Portugal2018-03-07T01:09:38+00:00

O colorido PALÁCIO Nacional da Pena em SINTRA

O Palácio da Pena em Sintra é o monumento mais visitado da cidade, especialmente pelos turistas que fazem um bate/volta desde Lisboa. Quando fomos conhecê-lo estava lotado! O Palácio da Pena não esteve entre minhas [...]

O MAGNÍFICO Palácio da BOLSA do Porto

O Palácio da Bolsa do Porto é um esplêndido edifício localizado na Praça do Infante, cercado por outros bonitos e variados exemplares arquitetônicos que formam a identidade desta cidade tão atraente. De estilo neoclássico foi [...]

CAMINHOS da cidade do Porto

Foram muitos os caminhos do Porto que nós percorremos. A viagem, contudo estava chegando ao fim. Neste último dia, deixamos a Catedral da Sé e voltamos andarilhar pelas ruas da cidade do Porto em Portugal. [...]

A CONFEITARIA do Bolhão: um lugar POPULAR e antigo

Quando o assunto é confeitaria, Portugal tem expertise. Os doces portugueses são quaisquer coisas de divinos. Quem inventou esse negócio de pecado da gula definitivamente não conhecia a doçaria portuguesa. Assim que, nosso café da [...]

O MERCADO BOLHÃO no Porto

Eu adoro um mercado. Tenho mesmo muito xodozinho por suas cores e aromas. Quanto mais variado e até bagunçadinho eu curto. Não importa muito o tipo, desde que me mostre um pouco da cultura local. [...]

As DELÍCIAS da Casa PIRIQUITA

Acordamos muito cedinho naquela manhã em Sintra. Estava friozinho, as ruas ainda estavam maravilhosamente silenciosas e desertas. A cidade era inteiramente nossa. Depois de caminharmos por suas ladeiras, fomos experimentar as famosas delícias da Casa [...]

Onde COMER naquela NOITE no Porto

Deixamos a Livraria Lello & Irmão para trás! A temperatura estava deliciosa e apesar do cansaço, resolvemos caminhar um pouco, olhar a cidade. Aproveitamos para buscar um lugar onde comer naquela noite no Porto. A [...]

Um jantar na TASCA do Xico

Sintra é mesmo uma cidade muito bonita com seus morros, belas casas, quintas seculares e sua alma um pouco celta, muito moura. Durante os poucos dias em que lá estive, este me pareceu um lugar [...]

A ICÔNICA Livraria LELLO & Irmão

A Livraria Lello & Irmão é um dos cartões postais da cidade do Porto. Quase constantemente há filas de turistas e curiosos em sua porta, desejosos de conhecer o interior da famosa livraria que dizem [...]

A Quinta do RELÓGIO de Sintra

Quando nós deixamos a Quinta da Regaleira, horas depois de termos chegado, em exploração extasiada por este lugar repleto de magia e simbolismos, demos de cara com uma casa meio abandonada que rapidamente nos remeteu [...]

A mui LINDA Capela das ALMAS no Porto

Talvez uma das igrejas mais bonitas da cidade do Porto seja a Capela das Almas, que não só está localizada na democrática Rua de Santa Catarina, como é responsável por nomear esta famosa e popular [...]

Toda a MAGIA da Quinta da REGALEIRA

Quando nós decidimos passar duas noites em Sintra, eu selecionei quais seriam os locais que mais desejava visitar. A Quinta da Regaleira entrou nesta relação, mas em último lugar “caso desse tempo”. Para minha sorte, [...]

A FAMOSA e popular RUA de Santa CATARINA

A Rua de Santa Catarina no Porto é famosa e popular. Em seus 1.500 metros de extensão, sendo alguns trechos fechados aos carros, passam diariamente muitos turistas e moradores, num vai e vem interminável, barulhento [...]

Outra PAUSA para um DOCE e um CAFÉ

Almoçamos na Tasca do Manel, assim que chegamos à cidade de Sintra. Pequenino, o lugar oferece comida boa e barata. Em Portugal é sempre tempo de uma pausa para um doce e um café. Momentos [...]

