, especialmente para [...]

PORTO, nossa porta de ENTRADA em Portugal:

Aterrissar no Porto, nossa porta de entrada em Portugal, nos rendeu uma vista aérea magnífica dessa cidade, onde o rio Douro corre suavemente entre ela e Vila Nova de Gaia, ligadas pela famosa ponte Luís [...]