HOUSE of Morgan: um dos PERSONAGENS da WALL Street

O primeiro edifício que eu notei ao entrar na Wall Street, depois de visitar a Trinity Church foi o Edifício Morgan – House of Morgan. Este modesto e discreto prédio de estilo clássico que ocupa a esquina da Wall com a Broad está inserido no Registro Nacional de Prédios Históricos do Estados Unidos.

Foi construído em 1913 para ser sede da J.P. Morgan & Company, banco comercial e de investimentos fundado em 1871, precursor de algumas das maiores instituições financeiras do mundo. Seu fundador John Pierpont Morgan (1837-1913), um esnobe pelo que contam, era símbolo de poder, riqueza e influência política – a cara de Wall Street!

O J. P. Morgan building representou por décadas o poder financeiro e o capitalismo americano. Em 1929, durante a quebra da bolsa de Nova York, foi para a 23 Wall Street que os banqueiros correram. O Morgan Building atualmente está desativado, já não é mais a House Morgan, embora continue sendo a marca de um tempo. De vez em quando é utilizado em eventos e campanhas.

Escutei rumores de que o prédio será transformado em centro de entretenimento. Há quem afirme que o velho Morgan esteja se virando no túmulo diante desta possibilidade. Há quem diga, contudo, que diante do lucro que tal empreendimento possa gerar, ele gostaria e muito.

Primeiro ataque terrorista em solo americano

Wall Street em Nova York

Uma carroça com 300 quilos de explosivo matou mais de 30 pessoas em Wall Street

Em 1920 o edifício Morgan foi alvo de um atentado terrorista, considerado o primeiro em solo americano, que deixou mais de 30 mortos e centenas de feridos. 300 quilos de explosivos deixados em uma carroça estacionada explodiram quando os funcionários de Wall Street saíam para almoçar.

Nunca ninguém foi acusado, mas o suspeito era um anarquista.

À época o J.P. Morgan era o banco mais poderoso do país e personificava o capitalismo.

Para quem procurar com cuidado, consegue enxergar as cicatrizes no Morgan Building, deixadas ali de propósito com intuito do horrendo fato nunca ser esquecido.

Foi exatamente do atentado de Wall Street – considerado por muitos como uma das maiores investigações criminais do país – quando, também na hora do almoço, eu pisei os pés nesta simbólica rua de Nova York e confrontei as imagens atuais com àquelas que havia visto em fotografias do caos após a explosão.

Curiosidades a respeito do Edifício Morgan – Morgan building

O edifício Morgan - Morgan Building em Wall Street Nova York

O canto – a esquina da Wall com Broad: Edifício Morgan de um lado e a bolsa de valores do outro

O prédio foi construído para suportar 10 vezes sua altura caso fosse necessário erguer mais andares além de seus quatro, ampliação que claramente não foi feita. Era tão conhecido que não carrega em sua fachada nenhum nome ou logotipo.

Thomas Edison, conseguiu um empréstimo no J.P. Morgan para criar sua empresa de eletricidade, graças a paixão que Morgan tinha por novas tecnologias. Inclusive, a casa do milionário foi a primeira residência privada iluminada por eletricidade!

O Morgan Building aparece no filme Batman, o Cavaleiro das Trevas como a Bolsa de Valores de Gotham City. Alguma ironia?!

Descubra um pouco mais sobre a famosa Wall Street! Clique no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Wall Street em Nova York

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

House of Morgan- personagem de Wall Street em Nova York. Para quem gosta de conhecer as histórias das cidades e suas personagens, precisa saber sobre as histórias que envolvem o Morgan Building. #novayork #estadosunidos #viajar #viajantesempressa #viajante #espiandopelomundo                House of Morgan- personagem de Wall Street em Nova York. Para quem gosta de conhecer as histórias das cidades e suas personagens, precisa saber sobre as histórias que envolvem o Morgan Building. #novayork #estadosunidos #viajar #viajantesempressa #viajante #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraedifício Morgan na Wall Street em Nova York  ficará guardado em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Edifício Morgan na Wall Street em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco do edifício Morgan na Wall Street em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-04-19T15:14:24+00:0019/04/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.