TEATRO Nacional SÃO JOÃO

Saímos da pequenina e azulejada Igreja de Santo Idelfonso, no centrão do Porto, seguindo em direção ao Teatro Nacional São João, um dos principais edifícios desta deliciosa cidade. O belo teatro fica localizado na Praça [...]

ALMOÇO na TASCA do Manel

Quando chegamos à Sintra, em uma viagem de trem com partida no Porto, já passava um pouco da hora do almoço e a fome estava daquele jeito: feroz. Seguimos um belo caminho até o hotel, [...]

A IGREJA de Santo IDELFONSO

Depois de degustarmos a melhor francesinha que comi no Porto, em nossa volta à cidade, depois de passarmos alguns muitos dias passeando por Portugal, fomos em busca de mais personagens antigos desta cidade encantada. O [...]

CHEGAMOS à Vila de SINTRA

Chegamos à Vila de Sintra. Saímos do Porto pela manhã bem cedo, de trem, naquele mesmo dia. A viagem foi muito tranquila. A estação ferroviária de Sintra é pequenina e muito fofa, seu formato e [...]

Restaurante POVEIROS para uma FRANCESINHA

O almoço naquele dia foi no Restaurante Poveiros, lugar que entramos totalmente ao acaso, sem nenhum tipo de expectativa, onde comemos novamente o clássico dos clássicos da cozinha do Porto: a famosa francesinha. Voltamos ao [...]

Do PORTO para SINTRA de trem

Parecia que já tinha um mês que estávamos em Portugal pela intensidade dos dias passados no país, mas na verdade não havia nem uma semana que havíamos chegado por lá. Depois de explorarmos Porto, cidade [...]

O TERREIRO da SÉ no Porto

Depois de um lauto e mui saboroso almoço de domingo em Matosinhos, onde passamos o dia, nós voltamos para o Porto. O destino foi o Terreiro da Sé, uma grande praça em frente à Catedral [...]

O Restaurante Casa SERRÃO

No Porto, dias antes, uma menina a serviço dos Comboios de Portugal, na Feira da Maratona, nos sugeriu almoçarmos em Matosinhos, cidade vizinha. Disse que ali estavam os melhores pescados da região e que esse [...]

A FORTALEZA de Matosinhos

A Fortaleza de Matosinhos em Portugal, ou melhor dizendo, o Forte de São Francisco Xavier, data do século XVII. Foi construído sob o reinado de Afonso VI para proteger o porto de piratas e corsários. [...]

Passeando por MATOSINHOS

Eu nunca tinha ouvido falar de Matosinhos até Léo decidir correr a Maratona do Porto. Tanto a largada quanto a chegada saíam de lá, embora a maior parte do percurso fosse pela cidade do Porto. [...]

Do PORTO a MATOSINHOS:

A Maratona do Porto nos levou a Portugal, uma vez que o Léo é maratonista e faz parte de nossa vida como viajantes buscar corridas mundo afora. Apesar do nome, entretanto, a Maratona do Porto, [...]

De GUIMARÃES ao Porto:

Deixamos Porto em uma manhã chuvosa e fria de sábado com destino a cidade de Guimarães para passarmos o dia. Experimentamos bons momentos na cidade Berço da Nação Portuguesa e no início da noite tomamos o trem [...]

Nossa Senhora da CONSOLAÇÃO e Santos PASSOS

O dia em Guimarães começava a cair e então iniciamos nossa despedida da cidade, depois de nos deliciarmos com a Torta de Guimarães, tomando o rumo da estação de trem para voltarmos ao Porto. Entretanto, [...]

Divina GULA:

Caminhando sem rumo pelas ruas do centro histórico de Guimarães, vi uma porta, cujo interior era lindo. O lugar, uma doçaria, chamado Divina Gula (Rua de Santa Maria, 44), e como tudo no entorno, é uma [...]

Adega dos CAQUINHOS:

Passeamos pela antiga Vila de Cima onde a Condessa Mumadona mandou construir o Castelo de Guimarães, para proteger o povoado que surgia em torno do Mosteiro, lá no longínquo século X, e em seguida descemos [...]

