Desafio Beto Carrero World em Santa Catarina, Brasil

O Desafio Beto Carrero World é uma experiência ótima no litoral de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Reúne provas de 2K, 5K, 10K e 21K em dias seguidos (sexta, sábado e domingo), dentro do Parque Beto Carrero World.

É possível correr 1, 2 ou 3 provas. A prova de 2K é “Family”, para Adultos e Crianças juntos e acontece 20 min após a largada dos 5K, sexta-feira à noite.

Leo e eu participamos e foi uma experiência interessante.

Parque Beto Carrero World

O Desafio Beto Carrero World por Leo

A organização do Desafio Beto Carrero World é da Corre Brasil, cujo site é de fácil navegação e tem todas as informações necessárias. A segunda edição do Desafio aconteceu no último final de semana de janeiro de 2020 e nós estávamos lá!

Durante a inscrição para as provas de corrida, é possível comprar ingresso a preço promocional para visitar o Parque 1 ou 2 dias. Como as provas acontecem dentro do Parque fora do horário de funcionamento (2K, 5K e 10K são noturnas e 21K diurna), não há incompatibilidade – exceto um certo cansaço…

Na roda gigante do Parque Beto Carrero

Planejamento

Bom, depois de inscritos no Desafio (para correr todas as distâncias exceto Family), reservamos hospedagem e voos. Como nossa viagem foi focada no Desafio e não no turismo, sendo, portanto desnecessário alugar carro, preferimos uma pousada próxima do Parque.

Encontramos uma a menos de 1K de distância, chamada Mana Bela, com farto café da manhã, que nos atendeu adequadamente. Havia no entorno 2 opções de restaurantes e a praia não estava longe. Fizemos tudo a pé, exceto o deslocamento do aeroporto!

Da Bahia para Santa Catarina

Pousada Mana Bela

Fizemos tudo caminhando

Do aeroporto de Navegantes até Penha

Chegando lá: o aeroporto que atende a cidade de Penha, onde está localizado o Parque, é o de Navegantes; as 2 cidades estão separadas por uma rápida viagem de cerca de 25min de carro.

Aqui cabe uma observação: já no aeroporto catarinense, pedimos um carro por aplicativo, mas 5 motoristas desistiram da corrida quando respondi que o destino era Beto Carrero. O 6º. motorista, que nos levou para a Pousada, explicou que a maioria quer passageiros para Balneário Camboriú, mais longe e rentável, e desiste da corrida ao saber que a viagem é para perto do Parque.

Retirada de kit

Desafio Beto Carrero World #corridaderua

Retirando os kits das corridas: rápido

Ansiosa pelo desafio

Feliz pelo desafio

Chegamos na sexta-feira, primeiro dia do Desafio Beto Carrero World. Uma vez instalados na Pousada, almoçamos ali perto e fomos caminhando para o Kartódromo Internacional, que faz parte do Complexo Beto Carrero World. Lá retiramos o kit para o Desafio, cujas provas de 5K e 2K aconteceriam naquela mesma noite (20:30h e 20:50h, respectivamente).

É fácil retirar os kits, que vêm recheados: no nosso caso, além de uma camisa por prova e uma camisa do Desafio (para quem vai correr 5K, 10K e 21K), vêm sacola, squeeze, toalha de mão, boné, alimentos e meia.

Depois ainda passamos pela EXPORUN, um espaço dentro do prédio da administração do Kartódromo com stands de expositores, que, apesar de poucos, tinham produtos de qualidade: tênis, camisetas, meias, óculos, pingentes, géis de carboidrato, etc.

Restava então voltar para a Pousada, descansar um pouco e aguardar a prova de 5K, com largada às 20:30h. Obs.: segundo a organização, os kits precisam ser retirados até às 18h do primeiro dia SE você vai correr nesse dia (2K e/ou 5K).

Primeira noite do Desafio Beto Carrero – 5k

Desafio Beto Carrero World #corridaderua

Largada em frente ao castelo

A prova de 5K, assim como todas as outras, larga na frente do Castelo da entrada do Parque (lado de fora) e vai em direção ao Kartódromo, onde entra e passa por toda pista de corrida dos carros.

