O edifício MAJESTIC em NOVA YORK – uma história de GÂNGSTER e sequestro

O edifício Majestic na Central Park West é mais uma das estrelas arquitetônicas desta agradável rua que acompanha a face oeste do Central Park. Suas duas torres gêmeas se sobressaem no cenário urbano da via.

Inserido no contexto do charmoso bairro Upper West Side, possui estilo Art Déco. Além disso, o Majestic Apartments é um Marco Histórico Nacional.

Ah! Ele tem uma ou outra história para nos contar!

A origem do edifício Majestic

Edifício Majestic em Nova York

O Upper West Side era uma zona campesina. O primeiro edifício construído, considerado marco zero na criação do bairro, foi o edifício Dakota, ainda no século XIX.

Já o edifício Majestic só foi erigido algumas décadas depois. Deveria ser um hotel de 45 andares, mas foi pego pela Grande Depressão americana que arrasou os Estados Unidos, em 1929.

O crack da bolsa de Nova York acabou mudando os planos e o edifício Majestic tornou-se um prédio de apartamentos de 29 andares com belas torres, embora com design mais seco e menos luxuoso que a tendência dos prédios na Central Park West.

Não menos bonito, entretanto!

Dizem inclusive que sua estética mais discreta teria servido de inspiração para outros prédios da região. Seus janelões que permitiam grande incidência de luz natural e um delicioso apreciar das vistas de cidade foi considerada uma inovação.

Ele se reinventou e sobreviveu à terrível crise de 1929, que se alongou por todo o ano de 1930 causando grande recessão.

O que me convidou a colocar reparo no Majestic Apartments, contudo, nem foi tanto sua aparência física ou sua história de sobrivência, mas sim seu relacionamento íntimo com gangsteres e uma lenda sobre dinheiro escondido. Há qualquer coisa de muito peculiar na trajetória deste prédio, por conta de fatos e personagens que ali viveram.

Os gangsteres no Majestic Apartments

Edifício Majestic em Nova York

Edifício Majestic em Nova York

Lucky Luciano e Frank Costello dois dos maiores gangsteres do século passado com seus impérios de violência, prostituição e jogo moraram no edifício Majestic.

O apartamanto 18F de Frank que viveu ali com sua esposa Loretta Geigerman tinha 9 salas, 2 quartos e 2 banheiros, além de vista para o Central Park. O gângster queria ser aceito pela alta sociedade nova yorkina, por isso decidiu morar neste endereço.

Conseguiu! Frequentava rodas de magnatas, jornalistas e artistas como Fred Astaire. Talvez daí venha o glamour que envolve os mafiosos dessa época.

Um dia, quando Costello estava no lobby, caminhando para o elevador, sofreu uma tentativa de assassinato. A bala pegou de raspão na cabeça e ele sobreviveu. Era 02 de Maio de 1957 e Costello já não era o rei de Nova York. Havia passado toda a década entrando e saindo da prisão. Ainda assim, mesmo durante a aposentadoria, continuou influenciando a máfia em Nova York.

O mafioso morou no Majestic até sua morte em 1973.

Marc Jacobs, o estilista, morou ai quando era adolescente.

Sequestro, morte e lenda

Edifício Majestic em Nova York

Edifício Majestic durante o por do sol visto do Central Park

Existe uma lenda envolvendo o belo edifício Majestic. Charles Lindbergh foi um aviador famoso que realizou o primeiro voo transatlântico solitário, desde o estado de Nova York até a cidade de Paris na década de 1920.

Seu filho mais velho, que carregava o mesmo nome que o seu, foi raptado, em 1932. Ele tinha quase 2 anos e foi levado de casa, em New Jersey. Seu corpo foi encontrado 2 meses depois do sequestro.

Bruno Richard Hauptmann foi preso e após um julgamento que durou mais ou menos 1 mês ele foi condenado e executado na cadeira elétrica. Jurou inocência até o fim.

Ele era um dos carpinteiros do edifício Majestic. Dizem que o resgate pago pelo aviador no valor de U$S 50.000 está escondido no prédio.

Será?!

Endereço: 115 Central Park West

Quer saber mais detalhes e histórias de outro edifício na Rua Central Park West?! Então clica no link bem aqui abaixo:

Cais da Ilha de Genebra

+ O edifício Dakota em Nova York – fama, luxo e beleza

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O Edifício Majestic em Upper West Side em Nova York é bonito sim, mas mais que isso, ele tem uma ou outra história para nos contar! #novayork #estadosunidos #viajantesempressa #espiandopelomundo #viajar                O Edifício Majestic em Upper West Side em Nova York é bonito sim, mas mais que isso, ele tem uma ou outra história para nos contar! #novayork #estadosunidos #viajantesempressa #espiandopelomundo #viajar

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao Edifício Majestic na Rua Central Park West, Upper West Side em Manhattan  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

O Edifício Majestic na Rua Central Park West em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco a respeito do Edifício Majestic da Central Park West em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:10:45+00:0023/02/2018|Categories: Nova York|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.