O Paço dos DUQUES:

O Paço dos Duques está situado muito próximo à Igreja de São Miguel do Castelo e do Castelo de Guimarães, todos eles elevados sobre o Centro Histórico da cidade. Foi para lá que nos dirigimos após visitarmos [...]

A IGREJA de São Miguel do CASTELO:

A Igreja de São Miguel do Castelo está localizada entre o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques, no Monte Latito. Depois de visitarmos o castelo, marco da história portuguesa, Monumento Nacional, ligado direta e intimamente [...]

O CASTELO de Guimarães:

Considerado Patrimônio Nacional, o Castelo de Guimarães foi construído por volta da segunda metade do século X. Depois de caminharmos bastante pelo Centro Histórico da cidade, descobrindo histórias antigas e velhas lendas, foi para o vetusto castelo [...]

LARGOS do Centro HISTÓRICO:

Depois de um par de horas caminhando por ruas medievais, conversando com o casario, descobrindo as histórias pretéritas de Guimarães e voltando ao seu passado nada mofado através dos Largos do Centro Histórico, eu posso [...]

Dois BELOS prédios e uma LINDA história:

Biblioteca Municipal Raul Brandão Continuamos caminhando por Guimarães em busca de mais conhecimento, de mais ouvir o que esta interessante tinha a nos dizes. Esbarramos então com dois belos prédios e uma linda história. A Rua [...]

A estreita e SOMBREADA Rua de Santa MARIA:

Da Praça de Santiago Léo e eu continuamos nossa exploração pelas veias antigas do Centro Histórico de Guimarães, acessando a estreita e sombreada Rua de Santa Maria, a mais antiga da cidade. Em séculos pretéritos, esta rua [...]

LINDA Praça de SANTIAGO:

A origem do nome Passamos por baixo dos arcos do antigo Paço do Concelho e chegamos a muito fofa e linda Praça de Santiago, de traços medievais, que leva esse nome porque em idos tempos, segundo conta [...]

Praça da OLIVEIRA e suas HISTÓRIAS:

O Museu de Alberto Sampaio Estava ansiosa por explorar Guimarães, por conta de toda a sua antiguidade e importância histórica para este belo país pela qual já estava totalmente apaixonada. Assim, que começamos de conhecer [...]

Aqui NASCEU Portugal:

As histórias Aqui Nasceu Portugal, nesta Guimarães, uma velha e charmosa cidade de mais de um milênio de existência e que teve papel importante na constituição das fronteiras portuguesas. Justamente por essa razão Guimarães é [...]

Manjar dos DOCES:

Desembarcamos em Guimarães ainda cedo naquele sábado e apesar de termos tomado café da manhã na charmosa cafeteria da Estação de São Bento no Porto, chegamos com vontade de tomar café e comer um doce. Meus olhos [...]

Do PORTO à GUIMARÃES de trem:

O sábado amanheceu nublado, cinza e chovia muito no Porto. Resolvemos ir do Porto à Guimarães de trem para passarmos o dia e descobrir onde Portugal nasceu e assim conhecer um pouco mais sobre a [...]

A famosa FRANCESINHA

Quando nós estávamos na Feira da Maratona, onde o Léo retirou o kit da maratona, o tempo virou e caiu um temporal sobre Porto. Por conta da chuvarada, nós acabamos experimentando a famosa Francesinha pela [...]

A Feira da MARATONA do PORTO

Uma das razões que nos levou ao Porto foi a 13° Maratona do Porto. Eu sou meia maratonista (temporariamente) aposentada, mas Léo segue firme e forte acumulando quilômetros e provas de longa distância. É comum, [...]

O interessante PRÉDIO da ALFÂNDEGA

Finalmente então, já no fim daquela tarde de sexta-feira, nós chegamos à Alfândega Nova, um grande edifício situado na Rua Nova da Alfândega, na beira do Rio Douro. O interessante prédio da Alfândega foi edificado no [...]

O LARGO de São JOÃO Novo e ARREDORES

Naquela tarde de sexta-feira, nosso segundo dia de visita ao Porto, já havíamos visto muita coisa e nos apaixonado vezes sem conta pela cidade, parando inúmeras vezes aqui e acolá, observando, absorvendo: detalhes, minúcias e [...]