Ou seja, prepare-se para muitas curvas e algumas inclinações, mas asfalto perfeito. Aqui, se puder, levante a cabeça e contemple o efeito de centenas de corredores na pista, em idas e voltas…

Completado então o circuito da pista de kart, com cerca de 2K, a prova segue por uma via, feita de terra batida e brita, para acesso ao Parque; e rapidamente você entra no Mundo do Beto Carrero.

Essa é a parte mais legal das provas, onde você corre por dentro do Parque com as vias iluminadas e piso perfeito, interage com alguns personagens fantasiados, ouve músicas e vê efeitos especiais.

MUITO feliz na prova de 5k – kartódromo

Tudo passa muito rápido, então aproveite! Logo você estará novamente no Kartódromo para mais algumas voltas e a chegada.

A dispersão é tranquila e tem bastante água, isotônico, alguns alimentos. Os expositores continuam lá vendendo e muita gente aproveitou as ofertas. Ainda tiramos foto no banner da prova e fomos dormir, por que no dia seguinte tinha mais!

Fim de prova!

Mais uma prova de 5km concluída

Medalhas na mão

Segunda noite do Desafio Beto Carrero World – 10k

Passado o dia seguinte visitando e passeando pelo Parque Beto Carrero World com o ingresso que compramos junto com a inscrição no Desafio. Retornamos então para a prova noturna de 10K, às 20:30h!

Passamos o sábado perambulando pelo parque

Um picolé no parque Beto Carrero World

Leo se diverte em Beto Carrero

Largada dos 10k

Os 4K iniciais foram iguais aos da prova anterior, mas depois veio 1K num trecho mal iluminado, que parecia “bastidor” do Parque, como uma estrada interna de terra com brita para transporte de materiais. Eu estava sem lanterna e não comprometeu, mas tive de ficar bastante atento.

Para compensar, logo após entramos na pista do Hot Wheels, uma das atrações mais legais do Parque. Algumas idas e voltas para logo voltarmos ao Kartódromo e metros finais. Mas…

A prova de 10K terminou com menos de 9K! Todo mundo ficou se questionando o que havia acontecido, todos ficaram conferindo os relógios GPS próprio e alheios, houve muitas perguntas, mas nenhuma resposta…

Desafio Beto Carrero World #corridaderua

O que eu ACHO que aconteceu: uma parte do circuito, prevista no mapa original da corrida, estava em obras e, portanto, fechada! Logo, não tiveram como substituir essa parte e simplesmente faltou mais de 1K!

Mas isso não me prejudicou em nada, nem comprometeu minha alegria; afinal, eu estava lá pelo Desafio de correr 3 provas seguidas dentro do Beto Carrero! De resto, a dispersão da prova da segunda noite foi igual à da primeira (hidratação, alimentos e expositores), mas demoramos menos tempo ainda: na manhã seguinte, meia maratona!

Chegada – medalha na mão

Desafio Beto Carrero World – meia maratona

Domingão é o dia oficial da corrida de rua! E naquele domingo, 6:30h, lá estávamos nós para mais uma meia maratona!

Primeira parte igual à da noite anterior (quase 9K dentro do Parque) e depois… estrada! Saímos do Kartódromo e entramos na Rodovia Beto Carrero, que serve a região e estava parcialmente bloqueada para trânsito. Asfalto muito bem conservado, mas subidas e descidas se alternam…

Depois de cerca de 5K de estrada monótona, meia volta e retorno pelo mesmo caminho, até entrar no Kartódromo de novo para mais uma volta pela pista dos carros e chegada!

Desafio completo!

Desafio concluído!

Restava pegar a quarta medalha, exclusiva do Desafio (literalmente um medalhão!), e aproveitar o pós-prova: massagem e piscina de gelo, além de hidratação à vontade e alguns alimentos. Mais algumas fotos para registrar a conquista e pronto! Desafio vencido!

Excelente estrutura de massagem pós prova

Desafio Beto Carrero – 36k

Conclusão

Em resumo: para mim, o Desafio Beto Carrero World é uma ótima pedida para quem já está acostumado com a meia maratona e quer ir um pouco além. É um teste bem interessante para corpo e mente.

As provas são bem organizadas, o astral é alto, os kits têm qualidade, as medalhas são bem bonitas. Correr dentro do Parque é certamente um grande diferencial. É um evento que recomendo! E, para quem ainda não se acha pronto para o Desafio, mas quer viver parte da experiência, dá para se inscrever em 1 ou 2 provas, combinando, por exemplo, 5K + 10K, 5K + 21K ou 10K + 21K.

