DIAS e noites de AMOR e de guerra

Dias e noites de amor e de guerra é um livro de histórias. Histórias reais: encontros, desencontros, amores, mortes, assassinatos, desaparecimentos… Dores, pesadelos da vida real, feridas abertas cruelmente na alma das pessoas, das cidades, de países.

Eduardo Galeano narra, com muita simplicidade, objetividade e certa dose de poesia, o cotidiano dos dias negros das ditaduras militares da América Latina.

Buenos Aires, Quito, Rio de Janeiro, suas diferenças e semelhanças desfilam diante de nós pelas palavras ditas por Galeano.

Histórias da América Latina

Ele conta também histórias que ouviu de seus amigos sobre suas infâncias e sobre suas próprias histórias. Ele esteve com Che, Darcy Ribeiro e Salvador Allende.  A naturalidade com que narra fatos e lembranças torna alguns relatos ainda mais cruéis, fortes, desesperadores, doídos.

Dias e noites

Dias e Noites de Amor e de Guerra

A memória nos dará licença para sermos felizes?” Diz um dos títulos.

Segue assim: “Houve um momento em que a dor começou e desde então não se deteve nunca, vinha mesmo que não fosse chamada, sombra de asa de corvo repetindo junto ao ouvido: “Não sobrará nenhum. Nenhum ficará vivo. São muitos os erros e as esperanças que terão de ser pagos.””

O livro tem um impacto grande porque à medida que avançamos percebemos que a história da América Latina é muito parecida e que muita de toda a crueldade narrada por Galeano nas décadas de  1960 e 1970 continua acontecendo nos dias atuais.

Dias e Noites

Montevideo

Do Uruguai.

Uma moça de Salto morre na tortura. Outro preso que se suicida

Dias e noites de amor e de guerra é um livro espetacular, para ir sendo absorvido aos poucos, com cuidado. Um livro para olharmos o passado, que nos pertence, refletir sobre o presente e pensar sobre o futuro.

O tempo de um homem não é o tempo da História (…).”

Passeando por estes países hoje, Uruguai, Argentina, Chile, Brasil, percebemos que homens pereceram, a história avançou. As nossas lutas hoje são outras. Não saberia dizer se mais ou menos duras, apenas que são duras.

Ao caminharmos tranquilamente pelas ruas de Montevideo, tão receptiva, com seus cidadãos com sorrisos no rosto, acolhedores, fica até difícil imaginar este passado pesado pelas tintas negras da crueldade, da desumanidade…

Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, em Setembro de 1940. Foi jornalista e escritor. Faleceu em 13 de Abril de 2015 na mesma cidade que nasceu.

Dias e noites de amor e de Guerra

Autor: Eduardo Galeano (Uruguai)

Editora: L&PM Pocket

Números de Páginas: 194

Salve “Dias e noites de amor e de Guerra” em seu Pinterest.

Dias de noites de amor e de guerra conta histórias: tristes, de encontros, de dor... O uruguaio Eduardo Galeano é o condutor.

By |2018-03-07T01:06:18+00:0018/08/2017|Categories: O Mundo nos Livros|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.