Uma PEQUENA porção do CENTRO do Porto

Continuamos perambulando pelo Porto. Não tínhamos um rumo certo, apenas fomos caminhando, entrando e saindo de rua, deixando que nossos olhos nos guiassem. Assim que fomos descobrindo mais uma pequena porção do centro do Porto. [...]

Campo dos MÁRTIRES da PÁTRIA

O Campo dos Mártires da Pátria, antiga Cordoaria do Porto, hospeda belíssimo prédio da antiga Cadeia de Relação da cidade, que hoje abriga o Centro Português de Fotografia. Esse espaço ficava fora das Muralhas Fernandinas e muito, muito tempo [...]

A antiga CADEIA da Relação

Depois de um delicioso café da manhã na Leitaria da Quinta do Paço, que envolveu suave éclair e macio croissant, além de um forte, negro e encorpado café expresso, nós seguimos rumo ao Campo dos Mártires. [...]

A LEITARIA da Quinta do PAÇO

Depois de duas horas caminhando, imersos nas belezas da cidade do Porto, perdidos em devaneios e sentimentos, chegamos finalmente à Leitaria da Quinta do Paço (Praça Guilherme Gomes Fernandes 47) para tomarmos o café da [...]

A PRAÇA de Gomes TEIXEIRA

O que acontecia era que o Porto, tão rico em detalhes, nos prendia, atrasava nosso caminhar, retinha, empresava, seduzia nosso olhar, nossa atenção. Não era um tormento, entretanto, e sim momentos de muito deleite e [...]

A Praça da LIBERDADE e o ARDINA

Colada à majestosa e centenária Avenida dos Aliados, por onde caminhamos lentamente, apreciando toda a sua beleza, está a Praça da Liberdade e o ardina. Ela é considerada por muitos como o coração vibrante do Porto. [...]

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Deixamos o belo edifício da Câmara Municipal para trás, atravessamos a pequena Praça do General Humberto Delgado. Diante de nós estava a mui elegante Avenida dos Aliados, que comemorou 1 século de existência em Fevereiro [...]

A Câmara MUNICIPAL do Porto

Acordamos cedo em nosso segundo dia no Porto porque havia muito a ser explorado. O primeiro destino naquela manhã era a Câmara Municipal do Porto, ou em bom português de Portugal, o Paço do Concelho. [...]

A MERCEARIA das Flores:

Passamos duas ótimas horas visitando a Torre dos Clérigos, cartão postal do Porto, e logo após a visita experimentamos o famoso pastel de bacalhau com queijo da Serra da Estrela. Era hora então de jantarmos [...]

A CASA Portuguesa do Pastel de BACALHAU:

Logo em frente à Torre dos Clérigos, avistamos um prédio iluminado e movimentado. Curiosos, fomos ver do que se tratava. Era a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Depois de visitarmos o Conjunto dos Clérigos, formado [...]

O INTERIOR da Torre dos CLÉRIGOS:

No fim da tarde fomos visitar o Conjunto dos Clérigos, um dos cartões postais do Porto, formado pela torre e igreja. Começamos nossa exploração subindo os 225 degraus da torre para ter acesso a magnífico [...]

Pelas RUAS e igrejas do PORTO:

Saindo do inesperado e surpreendente miradouro, que nos proporcionou belíssima vista de parte do Porto, continuamos explorando e caminhando pelas ruas e igrejas do Porto. Subimos a Rua de São Bento da Vitória, que está inserida no [...]

COMPANHIA de Seguros e MIRADOURO

Saindo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, continuamos subindo a Rua Ferreira Borges. Na esquina com o Largo de São Domingos encontramos um belo e sóbrio edifício quadrado, com muitas janelas e portas [...]

Praça do INFANTE Dom Henrique:

Acessamos a Praça do Infante Dom Henrique, que leva esse nome em louvor a uma das figuras mais ilustres da história de Portugal, pela charmosa Rua da Alfândega. O Infante D. Henrique de Avis nasceu em [...]