Desafio finalizado: 04 lindas medalhas

Desafio Beto Carrero World x Desafio Disney

Pergunta bônus: dá para comparar com os Desafios da Disney (5K + 10K + 21K + 42K dentro dos Parques em Orlando, EUA)?

Isso gera assunto para algumas garrafas de isotônico, mas, na minha opinião, que corri o Desafio do Dunga na Disney em janeiro de 2019, dá para comparar sim: desde que você não queira comparar a Disney com o Beto Carrero.

O Desafio brasileiro é muito bem pensado, organizado e realizado. É um evento para todos os níveis de corredores (os iniciantes podem correr as distâncias menores), atende todas as faixas etárias, atende famílias com crianças e/ou grupos de amigos.

Não ficou devendo para nenhum evento de corrida do qual já participei no Brasil e em algumas partes do mundo, mesmo com a falta de mais de 1K na prova da segunda noite. Se tiver oportunidade, eu volto!

Desafio Beto Carrero World por Ana

Nunca, em tantos anos que eu corro na rua, havia participado de um desafio assim. Não foi nada fácil para mim. Bem o oposto disso! As três distâncias exigiram bastante de mim: física e mentalmente e meu rendimento esteve abaixo do que eu esperava.

Eu penso nisso de vez em quando: por que as corridas não encaixaram?!

Primeira prova: 5k

Aguardando ansiosamente a largada dos 5km

Sexta, 24/01/2020: começou!

20:30 largamos para a primeira de 3 corridas do Desafio Beto Carrero World. Foram 5k de muitas curvas, trechos de pedregulho e lama, piso escorregadio feito sabão, quase todo o percurso muito escuro.

Temperatura super agradável, em torno dos 22, 23 graus com corredores e vento.

Eu gosto MUITO de provas de 5k. Nesta, pelas condições, fui mais lenta que o normal para esta distância, maaaaas… cruzar a linha de chegada, suar a camisa continua sendo destas coisas boas da vida!

Leo, como sempre, ignorou todas as dificuldades, sentou o pé e me deixou para trás. Tudo dentro da normalidade! 😄

Medalha dos 5k na mão, minha meia do Sr. do Bonfim

esafio Beto Carrero World #corridaderua

Missão concluída

Segunda prova do ano, medalha LINDA na mão! Emoção no peito, seguramente, porque cruzar uma linha de chegada, principalmente depois de uma corrida com um bom grau de exigência entope a gente de júbilo! No dia seguinte tinha mais!

Ana – Pace de 5:18; Leo – 5:04

Segunda prova: 10k

Sábado, 25/01/2020: 20:30 largamos para a segunda de 3 corridas do Desafio Beto Carrero World. Foram 10k de muitas curvas, trechos de pedrinhas soltas, com terreno muito irregular. Diferente da noite anterior, não choveu, então o piso estava seco.

Estava um pouco mais quente, mas corremos em Salvador né?! Para nós, a temperatura continuou agradável.

Desta vez eles iluminaram mais o percurso, o que ajudou muito! Mesmo assim, eu trupiquei algumas vezes e dei boas entortadas de pé. Ainda bem que não torci, mas foi uma preocupação.

Desafio Beto Carrero World #corridaderua

Eu não gosto de provas de 10k.

Nesta, uma falha: foram 9k. A organização comeu 1k e isso muda uma prova. Fiz de novo uma corrida mais lenta que o normal para esta distância (o percurso foi desafiante para mim), maaaaaasssss… cruzar a linha de chegada, de novo, me deixou numa imensa felicidade!

Bom demais, como costuma ser!

Leo, ignorou todas as dificuldades mais uma vez, sentou o pé de novo e me deixou MUITO para trás novamente. Tudo dentro da normalidade cotidiana de nossas corridas de rua! 😄

Terceira prova do ano, medalha LINDA na mão

Ana – Pace de 5:25; Leo – 5:04

desafio Beto Carrero World #corridaderua

A eterna emoção de cruzar uma linha de chegada

Terceira prova: 21k

Então ela chegou! A meia maratona que completa o Desafio Beto Carrero World! Estava curiosa e apreensiva para saber como meu corpo e minha mente se comportariam diante deste desafio!

Tivemos pouquíssimas horas de recuperação e de sono entre os 10k (noite) e os 21k (manhã).

