Do PORTO a MATOSINHOS:

A Maratona do Porto nos levou a Portugal, uma vez que o Léo é maratonista e faz parte de nossa vida como viajantes buscar corridas mundo afora. Apesar do nome, entretanto, a Maratona do Porto, tem sua linha de largada e de chegada em Matosinhos. Assim que, naquele domingo de primavera, nós fomos do Porto a Matosinhos.

A manhã estava bem fria quando nós fomos para a estação IPO, em frente ao nosso hotel, para tomarmos o metrô que nos deixaria na cidade vizinha.

De metrô do Porto a Matosinhos

Do Porto a Matosinhos

Na estação IPO

Recarregamos nosso cartão andante nas máquinas do ponto IPO, mudando para Z5, que incluía Matosinhos. Pegamos o metrô direção Santo Ovídio e fizemos baldeação em Trindade, onde encontramos milhares de outros corredores ansiosos e falando diversas línguas. As corridas de rua são sempre uma festa linda de se ver e de se viver.

Em Trindade pegamos o metrô direção Senhor de Matosinhos. A viagem, conosco apertados feito sardinhas no vagão do metrô, levou mais ou menos 40 minutos. Normalmente não é tão cheio assim, mas era dia de maratona e muita gente, como nós, estava hospedada no Porto.

Veja como usar o metrô do Porto:

Matosinhos

Do Porto a Matosinhos

Matosinhos: frio com sol

No século I, onde hoje está localizada a cidade de Matosinhos, havia um pequeno povoado de nome Matesinus. Na segunda metade do século XIX foi criada a Vila de Matosinhos que virou cidade apenas em fins do século XX.

Distante mais ou menos 10 quilômetros da cidade do Porto, Matosinhos é simpática e agradável. A temperatura estava gelada naquele domingo e havia vento, mas o sol estava brilhando e o céu estava deliciosamente azul. A cidade é plana e ótima para caminhar.

Corrida de rua: vibração e energia em grau máximo

Do Porto a Matosinhos

Corrida de Rua é uma grande festa multicultural

Quando lá chegamos a energia estava vibrante, cheia de corredores se preparando para a delícia e a dor que é ser corredor de rua, especialmente de longas distâncias.

Eu corro meia maratona, embora esteja meio que aposentada, mas sempre assisto às provas, pois as acho emocionantes: momentos de superação, de generosidade entre os participantes, além de ser um evento multicultural.

Eu não sabia o que esperar de Matosinhos, uma vez que não tinha pesquisado sobre a cidade. Por isso mesmo, foi uma deliciosa surpresa o meu domingo por lá. Assunto para os próximos dias, mas desde já eu adianto: vá do Porto a Matosinhos!

By |2018-03-07T01:06:52+00:0017/06/2017|Categories: Matosinhos|Tags: , |9 Comentários

9 Comments

  1. Que experiência legal! Acho muito show viajantes que participam de maratonas nos lugares que visitam! Não participo de nenhuma, mas adoro assistir e vejo direto na tv corridas de ruas e ciclismo na Europa!
    Quem sabe um dia não participo né? rsss!
    Sobre o metrô de Porto, valeu pela dica assim evito pegar ele quando tiver maratona! rsss =)

    • Analuiza Carvalho 27/06/2017 em 19:05 - Responder

      oi Luiza… é uma festa linda né?! Quem sabe um dia você não participa e descobre a emoção que é cruzar uma linha de chegada e ouvi a galera gritando, torcendo, vibrando…

      bjus

  2. Rayane Azevedo 27/06/2017 em 22:11 - Responder

    Analuiza, tenho vários conhecidos que viajam atrás das maratonas pelo mundo. Acho isso um máximo! Adoro esportes, mas a corrida não é meu ponto forte. Deve ser muito legal viajar assim, além de conhecer lugares incríveis!
    Parabéns pelo post. Ainda não conheço Portugal, mas está na lista! Bjs!

    • Analuiza Carvalho 28/06/2017 em 17:06 - Responder

      Oi Rayane… uma das vantagens das corridas de rua de longa distância é justamente passarmos por lindos e interessantes lugares que talvez não visitássemos como turistas. Lembro muito dos bairros que passei correndo as meias de Amsterdam e de Santiago do Chile. As cidades lindas que cruzamos na meia de Pádova… Viram deliciosas memórias afetivas que nos aquecem nos dias mais tristes! eheheh

      Uma sugestão: quando estiver em uma cidade e tiver rolando uma corrida grite, aplauda, incentive… isso faz toda a diferença para um corredor!!! bjus

  3. […] Visite Matosinhos […]

  4. Realmente há tantas formas de viajar pelo mundo. Correr é uma forma de o fazer. O Porto é uma cidade fantástica, que vale bem a pena ir 🙂

    • Analuiza Carvalho 29/06/2017 em 20:34 - Responder

      Verdade Catarina!!! Concordo plenamente com tudo o que disse, ainda sobre Porto valer à pena! Cidade apaixonante! 🙂 bj

  5. […] Porto à Matosinhos […]

  6. […] + De metrô, do Porto até Matosinhos […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.