ENCONTROS inesquecíveis em MINAS Gerais

Aconteceu há 25 anos minha última visita a Belo Horizonte, em Minas Gerais. Claro que já não conhecia a cidade, apesar de ter as melhores memórias daqui, de encontros inesquecíveis. Voltei e de novo me encantei. Construí novas e maravilhosas lembranças. A cidade novamente me recebeu muito bem.

Foram dias deliciosos, divertidos…

Em ambas as ocasiões os amigos que me receberam e me apresentaram Belo Horizonte foram os principais responsáveis por tornar nossos dias especiais, distante mil anos do trivial, pois não há nada de trivial no bem receber.

A boa recepção é fruto de talento e amor.

Sorte a minha que tenho amigos mestres nessa arte!

Num passado mais distante

Encontros Inesquecíveis

Em Sete Lagoas, há muitos e muitos anos.

Em ambas as ocasiões eu visitei Minas Gerais a convite de amigos. No passado mais distante uma amiga de escola, mineira, cuja família continuava por lá, me convidou para passar o verão com ela.

Eu fui sem pestanejar. Queria novidades.

Essa amiga já morava com os pais e irmãos há alguns anos na Bahia e carregava na voz um bonito sotaque mineiro abaianado.

Bonito como ela.

Sua família em Minas me acolheu como a uma filha. Essa é a lembrança mais doce que eu tenho daqueles meus distantes dias passados entre Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas.

Tínhamos então 18 anos, esperávamos o resultado do vestibular, carteira de motorista na mão e uma urgência e ansiedade no viver.

Boa parte de meus encontros com sua família foi em torno de uma mesa: farta, saborosa, pesada. Conversas intermináveis. Comia sempre com voracidade, como se não houvesse amanhã. Devorava a vida.

Ah! Que boas semanas aquelas em que nossa existência na terra foi generosa, leve e livre!

Num passado mais contemporâneo

Encontros inesquecíveis

Acolhida em torno da boa mesa

Já neste passado contemporâneo, amigos baianos que se mudaram para Belo Horizonte nos convidaram para passar uns dias com eles. Dessa vez, os sotaques reinantes eram baianos amineirados. A mesa continuou farta, saborosa e pesada. Degustei com tranquilidade cada sabor. Não queria mais devorar a vida!

Já não há urgência ou ansiedade no meu viver. Já não quero abraçar o mundo e hoje eu tenho certeza de que o passado chega sempre muito rápido, mas sempre haverá um amanhã.

As conversas?! Essas seguiram deliciosamente infindáveis!

Mais uma vez a acolhida foi doce. Mais uma vez os encontros foram inesquecíveis!

Como em minha primeira visita ao estado, vivemos o cotidiano dos amigos que nos receberam, mas agora apreciamos cada momento com sossego e quietação.

As doces memórias dos encontros inesquecíveis

Encontros inesquecíveis

As doces lembranças dos encontros inesquecíveis

Já estou em Salvador, de volta ao meu próprio cotidiano. Enquanto vou vivendo o presente, escuto os risos e os sons que ainda ecoam em meus ouvidos e me fazem sorrir também.

Olho para as lembranças que construímos e suspiro de gratidão pelas pessoas que o Universo colocou em minha vida. Fecho os olhos e sinto a saudade aqui comigo, presente, lado a lado com a felicidade que a certeza de dias bem vividos trazem.

O que eu desejo nessa vida?! Mais encontros inesquecíveis!

Já que estamos falando de encontros e sabores, quero contar ainda que a Débora, que escreve sobre suas andanças e experiências no blog Foco no Mundo fez uma lista deliciosa de gelaterias em Belo Horizonte!

Quer voltar comigo ao ano de 2015?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ O último dia do ano de 2015

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais:

Siga o Espiando pelo Mundo no FacebookInstagramTwitter e Google+

A vida é feita de encontros! Este texto fala disso, de inesquecíveis encontros cujo cenário é o estado brasileiro de Minas Gerais. #Minasgerais #Brasil #viajar #histórias

 

Clicando na imagem ao lado os encontros inesquecíveis em Minas Gerais ficarão guardados em seu perfil no Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

Encontros Inesquecíveis em Minas Gerais

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco desses encontros inesquecíveis em Minas Gerais, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-04-25T16:08:01+00:0004/12/2017|Categories: Cotidiano|Tags: , |4 Comentários

4 Comments

  1. Klecia 17/12/2017 em 17:07 - Responder

    Ana, que post lindo!
    BH (minas de uma forma geral) me lembra uma boa mesa, farta e rica! Cheio de amigos pra partilhar, pra ficar melhor, como vc viveu e descreveu!
    Que lidna a foto dos pezinhos! Filhos dos seus amigos baiano-mineiros? Com livros? <3
    Mas de tudo, desse post me fica uma coisa: essa frase: "o passado chega sempre muito rápido". Essa frase me botou pra pensar aqui. Ao mesmo tempo que ela tira a urgência da vida, como vc falou, ela coloca outro tanto de urgência nela, não é? Acho que depende dos olhos de quem lê as linhas da vida. Não sei amanha, hj ainda ela me provoca esse sentimento de urgência por uma vida curta demais pra se viver um mundo tão lindo! 🙂

    • Analuiza Carvalho 19/12/2017 em 11:26 - Responder

      oi Klécia… sim, para mim Minas sempre será sinônimo de amigos e boa mesa… De encontros marcantes e inesquecíveis! Boa terra esta! 🙂

      Os pezinhos com livros (quanto xodó nesta imagem) são das gêmeas de meus amigos, tão lindas e importantes neste contexto de acolhimento e aconchego. Esta cena em especial me enche de amor, pois elas sentaram bonitinhas pegaram meu livro e ficaram passando para frente e para trás, sem rasgar num interessante e interminável vai e vem de páginas.

      O ritmo da vida é impessoal e intransferível. Eu já tive essa urgência, mas hoje percebo que vivo muito mais momentos interessantes e absorvo muito mais da vida depois que aprendi a respirar e a viver com calma. Pode até soar como um paradoxo, mas depois que aquietei, passei a viver mais! 🙂 bjs

  2. maria luiza wallau 19/04/2018 em 09:57 - Responder

    Muito bom.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.