O primeiro trecho da meia maratona foi igual ao percurso dos 10k: com terrenos irregulares e muitas curvas. Depois pegamos a estrada, longa com altos, baixos e inclinações

Senti o cansaço já nos primeiros passos. Sabia que não tinha recuperado. Tive que administrar km a km, dor a dor, desconforto a desconforto… foi duro. Meu coração me guiou, minha vontade de cruzar a linha de chegada me levou para frente, meus conhecimentos yogis me mantiveram firme.

A partir da metade da prova, já na estrada, eu fui quase só determinação e mente. Meu corpo já não respondia como devia. Diminuí o ritmo. O fato de ser estrada, terreno enfim conhecido, ajudou muito. Além do mais, eu tenho a tendência de correr bem em prova de percurso monótonos.

Passo a passo eu cruzei aquela linda de chegada. Não caminhei. Não quebrei. Não desisti. VENCI. Uma medalha de superação. De força. De emoção

Tenho certeza que esta meia maratona mudou minha relação com esta distância: para melhor, eu acho. Preciso correr outra para ter certeza. 😄😄

Sendo repetitiva, mas deixando registrado que Leo colocou ventoinhas nos pés, voou e chegou mil anos antes de mim. Feliz. Inteiro!

Ana – Pace de 6:10; Leo – 5:21

Os primeiros 10k mais ou menos acontecem dentro do parque Beto Carrero World

A segunda parte da prova é toda na estrada: subidas e monotonia. Nesse momento minha mente estava no comando, pois não tinha mais corpo.

Já no último km da meia maratona, olhando para o pórtico que parecia nunca chegar, utilizando as últimas gotas de energia

Por que as provas não encaixaram para mim?

Por que as provas não encaixaram para mim?! Não sei exatamente, mas tenho algumas teorias. Umas tantas têm relação com o percurso e horários. Outras se referem ao planejamento.

Certeza, talvez eu nunca tenha, mas acho que aprendi uma ou outra coisa com o Desafio Beto Carrero.

O trajeto do Desafio Beto Carrero

O trajeto das duas primeiras corridas (5k e 10K), bem como da metade da última prova (meia maratona), foi muito duro para mim, com muitas curvas e terrenos instáveis, como brita e pedras soltas, condições que não existem em meus treinos.

Geralmente treino em asfalto e linha reta.

Meu corpo, meus músculos sentiram. Perdi muito ritmo ao entrar nas curvas e demorei a recuperar. Para completar, tive que seguir mais devagar nos terrenos instáveis, e ainda assim, dei umas boas derrapadas.

Horários das provas

As provas de 5 e 10k foram noturnas. Largamos pontualmente às 20:30. Esse horário, usualmente, já estou em casa, recolhida, alimentada, vendo qualquer bobagem na tv, me preparando para dormir.

Meu corpo não está acostumado a fazer atividades físicas à noite, então naturalmente, não poderia imprimir o mesmo pace de corridas que faço pela manhã.

Sou uma pessoa diurna.

Além disso, o parque tem baixa iluminação e pouca visibilidade, o que meu deixou insegura e tensa. Isso comprometeu minha passada, meu ritmo…

Tarde da noite, depois da corrida de 10k

Planejamento

Chegamos em Penha, cidade do Beto Carrero World, no dia da corrida de 5km, depois de dois cansativos voos. Almoçamos no lugar que encontramos aberto e fomos retirar o kit.

Depois voltamos para o hotel para nos preparamos para a corrida. Senti fome. Não havia nada aberto. Não tivemos tempo de fazer reconhecimento dos arredores, então quando procuramos, não encontramos. Nem um cafezinho preto para acordar o corpo e a mente. Nada!

Resultado: corri os 5k com fome e sonada. Fiz o pré-treino (banana desidratada que levo para provas fora da cidade), mas não foi suficiente.

Para os 10km, organizei um pouco melhor. Compramos uma pizza, que comi cerca de 1 hora antes da corrida, mas com receio de dar ruim. Afinal, não sabia bem como me comportar numa corrida nesse horário.

Consegui ainda com o pessoal da pizzaria, um cafezinho coado, que já me deu certa disposição.

Consegui um cafezinho salvador

Recuperação para a meia maratona

Por outro lado, como sou sensível a cafeína e estava super pilhada com a prova de 10k, fui dormi muito tarde. Resultado, poucas horas de sono e de recuperação para a meia maratona na manhã seguinte.

