Do PORTO para SINTRA de trem

Parecia que já tinha um mês que estávamos em Portugal pela intensidade dos dias passados no país, mas na verdade não havia nem uma semana que havíamos chegado por lá. Depois de explorarmos Porto, cidade apaixonante, Guimarães, berço da nação portuguesa e a encantadora Matosinhos, naquela segunda-feira bem cedo fomos do Porto para Sintra de trem, iniciando nova etapa desta viagem.

Veja como funcionam os trens em Portugal:

+ Viajando de trem por Portugal

O dia ainda nem nasceu

Do Porto à Sintra

Um café para acordar

Acordamos às 04:30 da manhã, pois nosso trem partia do Porto às 06:47 da Estação Campanhã. A temperatura estava girando em torno dos 5°C, com muita neblina e fumacinha saindo pela boca. Tudo ainda estava escuro quando chegamos à recepção do hotel.

Tomamos um café forte – welcome drink – enquanto a recepcionista chamava um táxi para nos levar à estação, uma vez que os metrôs só começam a funcionar no Porto às 06:30. Não conseguiríamos chegar a tempo na estação.

Veja mais sobre o welcome drink:

+ Hospedagem em Portugal

De táxi pelas ruas do Porto

Do Porto à Sintra

Pegando o táxi na porta do hotel

Do Porto para Sintra

Estação de trem Campanhã

Do Porto para Sintra

Manhã fria no Porto

O taxista, muito simpático, foi numa conversa fiada boa danada conosco. Eu fui me despedindo do Porto, cheia de saudades, enquanto o carro deslizava pelas ruas escuras e silenciosas. Não havia trânsito algum àquela hora da manha.

O táxi do Ibis São João até a Estação Campanhã custou 10 euros (7,60 da viagem com 2,40 pelas bagagens).

A estação é pequenina e muito bonitinha. Eu tenho uma relação de amor com estações de trem que sempre me encantam e me deixam um sentimento de ser um personagem de alguma boa história já contada.

Quando lá chegamos ainda estava bem escuro, o dia estava preguiçoso, sem querer acordar e a manhã seguia muito gelada!

A Estação Campanhã e a pontualidade do trem de alta velocidade

Do Porto para Sintra

Cafeteria à direita dos painéis

Do Porto para Sintra

Painéis informando a saída e chegada dos trens: olha o nosso ali: destino final Lisboa – Apolônia. Saltamos antes.

Do Porto para Sintra

Na plataforma 9 na Estação Campanhã do Porto, esperando o trem

Campanhã estava bem movimentada. Confirmamos no painel de que plataforma saía nosso trem e compramos sanduíches na cafeteria para levar a bordo.

Nosso trem, Alfa Pendular, de alta velocidade, saiu da plataforma 9, no andar de baixo. Nós vimos o dia nascendo de dentro do trem: belo espetáculo.

Ele saiu pontualmente. Marcamos assentos no ato da compra, o que foi ótimo, pois diferente dos trens na Alemanha, que tem os luminosos indicando se aquele assento foi reservado e em que trecho, os trens portugueses não os tem.

Assim, a todo instante, quando o dono do assento aparecia a pessoa acomodada tinha que ceder o lugar. Ele seguiu cheio.

O Alfa pendular é muito confortável, com bagageiros amplos acima das poltronas, ótimo wi-fi gratuito e rádio individual (basta plugar os fones de ouvido para ter acesso).

A Estação Oriente em Lisboa

Do Porto para Sintra

Desembarcando na Estação Oriente de Lisboa

Do Porto para Sintra

Trem de Lisboa para Sintra partindo em 15 minutos

Do Porto para Sintra

Embarcando para Sintra na Estação Oriente em Lisboa

Desembarcamos na Estação Oriente em Lisboa. Ela é muito bonita. Uma obra do famoso arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava, inaugurada em 1998. Ali nós compramos passagens na bilheteria para irmos para Sintra. O que acontece é que este trecho é feito por um trem urbano, então eles não disponibilizam a compra pela internet.

Desse modo, só pudemos comprar aqui no Brasil o trecho Porto – Lisboa.

O custo foi de 2,15 euros por cada bilhete mais 0,50 cêntimos de euro pelo cartão Viva Viagem, cuja compra é obrigatória.  Este é um cartão recarregável. Aí foi só olhar nos visores disponíveis na estação qual era o próximo trem para Sintra.

Havia um partindo em 15 minutos da plataforma 4 e foi esse que pegamos. É obrigatório validar o cartão, antes de entrar no trem, em máquinas disponíveis na estação (não na plataforma) que tem validade de 2 horas a partir do momento do registro.

Do Porto para Sintra

Trem urbano: sai de Lisboa e chega em Sintra

Do Porto para Sintra

Na estação de trem de Sintra

O percurso durou menos de 1 hora e foi pingando de estação em estação até o destino final. Ele estava vazio e as instalações são bem mais modestas que o trem anterior, lembrando o metrô. Colocamos as bagagens em nossos pés.

Então, de maneira tranquila e eficiente, chegamos à Sintra.

Para quem está em Lisboa, pode pegar o trem urbano para Sintra da Estação Oriente ou da Estação Rossio. Sintra é a última estação do percurso.

Quer saber como ir da Estação de Trem de Sintra até a Vila?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Da Estação de Trem de Sintra até a Vila

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Saiba como ir de #trem do #Porto (ou #Lisboa) para #Sintra. É muito fácil! #Portugal #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo              Saiba como ir de #trem do #Porto (ou #Lisboa) para #Sintra. É muito fácil! #Portugal #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraDo Porto para Sintra de trem ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Do Porto para Sintra de trem, Portugal

Se você, meu caro viajante, gostou de passear comigo do Porto para Sintra de trem em Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-07-31T16:30:26+00:0020/07/2017|Categories: Europa, Portugal, Sintra|Tags: , |9 Comentários

9 Comments

  1. […] + De trem para Sintra […]

  2. […] + Chegando a Sintra de trem […]

  3. Na minha opinião, Sintra é um destino obrigatório numa viagem a Lisboa ou a Portugal. É de uma beleza estonteante…. Fizeram mesmo bem em ter vindo do Porto para Sintra!

    • Analuiza Carvalho 07/08/2017 em 12:35 - Responder

      Eu concordo Catarina; fiquei muito encantada por Sintra – lugar que merece ser apreciado. Passei dias maravilhosos por lá e digo que foram poucos! bjus

  4. […] + Do Porto ou de Lisboa para Sintra […]

  5. Poliana 10/03/2019 em 21:21 - Responder

    Ola! Gostaria de saber qual foi o tempo de percurso no trem de Porto a Lisboa e o valor. Obrigada!

  6. Débora Gaino Albiero 18/04/2019 em 20:57 - Responder

    Olá, em.sintra é possível deixar bagagens na estação de trem?

    • Analuiza Carvalho 22/04/2019 em 11:28 - Responder

      oi Débora… não sei te dizer com segurança, pois não precisei utilizar este serviço uma vez que fiquei hospedada em Sintra. O que eu posso te dizer é que a estação é muito pequena e não observei nenhum serviço de locker. A minha sugestão é que você entre em contato com a Comboios (https://www.cp.pt/passageiros/pt/informacao-cliente/informacao-util), empresa que opera os trens em Portugal e pergunte a eles.

      Boa viagem! 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.