O Edifício DAKOTA em NOVA York – FAMA, Luxo e BELEZA

O edifício Dakota é um belíssimo e interessante prédio de apartamentos no bairro do Upper West Side em Nova York. Seu design ligeiramente discreto, em tonalidade amarronzada, transpira elegância em seu estilo Art Nouveau oitocentista.

Ele não passa despercebido aos olhos de quem transita pela agradável rua Central Park West.

Este edifício considerado Marco Histórico Nacional, carrega em sua face externa detalhes que o revestem de muita graça e imponência. O Edifício Dakota é um dos belos personagens que habitam o lado oeste do Central Park. Ele tem muitas histórias para contar.

Pioneirismo

Edifício Dakota em Nova York

O discreto e luxuoso Edifício Dakota em Nova York

O edifício Dakota foi um prógono! Primeiro prédio de apartamentos a ser construído no Upper West Side,  antes uma área campestre, em fins do século XIX – entre 1880 e 1884 -, dando início assim à criação do bairro.

Dizem que sua estrutura foi um exemplo de modernidade.

Além disso, o Dakota quebrou barreiras na sociedade nova yorkina.

À época, as famílias abastadas de Nova York viviam em grandes mansões. Apenas pessoas pobres moravam em apartamentos. O luxo evidente do Dakota Apartments quebrou este paradigma. O sucesso foi tanto que a partir de sua construção, mais prédios requintados foram surgindo e cerca de 50 anos depois o conceito do morar bem para a classe alta de Manhattan havia mudado.

Casas e mansões deram lugar a prédios de apartamentos.

Ao longo de toda a margem esquerda da Rua Central Park West observamos luxuosos e caríssimos edifícios, a maioria datando de fins do século XIX e início do século XX. Foi graças à inovação do Dakota que o Upper West Side nasceu e floresceu, ganhando mais ou menos os mesmo contornos que vemos hoje.

Em pleno século XXI, eu estava lá, caminhando entre passado e presente!

O Dakota é um prédio lindo, e, intencionalmente ou não, sua estrutura externa lembra uma grande mansão.

A origem do nome Dakota

O nome vem, supostamente, de uma brincadeira.

O idealizador do Dakota, Edward Clark, ao anunciar seu projeto – apartamentos esplêndidos para a alta classe nova yorkina – teria escutado de um não se sabe quem, em tom jocoso, que ele deveria construí-los também nas Dakotas do Sul e do Norte, no meio oeste americano.

O nome pegou e ficou.

O Dakota é um prédio famoso

Edifício Dakota em Nova York

O Edifício Dakota em Nova York – charme e fama

O Dakota é um prédio famoso.

Entretanto sua fama não se deve ao seu pioneirismo. Sua popularidade, que faz com que diariamente muitos turistas se posicionem em frente a ele, tem relação com um de seus antigos inquilinos: o ex-Beatle John Lennon.

O músico morou ai com sua Yoko Ono e entre as luminárias gêmeas posicionadas na entrada, ele foi morto por um cidadão mentalmente desequilibrado. Era o ano de 1980.

Estivemos ali, imaginando a cena. O que não deve ter sido?! Eu já era nascida, mas pequena, não lembro das notícias veiculadas ou da comoção mundial.

No entanto, a vida seguiu, e o que encontramos por lá foram porteiros muito bem vestidos, como nos filmes, abrindo a porta para seus ricos inquilinos.

Edifício Dakota em Nova York

Edifício Dakota em Nova York – local onde John Lennon foi assassinado

O Strawberry Fields – homenagem ao ex-Beatle

Quase em frente ao Dakota Apartments está uma das entradas para o Central Park. Cerca de 100 metros adentro encontramos o Strawberry Fields.

O Strawberry Fields é uma homenagem ao ex-Beatle, após seu assassinato. Um mosaico no chão criado por um artista italiano, com a palavra “Imagine” no centro em referência a uma de suas famosíssimas músicas.

Imagine all the people living for today * Imagine there’s no countries * It isn’t hard to do * Nothing to kill or die for * And no religion too * Imagine all the people living life in peace, you * You may say I’m a dreamer * But I’m not the only one * I hope some day you’ll join us * And the world will be as one” –  John Lennon

Definitivamente Lennon não era o único, mas por enquanto, somos apenas sonhadores de um mundo em paz.

Edifício Dakota em Nova York

Strawberry Fields – homenagem ao ex-Beatle John Lennon

Mais de 160 países doaram plantas e de fato o entorno do Strawberry Fields é muito bonito. No dia em que o visitamos estava deslumbrante com as variadas e sempre muito lindas cores de outono.

O mosaico está sempre repleto de pessoas tirando fotos, se emocionando, cantando…

Preciso confessar que não sou uma beatlemaníaca, embora me interesse muito pelo contexto histórico musical da banda (contudo me emocionei quando desembarquei em Liverpool e vi o Yellow Submarine – contradições me definem).

Assim, diante do Strawberry Fields – que tem este nome por conta da canção homônima composta por Lennon, sobre suas lembranças de infância no jardim de Strawberry Fields, um orfanato próximo de sua casa – eu me distraí mais com as reações das pessoas diante do mosaico, do que com o próprio monumento.

“(…) Cause I’m going to Strawberry Fields

Nothing is real

And nothing to get hung about

Strawberry Fields forever

Living is easy with eyes closed

Misunderstanding all you see

It’s getting hard to be someone

But it all works out

It doesn’t matter much to me (…)”. John Lennon

O Edifício Dakota e mais alguns detalhes

No entanto, não basta ser rico para morar no Edifício Dakota. Como atualmente ele funciona como sistema de cooperativa, o aspirante a morador tem que ser aprovado por um rígido conselho que barrou não só Cher como também Madonna.

Judy Garland, Lauren Bacall e Rudolf Nureyev são alguns nomes famosos que viveram no Dakota Apartments. Yoko Ono ainda mora ali.

O filme “O Bebê de Rosemary” de Roman Polanski – clássico do cinema americano – foi filmado no Dakota Apartments na década de 1960.

Endereço: 72nd Street e Central Park West, Upper West Side, Manhattan

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O Edifício Dakota localizado na cidade de Nova York carrega em suas entranhas beleza e fama, pioneirismo e sangue: aqui morou e foi assassinado o ex-Beatle John Lennon. #novayork #históriasdascidades #viajantesempressa #viajar #espiandopelomundo #estadosunidos                 O Edifício Dakota localizado na cidade de Nova York carrega em suas entranhas beleza e fama, pioneirismo e sangue: aqui morou e foi assassinado o ex-Beatle John Lennon. #novayork #históriasdascidades #viajantesempressa #viajar #espiandopelomundo #estadosunidos

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao Edifício Dakota na Central Park West, Upper West Side em Manhattan  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

O Edifício Dakota na Central Park West em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco do Edifício Dakota da Central Park West em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:04:42+00:0021/02/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.