Pela Rua da ALFÂNDEGA:

Dando seguimento às nossas andanças pelo Centro Histórico do Porto, deixamos para trás o Cais da Ribeira pela Rua da Alfândega.  O nome da rua deve-se ao fato de aqui ter funcionado por mais de 500 anos [...]

A Praça da RIBEIRA:

Continuamos nossas andanças pelo Cais da Ribeira, chegando até a Praça da Ribeira. Na era medieval, aqui funcionava um mercado e somente no século XVIII transformou-se no esboço do que vemos atualmente. As casas do [...]

O PASSADO e o PRESENTE no Cais da RIBEIRA:

Depois de almoçarmos no Cais da Ribeira, aos pés do rio Douro, de frente para a icônica Ponte de Dom Luís I, cartão postal do Porto, na Casinha São João, nós continuamos por ali, caminhando e [...]

As ALMINHAS da Ponte no Cais da RIBEIRA:

Depois de almoçarmos na Casinha São João, fomos explorar o bairro da Ribeira, que faz parte do Centro Histórico do Porto, sendo uma das zonas mais antigas da cidade, declarada Patrimônio Mundial da Unesco. Partimos para [...]

Restaurante Casinha São João:

O restaurante Casinha São João foi nossa escolha para o primeiro almoço no Porto. Localizado no vibrante Cais da Ribeira, foi uma escolha feita totalmente ao acaso. Passamos em frente, achamos o lugar muito simpático, [...]

A PONTE de Dom LUÍS I:

Acessamos a Ponte Luíz I, ou a Ponte de Dom Luís I, como é comumente conhecida, através da atraente Avenida Vímara Peres com seus belos casarões cheios de estilo e personalidade forte. O dia seguia frio, com [...]

ESTAÇÃO de São BENTO no Porto:

Sabes que me apaixonei por Porto justamente aí, na Estação de São Bento? Cheguei no Porto depois de um longo voo de origem no Brasil, cansada. Naquele dia, fomos direto ao hotel onde comi o [...]

O METRÔ do Porto:

Porto, apesar de suas ladeiras, é uma cidade ótima e fácil para ser explorada a pé. Dependendo da localização da hospedagem escolhida, é possível visitar os principais pontos de atração da cidade caminhando, especialmente para [...]

PORTO, nossa porta de ENTRADA em Portugal:

Aterrissar no Porto, nossa porta de entrada em Portugal, nos rendeu uma vista aérea magnífica dessa cidade, onde o rio Douro corre suavemente entre ela e Vila Nova de Gaia, ligadas pela famosa ponte Luís [...]

A DOÇARIA portuguesa

Os doces são um capítulo à parte na cozinha lusitana. Ouso afirmar que eles não são feitos por mãos humanas e sim por deuses no próprio Olimpo. A doçaria portuguesa é extraordinária. Em tempo: não [...]

A COZINHA portuguesa:

A cozinha portuguesa é surpreendentemente simples, despretensiosa, descomplicada e deliciosa. Geralmente farta, ela eleva nossos sentidos a níveis extraordinários: paladar, olfato e visão ficam extremamente sensíveis e receptivos à festa que é a gastronomia de [...]

HOSPEDAGEM em Portugal:

Para mim, uma das maiores dificuldades no planejamento de uma viagem é a escolha de um hotel em uma cidade que ainda não conheço e que é uma completa estranha para mim, pois basicamente temos [...]

Do BRASIL para PORTUGAL de AIR EUROPA:

Fomos do Brasil para Portugal de Air Europa. Decolamos em uma terça feira à noite e 8 horas depois, já na quarta-feira, estávamos em Madri para uma conexão de mais ou menos 3 horas, voando então [...]

PORTUGAL, o início de tudo:

Portugal nunca esteve em minha lista de países desejo. Enquanto vários amigos o colocavam  no topo de suas aspirações em termos de viagem, e voltavam de lá encantados e apaixonados, eu não dava a mínima [...]

PORTUGAL para iniciantes:

Eu acreditei que Portugal era um país de fácil desvendar, de obviedade escancarada, especialmente para nós brasileiros, e para mim, nordestina, nascida e criada na primeira capital da grande colônia Brasil, do antigo e poderoso [...]