Nesse aspecto, acho que não poderia ter feito nada diferente, a não ser talvez, simular condições parecidas, treinar o corpo para circunstâncias como essa.

Cheguei da meia-maratona com dores musculares e muito cansada! O que ajudou foi que a organização da prova organizou uma excelente estrutura de massagem e tina com água gelada e muito gelo. Assim, deu uma reorganizada no corpicho e aliviaram as dores.

No dia seguinte, já estava zerada.

Desafio Beto Carrero #corridaderua

Massagem ótima pós meia maratona

Passeio no parque

Leo e eu escolhemos o sábado para conhecer o Parque Beto Carrero World. Passamos o dia perambulando e nos divertindo por lá. Caminhamos muito. Contudo, entretanto, isso não nos prejudica. Estamos acostumados a viajar para correr e a turistar um bocado, antes de corridas.

Ao contrário, caminhar me ajuda a entrar no clima e soltar as pernas. Sou uma andarilha, tanto quanto sou corredora.

No Parque Beto Carrero World

No Beto Carrero World perambulando

2019 intenso

Outro aspecto que considerei, foi que 2019 foi um ano de muitas corridas, treinos, ritmos e rodagens fortes para mim, como por exemplo, os 18k da Athenas em São Paulo. Não dei nenhum descanso ao corpo e já entrei em 2020 com alguns desafios bem exigentes, puxados.

Decerto, isso pesou um pouco também.

Conclusão?

Enfim, para mim foi de fato, um desafio. Venci, porque cruzei as três linhas de chegada. Venci porque estava lá, porque persisti, porque não desisti, enfrentei os desafios da melhor maneira que eu consegui. Porque meu corpo foi guerreiro e minha mente foi poderosa!

De tempos em tempos penso em voltar. Com outro planejamento. Quem sabe o que acontecerá então?!

Desafio duro, mas vencido

Desafio Beto Carrero World – concluído

As medalhas lindas: grande conquista para mim

Quer conhecer outra prova de corrida de rua muito legal no sul do Brasil?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Corrida do Turismo no Parque Nacional Iguaçu

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Clicando em qualquer uma das doze imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraDesafio Beto Carrero World ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Desafio Beto Carrero World, Santa Catarina, Brasil

Se você, meu caro corredor-viajante, gostou de saber sobre o Desafio Beto Carrero World, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

By |2020-08-09T19:48:21+00:0009/08/2020|Categories: Quer Correr Comigo?|Tags: , , , , |6 Comentários

1. Hebe 12/08/2020 em 13:05 - Responder

Estive faz tempo no Beto Carrero preciso voltar., Agora parabéns para o casala, vcs arrasaram no desafio. Tinham muita vontade de correr tb, mas não rola. kkkkk , Mas não desisti ainda, quem sabe um dia me insipiro em vcs e vou.

• Analuiza Carvalho 12/08/2020 em 16:56 - Responder

Hebe… não desista! Consiga uma boa assessoria, se possível uma boa companhia, dê um passo de cada vez e se jogue nas corridas. Viagem e corrida super combinam e você viverá momentos inesquecíveis como esses que passamos no Desafio Beto Carrero! Correr pelo mundo é uma delícia! 🙂 Além do mais, correr nos faz sentir mais fortes: física e mentalmente. 🙂 bj

2. Diego 12/08/2020 em 13:51 - Responder

Nunca tinha ouvido falar nesse desafio Beto Carrero, com certeza mais uma corrida para ficar na memória né?

Adorei saber um pouco mais sobre. Preciso começar a treinar algumas corridas hahaha

• Analuiza Carvalho 12/08/2020 em 16:53 - Responder

oi Diego… treine corrida de rua, viaje para correr e terás experiências inesquecíveis! 🙂 O desafio Beto Carrero é excelente! 🙂

3. Sil Mendes 14/08/2020 em 00:12 - Responder

Sempre tive vontade de unir viagem com corrida, mas infelizmente ainda não consegui. Quem sabe esse seu post sobre o Desafio Beto Carrero World seja o ponta pé p eu começar. Parabéns ao casal!

• Analuiza Carvalho 17/08/2020 em 11:30 - Responder

Poxa Sil… tomara! Correr e viajar são duas coisas muito viciantes. O Desafio Beto Carrero World é sensacional!!! Vale à pena! 🙂